Visto de turista: dicas para ir aos principais destinos no exterior - Seguros Promo - Seguro Viagem On-line

Visto de turista: dicas para ir aos principais destinos no exterior

Visto de turista: dicas para ir aos principais destinos no exterior.

As férias já estão chegando! E para quem quer curtir os dias de descanso em terras estrangeiras, organizar a viagem e ficar de olho na documentação necessária é fundamental para não ser pego de surpresa e acabar vivendo dias de estresse e apreensão.

Quando o assunto é documentação, o visto de turista é o principal pesadelo do viajante. Mas calma, não precisa de pânico! Com uma boa dose de pesquisa e planejamento, é possível organizar toda a papelada e carimbar o passaporte para vivenciar experiências fantásticas pelo mundo.

Se você está se programando para viajar para fora nas próximas férias, fique de olho nas dicas desse post. Você irá conhecer os principais destinos em que o visto de turista é exigido e ainda ficar por dentro de tudo o que é preciso para consegui-lo. Confira! 

1. Planejamento é a palavra de ordem

Para muitos países do mundo, não basta comprar as passagens, arrumar as malas e partir.

Por isso, planejar a viagem com antecedência e conhecer as leis e regras do país para o qual pretende viajar é essencial. Isto porque, em alguns casos, o processo de concessão do visto pode ser burocrático e demorado.

E se tem uma coisa que a gente não quer é perder a viagem por causa de documentação, não é mesmo?

Sendo assim, o primeiro passo para quem quer viajar ao exterior é confirmar a exigência de visto de turista, bem como os requisitos de entrada no país escolhido.

Países que pertencem ao Mercosul, por exemplo, não exigem visto para permanência de brasileiros por até 90 dias. Já os países da União Europeia, embora não exijam visto para o mesmo período de permanência, podem exigir comprovação de renda e de saúde para permitir a entrada do turista brasileiro.

2. Como saber se o país de destino exige visto de turista

visto de turista

Para conferir se o destino escolhido exige visto de turista para brasileiros, bem como outros requisitos de entrada em seu território, entre em contato com a Embaixada ou Consulado do país.

O Itamaraty não divulga uma lista oficial de países que exigem visto para a entrada de brasileiros, já que é de responsabilidade de cada país informar os requisitos exigidos ao turista.

Contudo, como o órgão brasileiro trabalha com a reciprocidade, ou seja, exige visto dos países que também o exigem do turista brasileiro, a lista de vistos exigidos para entrada no Brasil pode servir de guia.

3. Veja os principais países que exigem visto de turista para brasileiros

Separamos para você uma lista com os 3 principais países que exigem o visto de turista para os brasileiros, e dicas valiosas para conseguir o tão esperado carimbo no passaporte!

Fique de olho se seu país de destino está na lista, e comece desde já a organizar a documentação. Afinal, o planejamento e a organização da viagem já é começar a própria viagem! 😉

Estados Unidos da América

visto de turista

A terra do Tio Sam é um dos principais destinos dos brasileiros. Segundo pesquisa realizada pelo Visit USA, em 2014, os EUA receberam 2 milhões 263 mil visitantes vindos do Brasil. Contudo, para desembarcar em terras americanas, o visto de turista é exigido.

Confira nossas dicas e saiba como fazer para conquistar o tão sonhado visto americano!

1. Planeje com antecedência

O visto de turista para os Estados Unidos é um dos mais burocráticos e exigentes, por isso, preparar a solicitação do documento com antecedência é fundamental para o sucesso da empreitada.

Além de preencher um formulário online, pagar uma taxa de solicitação de visto e ter um passaporte com validade de no mínimo 6 meses, é preciso ainda agendar uma entrevista no consulado americano.

Este processo todo pode levar alguns meses, por isso, quanto antes começar, melhor!

2. Certifique-se de estar com todos os documentos necessários

No dia da entrevista no consulado, tenha em mãos toda a documentação que comprove os seus laços com o Brasil e a sua situação financeira. Não quer dizer que o cônsul pedirá para verificar essa documentação, mas, mesmo que não sejam solicitados, estar de posse dela é muito importante.

Documentos como Imposto de Renda, carteira de trabalho assinada, matrícula em cursos/universidade, contrato de aluguel ou compra de imóveis, documento de carro, certidão de casamento e dos filhos, extrato bancários e holerites são aceitos como comprovações.

Dica: Não é necessário apresentar a passagem aérea comprada no dia da entrevista.

Acesse o site da Embaixada Americana e saiba mais sobre o visto de turista para o país!  

Canadá

visto de turista

O processo de obtenção de visto canadense também é bem burocrático e exigente.

Embora o procedimento seja todo feito pela internet — preenchimento de formulários, teste de elegibilidade e pagamento da taxa de solicitação — o país solicita uma extensa lista de documentos comprobatórios como vínculos empregatícios, carta do empregador com informações sobre o período de férias, cópia do Imposto de Renda, extratos bancários e até mesmo extrato de aplicações e fundos de investimento.

1. O Imposto de Renda é fundamental

Não se esqueça de anexar este documento na sua solicitação. O consulado canadense se baseia nele para certificar a renda declarada.

2. Declare somente o dinheiro disponível

Diferente do visto americano, para o consulado canadense, declarações de imóveis e veículos não são aceitos como comprovação de recursos financeiros. Por isso, declare somente o dinheiro disponível em contas ou investimento.

Para saber mais sobre o visto canadense, acesse o site da embaixada.

Austrália

visto de turista

A Austrália é um país super alto astral, com uma natureza exuberante e praias paradisíacas! Mas, para visitar esse pedacinho do paraíso na terra, os brasileiros também precisam de visto.

Embora seja um processo bem mais simples que o visto americano ou canadense, ficar atento às exigências do país é essencial para conseguir o documento.

1. Atenção e cuidado ao preencher o formulário de solicitação

O primeiro passo para solicitar o visto australiano é preencher o longo formulário de solicitação.

As informações colocadas neste documento são de extrema importância para a aprovação ou não da solicitação. Por isso, cuidado e atenção redobrada ao preenchê-lo. Seja paciente!

2. Fique por dentro da documentação exigida

Além do formulário, a embaixada australiana recomenda o envio de uma lista de documentos que comprovem a relação do viajante com o país de origem e sua condição financeira. São eles:

  • Cópia do itinerário da viagem e/ou reserva de passagens;

  • Carta do empregador e/ou carteira de trabalho assinada;

  • Declaração de imposto de renda atual, extratos bancários e de cartão de crédito e últimos contracheques.

Não são aceitos como comprovações financeiras os seguintes documentos:

  • Declarações de compra de imóveis ou joias;

  • Saldo de conta corrente ou extrato somente do saldo;

  • Saldo FGTS;

  • Cartão de crédito ou valor aprovado para cheque especial.

Dependo do caso e da idade do viajante, talvez seja necessário fazer alguns exames médicos e atender à alguns requisitos de saúde.

Acesse o site da embaixada e comece já o processo de solicitação do visto ou tire as suas dúvidas!

Já escolheu o destino da sua próxima viagem? Visite nosso Instagram e venha se inspirar a conhecer novos lugares e viajar tranquilo com a gente ao redor do mundo! 

Ebook Gratuito

compartilhar no facebook compartilhar no twitter
Compre aqui seu seguro viagem
Como podemos falar com você?

Segue a gente