CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Visto de turista: como se preparar para visitar destinos no exterior

Dúvidas sobre como tirar o visto de turista? Entenda quais são os documentos exigidos, como funciona o processo e para quais destinos o visto é solicitado!

O visto de turista é um dos itens principais para os viajantes que desejam curtir os dias de descanso em terras estrangeiras. 

Organizar a viagem e ficar de olho na documentação necessária são passos fundamentais que os turistas experientes já dominam para não serem pegos de surpresa durante a jornada, evitando assim momentos de estresse e apreensão.

Com uma boa dose de pesquisa e planejamento, é possível organizar toda a papelada e carimbar o passaporte para vivenciar experiências fantásticas pelo mundo.

Se você está se programando para ir ao exterior nas próximas férias, fique de olho nas dicas desse post. Você irá conhecer os principais destinos em que o visto de turista é exigido, e ainda ficar por dentro de tudo o que é preciso para consegui-lo. Confira!

Faça a cotação de seu seguro viagem no Seguros Promo e ganhe 15% de desconto. Aproveite!

Visto de turista: o que é, países que exigem e como tirar

O visto para passeios turísticos é um dos itens que geralmente trazem muitas dúvidas aos viajantes, principalmente para aqueles que estão embarcando para o exterior pela primeira vez. 

Não são todos os países que solicitam, e entre os que fazem a exigência, é comum encontrarmos diferentes tipos de procedimentos — e até mesmo os documentos obrigatórios podem variar.

Afinal, tirar o visto de turismo é um processo difícil? Quanto custa o visto para o meu destino? Quanto tempo ele dura? Essas e muitas outras perguntas fazem parte do conjunto de questionamentos que os viajantes mais fazem sobre a questão.

Para que você consiga planejar a sua viagem sem receios e com clareza, reunimos as respostas para as dúvidas mais frequentes sobre esse tema. Continue a leitura para saber tudo!

O que é o visto de turista?

Visto de turista o que é
Fonte: Pixabay

O visto turístico nada mais é do que uma aprovação que permite a estadia de um visitante em um outro país por um tempo determinado, concedida pelo consulado da nação para a qual o turista deseja viajar.

Quando aprovado, o visto pode ser carimbado no passaporte, ou pode ser fornecido como um documento em anexo.

Um ponto de atenção é que o visto não é o único critério que irá ditar se o turista poderá ou não entrar no território estrangeiro. Ao passar pelo posto de imigração, a autoridade responsável poderá fazer algumas perguntas sobre o motivo e os detalhes da viagem.

Como tirar o visto de turista?

Para muitos países do mundo, não basta comprar as passagens, arrumar as malas e partir.

Por isso, planejar a viagem com antecedência e conhecer as leis e regras do país para o qual pretende viajar é essencial. Isto porque, em alguns casos, o processo de concessão do visto pode ser burocrático e demorado.

E se tem uma coisa que a gente não quer é perder a viagem por causa de documentação, não é mesmo?

Sendo assim, o primeiro passo para quem quer viajar ao exterior é confirmar a exigência de visto de turista, bem como os requisitos de entrada no país escolhido.

Países que pertencem ao Mercosul, por exemplo, não exigem visto para permanência de brasileiros por até 90 dias. 

Já os países da União Europeia, embora não solicitem visto para o mesmo período de permanência, podem exigir comprovação de renda e de saúde para permitir a entrada do turista brasileiro.

O que precisa para tirar o visto de turista?

Visto de turista o que precisa
Fonte: Pixabay

De um modo geral, ao verificar como obter o visto, alguns documentos são normalmente exigidos para a maioria dos países. São eles:

  • Fotos recentes: os tamanhos, a cor do fundo e o tipo de papel para impressão podem variar de acordo com a exigência do país.
  • Passaporte: a validade do documento deve ser de, no mínimo, 6 meses.
  • Seguro viagem: a contratação do serviço é uma exigência para a entrada e permanência em diversos países da Europa, além de outros continentes.
  • Comprovante de renda: documentos como contracheques, extratos bancários e declarações de Imposto de Renda são solicitados para comprovar que o turista possui os meios necessários para a estadia no destino.
  • Roteiro de viagem: um guia detalhado, informando os locais de hospedagem, meios de contato e os destinos que serão visitados para os dias da viagem.
  • Passagens aéreas (ida e volta): dependendo do país, os bilhetes podem ser exigidos no processo.
  • Carta-convite: caso vá visitar parentes ou amigos residentes em outro país, o anfitrião deverá fornecer uma carta que especifique o propósito da viagem. 

