Trabalho voluntário no exterior: como funciona? - Seguros Promo - Seguro Viagem On-line

Trabalho voluntário no exterior: como funciona?

Trabalho voluntário no exterior: como funciona?.

Já pensou em conhecer o mundo fazendo trabalho voluntário no exterior? Pois saiba que é perfeitamente possível e muito mais fácil do que você imagina.

Vários programas oferecem às pessoas oportunidades de viajar para o exterior em troca de trabalho voluntário. Pode ser através do serviço voluntário ou mesmo pela troca de serviços.

O que é trabalho voluntário?

trabalho voluntário no exterior

Trabalho voluntário é definido pela lei como:

“a atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive mutualidade.”

Ou seja, antes de fazer trabalho voluntário no exterior, é preciso saber que você não irá receber pelos serviços. Algumas instituições oferecem a hospedagem e alimentação. Mas os gastos com passaporte, vistos, passagens e seguro viagem, ficam por conta do viajante.

Por que ser voluntário?

trabalho voluntário no exterior

O voluntariado pode ser algo não remunerado, mas serviço nenhum vai te enriquecer tanto como ajudar em uma causa social/ambiental. Riqueza nem sempre tem a ver com dinheiro. E fazer um trabalho voluntário no exterior com certeza vai te trazer muitas experiências incríveis.

Além de estar em contato com outra cultura, outra língua e aprendendo sobre algo que talvez você não tenha conhecido até então, você vai estar praticando o bem, ajudando alguém e fazendo seu papel para ajudar a melhorar o mundo.

Você ainda pode escolher o serviço que melhor se encaixa com suas habilidades, ajudar a construir uma casa, auxiliar os refugiados, dar aulas de idioma para crianças e muitas outras coisas. O serviço voluntário é algo tão genuíno que até as empresas dão atenção a esse tipo de experiência no currículo.

Ficou interessado? Confira alguns programas que podem te ajudar.

Trabalho voluntário no exterior

São muitas as instituições que fazem a intermediação entre os voluntários e os lugares que precisam de ajuda. Você pode escolher a que melhor se enquadra no seu perfil e começar a buscar as oportunidades. Dá uma olhada:

WorldPackers

trabalho voluntário no exterior

O WorldPackers é um site que conecta viajantes e donos de hospedagens ao redor do mundo para intermediar uma troca de serviços ou viabilizar a oportunidade de fazer trabalho voluntário no exterior. A plataforma é bem intuitiva. Você entra no site e escolhe entre as três modalidades de viagem:

  • Work Exchange (viajar trocando suas habilidades por serviço)
  • Impacto Social (trabalhar de forma voluntária em ONGs, escolas e projetos sociais)
  • Natureza e Bem estar (aprender em ecovilas, fazendas e institutos de permacultura)

Com a categoria escolhida, você pode filtrar as oportunidades por país, por estado e até mesmo por cidades específicas. Assim, você escolhe entre as opções e troca seus serviços por hospedagem e alimentação. O período varia de acordo com a hospedagem escolhida.

WWOOF (World Wide Opportunities on Organic Farms – Oportunidades Globais em Fazendas Orgânicas)

trabalho voluntário no exterior

O programa WWOOF atua em mais de 60 países ao redor do mundo. Através dele você escolher entre uma das inúmeras oportunidades de ajudar pequenos produtores ou grandes fazendas orgânicas para fazer trabalho voluntário no exterior.

O objetivo do programa é promover a troca de experiência entre o voluntário e seu anfitrião, visando a construção de uma comunidade global sustentável. É de responsabilidade do viajante combinar o período de estadia com o dono da hospedagem.

Help Exchange

trabalho voluntário no exterior

O Help Exchange é um site que reúne vários lugares que estão precisando de uma mãozinha. Você pode fazer trabalho voluntário no exterior ajudando na construção de casas, ensinando um idioma, cuidando da jardinagem, levando crianças para a escola, ajudando em projetos religiosos e muitas outras coisas.

Cada projeto funciona de uma maneira diferente, é preciso observar os detalhes de cada uma, mas normalmente elas oferecem alimentação e hospedagem. O site cobra uma pequena taxa de associação para liberar recursos como conversar diretamente com o anfitrião.

United Nations Volunteers (Voluntariado das Nações Unidas)

trabalho voluntário no exterior

O United Nations Volunteers é um dos programas mais amplos para quem quer participar de um trabalho voluntário no exterior. Ele atua em projetos presentes em cerca de 140 países. Grande parte das oportunidades são voltadas para países que estão vivendo uma “pós-catástrofe”, como um terremoto, tsunami, furacão, etc.

O site aceita voluntários com idades de 25 a 70. Além de recolher voluntários pelo mundo, um dos principais objetivos do programa é defender a importância do voluntariado para o desenvolvimento mundial.

Trabalho voluntário na África

Um dos lugares mais procurados para trabalho voluntário no exterior é a África. O continente é um lugar incrível para fazer esse tipo de trabalho, pois além da oportunidade de ajudar quem realmente precisa, você irá vivenciar experiências únicas, conhecendo toda a riqueza cultural, religiosa e natural do continente.

Sudan Volunteer Programme

trabalho voluntário no exterior

Muita gente se interessa pela chance de fazer trabalho voluntário no exterior, tendo em mente o continente africano. Dessa forma, o Sudan Volunteeer Programme é um projeto que tem como objetivo recolher voluntários para ensinar idiomas em um dos países mais pobres do mundo: o Sudão.

Além de ensinar idiomas nas escolas públicas, o programa também visa promover uma experiência cruzada entre as culturas e mostrar para os viajantes o lado bonito do Sudão, que pouco se ouve falar.

Naturally Africa Volunteers

trabalho voluntário no exterior

Um dos programas mais abrangentes para quem quer prestar trabalho voluntário no exterior e escolheu o continente africano como destino, é o Naturally Africa Volunteers. Através dele você vai encontrar oportunidades por todo o continente. Os trabalhos são variados, desde o ensino de esportes até o voluntariado médico

Todos os anos o programa reúne centenas de voluntários. Os gastos com a viagem e documentos ficam por conta do viajante. As regiões mais populares são Quênia, Malawi, Namíbia, Tanzânia, África do Sul e Gana.

Não se esqueça do Seguro Viagem!

O seguro viagem é um documento indispensável para qualquer destino. Afinal, imprevistos não escolhem hora nem lugar para acontecer. Então, se você está planejando fazer trabalho voluntário no exterior, comece já a fazer a cotação do seu seguro aqui no Seguros Promo.

Já está de viagem marcada?

Mochileiros tem a oportunidade de visitar vários países em uma única viagem. Mas muitas vezes só pensam na possibilidade de fazer trabalho voluntário no exterior, quando já estão em viagem. Por isso, comece a planejar com antecedência e viva essa experiência da melhor maneira.

Para isso, confira nosso texto sobre trabalho voluntário durante o mochilão e conheça os motivos pelos quais você não deve deixar essa chance escapar!

compartilhar no facebook compartilhar no twitter
Compre aqui seu seguro viagem
Como podemos falar com você?

Segue a gente