CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Como viajar barato e aproveitar o melhor das férias: conheça as melhores dicas!

Confira nesse artigo super completo as melhores formas de viajar barato e ainda aproveitar tudo de melhor que suas férias podem oferecer.

Como viajar barato e aproveitar o melhor das férias 

Viajar barato é o objetivo de qualquer pessoa que queira dar a volta ao mundo, fazer um intercâmbio, sair em lua de mel, tirar férias em família ou curtir o fim de semana.

E isso não é algo impossível, com um bom planejamento, poderá economizar e curtir o roteiro de viagem dos sonhos!

Agregar à vida experiências enriquecedoras é um dos principais benefícios de uma viagem. Crescemos com o aprendizado, com o conhecimento de outras culturas, com o respeito às diferenças.

Mais do que lazer, viajar pode representar um salto em diversas habilidades pessoais.

Pode acrescentar não só para as histórias que contaremos no retorno e no futuro, para nossos netos, mas também pode ampliar nossa visão da realidade e impactar nossa filosofia e estilo de vida.

Quer viver experiências que possam encher sua bagagem (de vida!) de bons fluidos e energias, sem gastar muito? Então continue conosco neste post! Veja algumas dicas que temos pra você!

Clique neste link e cote os seguros de viagem mais confiáveis com 15% de desconto aqui!

Como viajar barato: Planejamento de viagem

Viagens econômicas são possíveis. O que acontece é que  muitas vezes deixamos tudo para a última hora e sempre que tentamos comprar uma passagem ou reservar uma hospedagem, os preços estão lá nas alturas. 

Na verdade, o que precisamos assumir, quando passamos por essa situação, é que estamos sendo desorganizados e nada estratégicos, por isso não encontramos boas oportunidades para viajar.

Para mudar essa realidade, é preciso investir tempo em planejamento. Essa é a melhor maneira para conseguir descontos, otimizar roteiros e custos com deslocamentos, além  de conseguir se alimentar bem, sem que isso doa tanto no bolso.

Neste tópico, vamos trazer algumas noções para que todo viajante possa fazer um bom planejamento para sua viagem, maximizando o tempo no destino e reduzindo as despesas.

Defina o básico

Defina o básico
Fonte: Pexels

Uma viagem é um período de felicidade com início e fim. Então esse é o primeiro passo na organização das suas férias, as datas.

Definidas as datas de ida e de volta, é hora de resolver o destino. Existem pessoas que optam por marcar as férias ou folgas em feriados prolongados e não têm preferência por um local específico para descansar.

Elas se guiam por promoções ou épocas de baixa temporada em determinada região e é isso que define o “para onde eu vou”.

Independentemente do seu método, não há como fugir dessas duas definições (data e local) para só então iniciar um bom planejamento.

Pesquise muito

Calendário e destino definidos, é hora de pesquisar sobre os atrativos do local, custo de vida, preço de passeios, hospedagem e transporte. Aí não tem saída: o jeito é pesquisar!

Para não se perder diante de tantas abordagens, dicas e impressões de outros turistas, o ideal é ir copiando as informações que interessam para um arquivo do tipo “resumão”. 

É comum esse material “bruto” ficar gigantesco, dependendo da variedade de opções do destino.

Mas em uma segunda ou terceira passada de olho, o conteúdo pode ir sendo lapidado, excluídos dados que não acrescentam e o que era um apanhado bem genérico começa a tomar forma e passa a ser o guia da próxima viagem.

Como viajar barato: cuidado com o orçamento 

Como viajar barato: cuidado com o orçamento
Fonte: Pexels

O planejamento financeiro de uma viagem deve começar muito antes da data de ida. Dependendo do destino e da quantidade de dias, pode ser necessário um valor que não é fácil tirar do orçamento do mês.

Aqui vale tudo: cofrinho para resguardar trocados, corte de despesas supérfluas por um tempo, hora-extra no trabalho, um bico nos finais de semana etc.

Para saber um valor aproximado das necessidades orçamentárias para concretizar a viagem, é fundamental colocar tudo na ponta do lápis. Para isso, pode-se criar uma planilha contendo todas as despesas envolvidas e um campo para imprevistos.

Se a viagem for internacional, vá acompanhando as taxas de câmbio e, ao menor sinal de variação favorável ao comprador, corra e garanta a sua quota.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Resolva o transporte

    Hoje as empresas de transporte de turismo travam um verdadeiro combate de promoções para trazer o cliente para o seu negócio. Tanto empresas aéreas quanto as terrestres oferecem descontos e fazem um festival para divulgar suas marcas e preços.

    Além disso, vale a pena entrar diariamente nos sites para procurar passagens. No site do Vai de Promo existem promoções diariamente o que possibilita que você compre os bilhetes aéreos com preços muito bons.

    Vale a pena ativar o alerta de preços e receber por email sempre que tiver uma variação.

