CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Comidas típicas da Espanha: 18 pratos da cozinha espanhola

As comidas típicas da Espanha estão entre as mais apreciadas do mundo. E, claro, que isso não é à toa. Conheça o top 18 pratos neste artigo!

As comidas típicas da Espanha estão entre as mais apreciadas do mundo. E, claro, que isso não é à toa.

Afinal, a culinária espanhola tem uma variedade de cores, sabores e temperos que tornam as receitas deliciosas com aromas únicos. 

Se está planejando uma viagem, vem conhecer os 18 pratos mais populares da cozinha da Espanha.

Não fique sem internet na sua viagem internacional: veja nossas opções de chip de viagem com melhores preços

Comidas típicas da Espanha: conheça a cultura gastronômica espanhola

As comidas típicas da Espanha têm forte influência das regiões mediterrâneas, mas que, ao longo dos anos, imprimiu suas próprias características nos pratos tradicionais da Espanha.

No país, sua gastronomia também é muito diferente e varia de acordo com cada região que, por sua vez, tem seus próprios costumes, mas que mantém aspectos em comum. 

O uso de azeite, temperos fortes, pão e frutos do mar são muito comuns nos preparos, além do vinho, que está diariamente nas refeições dos espanhóis. 

Seguro viagem com 20% de desconto com o cupom BLOG20, compre agora!

O que se come no dia a dia na Espanha?

Os horários de refeições e os hábitos alimentares dos espanhóis são bem diferentes do que estamos acostumados aqui no Brasil.

Então, ao viajar para o país, esqueça o jeitinho brasileiro na hora de saborear a gastronomia espanhola.

As receitas catalãs têm como referência a comida mediterrânea. Para quem quer entender o que os espanhóis gostam de comer, saiba que nas cidades da Espanha, no período da manhã, as refeições costumam ter torrada, pão, suco, doce, tapas e café.

No almoço, a refeição é bem caprichada com salada com verduras e ingredientes, como atum, ovo, presunto, além de legumes e embutidos, que fazem parte do que eles chamam de primeiro prato.

Depois degusta-se um prato com peixe ou carne, que pode ser porco, coelho, carneiro, vaca ou caça, além de frutos do mar, como camarão e polvo. Claro que sobremesa também não pode faltar.

Além disso, os espanhóis adoram pudins, coalhada e frutas. No meio da tarde, é a vez da granja, que é basicamente uma confeitaria tradicional do país com iguarias originárias do leite. O jantar é semelhante ao almoço.

seguro de viagemProcurando o seguro ideal para a sua viagem? Temos mais de 400 planos disponíveis com cobertura no Brasil e no mundo! Garanta 20% de desconto com o cupom BLOG20 ! Pesquise agora clicando aqui!

Comidas típicas da Espanha que vieram para o Brasil

As comidas tíespanholas que têm no Brasil são as mais variadas, mas nem todas são conhecidas e consumidas pelos brasileiros.

Entre as receitas mais populares, que agora fazem parte da nossa culinária, está a Paella: um prato feito à base de arroz – uma espécie de risoto – com ingredientes, como legumes, carne de caça, frutos do mar, frango e chouriço.

O jamón, que é basicamente um presunto cru curado também faz muito sucesso por aqui, principalmente, como petisco. 

Ao contrário do que você possa pensar, os churros não é brasileiro, mas sim um prato típico espanhol, que agora faz parte de uma das sobremesas mais amadas no Brasil.

Contrate um seguro viagem antes de ir para a Espanha!

Para quem está programando uma viagem para a Espanha é bom ficar atento às questões burocráticas para que você possa conhecer o país e também saborear os principais pratos espanhóis.

Embora não seja necessário o visto de turista pelo período de 3 meses, você precisará apresentar documentos, como passaporte válido, passagem de retorno ao Brasil, comprovantes de hospedagem e também o seguro viagem.

O governo espanhol exige a contratação desse serviço com base no Tratado de Schengen, que disciplina a livre-circulação dos turistas entre os países da União Europeia.

Mas além da obrigatoriedade, o seguro é fundamental para garantir a segurança e tranquilidade durante a viagem.

Afinal, o seguro oferece coberturas como assistência médica, auxílio em situações de urgência e emergência, acidentes, translado, extravio de bagagem, atraso ou cancelamento de voos e muito mais. 

Os melhores planos e preços você encontra no nosso buscador, Seguros Promo, que garante as opções mais vantajosas do mercado, promoções e descontos das principais seguradoras do Brasil.

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Quais são as comidas típicas da Espanha?

Acima de tudo, na sua viagem para Espanha, prepare-se para voltar com uns quilinhos a mais na balança. As comidas típicas espanholas são múltiplas e cheias de sabores e aromas.

