CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

O que fazer em Lisboa: dicas de passeios e atrações turísticas

O que fazer em Lisboa? Em cada canto da cidade, há um pouco de história, lugares incríveis e opções de turismo que agradam a todas as idades. Por isso, a capital portuguesa tem atraído e encantado cada vez mais visitantes. Se você não sabe quais programas incluir no roteiro, ou se ainda tem dúvidas, fique …

O que fazer em Lisboa? Em cada canto da cidade, há um pouco de história, lugares incríveis e opções de turismo que agradam a todas as idades. Por isso, a capital portuguesa tem atraído e encantado cada vez mais visitantes.

Se você não sabe quais programas incluir no roteiro, ou se ainda tem dúvidas, fique tranquilo: separamos 10 atrações imperdíveis para aproveitar na cidade. Vamos lá?

O que fazer em Lisboa, Portugal?

Lisboa é uma das cidades mais bonitas da Europa e tem muito pra oferecer. Culinária, paisagens, pontos turísticos, inúmeros tipos de visitas e tours esperam pelos turistas que programam essa viagem para Portugal.

Sendo a cidade mais representativa do país, montar um guia de turismo completo na capital requer muita pesquisa e planejamento. 

Para isso, nossa sugestão é investir nos pontos turísticos essenciais, incluindo alguns passeios diferentes em Lisboa e atrações gratuitas. Se for viajar com a família, também há diversos lugares interessantes para visitar com as crianças!

O destino possui atrativos suficientes para preencher diversos dias de viagem — mas se puder, não deixe de passar também pelos vilarejos nas proximidades, que são verdadeiras joias culturais.

Selecionamos algumas ideias para te ajudar a montar seu roteiro cheio de coisas imperdíveis para fazer na cidade e nos arredores. Confira!

Quando ir a Lisboa?

Quando ir para Lisboa
Fonte: Pexels

Mas antes de fazer as malas e sair turistando por aí, é importante decidir quando viajar para Lisboa, não é mesmo?

Portugal costuma ter um clima muito agradável durante o ano, podendo ser visitado em qualquer época.

Para quem quer curtir o outono e inverno, a dica é viajar entre os meses de outubro e abril. Mas atenção: nesta época o tempo fica chuvoso, por isso, procure ir preparado para a ocasião.

Já se você quer curtir um calorzinho europeu, que tal viajar entre maio e setembro? O clima fica quente e dá para aproveitar muitos passeios ao ar livre.

Seja qual for sua escolha, vai encontrar uma cidade linda, repleta de passeios e pontos turísticos incríveis!

Confira passagens aéreas para Lisboa na promoção

O que fazer em Lisboa no inverno?

Se estiver pela cidade em dezembro, uma boa programação é visitar o mercado Wonderland Lisboa, que fica disponível até o dia 8 de janeiro no Parque Eduardo VII. Por lá, visitantes encontrarão pista de gelo e roda gigante para admirar o cenário festivo da época.

Quer outra opção para escolher o que fazer em Lisboa em janeiro? No centro comercial Alegro de Alfragide, a pista de gelo funciona até o dia 10. Há ainda o Dolce Vita Tejo, com capacidade para 60 pessoas e aulas para grupos.

Uma boa pedida para aproveitar o inverno em Portugal é saborear scones, bolinhos de trigo ou aveia cozidos e adocicados.

Originais da Escócia, eles poderão ser encontrados em Lisboa na Cafeteria Spleen ou na Wish Slow Coffee House.

Falando em gastronomia, beber vinho quente também é uma prática adotada em Lisboa. Para se aquecer com a bebida, visite o Le Chat ou o Fábulas.

Por fim, que tal uma atração cultural? Conheça o Museu Calouste Gulbenkian, um dos melhores museus do continente, possuindo aproximadamente 6 mil obras que vão desde a antiguidade até a arte moderna.

O que fazer em Lisboa em dias de chuva?

O que fazer em Lisboa com chuva
Fonte: Pexels

O tempo fechou? Não se preocupe, seu passeio não precisa ficar para depois! Aproveite o dia de chuva para visitar o Time Out Market Lisboa, onde irá encontrar bons restaurantes e ótimos vinhos portugueses. 