A carta-convite deve informar a data de retorno ao país, comprovantes sobre o financiamento da viagem (caso aplicável por parte do anfitrião), dados de contato e uma apresentação pessoal, tanto sobre o visitante quanto sobre o anfitrião.

  • Comprovantes de instituições de ensino: documentos que comprovem a matrícula ou o histórico acadêmico são itens que corroboram o vínculo do viajante, demonstrando que o turista não possui a intenção de se manter como um imigrante.
  • Comprovantes de imóveis e bens: posses como imóveis e carros também são itens que demonstram vínculo e comprovam condições para turismo em outro país. Tenha em mãos os documentos originais e cópias.

Quanto tempo dura o visto de turista?

Este é um critério que pode variar de acordo com o país e com a aprovação concedida pelo consulado. O tempo de validade do visto pode ser de meses ou até mesmo anos.

Mas atenção: validade não é o mesmo que a permanência! O tempo de duração do visto corresponde ao período máximo que o turista irá dispor para permanecer no país em uma mesma visita, e pode ser decidido pelo agente de imigração.

Quanto tempo dura o visto de turista?

No caso do visto para os Estados Unidos, é cobrada uma taxa de 160 dólares americanos. Já para o Canadá, a cobrança é de 100 dólares canadenses (preços conferidos em novembro de 2020).

Como os preços podem variar, o ideal é fazer uma pesquisa e conferir o valor de acordo com o destino.

Planos de seguro viagem mais recomendados para turismo

Seguro Viagem:
Seguros Internacionais
AC 150 AM. NORTE COVID-19 AC 150 AM. NORTE COVID-19
Assistência médica USD 150.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
Assistência médica USD 250.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
CORIS 60 USA BASIC +COVID19 CORIS 60 USA BASIC +COVID19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Uma das melhores formas de se resguardar durante a sua jornada é investindo na contratação de um plano de seguro viagem completo.

Independente do país, o seguro conseguirá oferecer uma série de benefícios e vantagens que nenhum outro serviço conseguirá cobrir enquanto estiver fora do Brasil. Por isso, essa recomendação não deve ser ignorada para o sucesso da sua jornada.

Para descobrir quais são os planos mais interessantes do mercado, com as condições mais favoráveis, faça a sua pesquisa no Seguros Promo. Aliamos experiência, economia e praticidade para oferecer produtos imbatíveis, sempre visando a sua satisfação!

Veja abaixo os planos internacionais com o melhor custo-benefício!

Como saber se o país de destino exige visto de turista?

Para conferir se o destino escolhido é um dos países que não precisam de visto de turista para brasileiros, bem como outros requisitos de entrada em seu território, entre em contato com a Embaixada ou Consulado do país.

O Itamaraty não divulga uma lista oficial de países que exigem visto para a entrada de brasileiros, já que é de responsabilidade de cada país informar os requisitos exigidos ao turista.

Como o órgão brasileiro costuma trabalhar com a reciprocidade (ou seja, normalmente requer visto dos países que também o exigem do turista brasileiro), a lista de vistos obrigatórios para entrada no Brasil pode servir de guia — porém, é preciso ter em mente que há exceções.

Principais países que exigem visto de turista para brasileiros

Separamos para você uma lista com os principais destinos que solicitam o visto de turista para os brasileiros, além de dicas valiosas para conseguir o tão esperado carimbo no passaporte!

Fique de olho se seu país de destino está na lista, e comece desde já a separar a documentação. Afinal, o planejamento e a organização da viagem são os primeiros passos para colocar a programação em prática!

