CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Conheça 8 truques de viajantes experientes!

Experiência se adquire com a prática e isso se aplica também às viagens. Quanto mais você viajar, mais vai aprender truques para facilitar a vida e tornar a viagem sempre melhor. Enquanto isso, você que ainda não pode ser considerado um veterano, vai gostar de conhecer os truques de viajantes que já estão na estrada há mais …

Experiência se adquire com a prática e isso se aplica também às viagens. Quanto mais você viajar, mais vai aprender truques para facilitar a vida e tornar a viagem sempre melhor. Enquanto isso, você que ainda não pode ser considerado um veterano, vai gostar de conhecer os truques de viajantes que já estão na estrada há mais tempo e lucrar com a experiência alheia.

Foi para isso que escrevemos nosso artigo de hoje. Leia os truques e dicas que os viajantes experientes têm para compartilhar!

1. Usar navegação anônima ao pesquisar

Clique no menu no canto superior direito de seu navegador e escolha “Navegação anônima” (Incognito window) para pesquisar voos e hotéis. Vamos explicar o motivo: hoje em dia, tudo o que você pesquisa na internet pode ser rastreado. Já notou como você começa a receber publicidade justamente do produto que acabou de pesquisar? Os sites de viagem podem rastrear os destinos sobre os quais você andou pesquisando e aumentar o preço justamente do produto que você quer. Como o modo ‘navegação anônima’ não é rastreável, você se livra desse risco.

2. Fazer cópias de segurança de documentos

Esse é um cuidado que todo viajante experiente vai tomar, principalmente se a viagem é para o exterior. Passaporte, voucher do seguro viagem (imprescindível!), confirmação de hotéis, cartões de crédito e tudo que for importante precisa ter uma cópia de segurança impressa ou arquivada eletronicamente, para evitar dores de cabeça em caso de perda. Você pode escanear os documentos e salvar cópias em pendrives, em aplicativos na nuvem, como o Dropbox, ou então enviar para seu próprio e-mail. O importante é que as cópias estejam acessíveis em caso de perda dos originais.

3. Não deixar o dinheiro todo com uma só pessoa

Já imaginou se todo o dinheiro estiver com uma só pessoa e ela for roubada ou perder a bolsa? Se estiver viajando com família ou amigos, o melhor é que cada um guarde uma parte do dinheiro, e sempre no money belt, aquelas pochetes para usar por dentro da roupa. O dinheiro nunca deve ir na mochila que você levará nas costas e nem no bolso traseiro da calça.

Atenção redobrada em locais com grande fluxo de turistas e em linhas de ônibus ou metrô que ligam atrações turísticas. Esses são os lugares preferidos dos pickpockets (batedores de carteira), que ficam de olho em quem anda distraidamente apreciando os monumentos, tirando fotos ou conferindo o mapa da cidade.

4. Marcar assento com antecedência

Se a viagem é de avião e a companhia aérea oferecer esse serviço online, esta é a hora de garantir um bom lugar no avião. Lugares próximos da asa são os mais estáveis nas turbulências e indicados para quem enjoa. Os assentos dianteiros são servidos primeiro, enquanto que os do fundo sofrem menos com o ar condicionado gelado dos aviões. Escolhendo um assento no corredor, você fica mais livre para se levantar quando quiser e circular pelo avião sem perturbar seu vizinho adormecido, mas você pode se incomodar com o trânsito de carrinhos e pessoas.

5. Pedir refeição especial no avião

Em voos longos, se você quiser receber sua refeição antes de todos, experimente este truque: ao fazer o check in, peça uma refeição especial, que pode ser um prato vegetariano ou comida kosher, pois esses costumam ser os primeiros a serem servidos.

Os primeiros assentos do avião também são servidos primeiro. Então, quando há duas opções no cardápio, um dos pratos pode acabar primeiro, deixando os passageiros do fundo sem escolha.

Ainda sobre a hora das refeições, não abuse das bebidas alcoólicas a bordo! Muita gente costuma se entusiasmar com o vinho e cerveja ‘de graça’ e se esquece que o efeito do álcool é potencializado pela altitude, acabando por passar muito mal durante o voo.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    6. Levar os eletrônicos com carga total

    Antes de sair de casa, carregue as baterias de todos os equipamentos, como celulares, laptop e câmeras. Se a viagem demorar mais do que o previsto, você pode garantir que não ficará desconectado por falta de carga na bateria. Tenha sempre com você um cabo USB, que pode substituir o carregador, pois você pode conectar o cabo na TV do quarto do hotel para carregar seus eletrônicos. Ao chegar ao destino, informe-se sobre a tensão elétrica da rede local, para evitar ligar aparelhos de 110V em tomadas 220V, o que pode danificar seriamente seus eletrônicos.

    7. Viajar o mais leve possível

    Entre os truques de viajantes experientes, sempre haverá bagagem leve e prática. Só mesmo quem viaja frequentemente sabe que excesso de bagagem pode ser sinônimo de pesadelo. Não só pelos problemas já no embarque, quando você terá de pagar pelo peso excedente, mas também quando chegar ao destino. Muitas vezes, você terá de encarar escadarias em estações de metrô ou hotéis antigos sem elevador e nem sempre encontrará uma alma gentil para ajudar.

    Então, preste atenção na dica dos experientes: nunca prepare uma mala que você mesmo não seja capaz de carregar. Faça um teste: você conseguiria levantar sua mala sozinho para colocar em um bagageiro de trem? Dentro do avião, você seria capaz de acomodar sua mala de mão no bagageiro acima de seu assento sem ajuda? Se a resposta for sim, parabéns, você acertou nesse item.

    8. Experimentar viver como os nativos do lugar é o maior dos truques de viajantes experientes

    Viajantes experientes raramente pegam táxi. Usar o transporte público, conhecer os mercados do lugar, principalmente as feiras de rua para conversar com os feirantes, experimentar os pratos típicos, tentar ‘viver’ a cultura local como se fosse um deles são modos de conviver com os nativos. Só assim você poderá começar a sentir a real atmosfera da região e não apenas passar por lá para tirar fotos.

    Muitos turistas ‘visitam’ várias cidades na correria, fazendo aquele roteiro básico obrigatório e voltam para o ambiente impessoal do hotel, onde o único contato com uma pessoa local é com o recepcionista (que só está interessado em terminar o turno e ir para casa descansar).

    Sabe uma ótima forma de conversar com os locais? Vá passear nos parques, sente-se em um banco ao lado dos idosos e puxe conversa. Eles vão adorar a chance de contar histórias sobre o lugar e você vai ganhar uma aula de graça!

    Então, não foi bom aprender alguns truques de viajantes experientes para aproveitar melhor a sua próxima viagem? Pois temos muito mais dicas, truques e informações para que você fique sempre bem informado. Além de ficar de olho no blog, não deixe de seguir a gente no Facebook, Twitter, Google Plus e Instagram!

    aaaa