    Também vale a pena conferir as condições dos programas de milhagens. Muitas vezes, eles oferecem ótimas oportunidades para emitir trechos que, quando pagos em dinheiro, são muito caros.

    Escolha a hospedagem

    Escolha a hospedagem
    Fonte: Elquarto / Arena Leme Hotel, Rio de Janeiro

    Hospedagem é uma decisão que depende muito do estilo do viajante. Mochileiros não podem optar por hostel ou casa de família. Há turistas que fazem questão de hotéis e ainda há os que curtem destinos “de charme” e focam em pousadas estilosas.

    Se o foco é economizar, saiba que em qualquer uma das opções de hospedagem é possível conseguir bons preços, 

    Para encontrar hospedagens em qualquer lugar do mundo recorra ao ElQuarto, site que reúne as melhores hospedagens e com preços acessíveis.

    E tem mais, comprando pelo ElQuarto você pode parcelar sua compra e não paga IOF em destinos internacionais.

    Se estiver em dúvida sobre o local escolhido, pesquise a opinião de quem já se hospedou naquele local.  Leia os comentários de quem conhece e veja os pontos positivos e negativos.

    Organize a documentação

    Confira validade de documentos e, se possível, tire cópias e as autentique em cartório. Isso vai te ajudar caso ocorra um imprevisto e você perca os originais, principalmente se estiver em outro país. 

    Se for alugar carro, opte por carregar apenas a carteira de habilitação. Deixe o documento de identidade (RG) em casa, não há necessidade de levar uma carteira com tanto comprovante de identificação.

    Quanto aos cartões de crédito, será que você precisa levar todos que tem? Tente andar apenas com o mais usado ou com limite mais adequado para a situação.

    No caso de viagens ao exterior, verifique passaporte e necessidade de visto, além da necessidade de cartas de apresentação e comprovante de vacinação.

    No site da embaixada do país, provavelmente haverá informações oficiais e atualizadas.

    Se houver crianças no grupo, cuide de autorizações em órgãos de proteção à infância.

    Pesquise sobre preenchimento de formulários ou outras exigências. Evite perder a viagem por não ter se organizado com antecedência. Pense na frustração da criançada!

    Todas essas etapas evitam problemas, atrasos e perda de dinheiro. Quanto mais necessidades previstas e atendidas com antecedência, mais leve será o processo e será mais fácil economizar na viagem.

    Erros no planejamento para não cometer!

    Erros no planejamento para não cometer!
    Fonte: Pexels

    Tanto planejamento para cometer deslizes que podem colocar a viagem a perder ou trazer prejuízos ao bolso? Nem pensar! Fique atento aos vacilos que você não pode cometer!

    • Não pesquisar as previsões meteorológicas e o padrão climático do destino na hora de comprar as passagens. Chegar no destino dos sonhos e pegar todos os dias de chuva pode ser a experiência mais sem graça da sua vida!
    • Usar o cartão de crédito indiscriminadamente. Lembre-se: em poucos dias a conta virá e o excesso de hoje pode inviabilizar uma nova viagem amanhã.
    • Contar apenas com a assistência viagem do cartão de crédito utilizado na compra da passagem. Na maioria das vezes, as coberturas são bem baixas e há muita burocracia para ressarcimento dos valores gastos. Vale a pena investir em algum seguro de viagem, existem opções bem acessíveis no mercado.
    • Não se atentar para o tamanho da mala. As taxas de excesso de bagagem não são nada baratas. Pesquise o site da companhia aérea e se organize para levar o mínimo possível.
    • Não pesquisar sobre horário de funcionamento das atrações e correr o risco de dar com a cara na porta em locais onde o viajante provavelmente nunca mais terá oportunidade de estar.

    Seguro viagem ajuda a viajar barato!

    Você sabia que o Seguro Viagem pode te ajudar a economizar? Sim, ele não é apenas mais um gasto no seu planejamento, pelo contrário, ele é um investimento que pode deixar a sua viagem mais barata. 

    Imagine a situação em que você precisa de atendimento médico, uma simples consulta pode ser mais cara do que toda a sua viagem, dependendo do destino. Com o seguro viagem você não precisa se preocupar, pois pode acionar o seguro. 

    Outro exemplo é o extravio da bagagem, imagina a dor de cabeça para resolver tudo, com o seguro você tem toda a assistência para resolver rapidamente, e o melhor de tudo em português. 

    No Seguros Promo temos os melhores planos e com preços realmente baratos e que não vão pesar no seu orçamento. Entre, confira e faça uma comparação de preços com até 4 seguradoras. Escolha a que tiver o melhor custo benefício em relação às coberturas. 