Estados Unidos da América

Visto de turista Estados Unidos
Fonte: Pixabay

A terra do Tio Sam é um dos principais destinos dos brasileiros. Segundo pesquisa realizada pelo Visit USA, em 2014, os EUA receberam mais de 2 milhões de visitantes vindos do Brasil.

Contudo, para desembarcar em terras americanas, o visto de turista é exigido.

O visto americano é um dos mais burocráticos e exigentes, e por isso, preparar a solicitação do documento com antecedência é fundamental para o sucesso da empreitada.

Além de preencher um formulário online, pagar uma taxa de solicitação de visto e ter um passaporte com validade de no mínimo 6 meses, é preciso ainda agendar uma entrevista no consulado americano.

Este processo todo pode levar alguns meses — por isso, quanto antes começar, melhor!

No dia da entrevista, tenha em mãos toda a documentação que comprove os seus laços com o Brasil e a sua situação financeira. Mesmo que não sejam solicitados, estar de posse dela é muito importante.

Documentos como Imposto de Renda, carteira de trabalho assinada, matrícula em cursos/universidade, contrato de aluguel ou compra de imóveis, documento de carro, certidão de casamento e dos filhos, extrato bancários e holerites são aceitos como comprovações.

E também vale considerar uma dica: não é necessário apresentar a passagem aérea comprada no dia da entrevista.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Canadá

    O processo de obtenção do visto canadense também é bem burocrático e exigente.

    Embora o procedimento seja todo feito pela internet — preenchimento de formulários, teste de elegibilidade e pagamento da taxa de solicitação —, o país pede uma extensa lista de documentos comprobatórios.

    Entre eles, estão os vínculos empregatícios, carta do empregador com informações sobre o período de férias, extratos bancários e até mesmo extrato de aplicações e fundos de investimento.

    Não se esqueça de anexar o Imposto de Renda na sua solicitação de visto de turista para o Canadá. O consulado canadense se baseia nele para certificar a renda declarada.

    Diferentemente do visto americano, para o consulado canadense, declarações de imóveis e veículos não são aceitos como comprovação de recursos financeiros. Por isso, declare somente o dinheiro disponível em contas ou investimento.

    Austrália

    Visto de turista Austrália
    Fonte: Pixabay

    A Austrália é um país super alto astral, com uma natureza exuberante e praias paradisíacas! Mas, para visitar esse pedacinho do paraíso na terra, os brasileiros precisam do visto australiano.

    Embora seja um processo bem mais simples que o visto americano ou canadense, ficar atento às exigências do país é essencial para conseguir o documento.

    O primeiro passo para solicitar o visto de turista para Austrália é preencher o longo formulário de solicitação.

    As informações colocadas neste documento são de extrema importância para a aprovação ou não da solicitação. Por isso, cuidado e atenção redobrada ao preenchê-lo. Seja paciente!

    Além do formulário, a Embaixada australiana recomenda o envio de uma lista de documentos que comprovem a relação do viajante com o país de origem e sua condição financeira. São eles:

    • Cópia do itinerário da viagem e/ou reserva de passagens;
    • Carta do empregador e/ou carteira de trabalho assinada;
    • Declaração de Imposto de Renda atual, extratos bancários e de cartão de crédito e últimos contracheques.

    Não são aceitos como comprovações financeiras os seguintes documentos:

    • Declarações de compra de imóveis ou joias;
    • Saldo de conta corrente ou extrato somente do saldo;
    • Saldo FGTS;
    • Cartão de crédito ou valor aprovado para cheque especial.

    Dependo do caso e da idade do viajante, talvez seja necessário fazer alguns exames médicos e atender à alguns requisitos de saúde.

    Inglaterra

    Quanto aos vistos para Europa, o processo de visto de turista para Inglaterra é diferente dos citados anteriormente. A aprovação não é feita ainda em território brasileiro, mas apenas após o desembarque no aeroporto

    A entrada no país só é permitida após a passagem pela imigração, na qual o oficial fará uma breve entrevista para conferir os propósitos que o viajante possui no território.

