6 razões para viajar com os filhos - Seguros Promo

6 razões para viajar com os filhos

6 razões para viajar com os filhos.

Explorar o mundo viajando é praticamente um desejo unânime da humanidade. Mas quando a família começa a crescer, a tendência é desacelerar os planejamentos de férias. A lista de motivos costuma pesar mais para os fatores negativos de se viajar com os filhos. Mas saiba que essa dificuldade pode estar vendando os seus olhos.

Por meio dos passeios, as crianças surpreendem com a capacidade que têm de aprender e despertar novos valores. Por isso, nós vamos provar agora como vale a pena transformar os seus filhos em viajantes desde cedo. Nós apostamos que você vai terminar a leitura pensando na próxima viagem com a família!

1. Trabalhar a paciência

viajar com os filhos

Se os adultos sofrem por ansiedade, imagine as crianças que não têm tanta noção de tempo. Desde o planejamento da viagem, a situação já lhe dará a oportunidade de trabalhar a paciência com a família. Mas como?

Sabe aquele momento em que se definem o destino e a data das férias em família tão esperadas? É inevitável que a empolgação gere expectativas em todos. Então, os pais compartilham com os filhos a expectativa de conhecer um novo lugar.

A partir daí, as crianças começam a contagem regressiva. A cada dia elas podem perguntar: “Mamãe, papai, é hoje que a gente vai viajar?”. No começo, a indagação soa bonitinha, mas a insistência acaba cansando os adultos.

Esse é o momento de começar a trabalhar novas descobertas com a criança. Dependendo da idade, pode até tentar apresentar o calendário à criança ou, de forma lúdica, apontar uma situação para servir de ponto de referência para ela administrar melhor o tempo. Por exemplo, você poderia falar: “No dia em que a mamãe ou o papai buscar você na escola e disser que as férias chegaram, nós vamos arrumar as malas para viajar!”.

Então, no tão esperado dia de partir para a viagem, surge outro tipo de ansiedade, a incansável pergunta: “Mamãe, papai, já chegou?”. Aproveite esse momento para desviar a atenção da criança para as novidades que têm pelo caminho, seja na estrada ou no aeroporto. Tente também conversar sobre como pode ser legal aprender a esperar.

2. Contato com a diversidade

viajar com os filhos

Não importa o destino da viagem, sempre vai haver diversidade, seja de cultura, de gênero, ou do que for. Criança é curiosa, então, esteja sempre preparado para esclarecer situações inusitadas (pelo menos para ela).

Quando o local escolhido para a viagem em família pertence a uma cultura muito diferente da sua terra natal, a curiosidade de seus filhos estará atiçada o tempo todo. Em algumas situações, pode até gerar algum tipo de desconforto, mas não reprima, há sempre uma saída para explicar de forma que aquilo pareça natural.

Há lugares, por exemplo, em que o relacionamento homoafetivo é mais evidente. Se os seus filhos assistirem a alguma cena nova, não fique constrangido, é uma ótima forma para as crianças aceitarem e respeitarem as diversidades.

3. Novas experiências

Viajar com os filhos é uma forma de voltar para casa com a bagagem cheia de novas experiências, não só para as crianças, mas também para a família. E para os pequenos, qualquer detalhe vira uma enorme novidade. Mergulhe com eles nessa exploração. O simples pode surpreender muito mais do que qualquer coisa mais pomposa.

Antes de embarcar, vale a pena fazer um roteiro voltado para os filhos. Dependendo da idade, eles podem até participar do planejamento. Assim, será muito mais gostoso conhecer o que vocês pesquisaram.

As experiências podem ser inovadas também na gastronomia. Faça os seus filhos experimentarem as comidas típicas. É uma ótima forma para eles conhecerem melhor sobre a história local, por exemplo. Crianças aprendem muito mais ao associar a teoria com os experimentos.

4. Colocar os conhecimentos em prática

viajar com os filhos

Uma forma de exercitar os conhecimentos das crianças é tentar abordar tudo o que eles aprendem na escola durante a viagem.

Uma ida ao museu, por exemplo, pode lembrar pontos das aulas de História ou de Arte. Ao andar pelas ruas da cidade, lembre-se do que eles já viram em Geografia. Na hora de comprar uma lembrancinha para algum ente querido, explore a Matemática para calcular o que é possível comprar. E se a viagem for para o exterior, aproveite para fazê-los praticar a língua local.

Esse tipo de atividade pode ser feito em qualquer idade. Se o seu filho ainda for um bebê, explore os sons, as cores, o clima e as pessoas nativas.

5. Gerar segurança

viajar com os filhos

Uma criança viajante aprenderá que não precisa ter medo de explorar o mundo. Ela crescerá com a visão de que a língua, o avião, a distância ou o trânsito serão novas oportunidades de conhecimentos, e não barreiras para desistências.

Essa segurança ficará marcada na vida de seus filhos além dos períodos de férias. Certamente se tornará uma grande qualidade no dia a dia dela, pois não terá medo de novos desafios e terá sempre a curiosidade de conhecer mais. Isso refletirá positivamente tanto na vida pessoal quanto na profissional.

6. Estreitando laços

viajar com os filhos

Por mais unida que a família seja, uma viagem é capaz de estreitar ainda mais os laços. Mas nos dias de hoje, a correria do trabalho, da escola e das tarefas da casa acaba prejudicando a convivência da família.

Então, seja qual for o caso na sua casa, durante a viagem você vai perceber que é sempre possível se conectar mais com quem você mais ama. Você pode se surpreender ao enxergar detalhes que refletem no comportamento de seus filhos, ou simplesmente aproveitar o valioso momento que terá só para vocês.

Independentemente da idade, criança também gosta de ter contato com o novo, curte aprender, sente-se poderosa ao carregar a própria mochila no aeroporto e realizada ao embarcar em um avião; a praia dá muita alegria, a neve fará com que ela se sinta em uma historinha e o conforto de um hotel também lhe fará bem, principalmente se puder aproveitar tudo isso com os pais.

Viajar com os filhos mostrará que você não vai conhecer apenas novos lugares, mas também a sua família.

Você já segue a gente no Instagram? Encontre lá muitas dicas que o ajudarão a aproveitar o roteiro da sua próxima viagem em família. Os seus filhos vão adorar explorar o mundo com você!

compartilhar no facebook compartilhar no twitter
Compre aqui seu seguro viagem
Como podemos falar com você?

Segue a gente