O clima chuvoso combina com um delicioso pastel de belém — o original só pode ser achado no restaurante Pastel de Belém, localizado ao lado do Mosteiro dos Jerónimos.

Para atrações em locais fechados, vá até o Parque das Nações e conheça o Oceanário. Nas redondezas também está o Vaso da Gama Shopping Center, onde poderá esticar o passeio.

Para completar, separe um tempinho para fazer compras de souvenirs na boutique A Vida Portuguesa, que oferece produtos como sabonetes vintage, enlatados e chocolates gourmet.

O que fazer em Lisboa no verão?

O verão em Portugal é convidativo e atrai tanto turistas europeus quanto viajantes de outras partes do mundo.

Nesta época, é possível visitar os principais pontos turísticos, miradouros, praias próximas e curtir a vida noturna na capital portuguesa.

Aproveite o calor para fazer um passeio de barco pelo Rio Tejo, que está disponível entre junho e outubro. Se estiver montando uma programação para o que fazer em Lisboa em agosto, encontrará ainda diversos festivais de verão pela cidade.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Seguro Viagem obrigatório para Lisboa

    Agora que você já sabe qual a melhor época para viajar, chegou a hora de fazer o seu seguro viagem para Europa. Mas, ele é obrigatório?

    Sim! De acordo com o Tratado de Schengen, 26 países da Europa exigem o serviço.

    Além disso, ao contratar um você fica assegurado contra vários imprevistos, como extravio de bagagens, despesas médicas e acidentes pessoais, entre outros.

    Assim, dificuldades e dores de cabeça passarão longe do seu planejamento de viagem!

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    O que fazer em Lisboa: dicas de passeios e atrações turísticas

    Já sabe quando viajar e está segurado? Então, agora é hora de conhecer um pouco mais da cidade!

    Que tal passear pelos castelos e monumentos históricos e depois comer um tradicional pastelzinho de belém?

    Lisboa conta ainda com diversos mirantes, museus e bairros charmosos, que prometem encantar qualquer turista. Veja mais!

    1. Conhecer a Torre de Belém

    O que fazer em Lisboa torre de belem
    Fonte: Pixabay

    A Torre de Belém é o ponto turístico mais conhecido e também um dos principais cartões-postais da cidade. O lugar conta a história do país e traz mais informações sobre o contexto da Europa também.

    A estrutura é maravilhosa e o topo da torre guarda uma vista incrível, que todo visitante deve conhecer. O local funciona de terça a domingo, das 10h às 17h.

    2.Visitar o Castelo de São Jorge

    Quem está procurando o que fazer em Lisboa não pode deixar de visitar os belos castelos da cidade, né?

    O Castelo de São Jorge é um deles. Aberto ao público todos os dias, o local também recebe visitas guiadas.

    O castelo também recebe espetáculos teatrais e de dança. Consulte a programação no site.

    3. Experimentar um prato típico da cidade

    gastronomia em lisboa
    Fonte: Pixabay

    Passear pela cidade e conhecer os pontos turísticos já é bom. Agora, imagine fazer tudo isso e depois experimentar uma típica comida lisboense?

    Se bateu a vontade, que tal um pastelzinho de Belém? Ele é o prato mais famoso de Portugal.

    A receita do quitute é guardada a sete chaves, detalhe que faz com que o prato seja único. Os portugueses, em geral, gostam de comer o doce com café.

    O prato é comercializado em vários restaurantes de Lisboa — mas lembre-se: o original mesmo, feito com massa folhada, recheio cremoso à base de leite e ovos e polvilhado com canela e açúcar, você só vai encontrar no restaurante Pastel de Belém.

    4. Subir no Teleférico de Lisboa

    Entre os seus passeios em Lisboa, inclua uma volta pelo teleférico. Você vai ter uma das vistas mais bonitas da cidade!

    O passeio dura aproximadamente 8 minutos, mas é inesquecível. Do alto, você vai poder ver o Rio Tejo, o Parque das Nações e o Oceanário de Lisboa, entre outros.

    A dica é fazer o passeio no fim do dia, para aproveitar o pôr do sol.

