CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

11 comidas típicas do Chile: conheça os pratos mais populares

Você sabe quais são as comidas típicas do Chile? Então confira a nossa seleção com os principais pratos do país. Prepare o guardanapo!

Experimentar as comidas típicas do Chile é um jeito diferente de conhecer um dos principais destinos da América do Sul.

Acredite: basta provar os pratos típicos do país andino para aprender mais sobre a cultura local e os costumes do povo chileno!

O melhor de tudo é que essa experiência turística ainda permite que você desfrute de pratos incríveis, que reproduzem tradições milenares e utilizam ingredientes ricos em textura e sabor.

Para te ajudar a montar seu roteiro gastronômico chileno, fizemos uma seleção com os pratos que vão enriquecer ainda mais a sua viagem! Veja só!

Comidas típicas do Chile: o que experimentar na sua viagem?

A gastronomia chilena carrega em cada receita as influências deixadas pelos povos ancestrais e pelos colonizadores europeus, servindo como uma espécie de “banco de tradições”.

Os ingredientes levam não apenas sabor ao prato, mas também modos de preparo e costumes que remontam a séculos de história, como as empanadas, os pastéis de choclo e muitas delícias à base de frutos do mar, carnes e peixes.

Sem contar na variedade de vinhos que chegam à mesa dos chilenos: a bebida de uvas fermentadas é a verdadeira paixão nacional!

Por essas e outras, a nossa dica para a sua viagem pelo Chile é: “prepare-se”, pois você vai mergulhar em uma das gastronomias mais ricas em sabor e história do continente!

Qual é o prato típico do Chile?

As comidas típicas do Chile refletem diretamente as influências deixadas pelos indígenas, pelos povos andinos pré-colombianos e pelos colonizadores europeus que ali desembarcaram no século XVI.

Isso significa que você encontrará elementos de todas essas culturas nos principais pratos consumidos no país, incluindo o milho e a quinoa dos indígenas e povos andinos, bem como as diferentes carnes dos europeus.

Os frutos do mar são as estrelas da culinária litorânea do país, banhado pelo Pacífico, com destaque para machas a la parmesana, à base de mexilhões frescos, e ostiones al pil pil, ostras que recebem um tratamento bastante condimentado.

O milho, ou “choclo”, é o ingrediente mais importante em delícias como cazuelas e tortillas de rescoldo.

Gosta da mistura entre terra e água em receitas que levam frutos do mar e carnes? Você vai se encantar pelo curanto, um refogado de carnes, mariscos e batatas cheio de sabor, preparado em um buraco na terra!

Apontar, porém, qual é o principal prato típico do Chile pode ser um grande desafio. 

São tantas delícias consumidas em grandes proporções por todo o país, como o ceviche, o caldo de congrio e o chacarero, que não existe consenso em torno de uma paixão nacional!

O que os chilenos comem no almoço?

O que os chilenos comem no almoço?
Fonte: Pixabay

Se em alguns lugares o café da manhã é considerada a refeição mais importante do dia, no Chile esse título é do almoço, a maior refeição que os chilenos consomem diariamente.

Em geral, o almoço acontece por volta das 14h e inclui cazuela, um ensopado à base de arroz, batata, milho e carne, pastéis de milho e vegetais cozidos

A refeição também é tradicionalmente acompanhada por pães e molhos condimentados.

Além da comida chilena, o almoço também inclui bebidas, como vinho, sucos ou até mesmo água, e uma sobremesa.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Seguro viagem para o Chile

    Lembrete: o Chile passou a exigir dos turistas um seguro-viagem com cobertura médica mínima de 30 mil dólares. Faça sua cotação no segurospromo.com.br!

    Para experimentar os pratos típicos do Chile sem se preocupar com má digestão ou intoxicação alimentar, a melhor alternativa é adquirir um bom seguro viagem.

    Desse modo, se você precisar de atendimento médico em qualquer momento durante a sua estadia, basta acionar a cobertura contratada para receber o auxílio que você precisa ou reembolso por gastos com saúde.

    Além de assistência médica, o seguro viagem garante ao viajante diversos outros serviços, como seguro bagagem, retorno antecipado e até assistência financeira em caso de voo atrasado ou cancelado.

    Assim, você pode viajar com a tranquilidade de saber que não vai voltar para casa com prejuízo se ocorrer algum imprevisto!

    Você pode fazer a cotação do seu seguro viagem em poucos minutos no nosso buscador, Seguros Promo, que te ajuda a comparar ofertas para escolher a melhor opção para a sua viagem!

    Em caso de dúvidas, é só entrar em contato com a nossa central de atendimento exclusiva!

    Seguro Viagem:
    América do Sul
    AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 30.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Quais são as comidas típicas do Chile?

