Documentos para passaporte: quais eu vou precisar? - Seguros Promo

Documentos para passaporte: quais eu vou precisar?

Documentos para passaporte: quais eu vou precisar?.

Se você está pensando em quais documentos para passaporte você vai precisar, é porque pretende fazer uma viagem internacional. Nós do Passagens Promo gostamos de reforçar a importância de contratar um seguro viagem para qualquer lugar que você for. Faça sua cotação com a gente e evite gastos extras durante a sua viagem!

Vamos descobrir então quais os documentos para passaporte você vai precisar. Para facilitar, selecionamos algumas dicas e fizemos um passo a passo para simplificar esse processo!

Novo modelo de passaporte: o que mudou?

Em 2015, foi lançado o novo modelo de passaporte, que tem a duração de 10 anos, diferente do modelo antigo que tinha validade de 5 anos.

Além do aumento no tempo de validade, o novo passaporte é também mais seguro, mas o número de páginas continua o mesmo. Se você tem o passaporte antigo, ele continua sendo válido e só será necessário renová-lo quando a validade expirar ou algum tempo antes de viajar para o exterior.

É importante se atentar às regras de cada país, já que alguns exigem que o passaporte seja válido por no mínimo mais seis meses após sua data de chegada.

Passos para retirar seu passaporte

Já fizemos um passo a passo de como retirar seu passaporte aqui no Seguros Promo. Grande parte do processo é feita online. O documento é emitido pela Polícia Federal e, ao contrário dos vistos, não há entrevista para sua emissão. Qualquer pessoa pode fazer a solicitação e só é necessário comparecer ao posto da Polícia Federal para a entrega dos documentos.

Documentos para passaporte: quais são necessários?

Antes de mais nada, é necessário reunir toda a documentação exigida. Os documentos para passaporte que você deve ter e levar com você ao posto da PF, são:

  • Documento de identidade, que pode ser o RG, carteira de motorista, carteira de trabalho, passaporte anterior ou carteiras de identidade expedidas por comandos militares ou órgãos públicos. O documento deve estar em bom estado e com menos de 10 anos de expedição;
  • Certidão de nascimento, obrigatória apenas para quem já teve o nome alterado ou para crianças menores de 12 anos, que ainda não tenham outro documento de identidade;
  • Título de eleitor, que precisa estar acompanhado dos comprovantes de votação da última eleição;
  • Documento de quitação com o serviço militar, obrigatório para homens entre 18 e 45 anos;
  • CPF do próprio solicitante, caso seja maior de idade, ou de um responsável legal para de menores de idade;
  • Passaporte anterior ou um boletim de ocorrência em caso de roubo. Caso o solicitante não leve o passaporte anterior, a taxa a ser paga será cobrada duas vezes;
  • Comprovante de pagamento da GRU, a respeito do qual você obterá mais detalhes abaixo.

Se você estiver solicitando juntando documentos para passaporte para uma criança menor de 3 anos, deverá levar uma foto 5×7, recente, colorida e com fundo branco, além da certidão de nascimento e CPF do responsável.

Na emissão do passaporte para menores de 18 anos, é necessário levar uma autorização de ambos os pais ou do responsável legal e o solicitante deve estar presente. O modelo de autorização pode ser encontrado no site da Polícia Federal.

Agendamento eletrônico

Após reunir todos os documentos, é necessário fazer a solicitação do passaporte no site da Polícia Federal — esse processo só pode ser feito online. Você deverá apenas preencher o formulário com seus dados pessoais e documentos, fornecendo o número de todos os documentos exigidos, portanto tenha todos eles em mãos na hora de fazer a solicitação.

Depois de preencher o formulário, você deverá fazer o agendamento da sua visita ao posto da Polícia Federal para a entrega dos documentos. É necessário escolher a cidade, o posto de preferência — caso haja mais de um — e escolher a data e o horário, dentre os disponíveis.

Taxa GRU – Guia de Recolhimento da União

Assim que você terminar de preencher o formulário e fizer o agendamento, será emitido um boleto para o pagamento da GRU. É necessário efetuar o pagamento e guardar o comprovante para levá-lo ao posto da PF, no dia do seu atendimento.

O comprovante é importantíssimo e, sem ele, você não conseguirá emitir seu passaporte. Atualmente, o valor da taxa é de R$ 257,25 para o passaporte comum e R$ 344,42 para o passaporte expresso e de para o passaporte de emergência.

Atendimento no posto da Polícia Federal

No dia marcado, chegue ao posto da PF com pelo menos 30 minutos de antecedência e com todos os documentos necessários.

O atendimento geralmente é bem pontual e não demora muito. Eles apenas conferem os documentos, tiram uma foto e recolhem as digitais e a assinatura. Depois disso, você receberá um papel informando o dia em que seu passaporte estará disponível para retirada e deve voltar ao mesmo posto para buscá-lo em até 90 dias.

Contrate um seguro viagem

documentos para passaporte

Um item quase tão importante quanto o passaporte em uma viagem ao exterior é o seguro viagem. Os planos de saúde brasileiros geralmente não funcionam em outros países, por isso é imprescindível ter um seguro que garantirá atendimento médico e suporte frente a outros problemas durante a viagem.

Ele é imprescindível, principalmente se for sua primeira viagem, já que você estará em um país desconhecido. Além disso, o seguro viagem é exigência para entrar em determinados países, portanto não deixe de verificar essa informação!

compartilhar no facebook compartilhar no twitter
Compre aqui seu seguro viagem
Como podemos falar com você?

Segue a gente