    5. Visitar o Oceanário de Lisboa

    Oceanário de Lisboa
    Fonte: Pxhere

    E por mencionar o Oceanário de Lisboa, uma visita por lá não pode faltar! Quem está buscando o que explorar pela cidade vai se apaixonar por esse passeio.

    Localizado no Parque das Nações, o aquário tem mais de 500 espécies de animais marinhos. O passeio é ideal para fazer em família!

    6. Jantar no Bairro Alto

    O Bairro Alto é considerado a parte boêmia da cidade. Majoritariamente frequentado por intelectuais, designers, artistas e turistas que buscam por uma vida noturna mais agitada — e lugares para comer bem —, o bairro está repleto de bons restaurantes.

    Uma boa opção é o restaurante Antigo 1º de Maio. O lugar é simples, mas oferece comida caseira e típica da região, que agrada a todos os visitantes. Não por acaso, está sempre cheio — por isso, é melhor chegar cedo.

    7. Descubra o lugar perfeito para se hospedar

    O melhor bairro para você vai ser definido através das suas expectativas para a viagem. A melhor opção para quem gosta de visitar os pontos mais turísticos e ficar perto de tudo são os bairros históricos, na região chamada Baixa.

    Mas se você gosta de um lugar com vida noturna agitada, prefira o Bairro Alto ou Chiado. Ambos os lugares não deixam a desejar quando o assunto é badalação.

    Quem curte um lugar histórico, pode se hospedar no Alfama — o bairro parece ter parado no tempo. Por ali, música e poesia exalam pelas estreitas ruas e também pelos becos.

    8. Passear de elétrico pelos bairros históricos

    passeios em lisboa
    Fonte: Unsplash

    Outra das famosas atrações turísticas de Lisboa é passear no charmoso Elétrico 28. O bondinho parte de Campo de Ourique e vai até Martim Moniz, passando por aproximadamente 36 pontos turísticos.

    Além dele, outros bondinhos também circulam pela cidade. Por isso, aproveite para conhecer cada cantinho de Lisboa e andar em um dos transportes mais tradicionais e belos de Portugal.

    9. Fazer o tour no Estádio da Luz

    Outra opção para quem está procurando o que conhecer em Lisboa é visitar o Estádio de Futebol do Benfica, ou Estádio da Luz, como é popularmente chamado.

    Apelidado pelos torcedores portugueses de “A Catedral”, o lugar foi inaugurado na década de 1950, mas passou por uma reforma nos anos 2000, se tornando um dos mais modernos do mundo.

    Ah, e você pode fazer um tour pelo estádio, uma visita ao museu ou os dois juntos. O tour pelo estádio acontece a cada 30 minutos, todos os dias, das 10h às 18h.

    O preço dos ingressos é 10 euros para adultos entre 14 e 64 anos, e 4 euros para menores de 14 anos.

    10. Conhecer uma vinícola em Lisboa

    Para os amantes de um bom vinho, conhecer uma vinícola é um passeio obrigatório, não é mesmo?

    Por isso, que tal visitar a The Best Portugal? O local reúne os melhores rótulos de uma das bebidas mais apreciadas do mundo.

    Além do sabor de seus vinhos, o lugar também chama atenção por um diferencial: o carinho na recepção do Sr. Armando. Vale a pena uma visita!

    Atrações gratuitas em Lisboa

    E o que fazer em Lisboa de graça? Os passeios gratuitos pela cidade certamente atraem a atenção de muitos turistas que visam economizar nos gastos, mas sem abrir mão da diversão.

    Investir na visita aos miradouros é uma das possibilidades para quem quer preencher o roteiro de belas paisagens, programas gratuitos que são essenciais em qualquer viagem. Passe pelo Santa Luzia, do Adamastor, da Graça e das Portas do Sol.

    Outra boa pedida é explorar os detalhes do bairro Chiado, que é uma fonte cultural na cidade. Passeando por suas ruas, os cafés e teatros locais dão ainda mais charme ao roteiro.

    Entre os pontos turísticos, a Livraria Bertrand — a mais antiga do mundo, fundada em 1732 —, os museus (muitos possuem entrada gratuita no primeiro domingo do mês) e o Palácio de São Bento são lugares imperdíveis em Lisboa e que podem ser visitados sem custos.

