Saiba qual a melhor época para uma viagem ao exterior

Saiba qual a melhor época para uma viagem ao exterior.

Nada melhor que um período de férias para sair da rotina estressante do dia a dia e recuperar a energia, não é? Uma viagem ao exterior é uma experiência enriquecedora para quem aprecia o contato com culturas diferentes, gosta de encontrar pessoas interessantes e sonha em viver novas aventuras, conhecendo um pouco mais do vasto mundo onde vivemos.

O planejamento de uma viagem inesquecível começa na escolha da melhor época para viajar. Por isso, a leitura de nosso artigo vai facilitar a agradável tarefa de decidir o melhor período do ano para sua viagem ao exterior. Continue lendo!

Prós e contras de viajar no verão

viagem ao exterior

Os destinos internacionais para férias de verão são irresistíveis e as opções são infinitas: lugares como Havaí, Califórnia, as ilhas gregas do Mar Egeu, Sardenha, as ilhas do Mediterrâneo, a região do Algarve em Portugal, a Costa Brava na Espanha ou a Croácia, no Mar Adriático, fervilham na alta temporada.

Mas antes de correr para reservar voo e hotel, é melhor pensar nos prós e contras de uma viagem ao exterior no verão. Vamos ver?

Prós

Você foge das baixas temperaturas de inverno no exterior. O verão no hemisfério norte é bem quente, sendo que em alguns lugares as temperaturas podem até ser mais altas do que no Brasil. Você vai se sentir em casa! Com o tempo agradável, pode ficar mais tempo fora do hotel explorando as atrações do lugar.

Pode jantar em um restaurante ao ar livre e passar horas agradáveis apreciando a paisagem e as pessoas em volta, enquanto saboreia um bom vinho. No auge do verão, os dias são longos e só escurece depois de dez horas da noite, então você terá mais tempo para aproveitar.

A mala de verão será mais leve, já que você não precisará levar casacos, roupas pesadas ou botas. Vai sobrar mais espaço para as compras!

As principais atrações turísticas fecham mais tarde, então será possível planejar as visitas para depois da praia.

As ruas, os hotéis, os restaurantes, as atrações locais e os clubes noturnos estarão cheios de gente animada, aumentando suas chances de se socializar e conhecer pessoas do mundo todo.

Contras

A concorrência será grande! Aquele charmoso hotelzinho de Paris pode não ter mais vagas e será difícil encontrar um quarto em outro lugar, se não reservar com antecedência. E se a demanda sobe, os preços também sobem. Hotéis e companhias aéreas estarão cobrando mais caro.

Achar uma mesa em um restaurante será um desafio. Pode ser preciso esperar na fila até conseguir um lugar para jantar. E você nem terá tempo de saborear um cafezinho com calma depois da refeição, pois o garçom precisará de sua mesa para acomodar o próximo cliente.

Nas principais atrações turísticas, as filas para entrar estarão ainda mais longas. Lugares concorridos, como o Museu do Louvre, em Paris, ou a Capela Sistina, no Vaticano, estarão ainda mais lotados e não haverá espaço para apreciar as principais atrações com calma. Você corre o risco de voltar para casa sem aquela foto clássica diante da Mona Lisa!

As longas esperas nas filas vão reduzir seu tempo livre para visitar outras atrações. Pode ser que você gaste uma manhã inteira só para subir na London Eye (a roda gigante à beira do Rio Tâmisa, em Londres) e não tenha tempo para ver a troca da guarda da rainha no Palácio de Buckingham ou o curioso museu de cera de Madame Tussaud.

As multidões nas ruas atraem ladrões, sempre de olho nos turistas distraídos. Preste atenção a pessoas suspeitas e tome cuidado com bolsas e mochilas. Acione a central de atendimento do seguro viagem em caso de imprevistos (nunca se esqueça de contratar um bom seguro antes de uma viagem ao exterior!)

Prós e contras de viajar no inverno

viagem ao exterior

O inverno é uma estação mágica para admirar a paisagem sob a névoa das manhãs, ver a neve caindo suavemente sobre os telhados e cobrindo de branco os esqueletos das árvores nuas. Em dezembro, as cidades capricham na decoração para as festas do fim de ano, e as luzes e os mercados de Natal enchem os olhos dos turistas.

Parece lindo, não é? Mas antes de separar os casacos para a viagem, vamos ver as vantagens e desvantagens de uma viagem ao exterior no inverno:

Prós

Haverá menos turistas superlotando os destinos mais procurados. Você terá mais chance de se socializar com os moradores e de sentir a atmosfera genuína do lugar.

Ainda haverá filas nas atrações mais famosas, mas serão bem menores, o que vai abrir espaço para mais visitas interessantes. Com menos turistas na disputa, você poderá apreciar as atrações com calma e tirar muitas fotos com a Mona Lisa e com a Vênus de Milo, no Museu do Louvre, em Paris.

Ver a neve caindo pela primeira vez é uma experiência inesquecível. Os adultos voltam a ser crianças para brincar na paisagem branquinhas. E suas fotos ficarão lindas!

Você terá a chance de vestir aquelas roupas estilosas e calçar as botas que ficaram durante anos esperando no armário. Confortável e protegida do frio, poderá desfilar elegantemente pelos sofisticados bairros de Nova Iorque, Paris ou onde estiver.

Poderá reservar um chalé em uma estação de esqui para praticar esportes ou atividades na neve. Mesmo que não seja profissional, vai encontrar inúmeras atrações e muita beleza nas estações de esqui, como em Aspen (Colorado, USA), Chamonix e o espetacular Mont Blanc (França), Cortina D’Ampezzo (Itália), Innsbruck (Áustria), St Moritz (Suíça) e muitas outras.

Vai jantar ao lado da lareira e receber um atendimento especial, já que os restaurantes estarão mais vazios. Hotéis e companhias aéreas costumam fazer boas promoções de inverno.

A partir de novembro, os famosos mercados de Natal em várias cidades estrangeiras já estarão abertos e lindamente decorados para as festas. E, depois do Natal, é época de liquidações incríveis!

Contras

O inverno pode ser muito rigoroso, os dias são bem curtos e a neve pode bloquear estradas, fechar aeroportos e isolar cidades.

A bagagem de inverno será bem mais pesada.

Algumas atrações podem fechar ou reduzir os horários de funcionamento. A disponibilidade de hotéis e restaurantes também pode estar reduzida, principalmente em cidades fora do circuito turístico tradicional.

O funcionamento do transporte público pode ser prejudicado no inverno, especialmente nos feriados de fim de ano.

Com a falta de sol, você pode sentir fraqueza e falta de energia, ou pegar uma gripe forte por causa do frio. Então, lembre-se: nunca viaje sem um bom seguro!

Os meses com melhor custo-benefício

Quer economia e conforto? Então programe sua viagem ao exterior para a primavera ou o outono. Nos meses de abril e maio, até meados de junho, o tempo estará ameno e a multidão de turistas de verão ainda não terá invadido os melhores destinos do hemisfério norte. Com a demanda ainda em baixa, os preços também estarão mais baixos. As mesmas vantagens se repetem no outono, nos meses de setembro e outubro.

Agora sim, você já tem informações suficientes para escolher a melhor época para aproveitar ao máximo sua viagem ao exterior.

Aproveite para seguir a gente no Instagram, , Facebook e Twitter e curtir nossas fotos!

 

compartilhar no facebook compartilhar no twitter
Compre aqui seu seguro viagem
Como podemos falar com você?

Segue a gente

mautic is open source marketing automation