CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Vale a pena contratar um pacote de viagem?

Está cada vez mais incomum contratar um pacote de viagem. Mas, afinal, essa é uma escolha que vale a pena ou não? Como qualquer serviço, ele também tem suas vantagens e desvantagens. Então, acompanhe nosso post e confira agora se contratar um pacote de viagem é a melhor forma para você aproveitar as férias! Qual são as …

Está cada vez mais incomum contratar um pacote de viagem. Mas, afinal, essa é uma escolha que vale a pena ou não? Como qualquer serviço, ele também tem suas vantagens e desvantagens. Então, acompanhe nosso post e confira agora se contratar um pacote de viagem é a melhor forma para você aproveitar as férias!

Qual são as vantagens de contratar um pacote de viagem?

Praticidade e conveniência são as características dominantes de um pacote de viagem. Quando você se dirige a uma agência de turismo, os pacotes já estão prontinhos à sua espera. A única pesquisa que você precisa realmente fazer é relacionada aos preços — dependendo do caso, nem isso.

É difícil achar alguém que não gosta de viajar, mas nem todas as pessoas têm tempo e paciência para criar um roteiro. Pesquisas detalhadas, itinerários, tarifas de passagens e hospedagem, passeios e traslados são torturas para muita gente. Para essas pessoas, a contratação de um pacote de turismo é a melhor saída para fugir do estresse.

Há também turistas que preferem explorar os destinos da viagem acompanhados por um guia de turismo. Esse tipo de serviço garante conhecer os principais pontos de cada cidade. Além disso, por meio dos passeios guiados, você conhecerá também toda a história de onde você passar.

Os valores podem variar conforme o destino, período da viagem, número de passeios e categorias de serviços. As agências sempre facilitam o pagamento, parcelando os valores. Mas cabe a cada um avaliar qual é o melhor custo-benefício e se os pacotes oferecidos pelas agências de viagem atendem ao seu perfil.

E as desvantagens de contratar pacotes de viagem?

A principal desvantagem de contratar um pacote de viagem é que você ficará preso a passeios e horários determinados pela programação. O serviço segue um roteiro padrão, então dificilmente você conseguirá personalizar os passeios conforme a sua preferência. Dessa forma, pode acontecer de você ter que abrir mão de determinados programas que gostaria de fazer e muitas vezes ter que ceder para o que você não gosta.

Sem o pacote de turismo, você pode fazer o seu próprio roteiro, optando por lugares pelos quais você realmente se interessa, além das atrações que não podem faltar na programação da viagem.

A necessidade de seguir horários quando se viaja em grupo é outra desvantagem. Principalmente quando se vai a um determinado lugar que você tacha mais interessante, às vezes o tempo estipulado pelo guia não é suficiente para você aproveitar o programa como gostaria. O pior é quando você sai de um lugar muito legal por causa do horário para ir para outro que não é de seu interesse. A sensação de perda de tempo domina essa situação.

O preço também pode ser uma desvantagem ao contratar um pacote de viagem. A comodidade que a agência oferece, fazendo todo o trabalho por você, pode custar caro. Se você fizer um teste e comparar o preço de um pacote de turismo com os valores dos serviços similares que você pode fechar por conta própria, verá uma diferença considerável. As agências sempre embutem as comissões nas cotações fornecidas.

Para quem valoriza conforto em hospedagem, pode encontrar desvantagem também na limitação da seleção de hotéis que os pacotes costumam oferecer. E há ainda os voos fretados, que podem ser marcados em horários estranhos ou serem remarcados de última hora.

Onde e quando vale a pena viajar por pacotes?

pacote de viagem

Os pacotes de turismo que usam voos fretados sempre ganham vantagem nos preços. Para quem prefere economizar no bolso e no tempo que gasta para planejar uma viagem por conta própria, contratar o serviço pode ser um bom negócio para os destinos que as operadoras brasileiras têm parceria com a rede hoteleira, como resorts, Nordeste, Orlando, Cancun e Buenos Aires.

Em períodos de alta temporada, como Carnaval, Réveillon e feriados prolongados, os pacotes podem ser uma solução para quem não se programou com antecedência. As agências sempre têm assentos nos voos e quartos de hotéis garantidos para quem decide viajar em cima da hora.

E para quem curte ecoturismo, o pacote é uma boa opção. Muitos passeios da categoria requerem o acompanhamento de guia. Com o pacote, você já sairá com a programação dos passeios definida e com a garantia de qualidade, principalmente se a agência for especializada na aérea.

Onde e quando não vale a pena?

Se o seu destino for a Europa ou Nova York, não vale a pena contratar um pacote. Como vantagem, você só terá comodidade. Esses locais já têm custos altos para viagens, com pacotes, eles ficam ainda mais caros.

Se você conseguir organizar a viagem com antecedência, pode encontrar promoções de passagens aéreas para esses destinos — as companhias sempre lançam ofertas-relâmpago. E o leque de hospedagem é muito maior para você escolher independentemente.

Especialmente se a sua viagem estiver programada a para baixa temporada, não vale a pena fechar um pacote. A disponibilidade de voos e hotéis é tranquila e os preços bem mais baixos do que os que as operadoras oferecem. Se fechar com antecedência, então, a economia será ainda mais garantida.

Quando optar pelas excursões?

As excursões são realizadas em um grupo que segue a viagem com o itinerário pré-programado. Geralmente, a programação conta com os principais passeios que o destino oferece, mas nem sempre os ingressos das atrações estão inclusos. As refeições e passagens aéreas também podem fazer parte do pacote.

A comodidade é garantida aqui. Você não precisará se preocupar com busca por endereços, filas e nem roteiros impossíveis de serem seguidos. Porém, as programações costumam ser intensas. A quantidade quase sempre é mais importante do que a qualidade. O grupo percorre grande número de cidades e pontos de city-tours em pouco tempo. E a viagem se passa mais dentro de um ônibus do que em terra firme. Além disso, é preciso trabalhar a paciência, pois sempre surge um alguém no grupo que passa o dia reclamando, não respeita os horários ou excede nas brincadeiras de mau gosto.

A excursão é uma boa opção para passeios temáticos, como religiosos, gastronômicos e históricos. Para países com acesso mais difícil, como Egito, Irã e Índia, também pode ser uma boa opção para aproveitar melhor a viagem. E para quem não gosta de viajar sozinho, mas não tem companhia, a excursão pode unir o útil ao agradável: conhecer pessoas novas e explorar novos lugares.

Com pacote de viagem ou sem, o importante é aproveitar as férias da forma mais adequada a você.

aaaa