Extravio de bagagem - Como evitar - Seguros Promo

Extravio de bagagem – Como evitar

Extravio de bagagem – Como evitar.

Extravio de bagagem e violação da mala é um dos maiores pesadelos de qualquer viajante. Imagine só, estar longe de casa e descobrir que sua bagagem foi violada, ou pior, nenhum dos seus pertences chegou junto com você? É uma maneira super desagradável de iniciar a viagem.

Infelizmente qualquer passageiro está sujeito a essa situação. Mas existem maneiras de diminuir as chances de passar por esse desconforto. Saiba como evitar o extravio de bagagem e caso venha a acontecer com você, como proceder.

Evite voos com conexões muito rápidas

Na hora de planejar sua viagem, evite comprar passagens que possuam conexões de menos de uma hora para voos nacionais e menos de duas horas em voos internacionais.

No caso de um possível atraso, o tempo para transferir suas malas pode ser insuficiente.

É importante evitar também, conexões de companhias aéreas diferentes, pois as equipes possuem formas distintas de organização e isso pode levar a possíveis equívocos na hora de despachar a bagagem. Selecione cuidadosamente os itens que serão despachados

Usar etiqueta de identificação

Pode parecer improvável, mas se sua mala for igual a de outro viajante, alguém pode acabar se confundindo levar sua mala. Nesses casos, a etiqueta de identificação será muito útil.

Coloque dados importantes como um telefone que você terá acesso durante a viagem ou um endereço de e-mail. Isso irá facilitar a devolução da sua bagagem em caso de confusão.

Diferencie sua mala das demais

Imagine a situação, sua bagagem foi extraviada e tudo que você consegue descrever para facilitar a procura é que sua mala é preta e grande. Não parece muito promissor, não é mesmo?  

Para evitar essa situação, procure diferenciar sua mala das demais, colando adesivos, amarrando fitas, cadeados coloridos ou de times, coisas que facilitem a identificação.

Proteja sua mala

Uma dica super válida é plastificar a mala antes de despachar, ou usar dispositivos de segurança como cadeados ou lacres, visando assim afastar as quadrilhas especializadas em furto de bagagem.

Fotografar a mala

Antes de despachar a mala, fotografe a mesma por dentro e por fora. No caso de extravio, o valor pago pela companhia será calculado com base no peso da bagagem, cada quilo equivale a cerca de 47 reais.

O valor da indenização é quase sempre insatisfatório, já que muitas vezes não cobre o custo da própria mala. A fotografia servirá de prova caso o extravio seja comprovado e você precise receber a indenização.

Contratar um seguro viagem

Outra dica valiosa é contratar um seguro viagem com cobertura para extravio de bagagem. Pois ela garante ao segurado o pagamento de uma indenização dentro do valor contratado.

As seguradoras podem trabalhar de duas maneiras, oferecer o seguro para extravio em caráter complementar ou suplementar ao valor pago pela companhia aérea.

Quando a seguradora trabalha com seguro bagagem complementar, significa que no caso de extravio, o segurado tem direito a receber uma indenização, dentro do capital contratado, que complete o valor pago pela companhia aérea.

Já com o seguro bagagem suplementar, o segurado tem direito a receber o valor contratado além do valor pago pela companhia aérea.

Para contratar o seguro, recomendamos o site Seguros Promo, que faz uma comparação das maiores seguradoras atuantes no segmento e possui os melhores preços disponíveis no mercado.

Minha bagagem foi extraviada. Como devo prosseguir?

Mesmo tomando todas as precauções, existe chance de acontecer. O primeiro passo é comunicar a companhia aérea formalmente, através do RIB – Relatório de Irregularidade de Bagagem.

Caso você não consiga reportar a situação no momento do acontecido, você ainda terá 7 dias após o desembarque para comunicar a companhia aérea, porém, quanto mais tempo demorar para fazer o registro, menores serão as chances de encontrar sua bagagem.

A partir do comunicado, a empresa tem até 30 dias (voos nacionais) e 21 dias (voos internacionais) para encontrar a bagagem e devolver ao viajante.

Se sua bagagem não for encontrada de imediato você pode solicitar uma indenização de emergência para comprar itens de primeira necessidade, como roupas, escova de dente, sabonete, comida, entre outras coisas.

Se após o vencimento do prazo a bagagem não for encontrada, é considerado extravio de bagagem e a companhia aérea deverá indenizar o passageiro.

Caso o passageiro tenha contratado um seguro, ele poderá acionar o mesmo e receber a indenização equivalente ao valor contratado. Além disso, muitos planos oferecem cobertura para despesas no caso de atraso de bagagem. Por isso, vale a pena investir no seguro.

Quer saber mais sofre as vantagens do seguro viagem? Clique aqui!

compartilhar no facebook compartilhar no twitter
Compre aqui seu seguro viagem
Como podemos falar com você?

Segue a gente