CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Barcelos, Portugal: o que fazer e dicas para aproveitar a cidade

A cidade de Barcelos, Portugal, oferece atrações imperdíveis para os seus visitantes. Descubra o que fazer no destino com o nosso artigo!

Uma das paradas do Caminho de Santiago de Compostela, Barcelos, Portugal, é uma cidade encantadora, com destaque no cenário cultural do país europeu e atrações turísticas incríveis a uma caminhada de distância.

Lar do famoso galo, símbolo lusitano, o destino abriga um bem preservado centro histórico, construções com séculos de existência, bons restaurantes e hotéis charmosos, que podem oferecer uma experiência inesquecível na Península Ibérica.

Seja em um roteiro de apenas um dia ou em uma estadia mais longa, vale a pena incluir esta charmosa cidade em seu planejamento de viagem, e neste artigo você vai entender por quê.

Cote nossos seguros de viagem e ganhe 15% de desconto neste link!

Barcelos, Portugal: conheça a cidade do galo, símbolo do país!

Basta atravessar a histórica ponte sobre o rio Cávado para chegar a um dos destinos mais encantadores de Portugal, a cidade de Barcelos.

Embora seja menos famosa que as vizinhas, Braga, Viana do Castelo e Porto, a cidade guarda atrativos icônicos, incluindo construções medievais, ateliês têxteis e de artesanato, pontes importantes, museus e mercados a céu aberto.

O município cresceu e floresceu durante a Idade Média, além de ter cuidado bem de seu patrimônio histórico: o centrinho é um lugar que parece congelado no tempo, repleto de surpresas a cada esquina.

Para te ajudar a planejar uma viagem incrível, criamos um guia turístico completo de Barcelos, com tudo que você precisa saber sobre a cidade.

Ou seja, os principais atrativos turísticos, quando visitar, onde ficar, os melhores restaurantes e outras informações essenciais para o seu roteiro. Veja só!

História de Barcelos, Portugal

História de Barcelos, Portugal
Fonte: Pixabay

Barcelos, Portugal, é uma cidade em que o tradicional e o moderno parecem caminhar lado a lado, e tem sido assim há muito tempo.

A cidade nasceu em meados do século XII e ganhou certo protagonismo durante a Idade Média por sua intensa produção cultural.

Desde o século XIII o município abriga uma importante feira semanal, uma das mais antigas do mundo, onde é possível comprar de tudo, desde roupas e artesanatos a produtos agrícolas.

Algumas décadas depois, já no século XV, a história da cidade mudou de vez e ficou marcada no ideário popular português.

Um crime violento aconteceu na região e as autoridades locais não conseguiram solucioná-lo. 

Para sossegar os ânimos da população, aflita pela violência, um peregrino que passava pela região acabou preso e condenado à morte, embora não houvesse evidências de que ele teria cometido a atrocidade.

Após receber a sentença de morte, o peregrino proclamou diante do público que um galo cozido e servido em uma mesa iria cantar no exato momento em que ele deveria ser enforcado.

A lenda conta que a previsão do peregrino, de fato, ocorreu e o homem, então, foi inocentado, o que deu início à fama do galo de Barcelos, logo transformado em símbolo nacional!

Como chegar em Barcelos?

Em geral, quem sai do Brasil rumo à cidade deve desembarcar na capital, Lisboa. A partir dali, para chegar ao município de Barcelos, o viajante terá à disposição algumas opções de transporte e trajeto.

A alternativa mais rápida e prática é embarcar em um voo de Lisboa a Porto e, então, finalizar o percurso por trem, carro ou ônibus. Além disso, várias agências oferecem serviço de transfer entre as duas cidades.

Também é possível pegar um trem em Lisboa rumo a Barcelos: o trajeto de 370 km pode ser feito em pouco mais de 4 horas de viagem.

Quando ir para Barcelos?

A temperatura em Barcelos, Portugal, é agradável em qualquer época do ano, variando entre 6ºC e 25ºC no decorrer dos 12 meses.

O inverno, de dezembro a fevereiro, fica encoberto e tem mais chances de chuva. Já o verão, de junho a agosto, tem termômetros entre 15ºC e 25ºC e quase nenhuma chuva.

Por essas e outras, o verão marca a alta temporada na região, quando os hotéis, pousadas, restaurantes e pontos turísticos ficam basicamente lotados e os preços ficam mais salgados.

Em abril e maio a cidade também recebe grandes multidões de visitantes por conta da Festa das Cruzes, principal celebração religiosa da cidade, então faça suas reservas com antecedência se decidir viajar nesse período.

Viajar no inverno pode não ser uma má ideia. A estação mais fria do ano não é tão rigorosa em Portugal quanto em outros países europeus e os viajantes ainda podem desfrutar de preços de passagens, hospedagem e passeios mais baixos.

