Aurora Boreal: onde encontrar? - Seguros Promo

Aurora Boreal: onde encontrar?

Aurora Boreal: onde encontrar?.

Show de luzes no céu, que mistura vermelho, laranja, azul, verde e amarelo. De forma simples, é assim que podemos definir a Aurora Boreal (ou Austral). Mas nem todo mundo tem o privilégio de olhar para cima e ver este espetáculo de cores e brilho. É que esse é um fenômeno visual que só pode ser avistado nos Polos Norte e Sul da Terra.

Ficou curioso para saber melhor como se dão esses eventos e onde é possível apreciá-los? A gente conta para você neste artigo!

Entendendo a Aurora Boreal

O fenômeno acontece quando partículas do Sol (os chamados ventos solares) se chocam com o campo magnético da Terra e são puxadas para os polos. Ao entrar na atmosfera terrestre, elas encontram outros elementos e formam pontos luminosos e faixas circulares ou horizontais cheias de cores.

É possível ver o céu colorido durante a noite ou no fim da tarde nos meses de fevereiro, março, abril, setembro e outubro, quando a atividade solar é maior. O nome Aurora Boreal é dado quando o fenômeno acontece  em regiões perto do polo norte. O mesmo ocorre no polo sul e recebe o nome de Aurora Austral.

Os planetas Júpiter, Marte, Vênus e Saturno também têm ocorrências da Aurora Boreal. Na Terra, a maior incidência é registrada na Lapônia, uma região da Finlândia. A seguir, saiba mais sobre esse e outros países e regiões onde você pode ver um dos mais belos fenômenos da natureza.

Onde contemplar o fenômeno

Finlândia

Finlândia Aurora Boreal

Hotel Kakslauttanen: que tal ver o show de cores no céu no conforto de uma cama quentinha? Neste hotel, na Lapônia Finlandesa, os hóspedes dormem em iglus de neve ou vidro para ficar embaixo da Aurora Boreal;

Hotel Aurora Chalet, em Luosto, no norte do país, entrega um “Alarme de Auroras”, que toca toda vez que as luzes aparecem no céu. O monitoramento da Aurora Boreal é feito pelo Centro de Investigação de Auroras Boreais de Sodankyla;

Cidade de Nellim: com o céu claro, é outro ponto da Finlândia onde é possível admirar o fenômeno.

Escócia

Escócia Aurora Boreal

Aqui, é preciso contar com a sorte para ver o céu colorido. Com clima cinzento, a Aurora Boreal na Escócia só ocorre nas raras noites claras de inverno. Quando isso acontecer, corra para Aberdeen, a Ilha de Skye ou as terras altas do norte.

Ilhas Faroe

 Ilhas Faroe Aurora Boreal

Também é um ótimo destino para observar o fenômeno quando o clima está bom, com dia mais limpo e céu claro. O arquipélago, dependente da Dinamarca, está localizado ao norte da Escócia, entre o Mar da Noruega e o Atlântico Norte.

Rússia

Rússia Aurora Boreal

No noroeste do país, a Península de Kola é um dos locais mais procurados para apreciar a Aurora Boreal na Rússia. O show de luzes coloridas e brilhantes compensa o rigoroso frio do inverno russo.

Groenlândia

Groenlândia Aurora Boreal

Para quem gosta de aventura, é o destino ideal para se encantar com este fenômeno natural. É possível ver a Aurora Boreal em quase todo o território da Groenlândia, mas os locais mais acessíveis estão no sul e no leste, em Kulusuk e Ammassalik, por exemplo.

Canadá

Canadá Aurora Boreal

Com grande extensão territorial, o país oferece vários pontos para a observação das Auroras Boreais. Conheça alguns deles:

  • Lago Superior, em Ontário;
  • Tundra do norte do país;
  • Território de Yukon, perto do Alasca;
  • Extremo norte de Quebec.

Alasca

Alasca Aurora Boreal

O estado norte-americano é um dos pontos mais tradicionais do planeta para encontrar o fenômeno de luzes coloridas. Veja a previsão de Auroras Boreais feita pela Universidade do Alasca e programe-se para curtir esse espetáculo no Parque Nacional de Denali.

Islândia

Alasca Aurora Boreal

Um dos lugares ideias para observar a Aurora Boreal é nas planícies do Parque Nacional de Pingvellir, próximo a Reykjavik, capital do país.

Aposto que agora que você entendeu o que é a Aurora Boreal e sabe onde encontrá-la, ficou morrendo de vontade de ver ao vivo esse fenômeno, não é mesmo? Então, comece já a programar a sua viagem! Conheça também outros lugares incríveis e exóticos para passar as suas férias.

compartilhar no facebook compartilhar no twitter
Compre aqui seu seguro viagem
Como podemos falar com você?

Segue a gente