CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Ilha Samoa: conheça as melhores dicas de turismo e agende sua próxima viagem!

Quer saber tudo sobre a Ilha Samoa? Então confira o nosso artigo com as melhores dicas para a sua viagem a um dos destinos mais belos do mundo!

A Ilha Samoa leva a fama de ser um dos lugares mais lindos do mundo e consegue tal proeza sem dificuldades.

Não é difícil convencer os viajantes quando o cenário é formado por praias paradisíacas, florestas exuberantes e cidades encantadoras, onde o maior desafio é querer voltar para casa.

É ali que o coração da Polinésia parece bater mais forte, em meio ao azul intenso do Pacífico Sul, no meio do caminho entre a Nova Zelândia e o Havaí.

A grande distância torna indispensável um bom planejamento por parte do viajante, pois qualquer perrengue pode acabar se transformando em um grande problema se você não estiver preparado, e nós vamos te ajudar nessa missão.

Neste artigo, você encontra tudo que precisa saber sobre Samoa: onde fica, como chegar, quando visitar, o que fazer, curiosidades e dicas práticas para te orientar no planejamento de viagem. Vamos lá!

Cote os melhores seguros de viagem com 15% de desconto neste link!

Ilha Samoa: um paraíso no Oceano Pacífico!

A Ilha de Samoa é tudo aquilo que se pode esperar de um lugar paradisíaco, no sentido mais puro da palavra.

As águas variam entre diferentes tonalidades de azul, embora uma coisa nunca mude: sua transparência. 

O mar é tão cristalino neste ponto do globo que você poderá dispensar o snorkel para contemplar toda a riqueza marinha.

Isso acontece porque as ilhas que formam o arquipélago têm origem vulcânica, com rochas que filtram melhor a água e garantem o aspecto cristalino, permitindo que o sol chegue abaixo da superfície sem dificuldades.

À beira-mar, o cenário não fica menos belo: você poderá passar seus dias em praias de areia cor de pérola, cercadas por florestas tropicais que escondem cachoeiras, rios e lagos dignos de contos de fadas.

O centrinho do arquipélago fica dividido entre as duas maiores ilhas, Upolu e Savai’i, onde você encontrará tudo que precisa para a sua viagem, inclusive muitas opções de hospedagem.

Você também poderá conhecer os animados mercados e os ricos museus de Ápia, as praias incríveis de Lalomanu e muito mais nesse destino apaixonante da Oceania!

Onde fica a Ilha de Samoa?

Onde fica a Ilha de Samoa?
Fonte: Pxhere / CC0

A Ilha Samoa é um grupo de ilhas no Oceano Pacífico, localizado na chamada Polinésia, uma sub-região formada por centenas de ilhas na Oceania, mais especificamente no Pacífico Sul.

O Estado Independente de Samoa fica praticamente equidistante da Nova Zelândia e do Havaí, perto de outros destinos apaixonantes, incluindo Tonga, as Ilhas Fiji e a vizinha Samoa Americana, cujo território pertence aos Estados Unidos.

Onde fica a Ilha Samoa no mapa?

Também conhecida como Samoa Ocidental, a ilha fica em um ponto particularmente remoto do mapa e, muitas vezes, parece “longe de tudo”.

Por conta da grande distância, vale a pena aproveitar sua viagem para montar um roteiro por outros países e ilhas da região

Afinal, embora seja relativamente caro viajar do Brasil para a Oceania, é bem barato circular entre os arquipélagos oceânicos e isso pode enriquecer ainda mais a sua viagem.

Confira onde fica a Ilha Samoa no mapa!

Ilhas Samoa: como ir?

Ilhas Samoa: como ir?
Fonte: Pexels

Muitos turistas ficam na dúvida sobre como chegar a esse pequeno e remoto paraíso terrestre, mas a resposta pode ser mais simples do que você imagina.

Samoa dispõe de seu próprio aeroporto, o Aeroporto Internacional Faleolo, localizado na Ilha de Ápia. 

Embora não existam voos diretos do Brasil para o arquipélago, vários países da Oceania operam trechos regulares até o território samoano.

Desse modo, você terá a “desculpa” perfeita para conhecer Auckland, na Nova Zelândia, Nadi, em Fiji, Pago Pago, em Samoa Americana, ou Brisbane e Sydney, na Austrália, de onde poderá seguir sua viagem para Samoa.

Promoção de passagem para Samoa

Você pode encontrar passagem para Samoa ou qualquer outro destino a preços promocionais em poucos cliques: é só fazer sua cotação de passagens aéreas em nosso buscador, Vai de Promo!

O primeiro passo é digitar as cidades de origem e destino. Em seguida, aponte as datas de ida e volta. 

Depois, nossa plataforma faz uma pesquisa em alguns segundos e te apresenta as melhores ofertas das principais companhias aéreas.

O viajante pode até mesmo otimizar a sua busca com filtros e recursos modernos, incluindo a ferramenta de economia em dias próximos, que te conta qual o momento mais barato para viajar.

Não deixe de cadastrar seu e-mail no alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que você procura.