Uma coisa é certa: Barcelos é uma cidade agradável em qualquer período do ano e com um bom planejamento você poderá desfrutar de uma estadia inesquecível na cidade!

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Seguro viagem para Barcelos, Portugal

    Antes de fazer suas malas para conhecer Barcelos, Portugal, não se esqueça de contratar um bom seguro viagem. 

    O país ibérico faz parte do Tratado de Schengen e exige que os visitantes tenham cobertura mínima de 30 mil euros para visitar seu território.

    Além de ser uma exigência das autoridades locais, o seguro viagem é um item recomendado para qualquer viajante, pois oferece coberturas e serviços que podem salvar o seu bolso de grandes prejuízos em caso de imprevisto.

    Ou seja, você poderá viajar devidamente resguardado em diversos cenários, como problemas médicos, extravio de bagagem, cancelamento ou atraso de voo e muito mais.

    O seguro viagem mais completo e mais barato do mercado está em nosso site de buscas, Seguros Promo, que te ajuda a comparar planos e coberturas para garantir a melhor opção para a sua viagem.

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Em caso de dúvidas, você pode entrar em contato com nossa central de atendimento exclusiva, 24 horas por dia e 100% em português.

    Faça uma cotação e comece a planejar agora mesmo uma viagem inesquecível por Barcelos!

    Barcelos, Portugal: mapa turístico

    Com um território de 378,9 km² e população de pouco mais de 120 mil habitantes, Barcelos abriga atrações para todos os públicos, como construções medievais, templos religiosos importantes, mercados e muito mais.

    Por isso, não deixe de fazer um bom planejamento para antecipar seus deslocamentos, os atrativos que não podem ficar de fora do seu roteiro, entre outros.

    Confira Barcelos, Portugal: mapa turístico!

    Pontos turísticos em Barcelos, Portugal

    Pontos turísticos em Barcelos, Portugal
    Fonte: Pxhere

    Barcelos é uma cidade na qual você pode dispensar o carro e conhecer praticamente tudo a pé. 

    As principais atrações estão concentradas no charmoso centro histórico e você poderá conhecer tudo em pouco tempo se tiver alguma organização.

    Confira o que fazer em Barcelos, Portugal!

    Centro Histórico

    Não existe lugar melhor para conhecer a fundo a história e a cultura de Barcelos, Portugal, do que o centro histórico.

    A região de ruas estreitas de pedra guarda edifícios com séculos de história, que resistiram ao desenrolar da Idade Média e das eras seguintes em excelente estado de preservação.

    Por ali, vale a pena caminhar sem pressa, a desvendar jardins meticulosamente cuidados, varandas decoradas e espaços públicos agradáveis.

    O centro histórico também concentra boa parte da infraestrutura de serviços, hotelaria e gastronomia da cidade, com uma grande variedade de restaurantes, bares e comércio de toda sorte.

    Templo do Bom Jesus da Cruz

    Templo do Bom Jesus da Cruz
    Fonte: João Carvalho / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    Templo do Bom Jesus da Cruz

    O Templo do Bom Jesus da Cruz é uma atração cuja história se confunde com a da cidade. A igreja foi construída durante o século XVI após um dos misteriosos episódios de Barcelos.

    Reza a lenda que uma cruz feita de terra negra surgiu misteriosamente no chão de uma localidade conhecida como Campo da Feira. 

    As autoridades, então, decidiram construir uma pequena capela no local para celebrar o milagre.

    Dois séculos depois, nos primeiros anos do século XVIII, os governantes locais decidiram erguer uma grande igreja no mesmo local em que estava a capela.

    A construção tem planta octogonal e paredes grossas o suficiente para sustentar o peso de uma robusta cúpula de granito.

    No interior do templo, os altares de talha dourada protegem uma imagem do Senhor da Cruz produzida no século XVI que motiva a ida de milhares de peregrinos ao templo todos os anos, na chamada Festa das Cruzes.

    Se você visitar Barcelos entre abril e maio, vale a pena conhecer a igreja e ver de perto o belo trabalho de tapetes coloridos de pétalas que ornam as ruas nos arredores da construção durante o período.

    Torre do Cimo da Vila

    Embora tenha florescido durante a Idade Média, a cidade de Barcelos, Portugal, nunca chegou a ter seu próprio castelo. Por conta disso, o conde local decidiu reforçar a segurança do município em meados do século XV.

    Para isso, o governante ordenou que as muralhas da cidade fossem incrementadas com imensas torres quadradas feitas de granito para defender o perímetro.

    Uma dessas torres sobreviveu à passagem do tempo e chegou a ser utilizada até a década de 1930 como presídio.

    Hoje, a construção abriga um centro cultural e está aberta à visitação: é possível subir de elevador até o seu ponto mais alto para contemplar uma vista panorâmica da cidade e seus arredores.

