5 dicas para evitar o extravio de bagagem

5 dicas para evitar o extravio de bagagem.

Quem já teve bagagem extraviada não gosta nem de se lembrar da dor de cabeça que passou. E quem nunca enfrentou este problema, certamente tem pavor de imaginar que isso possa acontecer na próxima viagem. Por isso, é sempre bom se prevenir para evitar o extravio de bagagem. Afinal, isso pode ser motivo para transformar as férias em pesadelo.

Todos que viajam com bagagem despachada estão sujeitos a este transtorno. Mas, você sabia que é possível evitar o extravio de bagagem desde o momento em que você está organizando a sua viagem? Para começar, prefira voos sem conexões, pois as trocas de aeronaves aumentam as chances de as malas serem extraviadas.

Mas temos muito mais dicas para você fugir deste problema. Veja aqui!

1. Contrate um seguro de viagem

Engana-se quem acha que seguro de viagem só dá cobertura para acidentes ou assistência médica. O serviço cobre também extravio de bagagem. Se você não tiver sorte e for sujeito a enfrentar este problema, com o seguro de viagem pode ser mais rápido encontrar a sua mala. Além disso, será auxiliado da melhor forma para buscar os seus direitos diante do ocorrido.

Como nem todos os destinos exigem a contratação de seguro de viagem, é importante colocá-lo na sua lista de prioridades na hora de organizar o passeio. Além de todo o apoio que as seguradoras oferecem em casos de problemas, como o extravio de bagagem, a cobertura pode garantir um valor para o passageiro poder comprar roupas extras, caso a solução não aconteça com rapidez.

O principal objetivo do seguro de viagem é evitar que qualquer tipo de imprevisto atrapalhe os planos que foram feitos com carinho e dedicação pelo assegurado. 

Vale a pena pesquisar os serviços de seguros de viagem e conhecer melhor todas as vantagens. O mercado oferece planos que cabem em todos os bolsos, para ninguém viajar sem.

2. Identifique a bagagem

A identificação de bagagem é uma regra que não pode ser quebrada. Coloque uma etiqueta com informações pessoais básicas, como nome e telefones. Faça isso também na parte interna da mala, pois a etiqueta que fica na alça pode rasgar ou cair.

A identificação pode ser muito útil também caso você se distraia e perca a sua mala, além de ajudar se a bagagem for extraviada. Assim, a chance de alguém encontrar e devolver mais rapidamente será maior.

Se a sua mala for de modelo comum, como uma bem básica e preta, por exemplo, é interessante também pensar em formas para diferenciá-la. Adesivos ou fitas coloridas são opções simples e baratas para fazer isso e você saber de longe que aquela bagagem é a sua.

Uma dica importante é não investir tanto em malas caras e de marca. Essas chamam muita a atenção de quem tem más intenções – e essas pessoas podem fazer com que você nunca mais veja a sua bagagem.

Antes de embarcar, você também pode lacrar a sua mala com aqueles protetores plásticos de aeroportos. Também é uma forma de identificação, além de proteger a bagagem de avarias.

E jamais se esqueça de trancar a mala com cadeado, principalmente se estiver transportando produtos de valor. Se o cadeado tiver algum diferencial, também pode ser uma forma de identificação.

3. Prepare uma boa bagagem de mão

Nunca dispense a bagagem de mão, é a melhor forma de se precaver de imprevistos, como o extravio da mala despachada. Os pertences de maior valor e que serão extremamente importantes durante a viagem, como dinheiro, documentos, produtos eletrônicos e joias, devem ser levados na mão.

Além disso, coloque uma muda de roupa para caso de emergência. Se você fizer uso de medicamento, não se esqueça de deixá-los também na bagagem de mão.

E se você contratar seguro de viagem, leve em mãos todas as informações para entrar em contato, como telefone e apólice, caso ocorra qualquer imprevisto que a operadora possa resolver.

4. Embarque com antecedência

Chegue ao aeroporto com antecedência, pois isso evita que a correria de última hora cause confusão na hora de despachar a bagagem. O ideal é chegar duas horas antes do horário de embarque.

Além disso, fique atento durante o check-in e acompanhe bem todos os procedimentos que o atendente fará com a sua mala – principalmente se o destino final estará correto na etiqueta que será fixada na bagagem. E guarde bem o ticket de bagagem, pois ele será sua garantia, se algo acontecer com a sua mala.

5. Saiba o que fazer em caso de extravio

Se você tiver contratado seguro de viagem, entre em contato com a operadora para informar o incidente. Geralmente, as seguradoras aceitam chamadas a cobrar e fazem atendimento em português, mesmo no exterior. Então, ela entrará em contato diretamente com a companhia aérea para resolver o problema da forma mais rápida possível.

Para quem viaja sem seguro, deve recorrer diretamente com a companhia aérea, por meio do Relatório de Irregularidade de Bagagem (RIB). O ideal é que essa comunicação seja feita ainda no aeroporto, para o problema ser solucionado mais rápido. Mas você pode fazer a reclamação posteriormente, se preferir.

Caso não consiga preencher o RIB, envie um e-mail para a empresa, relatando todo o ocorrido. É importante ter registros por escrito, para obter provas de todas as procedências, se for necessário futuramente.

Em casos de roubo de mala, além de preencher o RIB, é necessário registrar um boletim de ocorrência, que também pode ser feito pela internet ou na delegacia mais próxima.

De qualquer forma, a companhia aérea será sempre a responsável pelas bagagens, do momento do despache até a entrega ao passageiro. Então, caso a sua mala desapareça, você pode pedir também o ressarcimento.

Nessa condição, a empresa irá calcular o valor baseado no Código Brasileiro de Aviação e terá o prazo de 30 dias para ressarcir o passageiro. Nem sempre esse valor satisfaz o dono da bagagem extraviada. Então, se você considerar que o prejuízo foi grande, o que resta fazer é recorrer à justiça.

Gostou das nossas dicas de como evitar o extravio de bagagem? A Seguros Promo sempre prepara dicas para quem gosta de viajar. Então, não perca tempo, siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro de tudo que pode te ajudar na hora de organizar a sua viagem. 

compartilhar no facebook compartilhar no twitter
Compre aqui seu seguro viagem
Como podemos falar com você?

Segue a gente

mautic is open source marketing automation