5 vantagens de contratar um seguro de viagem - Seguros Promo

5 vantagens de contratar um seguro de viagem

5 vantagens de contratar um seguro de viagem.

Em uma viagem, só queremos saber de descansar, curtir e relaxar, certo? Raramente pensamos que algo pode dar errado e algumas pessoas acabam se esquecendo ou julgando desnecessária uma prevenção formal contra acidentes e outros tipos de imprevistos.

Quem já passou por isso sabe que ficar doente ou se machucar longe de casa é uma experiência bastante desagradável, principalmente se não pudermos contar com algum tipo de apoio ou assistência, o que pode frustrar nossos planos de viagem.

É claro que queremos ter uma viagem maravilhosa, sem nenhuma intercorrência, mas também não queremos ficar desamparados caso alguma situação inesperada aconteça. É por isso que contratar um seguro de viagem tem muitas vantagens, as quais iremos apresentar nesse post. Fique ligado! 

Evitar gastos não planejados

A primeira coisa que precisamos ter em mente é: o seguro de viagem não é um gasto a mais — na verdade, ele pode te fazer economizar uns bons dólares (ou euros, libras, etc). 

Na maioria dos países, o atendimento médico prestado a estrangeiros costuma ter um valor bem elevado. Se pensarmos na conversão da moeda, a situação pode ficar ainda mais crítica. Imagina ter que gastar uma fortuna só porque torceu o pé ou pegou uma virose? Desde situações mais simples como estas, até outras mais complicadas, poderão ser resolvidas com muito mais praticidade se você tiver um seguro de viagem, que poderá ser pago em real, caso opte por uma seguradora nacional. Mais à frente, listaremos outros motivos e vantagens de contratar o seguro de viagem em seu próprio país.

Além disso, você não compromete o orçamento da viagem com um gasto extra que não estava previsto, prejudicando outras atividades e passeios que faziam parte do planejamento, já que muitas vezes viajamos com o dinheiro contado. Vale a pena investir um pouquinho mais antes da viagem e poder ficar tranquilo durante. 

Estar resguardado em diversas situações

É importante salientar que existem seguros diferenciados para cada tipo de viajante, contemplando as condições e atividades que cada um pretende desenvolver na viagem, como esportes radicais, turismo de aventura, etc. 

Mas engana-se quem pensa que só nesses casos de alta exposição ao risco o seguro é necessário. Ele pode cobrir também, por exemplo, extravio de bagagem — situação a que todos estamos sujeitos. 

Os melhores seguros de viagem oferecem uma cobertura completa, podendo incluir: 

  • Despesas médicas e hospitalares em caso de doenças ou acidentes;
  • Repatriação médica;
  • Assistência funerária e traslado de corpo;
  • Extravio de bagagens
  • Perda de documentos;
  • Assistência jurídica;
  • Interrupção e cancelamento da viagem.

Pesquise e contrate um seguro que esteja de acordo com suas necessidades e seu perfil de viajante, e que tenha um bom custo-benefício. E atenção: nem sempre o mais caro é o melhor. 

Algumas operadoras de cartão de crédito oferecem o serviço, mas na maioria dos casos ele é bastante limitado e, se algo acontecer e for realmente necessário usar, pode ser que você fique na mão. Por isso fique atento e coloque todos os prós e contras na balança.

Garantir sua entrada na maioria dos países europeus

O seguro de viagem é obrigatório para entrar em certos países, como os que fazem parte do Tratado de Schengen: Alemanha, Dinamarca, Bélgica, França, Finlândia, Noruega, Grécia, Islândia, Luxemburgo, Holanda, Portugal, Espanha, Áustria, Suécia, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polônia, Suíça, Itália e República Tcheca. E quatro novos países estão em fase de negociação: Bulgária, Romênia, Chipre e Linchtenstein.

Os únicos países da União Europeia que não participam deste acordo são Reino Unido e Irlanda, mas neste último o seguro também é obrigatório, com regras próprias.

Não é exigido visto aos turistas para permanência de até 3 meses nos países signatários do Tratado de Schengen, porém o seguro de viagem tem regras específicas. Geralmente há uma exigência de cobertura mínima de 30 mil euros para assistência médica. Procure se informar sobre as regras de acordo com o seu destino.

Veja outros países onde o seguro também é obrigatório.

Contar com apoio em sua língua pátria

seguro de viagem

Outra grande vantagem de contratar um seguro de viagem é poder contar com assistência no seu próprio idioma em casos de emergência. Mesmo que você se vire bem com o inglês ou o espanhol, nesses momentos é muito mais fácil não ter que se preocupar se algo não foi bem entendido. Por isso, vale a pena contratar um seguro em seu país de origem. 

Você poderá também passar o contato da seguradora para algum parente ou familiar que não esteja acompanhando-o na viagem, para que possa te ajudar a resolver algum problema, o que fica bem mais difícil no caso de contratar um prestador de serviços de fora.

Mesmo em viagens nacionais, o seguro pode ser uma mão na roda, principalmente se o seu plano de saúde não possui abrangência em todo o país. Ainda que seu convênio ofereça atendimento em outros estados, você não ficará preso a uma rede conveniada, que muitas vezes é restrita.

Ser reembolsado se precisar interromper ou cancelar a viagem

Se você costuma planejar suas viagens com antecedência, sabe que poderá ser pego de surpresa por alguma questão pessoal ou familiar que te impeça de embarcar ou te faça retornar antes do previsto. 

Nestes casos, você poderá perder muito dinheiro se não tiver um seguro de viagem, já que muitos serviços foram pagos antecipadamente e não devolvem o montante investido. Com o seguro, você irá recuperar parte ou a totalidade desse dinheiro, dependendo da apólice contratada.

Mesmo que você não acione o seguro durante a viagem — e esperamos que realmente não precise — ele é indispensável. Garantir uma viagem tranquila e segura não tem preço. Afinal, reservar hotel, comprar as passagens, definir o roteiro e tudo o mais que faz parte do planejamento e expectativas de uma viagem perfeita, só pode estar completo se existe algo que garanta seu bem-estar durante todo o tempo.

De malas prontas? Escolha um seguro de viagem adequado para você, leia atentamente as regras, tenha os números de emergência sempre à mão, aperte os cintos e boa viagem!

Tem alguma dúvida? Quer compartilhar sua experiência? Deixe um comentário!

compartilhar no facebook compartilhar no twitter
Compre aqui seu seguro viagem
Como podemos falar com você?

Segue a gente