Quando ir para a Ilha Samoa?

A Ilha Samoa fica praticamente sobre a Linha do Equador, uma linha imaginária que divide a Terra nos Hemisférios Norte e Sul. 

Na prática, isso significa que o clima fica estável e ameno durante o ano inteiro, sem variações significativas entre uma estação e outra, com termômetros em torno de 26ºC.

A estação chuvosa acontece entre novembro e abril, quando existe até mesmo chance de formação de ciclones na região. 

No entanto, isso não desanima os viajantes, que lotam as ilhas especialmente entre dezembro e janeiro para fugir do inverno no Hemisfério Norte.

O período mais seco no país acontece entre maio e outubro, mas tenha em mente que estamos falando de um destino tropical, onde pode chover a qualquer momento, mesmo que o sol sempre volte a brilhar.

Para evitar ao máximo ter seus passeios interrompidos por chuvas, é melhor agendar sua viagem entre os meses de junho e agosto

Neste caso, não se esqueça de fazer as reservas de hospedagem com antecedência, pois o período de férias do Hemisfério Norte acaba atraindo muitos viajantes e lotando os hotéis do arquipélago.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Faça já a sua cotação de seguro viagem para Ilha Samoa!

    Antes de viajar para esse paraíso da Oceania, não deixe de contratar um seguro viagem para garantir que vai voltar para casa sem prejuízo, mesmo em caso de emergência.

    O item serve para assegurar a tranquilidade do viajante em diferentes cenários, incluindo acidentes, problemas de saúde, dano ou extravio de bagagem, cancelamento de voo, regresso antecipado e muitos outros.

    Dessa forma, se você passar por algum perrengue, poderá transferir para a seguradora todos os gastos decorrentes desse problema, como despesas médicas e hospitalares, traslado, e por aí vai.

    Você pode fazer a cotação de seguro viagem barato para a Oceania em nosso site de buscas, Seguros Promo, que possibilita a comparação simultânea de até quatro planos por vez

    O viajante pode até executar uma comparação detalhada dos planos que mais gostou: assim vai ficar fácil escolher a melhor opção para a sua viagem!

    Seguro Viagem:
    Oceania
    AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 100 MUNDO (exceto EUA) COVID-19 UA 100 MUNDO (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 100.000
    Bagagem extraviada USD 750
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA)
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    O que visitar na Ilha Samoa?

    Não importa a duração da sua viagem, você dificilmente ficará entediado durante sua estadia na Ilha Samoa, pois o arquipélago abriga uma quantidade impressionante de atrações naturais, culturais e gastronômicas.

    Para te ajudar a montar seu roteiro de viagem, destacamos o que você não pode deixar de fora do seu planejamento. Veja só!

    Upolu

    Upolu
    Fonte: Stephen Glauser / Wikimedia Commons / CC BY-SA 2.0

    Mais populosa das Ilhas Samoa, Upolu é o principal destino do país, onde o viajante encontra as atrações mais imperdíveis do arquipélago.

    O passeio começa pela inacreditável To Sua Giant Swimming Hole, uma gigantesca piscina natural que é resultado da ação vulcânica na ilha, localizada em um buraco com mais de 30 metros de altura. 

    Isto é, você precisa encarar uma escadaria de madeira para conseguir se banhar nas águas incrivelmente azuis de To Sua.

    Em seguida, desloque-se até a região noroeste da ilha, onde fica a paradisíaca praia de Lalomanu, considerada a mais bonita de Samoa graças a seu mar tão calmo como uma piscina, águas transparentes e rica vegetação.

    Por fim, não deixe de conhecer a Sopoaga Falls, com dezenas de metros de altura em plena floresta tropical, e o Giant Clam Sanctuary, um santuário animal dedicado à proteção dos moluscos gigantes.

    Ápia

    Capital de Samoa e maior cidade do arquipélago, Ápia é uma típica cidade das ilhas do Pacífico, onde vivem 35 mil pessoas em plena comunhão com a natureza.

    Muitos viajantes acabam preferindo montar base em Ápia para explorar as demais ilhas, graças à boa infraestrutura da cidade, com hotéis, restaurantes e comércio diversificado, além de abrigar o aeroporto local.

    A apenas 45 minutos do centrinho fica o principal ponto turístico da capital samoana, Piula Cave Pool, uma piscina natural de água turquesa localizada em um complexo de cavernas.

    A região é frequentada tanto por turistas quanto por nativos, o que oferece ao visitante uma boa oportunidade de imergir na cultura samoana.

    Durante a sua estadia em Ápia, vale a pena se organizar para conhecer a Catedral Mulivai, reconstruída após violentos terremotos em 2009, e a Torre do Relógio, monumento em celebração ao fim da guerra, localizado bem no centro da capital.

    Se sobrar um tempinho no seu roteiro, visite a Samoa Cultural Village, uma tradicional aldeia polinésia, onde você poderá aprender mais sobre o estilo de vida no arquipélago e suas tradições mais antigas!

    Savai’i

    Savai’i
    Fonte: Sarah Kelemen / Wikimedia Commons / CC BY 2.0

    A maior parte do território da Ilha Samoa é formada por uma única ilha, Savai’i, onde você poderá curtir uma experiência mais selvagem.

    Toda a ilha é coberta por uma floresta tropical densa e exuberante que rodeia o Monte Silisili, maior montanha samoana, com 1.858 metros de altitude.

    No litoral, as praias são calmas, selvagens e praticamente desertas, com águas cristalinas bastante adequadas para a prática de snorkel, especialmente mais ao norte de Savai’i.

    Você ainda terá a oportunidade de conhecer o campo de gêiseres submarinos Alofaaga Blowholes e o impressionante Saleaula Lava Field.

    Ilha Manono

    No meio do caminho entre Upolu e Savai’i fica a pequenina Ilha Manono, com apenas 3 km² de área, destino de vários passeios bate-volta oferecidos pelas agências de turismo samoanas.

    A ilha é ocupada por quatro comunidades tradicionais que abrem suas portas para que estrangeiros possam conhecer um pouco mais sobre a cultura local.

    Durante seu passeio, não deixe de conhecer a paradisíaca praia de Apai e as Sunset View Fales, de onde é possível contemplar o pôr do sol mais bonito da ilha!

    Samoa: curiosidades

    Samoa: curiosidades
    Fonte: Pxhere / CC0

    Seu passeio pela Ilha Samoa tem tudo para ser uma experiência inesquecível.

    Até mesmo andar de ônibus pode ser uma grande aventura: os veículos são antigos jipes utilizados durante a Segunda Guerra Mundial que foram completamente revitalizados para carregar turistas.

    Aproveite a sua estadia para mergulhar na riquíssima cultura local, que mistura influências ocidentais e nativas.

    Um bom exemplo disso é a existência do termo “fa’afafine”, que significa “terceiro gênero”, utilizado para descrever pessoas não-binárias que são inseridas na sociedade e acolhidas sem julgamentos.

    Confira outras curiosidades sobre Samoa!

    Qual país fica Samoa?

    A Malo Saʻoloto Tutoʻatasi o Sāmoa, ou simplesmente Samoa, é um estado independente desde 1962, quando conquistou sua emancipação da Nova Zelândia.

    Apesar de ser um território soberano, o país faz parte da Comunidade Britânica de Nações, ou Commonwealth of Nations, que inclui países que já fizeram parte do Império Britânico.

    Quantas ilhas formam Samoa?

    A Ilha Samoa é, na verdade, um arquipélago de origem vulcânica, antigamente conhecido como Ilhas Navegadoras, formado por várias ilhas e ilhotas.

    As duas maiores ilhas, Savai’i e Upolu, correspondem a 99% do território total do país. O restante de Samoa é formado por oito ilhas menores, a maioria delas desabitada.

    Quem são os samoanos?

    Quem são os samoanos?
    Fonte: Pixabay

    Os estudiosos acreditam que a Ilha Samoa começou a ser habitada há 3.000 anos por pessoas que saíram do Sudeste Asiático e chegaram à Polinésia, onde acabaram se misturando com os nativos da região.

    O resultado é um povo gentil, acolhedor e hospitaleiro, conhecido por suas habilidades exímias de navegação e exploração marítima.

    A região ficou praticamente isolada do globo até meados do século XIX. Por isso, até hoje a cultura nativa segue muito bem-preservada!

    Samoa: idioma

    A maior parte da população da Samoa fala o idioma samoano, língua originada de dialetos polinésios que também é falada na vizinha Samoa Americana.

    No entanto, você não precisa se desesperar para aprender o idioma nativo antes da sua viagem: o inglês é o segundo idioma oficial e você não terá dificuldades para se comunicar utilizando a língua anglo-saxã.

    Qual moeda levar para Samoa?

    O dinheiro utilizado na Ilha de Samoa é o tala samoano (WST), uma moeda praticamente impossível de ser encontrada no Brasil.

    Por isso, você precisará fazer o câmbio (preferencialmente de dólares ou euros) ao desembarcar na ilha, seja no aeroporto ou em uma das agências do país.

    Em uma cotação feita no mês de novembro de 2021, 1 WST equivalia a R$ 2,23.

    Seguro viagem para conhecer a Ilha Samoa com tranquilidade!

    Agora que você já sabe tudo o que precisa para planejar a sua viagem para a Ilha Samoa, só falta garantir seu seguro viagem barato no Seguros Promo.

    Nossa plataforma te ajuda a comparar preços e coberturas para escolher a melhor opção para proteger o seu bolso longe de casa.

    Dessa forma, se você enfrentar problemas de saúde, acidentes, extravio de bagagem, traslado médico ou diversas outras situações, é só acionar a seguradora para cobrir seus gastos!

    Faça uma cotação gratuita e garanta agora mesmo essa tranquilidade para a sua viagem! 

    Quer conhecer Samoa com segurança e economia? De Promo você pode!

    Seguro Viagem:
    Oceania
    AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 100 MUNDO (exceto EUA) COVID-19 UA 100 MUNDO (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 100.000
    Bagagem extraviada USD 750
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA)
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    aaaa