Saiba como planejar um bom roteiro de viagem - Seguros Promo - Seguro Viagem On-line

Saiba como planejar um bom roteiro de viagem

Saiba como planejar um bom roteiro de viagem.

Planejar um roteiro de viagem é uma tarefa simples para quem está acostumado a viajar, mas para quem vai fazer pela primeira vez, essa pode ser uma grande dúvida. Para uma viagem acontecer da melhor maneira possível, um bom roteiro de viagem é primordial e evita contratempos.

Para te ajudar a organizar sua viagem, separamos algumas dicas de como planejar um bom roteiro. Não há uma fórmula exata, mas uma boa base para os primeiros passos pode ser de grande ajuda.

Planejamento financeiro

roteiro de viagem

Antes de tudo, saiba quanto tempo você tem para viajar. Depois, faça as contas de quanto dinheiro disponível terá para a viagem acontecer. Com isso planejado, é possível economizar pesquisando voos com datas flexíveis, que costumam sair bem mais em conta do que as datas programadas.

Conte sempre com alguns imprevistos, além de gastos básicos que passam despercebidos. Entradas de parques, museus, serviço de guia (se for necessário), alimentação e água. É claro que não dá pra saber com exatidão o quanto você vai gastar, mas com um planejamento as coisas não fogem do controle.

Escolher o destino

roteiro de viagem

Tenha em mente de que o tempo e o dinheiro também são fatores determinantes na hora de escolher o destino. Pense em tudo o que você deseja conhecer naquele lugar, as cidades, os passeios, e aí veja se seu tempo e orçamento serão suficientes.

Opte por um destino que ofereça o que você espera da viagem: praias, metrópoles, museus, cidades históricas, vida noturna – esse pode ser uma forma de filtrar as suas opções de destino.

Pense na época do ano

Uma época boa é aquela em que você vai conseguir aproveitar da forma que deseja os pontos turísticos e atrações que pretende visitar.

Se você pretende ver a neve em algum país da América do Sul, por exemplo, terá que planejar a sua viagem para o inverno. Se quer visitar o Caribe, evitar a época das chuvas ou os lugares que estão na rota dos furacões em alguma determinada época.

Reservas de voos e quartos

roteiro de viagem

É importante começar a pesquisar com antecedência e sempre acompanhar os preços. São muitos os sites que comparam preços entre as companhias aéreas depois que você informa a data da sua viagem.

Para a hospedagem, a dica é a mesma. Vale lembrar que o hotel que você escolhe pode interferir diretamente no seu roteiro de viagem, então para não atrapalhar os seus planos, busque um hotel bem localizado, com transporte fácil ou perto dos locais que deseja visitar.

Hoje em dia, são muitas as opções para quem não faz questão de se hospedar com luxo: os hostels com quartos compartilhados, os quartos do Airbnb e os flats alugados direto com o proprietário são excelentes opções para os viajantes.

Montando o seu roteiro de viagem

roteiro de viagem

Com tudo definido, chegou a hora de organizar o dia a dia da sua viagem. Faça uma pesquisa completa para se inspirar: leia relatos de pessoas que visitaram o mesmo lugar, pesquise roteiros, hotéis e restaurantes.

Você vai descobrir que é necessário muito tempo para conhecer todas as atrações de um destino, mas é só classificar as que você faz muita questão de conhecer e as que podem ficar para uma próxima oportunidade.

Depois, distribua os programas nos dias que tiver livre, combinando atrações com horários que se encaixem e aproveite a cultura, a culinária e as experiências que uma viagem sempre pode trazer.

Dicas para fazer um bom roteiro de viagem

  • Não se preocupe em conhecer muitas cidades ou lugares de uma só vez. Aproveite seu tempo com tranquilidade e não tenha medo de deixar alguma coisa para conhecer em outra viagem.

  • Já pensou em dividir suas férias ao longo do ano para viajar mais? Para algumas pessoas pode parecer impossível viajar durante o ano todo, mas com viagens mais curtas você pode conhecer vários lugares durante o ano.

  • Montar o seu roteiro de viagem é apenas um dos passos para fazer um bom passeio. Mesmo com um ótimo planejamento, ninguém está imune aos contratempos, então nunca viaje sem um seguro viagem. Faça sua cotação com a gente!

Para ter mais informações sobre roteiro de viagem e dicas para aproveitar ao máximo suas jornadas, curta nossa página no Facebook, Google +, e siga-nos no Twitter e Instagram.

compartilhar no facebook compartilhar no twitter
Compre aqui seu seguro viagem
Como podemos falar com você?

Segue a gente