De pratos salgados a sobremesas de comer regando, você vai se apaixonar pela gastronomia da Espanha, que carrega influências milenares. 

1. Paella

Comidas da Espanha Paella
Fonte: Pixabay

Ela é, sem dúvida, uma das comidas mais saborosas e conhecidas no mundo inteiro. Aqui no Brasil, a Paella ganhou novas versões, mas o prato tradicional possui arroz, frutos do mar, como polvo, lula, mexilhão e camarão.

Além disso, algumas receitas usam também carne de porco. Todos os ingredientes vão ao fogo para se misturar, tornando-se uma espécie de risoto bem suculento. Um espetáculo!

2. Cocido Madrileño

No seu menu de comida espanhola, o Cocido Madrileño não pode faltar. Visto que ele é aquele tipo de prato que agrada primeiros os olhos e depois encanta os mais diversos paladares.

Portanto, a receita leva uma variedade de ingredientes e cores, que tornam o prato muito bonito. O Cocido contém linguiça, batata, frango, grão-de-bico, repolho, vagem e outros componentes, que fazem da comida uma verdadeira iguaria. 

Por fim, caso faça um roteiro por Madri, não deixe de experimentar esse prato, que é um verdadeiro clássico por lá. 

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    3. Gazpacho

    Com cores vibrantes, o Gazpacho é tão bonito quanto delicioso. De fato, o prato é, na verdade, uma sopa feita com tomate, alho, pepino, salsinha, alho e outros ingrediente.

    Serve-se o caldo vermelho frio, mas em todo o país, ele ganhou muitas variações. Então, pode ser que você encontre sabores diferentes de Gazpacho durante a sua viagem.

    4. Tortilla de Patata

    tortila patata
    Fonte: Pixabay

    A princípio, a Tortilla de Patata, um verdadeiro clássico da cultura gastronômica da Espanha, está no dia a dia das famílias espanholas. Prepara-se o prato com ovos e batatas bem semelhante à nossa omelete.

    O recheio varia conforme a região, porém, ingredientes como linguiça e pimentão são os principais.

    5. Pisto

    O pisto é uma delícia, principalmente, em dias mais gelados. A receita é composta por legumes picados e fritos, que fazem parte de uma espécie de cozido com molho vermelho.

    Entre os ingredientes estão tomates, pimentões verdes e vermelhos, abobrinha e ovo frito. Uma delícia!

    6. Pulpo a la Gallega

    No seu tour pela Espanha jamais deixe de provar o Pulpo a la Gallega, uma das receitas espanholas mais amadas pelo seu povo. 

    O prato surgiu na região da Galícia e hoje em dia está muito presente em feiras de rua.

    Como o próprio nome já diz, o ingrediente principal é o polvo, que é cozido por inteiro e, depois, cortado e servido com azeite e sal.

    7. Tapas españolas

    Comidas 
da Espanha Tapas Españolas
    Fonte: Pixabay

    Viajar para a Espanha e não saborear as tradicionais tapas españolas é o mesmo que vir para o Brasil e não experimentar a nossa feijoada.

    Esse prato conta com uma infinidade de variações e é basicamente composto por porções de diversas comidas.

    Entre as mais populares estão as patatas bravas, que consistem em batatas fritas com molho picante, presunto cru, queijos e polvo.

    8. Jamón

    O Jamón, uma verdadeira iguaria da gastronomia da Espanha, é geralmente consumido com um bom vinho ou cerveja.Trata-se de um presunto curado a seco com um sabor inigualável.

    Devido ao seu processo de cura, ele ganha fibras finas, uma cor vermelha rosada, que se mistura com o branco da gordura da carne. 

    O presunto possui um sal atenuante e com sabor amendoado. Dá até água na boca, não é mesmo?

    9. Pinchos

    No verão, os pinchos fazem o maior sucesso tanto entre turistas quanto entre os espanhóis. Prepara-se o prato com legumes refogados, como tomate, berinjela, abobrinha, alho, cebola e pimentão, podendo ser servido quente ou frio.

    Também fazem o maior sucesso em bares, restaurantes e durante happy hour. Experimente os pinchos com uma boa cerveja. 

    10. Croquetas

    croquetas
    Fonte: Pixabay

    Os croquetes são bolinhos de farinha com recheios de diversos ingredientes, como queijos e presunto, e em seguida são empanados e fritos. Eles fazem parte das comidas típicas da Espanha.

    O croquete brasileiro, servido em porções em bares e restaurantes, é bem semelhante a ele.

    11. Batatas bravas

    Já falamos delas aqui, mas as batatas bravas fazem tanto sucesso, que merecem um espaço entre as melhores comidas típicas da Espanha. 