    Quer descobrir que surpresas te esperam em seu roteiro gastronômico chileno? Prepare-se para uma viagem inesquecível por sabores acentuados!

    Confira as principais comidas típicas do Chile!

    Completo 

    O completo é uma iguaria da culinária chilena bastante comparada ao cachorro-quente brasileiro, embora leve alguns ingredientes bem diferentes.

    O sanduíche é preparado no pão, com salsicha, chucrute (uma espécie de repolho em conserva fermentado), tomate em cubinhos, purê de abacate e maionese.

    Embora o sabor seja bem diferente do cachorro-quente do Brasil, o completo é também bastante saboroso e pode ser uma alternativa rápida e barata de refeição entre um passeio e outro!

    Curanto 

    Curanto
    Fonte: Esteban Varas / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

    O curanto é um prato que chama mais a atenção pela forma de preparo do que pelos ingredientes utilizados na receita.

    O prato, bastante popular na região de Chiloé, consiste em uma mistura de diferentes carnes (bovina, suína e peixes) com batatas.

    Tudo é preparado em um buraco no chão com 15 cm de profundidade, onde são depositadas pedras em brasa e folhas aromáticas que cobrem os ingredientes, que ali cozinham por horas.

    O prato é tão saboroso e tradicional que tem até um festival para chamar de seu mais ao sul do Chile!

    Ceviche 

    Assim como no Peru, o ceviche é também um prato muitíssimo popular no Chile e pode ser encontrado em praticamente qualquer restaurante.

    A iguaria é feita a partir de peixe cru, de carne branca e firme, marinado em suco cítrico, geralmente de limão ou lima.

    O peixe em cubos também pode ser acompanhado por outros frutos do mar, como camarões, lagostas e polvos.

    Lomo a lo Pobre 

    O lomo a lo pobre é uma comida típica chilena fácil de preparar e bastante parecida com o tradicional prato feito, ou PF, brasileiro.

    O preparo consiste em filé mignon ou lombo coberto por ovos fritos e batatas fritas: uma delícia que pode ser encontrada em qualquer restaurante ou nas casas dos chilenos!

    Pastel de Choclo 

    Pastel de Choclo
    Fonte: Diegostraight / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

    Uma das principais comidas típicas do Chile, o Pastel de Choclo tem um nome que pode confundir os brasileiros. Será pastel de chocolate? Nada disso! Não é nem pastel, nem de chocolate!

    O Pastel de Choclo é um bolo de milho (ou “choclo”, em espanhol) salgado, introduzido na gastronomia chilena pelos indígenas mapuche.

    A iguaria é feita com milho bem ralado ou até mesmo moído, até chegar ao ponto de pasta ou purê. Depois, acrescenta-se manjericão fresco, e pronto! Uma delícia!

    Empanadas 

    Um dos pratos mais famosos da América Latina também está entre as comidas típicas do Chile: as famosas empanadas!

    Trata-se de uma espécie de pastel com massa de farinha de trigo ou purê de mandioca com os mais diferentes recheios. A iguaria é, então, frita no óleo de urucum ou assada.

    No Chile, a versão mais popular é a empanada de pino, que leva carne moída, azeitonas, uvas passas e ovos cozidos.

    Cazuela 

    Levada pelos espanhóis para o país dos Andes, a cazuela chilena é um ensopado à base de carne bovina ou de peixe, com vegetais, caldo de batata, arroz e farinha de milho.

    O prato é consumido tradicionalmente durante o almoço dos chilenos em todas as regiões do país.

    Ainda existe uma variedade alternativa, a cazuela-de-vaca, que leva ainda mais ingredientes, incluindo maçarocas em cubos, cenoura, pimentão, aipo, alho-poró, abóbora e condimentos como coentro, páprica e orégano, entre outros.

    Chacarero 

    Chacarero
    Fonte: Juan De Dios / Flickr / CC BY-SA 2.0

    Se você perguntar a um chileno o que ele come como lanche rápido, muito provavelmente a resposta que você vai receber é o chacarero.

    O prato é um tipo de sanduíche recheado com carne bovina ou suína cortada em tiras (em vez de hambúrgueres), além de pimenta e tomate, bem como feijões-verdes, típicos do Chile.

    O chacarero ainda leva ají verde, um tipo de molho de pimenta, e maionese caseira, tudo isso envolvido por pães caseiros bem macios.

    Chupes 

    A próxima delícia na nossa lista de comidas típicas do Chile é o chupes, um ensopado servido em uma torta e preparado com carne vermelha, frango, tripas de cordeiro, peixe ou até frutos do mar, como lagostins e moluscos.

    Os ingredientes são preparados em uma panela com manteiga quente, batatas, cebolas e especiarias, incluindo diferentes pimentas. Depois, são adicionados caldo de galinha, água fervente e tomates.