    Seguro Viagem:
    Brasil
    GTA BRASIL 18 +COVID-19 GTA BRASIL 18 +COVID-19
    Assistência médica R$ 18.000
    Bagagem extraviada R$ 600 (COMPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    VC 80 Brasil VC 80 Brasil
    Assistência médica R$ 80.000
    Bagagem extraviada R$ 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 50 BRASIL COVID-19 AC 50 BRASIL COVID-19
    Assistência médica R$ 50.000
    Bagagem extraviada R$ 500
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Como viajar barato:  roteiro de viagem

    Chegar em um destino e conhecer todas as atrações turísticas e outros pontos de interesse é um luxo para poucos. A menos que se tenha muito dinheiro e muito tempo disponível, é difícil conseguir conhecer um local em sua totalidade. 

    Ainda assim, para a pequena parcela de sortudos há riscos de frustração porque nem todo lugar agrada ou compensa o investimento com deslocamento e estadia.

    O ideal é pesquisar bastante sobre o destino e montar um roteiro personalizado, sob medida para o gosto e orçamento do turista. A seguir, saiba como estruturar um bom roteiro de viagem!

    Estude profundamente o destino

    Pesquise os pontos turísticos principais, as indicações dos moradores, os riscos envolvidos, o clima, costumes, meios de transporte para os deslocamentos, restaurantes e bares, melhor ponto para se hospedar.

    Enfim! Analise tudo o que puder sobre o destino. Cumpra bem esse primeiro passo e terá bons elementos para montar um roteiro perfeito!

    Priorize passeios

    Depois de mapear todas as opções e ter entendido um pouco sobre cada atração, selecione as que te interessam.

    Atente-se para os relatos sobre tempo de permanência ideal em cada um deles e adapte para o seu estilo. Há pessoas que ficam por vários minutos contemplando uma obra em um museu. Outras passam pelos corredores sem sequer parar diante de um quadro ou escultura.

    Veja a logística

    Pesquise sobre como chegar em cada uma das atrações. Busque utilizar transporte público, sempre que possível.

    Além de economizar, você terá uma chance ímpar de se sentir como um local e conhecer partes da cidade que não seriam vistas se um táxi usasse a menor distância entre dois pontos.

    Monte um calendário

    Agora que já sabe por onde quer passar, como chegar e por quanto tempo ficar, monte um calendário. Organize por dias e horários cada destino, lembrando de considerar tempo de coleta de turistas em diversos hotéis, quando optar por uma excursão, e também as paradas para alimentação.

    Se forem necessárias baldeações entre tipos de transporte diferentes, como ir de van até um porto e de lá seguir de barco, lembre-se de considerar esse tempo para não prejudicar o aproveitamento do destino final.

    Se perceber que a agenda está lotada, pense bem se vale a pena uma passagem rápida por todos os lugares ao invés de uma boa experiência em menos pontos, mas de forma mais produtiva.

    De repente, vale a pena cortar alguns passeios para potencializar as oportunidades em lugares de maior interesse.

    Como viajar barato: dicas para economizar na viagem

    Agora, temos mais alguns toques importantes para você aproveitar ao máximo sua viagem e ainda economizar!

    Ande pelas ruas dos bairros, das comunidades, experimente o cafezinho da padaria e a guloseima simples, mas tão característica daquele povo.

    Se possível, hospede-se fora das grandes cidades. Elas têm custo de vida mais caro e, muitas vezes, poucos minutos separam os arredores do centro famoso e dos pontos turísticos.

    Não deixe de conferir a agenda dos locais que vai visitar. De repente um tour que seria meio entediante pode surpreender, com um festival cultural que vai fazer aquele passeio o melhor da viagem!

    Tenha sempre dinheiro trocado à mão, para uma gorjeta ou pequenas despesas, como água e lanches. Isso agiliza as paradas e evita riscos ao expor grandes valores em carteiras.

    Busque viajar na baixa temporada, a diferença de preço é gritante e o destino certamente estará mais vazio, podendo ser até uma experiência praticamente exclusiva.

    Se o destino dos sonhos está caro agora e há outras opções muito mais em conta, inverta os planos. Conheça os lugares mais econômicos primeiro. Mas fique sempre de olho nas promoções e ative o alerta de preços nos sites de passagens aéreas e de hospedagem.

    Seguro viagem é indispensável para viajar barato!

    Economizar é importante, mas o fundamental é viajar com segurança e voltar inteiro e apto para a próxima aventura!

    Por isso, o seguro viagem é ainda mais importante quando você está fazendo uma viagem econômica. Seja um mochilão ou uma viagem com orçamento limitado, o seguro será a sua garantia em casa de qualquer imprevisto. 

    No Seguros Promo você encontra seguros viagem nacionais e internacionais a partir de R$10 reais por dia. É um valor muito baixo para todos os benefícios que ele oferece. 

    Seguro Viagem:
    Seguros Internacionais
    AC 150 AM. NORTE COVID-19 AC 150 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 150.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 250.000
    Bagagem extraviada USD 2.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 60 USA BASIC +COVID19 CORIS 60 USA BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Na hora que estiver planejando como viajar barato inclua o seguro viagem em suas prioridades.

    Faça viagens inesquecíveis e econômicas. De Promo você pode!

    aaaa