    O que fazer em Lisboa com crianças?

    Visitar Lisboa em família promete ser uma programação que vai deixar doces recordações para todos os envolvidos. A capital portuguesa não decepciona na variedade de atrativos!

    No roteiro cultural, visite o Museu Nacional dos Coches. Reservando um conjunto exclusivo no mundo, o local possui automóveis dos séculos XVI a XIX, de gala a passeio, que vieram da Casa Real Portuguesa, de igrejas ou até mesmo de coleções privadas. 

    Um lugar que certamente irá cativar a atenção dos pequenos é a Kidzania, onde as crianças poderão experimentar como é ser um adulto enquanto se divertem. São mais de 60 profissões para testar e descobrir — e ainda há teatro, lojas e estádio de futebol. 

    Outra recomendação interessante é o Planetário Calouste Gulbenkian. Por lá, toda a família poderá explorar o universo e suas constelações, planetas e galáxias — no primeiro domingo de cada mês, o programa é gratuito.

    O que fazer em Lisboa em 4 dias: sugestão de roteiro

    O que fazer em Lisboa
    Fonte: Unsplash

    Gostou dos passeios? Então, que tal aproveitar 4 dias em um roteiro de turismo em Lisboa? Além dos destinos já citados, separamos algumas outras opções e mais algumas dicas para complementar. Veja só:

    • Visite o Bairro Chiado: considerado um dos mais boêmios da capital, juntamente com o Bairro Alto, o local reúne vários bares, restaurantes, cafés e lugares históricos. 
      Estando por ali, não deixe de visitar a secular Livraria Bertrand e o Café à Brasileira, onde está a estátua de Fernando Pessoa.
    • Conheça o Museu Calouste Gulbenkian: com mais de 6 mil obras de acervo entre antiguidades e arte moderna, este museu é um dos principais da cidade. Não deixe de conferir a galeria do Antigo Egito.
    • Visite o Mosteiro dos Jerónimos: uma das maiores construções de Portugal, levou mais de 90 anos para ficar pronta e hoje serve como descanso para Dom Manuel I e seus descendentes.
    • Conheça o Beco Cabaret Gourmet: um local aconchegante e de decoração bonita, atraindo turistas que desejam experimentar o melhor da gastronomia e ainda curtir um show de cabaré. Experiência única!

    O que fazer em Lisboa e arredores?

    Depois de explorar tudo o que conhecer na capital portuguesa, há ainda muito a ser visto nas redondezas da região. Se tiver mais alguns dias disponíveis por lá, reunimos mais algumas dicas de Lisboa e arredores para finalizar a viagem a Portugal!

    A apenas 30 minutos da cidade está Sintra, uma vila eleita patrimônio mundial pela Unesco. O turismo histórico é o ponto forte, com diversos castelos, palácios e monumentos, além de boa gastronomia.

    Durante o verão, aproveite o sol em uma das várias praias de Cascais — para chegar até lá, são 40 minutos em uma viagem de trem partindo de Sodré.

    Passeie também pelo centro histórico e faça uma refeição em um dos restaurantes especializados em frutos do mar.

    Outro dos lugares perto de Lisboa que vale a pena a visita é Óbidos, uma vila medieval que fica a 30 minutos de distância. Bela arquitetura, livrarias e opções para a compra de artesanatos serão alguns dos pontos altos do roteiro.

    Cotação Seguro Viagem para Lisboa

    Agora que você já sabe o que fazer em Lisboa, chegou a hora de programar a sua jornada, não é mesmo?

    O primeiro passo é garantir o seu seguro viagem — como já dissemos, ele te deixa protegido contra os imprevistos, além de ser item obrigatório para entrar em muitos países da Europa.

    E para contratar o melhor plano pelo menor preço, conte sempre com o Seguros Promo, o melhor comparador de seguro viagem do Brasil!

    Siga também nossas redes sociais —  por lá, você encontra dicas de seguro viagem para destinos incríveis.

    Quer viajar com tranquilidade? De Promo você pode!

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Leia também:

    aaaa