    Museu de Olaria

    Museu de Olaria
    Fonte: Halley Oliveira / Wikimedia Commons / CC BY-SA 2.0

    Barcelos é uma cidade com longa tradição na produção de cerâmicas e artesanato: além do famoso galo que se tornou símbolo nacional, as peças produzidas na cidade retratam episódios corriqueiros do dia a dia local.

    O melhor lugar para contemplar essas peças adoráveis é o Museu de Olaria, localizado no centro histórico, cujo acervo conserva mais de 9.000 peças de cerâmica de diversos países de língua portuguesa.

    Igreja Matriz de Barcelos

    Pertinho do Paço dos Condes de Barcelos fica a mais antiga igreja da cidade, a Igreja Matriz de Barcelos, Portugal, inaugurada em 1200.

    A construção é ideal para quem deseja conhecer mais sobre os estilos arquitetônicos ao longo da história: o edifício mistura traços românticos e góticos.

    O interior tem decoração exuberante, com os tradicionais azulejos azuis e brancos típicos de Portugal que retratam passagens bíblicas.

    Mercado semanal de Barcelos

    Desde o século XIII, Barcelos abriga às quintas-feiras o tradicional Mercado Semanal, em um amplo espaço ao ar livre no Campo da República.

    A feira reúne centenas de barraquinhas, onde é possível comprar de tudo: desde comidas típicas e artesanato.

    Paço dos Condes de Barcelos

    Paço dos Condes de Barcelos
    Fonte: Joseolgon / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

    Construído no século XV para abrigar os governantes da cidade, o Paço dos Condes de Barcelos foi considerado por séculos o principal edifício local.

    A fama perdeu fôlego durante o século XVIII, quando a construção foi parcialmente destruída por um forte terremoto e nunca mais recuperou sua glória.

    Hoje, o antigo palácio se resume às mais famosas ruínas do centro histórico de Barcelos, onde o visitante pode ver algumas paredes, o que restou de janelas, arcadas e chaminés. 

    Apesar de não ser a atração mais imperdível da cidade, definitivamente vale a pena a visita!

    Casa da Azenha

    Localizada às margens do rio Cávado, a Casa da Azenha é uma construção datada do século XIX que foi convertida em museu, onde os turistas podem conhecer um pouco mais sobre o ciclo de produção do pão.

    O edifício histórico também abriga um pequeno centro de informações turísticas que presta assistência a peregrinos que estão percorrendo o Caminho de Santiago de Compostela.

    Hotéis em Barcelos, Portugal

    Hotéis em Barcelos, Portugal
    Fonte: Elquarto / Casa Dos Assentos

    A maior parte dos hotéis em Barcelos, Portugal, está no centro histórico, a uma caminhada de distância dos principais pontos turísticos locais.

    A Casa de Santa Comba, por exemplo, é uma boa opção de hospedagem na região, com diárias econômicas para quartos duplos e para famílias.

    Quer desfrutar de uma atmosfera mais requintada? Você pode gostar da Casa dos Assentos, instalada em um edifício histórico do século XVII.

    Você pode encontrar os melhores hotéis em Barcelos e em qualquer lugar do mundo no site buscador ElQuarto, que te ajuda a encontrar as diárias mais econômicas no destino dos seus sonhos!

    Faça uma simulação e descubra que visitar Portugal pode sair muito mais barato do que você imagina.

    Onde comer em Barcelos, Portugal?

    Distribuídos pelo centro histórico da cidade, os restaurantes em Barcelos, Portugal, oferecem ao viajante a possibilidade de comer bem e pagar pouco.

    Além de estabelecimentos tradicionais, que servem o melhor da culinária portuguesa, como o Orbis, o Restaurante Furna e a Taberna do Kiko, a região abriga restaurantes de cozinha internacional, como a Casa do Sushi e o Restaurante Turismo Lounge.

    O Casa dos Arcos, o Restaurante Pérola e o Babette Restaurante também são lugares onde você encontra amplos cardápios com delícias mediterrâneas.

    Caminhe sem pressa pelas ruas do centro histórico para conhecer seus mais charmosos cafés, bistrôs e restaurantes. Muitas vezes, a mais saborosa das refeições pode vir de onde você menos espera.

    Cotação de seguro viagem para Barcelos, Portugal

    Agora que você já sabe o que te espera em Barcelos, Portugal, visite nosso site de buscas, Seguros Promo, para encontrar o seguro viagem mais completo e barato.

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Basta digitar o destino desejado e incluir as datas da viagem para acessar as ofertas mais imperdíveis e garantir coberturas médica e odontológica, auxílio jurídico, assistência por atraso ou cancelamento de voo, seguro bagagem e muito mais.

    Faça uma cotação gratuita em poucos cliques para garantir a proteção que você precisa para a sua viagem pela Europa! 

    Conhecer as belezas de Portugal com segurança e tranquilidade? De Promo você pode!

    aaaa