    A estadia máxima para turismo no Reino Unido é de até 6 meses — caso o viajante permaneça continuamente por todo o período, só poderá voltar ao país depois de um ano.

    Em relação aos documentos que devem ser apresentados ao oficial, esteja com a passagem de volta ao Brasil e comprovantes de renda e demais vínculos ao país, assim como reservas de hospedagens e declarações sobre as intenções e a duração da viagem.

    Portugal

    Visto de turista Portugal
    Fonte: Pixabay

    O país é um dos destinos no exterior mais visados pelos brasileiros, e muitos turistas se perguntam se precisa de visto para Portugal

    A verdade é que, por enquanto, o visto de turista para Portugal não é exigido para visitantes que permaneçam por até 90 dias no território. Inclusive, a viagem não precisa ter um propósito necessariamente turístico: o quesito se aplica também para viagens a negócios.

    Mas vale ficar atento: a partir de 2023, o ETIAS passará a ser exigido para os brasileiros que desejam visitar o país.

    Japão

    O visto de turista para o Japão possui um processo um pouco diferente da maioria, pois neste caso não são feitas entrevistas. Os passos incluem o preenchimento de formulários e a apresentação de documentos com cópias, que devem ser levados ao consulado japonês.

    O país oferece dois tipos de vistos para curta duração: para uma ou duas entradas, ou para múltiplas entradas

    No primeiro caso, o tipo é recomendado para viagens rápidas ou conexões, enquanto a segunda opção permite a entrada e saída livre durante o período de validade — porém, ele só pode ser solicitado caso o turista já tenha ido ao Japão a turismo nos últimos três anos.

    Para dar entrada no processo do visto, é necessário fazer o requerimento no site da Embaixada do Japão ou de um dos consulados. 

    Os documentos exigidos incluem uma foto recente, cópias de reserva de passagem ida e volta, do RG e da declaração do Imposto de Renda.

    Além disso, para viagens a turismo, é preciso escrever um roteiro seguindo o modelo disponível pela Embaixada, informando as cidades a serem visitadas, datas e contatos dos locais de hospedagem.

    Os valores para o visto de turista podem variar entre R$ 107 e R$ 214, dependendo do número de entradas (preços verificados em novembro de 2020). 

    O documento poderá ser solicitado com no mínimo 3 meses de antecedência da data da viagem, e o viajante poderá permanecer no país por até 90 dias.

    China

    Visto de turista China
    Fonte: Pixabay

    O visto para turismo na China é exigido caso o viajante passe mais do seis dias em cidades como Pequim, Xangai, Tianjin e a província de Hebei.

    Para o visto, é preciso preencher o formulário no site do consulado, utilizando uma foto recente com fundo branco. Itinerário, reservas de hospedagem ou carta-convite e passagens de ida e volta também serão exigidos, além de comprovantes financeiros.

    O preço do visto para China é de R$ 460 (valor conferido em novembro de 2020), e pode variar de acordo com o tipo. É importante notar que o pagamento deve ser feito em espécie, em uma agência da HSBC.

    Seguro viagem para viagens ao exterior

    Seguro Viagem:
    Seguros Internacionais
    AC 150 AM. NORTE COVID-19 AC 150 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 150.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 250.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 60 USA BASIC +COVID19 CORIS 60 USA BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Já escolheu o destino da sua próxima viagem? Agora que você está por dentro do que é necessário para tirar o visto de turismo, vai ser fácil escolher novos lugares para conhecer e viajar tranquilo!

    E quando se fala em tranquilidade, uma das melhores garantias é o seguro viagem. No Seguros Promo, você pode comparar planos de todos os tipos e faixas de preço!

    Com um plano internacional, por exemplo, você pode usar o mesmo seguro inclusive se viajar para vários continentes diferentes. Se precisar, conte com nossas equipes de atendimento para te ajudar a fazer a melhor escolha possível! 

    Quer viajar o mundo inteiro com facilidade? De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa