6 dicas para preparar um roteiro de viagem - Seguros Promo - Seguro Viagem On-line

6 dicas para preparar um roteiro de viagem

6 dicas para preparar um roteiro de viagem.

Para as férias serem perfeitas, não tem nada mais importante do que fazer um bom roteiro de viagem. Para quem está acostumado a viajar, pode até ser uma tarefa simples, mas sempre pode ter algum detalhe para melhorar o seu método de montar o programa. E quem não viaja com tanta frequência costuma ter dúvidas de como fazer.

Para atender a todos os perfis, preparamos este post com dicas que vão tornar a tarefa de montar o roteiro de viagem muito mais fácil. Está tudo dividido por etapas. Então, vamos lá!

Faça uma pesquisa inicial

roteiro de viagem

A pesquisa estará presente em todas as etapas da preparação do seu roteiro de viagem. Mas a pesquisa inicial te dará o norte para tudo.

Então, mergulhe no excesso de informações que a internet proporciona. Acesse blogs, redes sociais, guias de viagens, aplicativos, busque por críticas e sugestões sobre os lugares que pretende conhecer, converse com quem já foi para onde você quer ir. Não descarte nada, pois tudo isso contribuirá bastante para a construção do seu roteiro de viagem.

Descubra o estilo da viagem

O estilo de viagem tem que ser totalmente adequado ao perfil do viajante. Se ela for em grupo, é importante agradar um pouco todos os envolvidos – melhor ainda se todos os integrantes tiverem gostos parecidos.

Para definir o estilo, faça um levantamento de tudo o que você gosta de fazer: agito, tranquilidade, bater perna, conforto, comodidade, praia, frio, museus, parques, esportes radicais, trilhas, natureza, cidade, compras, monumentos, fotos, gastronomia, pontos turísticos, dia, noite, passeio, conhecer lugares inusitados, explorar o que os turistas comuns não costumam fazer. Há uma infinidade de coisas que podem influenciar o estilo da sua viagem e, consequentemente, o tempo que você precisará para fazer tudo.

Quem é do tipo eclético, que gosta de tudo um pouco, precisa classificar o que deseja fazer por ordem de prioridade, pois dificilmente terá tempo para cumprir a programação completa. Faça um levantamento de prós e contras para facilitar, levando em consideração a distância e o tempo que precisará reservar para a programação, por exemplo.

Defina o destino

roteiro de viagem

Definido o seu estilo de viagem, fica mais fácil escolher o destino. Mesmo que você ame praia, de repente as próximas férias podem ser o momento de conhecer lugares novos que também fazem parte da sua lista de desejos.

Para escolher o lugar, é importante levar em consideração a estação do ano que estará durante as suas férias e os custos. Mas a desejo pessoal deve estar em primeiro lugar para essa definição.

Faça a programação

Cada lugar tem uma lista enorme de coisas para fazer e conhecer. Mas quando o destino da sua viagem é um lugar que está na sua lista de desejos há algum tempo, certamente você já tem noção de pelo menos o que você faz questão de conhecer. Sabe aqueles pontos turísticos que carregam o peso do tipo “se você não for, você não conheceu tal lugar”? Então, esses não podem ficar de fora do seu roteiro!

Para montar a programação, é preciso fazer uma pesquisa minuciosa. Mais uma vez, o seu perfil será relevante. Mas, para começar, não descarte nada antes de buscar informações a respeito, pois quando se trata de turismo, você pode se surpreender para melhor.

As críticas e sugestões compartilhadas por viajantes em sites do gênero são as melhores formas para te ajudar a escolher as atrações do seu passeio. Por meio de fóruns, você pode até tirar dúvidas que vão contribuir para diversas etapas da preparação do roteiro.

Organize tudo de acordo com o tempo disponível

O tempo disponível para a viagem é praticamente a base do roteiro. E o melhor método para administrar o tempo é o da decupagem.

A decupagem é uma técnica usada em gravações para dividir o texto do programa em cenas e planos. Levando o termo para a viagem, seria organizar o dia a dia dela de forma que dê tempo para fazer toda a programação planejada. A dica aqui é organizá-la em uma planilha. Faça um calendário de acordo com o período que vai ficar fora, dividido entre dias, turnos ou horários e observações relevantes, da forma como você achar mais funcional.

Ao preencher a planilha, tente fazer um levantamento do tempo que cada programa pode gastar. Quanto mais detalhista você for, melhor. Não desconsidere nada. Por exemplo:

  • Dia 5 de janeiro:

  • 8h – chegada em Paris;

  • 9h – saída do aeroporto;

  • 9h30 – check-in no hotel;

  • 11h – boas-vindas na Torre Eiffel;

  • 13h – almoço às 13h.

Isso não significa que você deva seguir os horários do roteiro criteriosamente, o objetivo é ter noção de como administrar melhor o tempo e conseguir aproveitar bem o passeio.

Se você pretende fazer várias viagens nas mesmas férias (muito comum para quem vai à Europa, pois aproveitam a proximidade dos países), não pode se esquecer de verificar o tempo de deslocamentos para não comprometer nenhuma programação.

Calcule o orçamento

roteiro de viagem

O seu bolso será o primeiro a agradecer pela preparação do roteiro de viagem, pois, por meio das pesquisas, você embarcará com pelo menos uma noção geral dos gastos financeiros que a excursão vai gerar e evitar surpresas desagradáveis.

O destino é o que mais influencia no orçamento. Mas você pode começar economizando pelas passagens, utilizando milhas. E o lugar escolhido para passar as férias dará um panorama do quanto você deve reservar por dia. Se for para a Europa, por exemplo, com 200 euros por dia dá para garantir hotel três estrelas, alimentação básica, atrações, transporte e ainda comprar alguma lembrancinha.

Durante a viagem, também é importante administrar os gastos. Se sobrar dinheiro em um dia, reserve para um jantar especial, por exemplo. Ou, se gastar mais do que o previsto, corte onde achar mais adequado para não faltar grana.

Gostou das nossas dicas para preparar o seu roteiro de viagem? Você pode encontrar muito mais informação sobre a sua programação no nosso Instagram, Facebook e Twitter. Confira e não deixe de nos seguir para acompanhar tudo o que preparamos para as melhores viagens!

compartilhar no facebook compartilhar no twitter
Compre aqui seu seguro viagem
Como podemos falar com você?

Segue a gente