    Antes de servir a iguaria, a receita é misturada a leite ou creme de leite fresco, garantindo uma textura ainda mais cremosa e saborosa!

    Porotos Granados 

    Os Porotos Granados são uma das comidas típicas do Chile que surgiram em regiões campestres e logo chegaram às grandes cidades.

    O prato é bastante nutritivo e leva ingredientes cheios de calorias, ideais para manter a temperatura corporal elevada mesmo em condições extremas do clima.

    Uma das raras receitas vegetarianas do Chile, os Porotos Granados levam amoras, amendoim, milho, cebolas e ervas aromáticas. 

    Alguns cozinheiros adicionam, ainda, abóboras ou outros legumes para engrossar o ensopado.

    No inverno, a receita sofre uma leve alteração e passa a se chamar Porotos com Rienda, substituindo o milho por macarrão.

    Carbonada 

    A carbonada é um prato popular não apenas no Chile, mas em diversos países da América Latina, como Argentina e Bolívia.

    O ensopado é feito com trufas de zapallo, milho verde ou branco, além de carnes diversas, servido tradicionalmente com batatas fritas.

    Antes de chegar à mesa, a carbonada recebe condimentos, incluindo orégano, tomilho, cebola, alho, salsa e pimenta.

    Quais são as bebidas típicas do Chile?

    Quais são as bebidas típicas do Chile?
    Fonte: Unsplash

    Que tal saborear as mais tradicionais bebidas chilenas enquanto experimenta os pratos típicos do país? A lista é variada e inclui opções que podem agradar a todos os gostos.

    O pisco é um dos drinques mais populares do país, mas não se deixe confundir pelo sabor adocicado: estamos falando de uma aguardente de uva que leva açúcar, suco de limão, clara de ovos, gotas de angostura e gelo, com alto teor alcoólico!

    Se você quer evitar o álcool, experimente o mote com huesillos, uma bebida com preparação quase artesanal, à base de pêssegos, açúcar, canela, água e grãos de trigo cozidos.

    O viajante que quer conhecer o que os incas bebiam não pode voltar para casa sem experimentar a chicha, feita com milho e outros vegetais fermentados.

    Por fim, não deixe de experimentar o tradicional vinho chileno, um dos mais apreciados do mundo, produzido desde o século XVI no país andino.

    Quais são as sobremesas típicas do Chile?

    Depois de experimentar as comidas típicas do Chile, nada melhor que desfrutar de uma boa sobremesa, não é mesmo?

    Nesse caso, você pode gostar da sopaipilla passada, uma massa frita à base de pão coberta por rapadura e especiarias.

    Os chilenitos são também bastante populares, uma espécie de alfajor, preparado com bolachas leves recheadas com dulce de leche, o tradicional doce de leite chileno.

    Se você for convidado para uma festa de aniversário durante a sua viagem pelo Chile, você encontrará a torta mil hojas, ou “mil camadas”, no centro das atenções! 

    São camadas e mais camadas feitas com farinha de trigo e biscoitos, recheadas com doce de leite, marmelada, frutas secas e nozes.

    Procurando o seguro ideal para a sua viagem? Temos mais de 400 planos disponíveis com cobertura no Brasil e no mundo! Garanta 20% de desconto com o cupom BLOG20! Pesquise agora clicando aqui!

    Quanto custa comer no Chile?

    Para os viajantes econômicos, comer no Chile pode ser um pouco diferente de comer no Brasil. 

    Os preços praticados nos principais restaurantes e lanchonetes são ligeiramente mais salgados que os brasileiros.

    Em geral, você deverá pagar algo entre 8 e 10 mil pesos chilenos (o equivalente a cerca de R$ 52 a R$ 65, em agosto/2021) pelos pratos principais em um restaurante mais comum. 

    Se preferir saborear uma refeição completa em um restaurante mais requintado, esteja preparado para pagar mais de 20 mil pesos chilenos (R$ 132 reais, em agosto/2021).

    Para economizar, vale a pena fazer compras em supermercados e preparar suas refeições no hotel em que você estiver se hospedando, ou até mesmo optar por lanchonetes mais simples para matar a fome.

    Cotação de seguro viagem para o Chile

    Agora que você já conhece as mais saborosas comidas típicas do Chile, só falta adquirir seu seguro viagem para curtir sua estadia sem se preocupar com imprevistos.

    Nessa tarefa, você pode contar com o Seguros Promo: o melhor site buscador do Brasil, que te ajuda a encontrar o melhor seguro viagem de acordo com o seu perfil de viajante.

    Em poucos minutos você pode comparar ofertas e contratar a proteção que você merece para a sua viagem, incluindo assistência médica e odontológica, seguro bagagem e outras comodidades. 

    Quer conhecer o Chile com segurança e economia? De Promo você pode!

    Seguro Viagem:
    América do Sul
    AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 30.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    aaaa