    A receita, claro, tem como base batatas, que são cortadas em pequenos pedaços, fritas e temperadas com sal e um molho apimentado de tomate.

    12. Papas

    Não deixe de experimentar também as tradicionais papas, que consistem em batatas cozidas com sal e vinagre, servidas com cebola e salsa picadas, azeite e vinagre.

    Um prato servido frio, que é delicioso, principalmente, em dias quentes e ensolarados.

    13. Fabada Asturiana

    Fabada Austuriana
    Fonte: Pixabay

    Entre os tipos de comidas típicas da Espanha, a fabada asturiana também se destaca. Ela tem origem na região das Astúrias, sendo muito consumida durante os dias mais gelados.

    O prato é feito com feijões brancos cozidos com açafrão, cebola, azeite e pimentão. Depois de cozidos, carnes de porco também são acrescentadas. Para apreciar do jeitinho espanhol, não deixe de tomar um bom vinho, cerveja ou sidra.

    Doces típicos da Espanha

    Além dos pratos tradicionais, você não pode deixar de experimentar os doces típicos da Espanha, que são verdadeiros clássicos e que completará deliciosamente o seu tour gastronômico pelo país europeu.

    1. Churros

    Eles são deliciosos e amados pelos brasileiros. Diferente do Brasil, os churros típicos da Espanha não são tão doces como acontece aqui e também não são recheados, mas o processo de preparo é o mesmo.

    Na Espanha, serve-se com chocolate quente, principalmente durante o inverno.

    2. Torrijas

    Comidas tipicas da Espanha tarrijas
    Fonte: Pixabay

    A culinária da Espanha não é famosa no mundo apenas pelos seus pratos salgados, as sobremesas também são muito populares e tradicionais por lá. As torrijas é um exemplo disso.

    Esse doce espanhol é feito com fatias de pão amanhecido, empanados com ovos e fritos. Depois disso, ele serve-se com canela, caldas doces e acompanha um bom vinho ou leite.

    3. Turrón

    Certamente se você nunca experimentou esse doce já deve ter ouvido falar sobre ele. O Turrón é prato típico espanhol com origem na região de Alicante e é feito com pasta de caramelo, amendoim e claras de ovo.

    Leva-se os ingredientes ao fogo para formar uma pasta. Depois que esfria, serve-se cortado. O Turrón está muito presente em festas populares pelo país.

    4. Crema catalana

    O creme catalão é feito com gema de ovo, leite, essência de baunilha, amido de milho, açúcar e um pedaços de cascas de limão e laranja.

    Depois de pronto, prepara-se uma cobertura com uma camada de canela. Serve-se quente. Perfeito para dias de inverno.

    5. Marzipã

    Comidas tipicas da Espanha Marzipã
    Fonte: Pixabay

    O Marzipã tem origem árabe, mas foi incorporado na culinária, além de ser uma comida típica de Toledo, Espanha. O prato é composto por uma pasta de amêndoas, claras de ovos, açúcar, que é servida em formatos de bolinhos, pintadas com anilina e cobertas com chocolate.

    Bebidas típicas da Espanha

    Não são somente as comidas espanholas que fazem parte dos roteiros turísticos. As bebidas típicas também ganham destaque durante as refeições.

    Na hora de apreciar a culinária ou curtir a noite espanhola, a sidra não pode faltar. Aqui no Brasil ela é mais famosa em festas de fim de ano, mas na Espanha ela é uma bebida do dia a dia.

    Já ouviu falar do Rebujito? Essa é uma das bebidas mais clássicas e está presente nas principais festas típicas. A bebida compõe-se de vinho tipo de maçã com gelo e Seven Up. Uma delícia!

    A Sangria talvez seja uma das bebidas da Espanha mais famosas no mundo. Com fruta picada, licor, açúcar e canela.

    A Horchata, embora, não tenha componentes alcoólicos, é muito popular entre os espanhóis. Ela é perfeita para quem gosta de drinks mais suaves e sem álcool.

    Reserve seu Hotel no Elquarto.com – use o cupom de desconto ELQUARTO5 que poderá lhe dar um desconto de até R$500,00 ou 5% Off em qualquer reserva no site!

    O melhor custo-benefício para o seu seguro viagem Espanha

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Todo turista que viaja para o país jamais pode deixar de experimentar as principais comidas típicas da Espanha.

    Entre um ponto turístico e outro, uma parada nos bares e restaurantes das cidades espanholas é uma regra. 

    Além do roteiro e de escolher os pratos mais saborosos, não se esqueça que o seguro é item obrigatório para entrar no país.

    Na hora de encontrar as opções mais vantajosas, seu lugar é na nossa plataforma verificadora, Seguros Promo, onde você pode simular vários planos e comparar os preços. Quer viajar seguro e tranquilo? De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa