Entenda como funcionam os exames de proficiência - Seguros Promo

Entenda como funcionam os exames de proficiência

Entenda como funcionam os exames de proficiência.

Porta de entrada para diversas universidades e diferencial no mercado de trabalho, os exames de proficiência em inglês são realizados por milhões de pessoas que não têm o inglês como língua nativa. Testes como TOEFL, TOEIC, IELTS e CPE são os mais reconhecidos atualmente.

Os exames atestam a fluência, avaliando a capacidade de uma pessoa se comunicar em inglês por meio da escrita, fala, audição e leitura. A opção por um dos testes depende do seu objetivo ao fazer a prova. Neste guia, você vai saber o que são, para que servem, onde fazer e como se preparar para cada um. Acompanhe conosco!

Test of English as a Foreign Language (TOEFL)

Exames de proficiência - TOEFL

Um dos exames de proficiência mais conhecidos, o TOEFL é aceito em mais de nove mil instituições de ensino superior e outras instituições de pelo menos 130 países. É criado pelo ETS, instituição americana que trabalha com escolas, empresas e governos desenvolvendo pesquisas e testes para melhorar o ensino e o aprendizado.

O que é

O teste avalia a capacidade de uma pessoa de falar e compreender o inglês no nível universitário, além de poder combinar Listening (compreensão auditiva), Reading (leitura), Speaking (fala) e Writing (escrita) na realização de atividades acadêmicas. O TOEFL é o caminho para quem quer estudar em um país de língua inglesa.

A prova é feita pela internet nos computadores das instituições credenciadas para aplicá-la e é composta de compreensão de texto, compreensão auditiva, exame oral e exame escrito, totalizando quatro horas de duração. O resultado (que varia de zero a 120 pontos) é divulgado 15 dias após a realização do teste.

Para que serve

  • Fazer graduação, pós, mestrado, doutorado ou MBA em instituições estrangeiras;
  • Candidatar-se a bolsas de estudo e certificação no exterior;
  • Solicitar vistos de estudo e trabalho;
  • Medir o nível do próprio aprendizado;
  • Candidatar-se ou concluir programas de ensino do inglês.

Onde e quando fazer

Há mais de 50 datas no ano para a realização do exame e 59 centros autorizados a aplicar as provas em todas as regiões do Brasil. O TOEFL pode ser feito quantas vezes o estudante quiser, com a única exigência de um intervalo mínimo de 12 dias entre as provas.

Como se preparar

Vários sites oferecem suporte aos estudantes no preparo para o exame. O próprio ETS tem o TOEFL: The Insider’s Guide, um curso de seis semanas disponível online e gratuitamente, além de materiais para praticar as habilidades no inglês. O ideal é marcar o teste com pelo menos um mês de antecedência, estudar um pouco todos os dias, ler, ouvir e escrever bastante e fazer algumas provas anteriores.

International English Language Testing System (IELTS)

Exames de proficiência - IELTS

O que é

Desenvolvido pela Universidade de Cambridge e o British Council e lançado em 1989, o IELTS mede a proficiência de pessoas que querem estudar ou trabalhar em países que falam inglês. Para estabelecer os níveis, é utilizada uma escala de zero a nove com base em quatro provas: compreensão auditiva (30 minutos), interpretação de texto (60 minutos), redação (60 minutos) e conversação (15 minutos).

Para que serve

  • Estudo: aceito por mais de 9.000 instituições de ensino e centros de treinamento em todo o mundo. Algumas universidades de países que não falam inglês, mas ministram cursos no idioma, também exigem nota no exame;
  • Trabalho: diversas organizações internacionais utilizam o IELTS como critério para seleção de pessoal.
  • Imigração: o teste também é uma das exigências para quem deseja morar na Austrália, Canadá, Nova Zelândia ou Reino Unido. Cada país tem seus próprios critérios que devem ser consultados com os respectivos governos.

