Mochilão pelo Brasil: por onde passar? - Seguros Promo - Seguro Viagem On-line

Mochilão pelo Brasil: por onde passar?

Mochilão pelo Brasil: por onde passar?.

Quando se fala em mochilão, geralmente associamos a uma viagem pela Europa, Ásia ou América do Sul. Mas você já parou pra pensar que a imensidão do nosso país e as múltiplas possibilidades de lugares, paisagens e culturas a serem exploradas de norte a sul do Brasil são um prato cheio para fazer um mochilão?

Com certeza, não é novidade para ninguém a enorme diversidade do nosso vasto território — temos praias, cidades históricas, cachoeiras, serras, florestas, enfim, tem para todos os gostos! Principalmente agora, em tempos de dólar em alta, fazer um mochilão pelo Brasil pode ser uma excelente ideia! Ficou interessado? Veja a seguir alguns roteiros que preparamos para você desbravar as maravilhas do nosso país e enriquecer sua bagagem mochileira!

Mochilão pelo Brasil: Rota das Emoções

mochilão pelo brasil Foto: Jerioacoara

O nome dessa rota se justifica pelos caminhos a serem percorridos — a maior parte só pode ser feita em veículos 4×4 e com guias autorizados, devido às condições de alguns trechos, que não são pavimentados, sendo que alguns passam por propriedades particulares.

O acesso difícil torna a viagem ainda mais especial — pelo menos para quem gosta de aventura — pois o que se encontra são paisagens naturais muito bem preservadas.

São três os pontos principais dessa rota. Os Lençóis Maranhenses, com suas imensas dunas e lagoas de águas cristalinas, pode ser o ponto de partida ou de chegada do seu mochilão. Lembre-se de que só é possível percorrer o parque acompanhado de guias especializados, até por uma questão de segurança.

No meio do caminho está o Delta do Parnaíba, o terceiro maior do mundo e o único das Américas que deságua em mar aberto, formando a maior floresta de mangue do país. No entorno, há várias ilhas, com lagoas de água doce e paisagens exóticas.

E na outra ponta do roteiro, encontra-se Jericoacoara, um pequeno paraíso perdido no Ceará, famoso pelas redes montadas dentro das lagoas de águas em tons azulados e esverdeados. Jeri, como é carinhosamente apelidada, é uma vila pé na areia, repleta de pousadas charmosas, restaurantes de gastronomia variada e um clima rústico que conquista viajantes do mundo inteiro. Para chegar até lá atravessando as dunas, também só é possível em veículos com tração nas 4 rodas, mas não tenha dúvidas de vale a pena o perrengue!

Pontos de interesse:

  • Lençóis Maranhenses
  • Delta do Parnaíba
  • Jericoacoara

Mochilão pelo Brasil: Cidades históricas de Minas Gerais

mochilão pelo brasil Foto: Ouro Preto

estado mineiro é conhecido principalmente por sua culinária típica e seu povo acolhedor. Junte-se a isso uma boa dose de história e cultura, com paisagens cercadas por montanhas — cenário perfeito para uma viagem enriquecedora.

Em seu mochilão pelas cidades históricas mineiras, você não pode deixar de passar por Ouro Preto, que tem um dos maiores acervos de arte barroca do país, igrejas e casarões antigos bem preservados e uma universidade federal que movimenta a cidade. Bem pertinho está Mariana, que também merece uma visita. Outra atração são as cachoeiras da região — procure se informar sobre as melhores e mais próximas de onde estiver para se refrescar durante o passeio.

Cidades que não podem ficar de fora são Tiradentes e São João Del Rey. De uma a outra, você pode fazer o passeio de Maria Fumaça, que é como uma viagem no tempo. Em Tiradentes, o centro histórico é bem pequeno, mas muito charmoso, e pode ser percorrido em um dia. Procure saber também sobre os festivais de inverno e de gastronomia que acontecem todos os anos nas cidades históricas e tente conciliar com as datas da sua viagem.

Pode-se incluir ainda Congonhas, Diamantina e Brumadinho, onde fica o Inhotim, um museu ao ar livre de arte contemporânea que é imperdível e pode deixar seu mochilão muito mais completo.

Pontos de interesse:

  • Ouro Preto
  • Mariana
  • Tiradentes
  • São João Del Rey
  • Congonhas
  • Diamantina
  • Brumadinho
  • Inhotim

Mochilão pelo Brasil: Litoral sul da Bahia

mochilão pelo brasil Foto: Porto Seguro

Essa é uma rota que une praia, história, cultura e ecoturismo. Na região do Descobrimento do Brasil, entre os municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, além das incríveis belezas naturais que encantaram os que aqui desembarcaram pela primeira vez, é possível revisitar e conhecer um pouco das origens do nosso país.

Coroa Vermelha, Praia do Espelho, Caraíva, Trancoso e Arraial d’Ajuda são os pontos de mais interesse nesse roteiro. Contrastando com o agito de Porto Seguro, Caraíva, por exemplo, é um vilarejo mais sossegado e conhecido pelo astral positivo que atrai viajantes em busca de mais tranquilidade. Em Arraial, o clima é de agito, e Trancoso já é mais zen. Independente de qual for a sua praia, dá para encontrar uma que combine com seu estilo de mochileiro e alternar dias de descanso e badalação em terras baianas.

Pontos de interesse:

  • Porto Seguro
  • Santa Cruz Cabrália
  • Coroa Vermelha
  • Praia do Espelho
  • Caraíva
  • Trancoso
  • Arraial d’Ajuda

Mochilão pelo Brasil: Serra Gaúcha e Serra Catarinense

mochilão pelo Brasil Foto: Florianópolis

Se quiser ainda dar um pulinho na praia, é só subir um pouquinho para Santa Catarina, passando por Florianópolis e Balneário Camboriú. Ambas as cidades recebem uma grande quantidade de turistas jovens que vão em busca de curtir as famosas baladas, além das lindas praias do litoral catarinense, que em geral contam com ótima infraestrutura.

Pontos de interesse:

  • Gramado
  • Canela
  • Bento Gonçalves
  • Caxias do Sul
  • Nova Petrópolis
  • Porto Alegre
  • Florianópolis
  • Balneário Camboriú

Como vimos, não faltam opções e atrações para fazer um mochilão pelo Brasil. Independente do roteiro que você escolher, haverá muita diversão e histórias pra contar. No entanto, você também não pode abrir mão da sua segurança. Em uma viagem como essa, em que você vai passar um tempo maior na estrada e viver várias aventuras, não se esqueça de contratar um seguro de viagem.

Imprevistos acontecem e o melhor a fazer é se prevenir, afinal a maioria dos planos de saúde não têm vigência fora do estado de origem. O valor de um seguro para viagens dentro do país é muito acessível e pode ser uma mão na roda — nada como viajar com tranquilidade e poder contar com uma assistência especializada quando precisar.

Qual desses roteiros mais despertou o seu interesse? Compartilhe esse post com seus amigos em suas redes sociais, quem sabe você não consegue uma companhia para viajar!

compartilhar no facebook compartilhar no twitter
Compre aqui seu seguro viagem
Como podemos falar com você?

Segue a gente