Onde e quando fazer

No Brasil, o IELTS é aplicado normalmente uma vez por mês em instituições cadastradas em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Natal, Porto Alegre, Fortaleza, Recife e Rio de Janeiro. O agendamento é nos locais credenciados ou pelo site do British Council.

Como se preparar

  • Ouça conversas entre falantes nativos de inglês e escreva as principais ideias, opiniões e informações do diálogo;
  • Descreva imagens e gráficos em inglês e escreva dissertações a partir de um ponto de vista;
  • Leia textos extraindo as principais ideias, argumentos e a opinião dos escritores;
  • Procure a ajuda de alguém que fala inglês para treinar a sua conversação, falando sobre você, sua família, trabalho e estudos. Escolha também algumas temas e discuta sobre eles.

Test of English for International Communication (TOEIC)

O que é

Também aplicado pelo ETS, o TOEIC avalia desde 1979 a capacidade de comunicação em inglês no ambiente de negócios. As questões se baseiam em situações reais do mundo empresarial. Hoje em dia, o exame é aceito por cerca de 14 mil empresas, órgãos governamentais e programas de aprendizado da língua inglesa em 150 países.

Para que serve

É utilizado por várias empresas e instituições do mundo para contratar e promover funcionários. Portanto, é um pré-requisito e um diferencial na seleção e avaliação de profissionais. O TOEIC também é uma excelente ferramenta para as empresas averiguarem o desenvolvimento de seus colaboradores em cursos de inglês.

Onde e quando fazer

O TOEIC tem mais de 100 centros aplicadores em todas as regiões do Brasil e os testes podem ser agendados pelo telefone da Central de Agendamento: (11) 3654-1322.

Como se preparar

O exame é dividido em duas partes: TOEIC Listening & Reading, prova em papel, com 200 questões de múltipla escolha e duração de duas horas, e TOEIC Speaking & Writing, prova online, com 19 questões dissertativas e uma hora e 20 minutos de duração. Veja algumas dicas de preparação:

  • Faça simulados para verificar o seu nível e que habilidades precisa aprimorar;
  • Elabore um plano de estudos;
  • Estabeleça uma pontuação como meta;
  • Faça exercícios de gramática e vocabulário e estude expressões idiomáticas comuns.

Certificate of Proficiency in English (CPE)

O que é

Aplicado desde 1913 pela Cambridge ESOL (English for Speakers of Other Languages), ligada à Universidade de Cambridge, no Reino Unido, é uma das certificações mais avançadas. Neste exame é preciso acertar 60% das questões de redação e leitura (ambas com duração de 90 minutos), compreensão auditiva (40 minutos) e conversação (em duplas ou trios, com duração de 16 minutos) para ser aprovado.

Para que serve

A aprovação no CPE é a prova de que você domina o inglês em um nível mais avançado, podendo se comunicar com fluência semelhante à de um falante nativo de inglês, no estudo ou no trabalho. O exame é reconhecido por diversasinstituições de ensino, empresas e governos.

Onde e quando fazer

O CPE é aplicado cerca de três vezes a cada seis meses em 59 centros espalhados em 23 estados do Brasil, onde você poderá se informar sobre a inscrição e os custos do teste.

Como se preparar

É também nos centros autorizados para aplicação do CPE que você poderá obter informações detalhadas sobre a preparação para o exame.

Quando obtiver sua certificação e for fazer um intercâmbio ou viagem a trabalho, não se esqueça de contratar o seu seguro viagem para garantir a sua segurança enquanto estiver longe de casa.

Gostou das nossas informações? Elas te ajudaram a entender melhor como funcionam os exames de proficiência em inglês? Então compartilhe este post nas suas redes sociais com os seus amigos que também querem se informar sobre o assunto!

compartilhar no facebook compartilhar no twitter
Compre aqui seu seguro viagem
Como podemos falar com você?

Segue a gente