CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Guadalajara:conheça o mapa turístico e prepare sua viagem!

Guadalajara é uma das cidades mais importantes de todo o México, seja por suas belezas naturais, ou por sua riqueza cultural e histórica. Confira!

Terceira maior cidade mexicana, Guadalajara é uma das principais portas de entrada não apenas do país, mas também da rica história local, preservando muitas heranças dos tempos coloniais.

Uma alternativa menos caótica à capital, Cidade do México, a cidade mais importante da província de Jalisco é o berço de boa parte dos mais importantes símbolos do país, como os mariachis, os imensos sombreros e os tradicionais rodeios.

Em outras palavras, pode ser o melhor lugar possível para conhecer mais sobre a cultura mexicana e, de quebra, visitar cenários incríveis, que já foram palco de grandes eventos históricos.

O melhor de tudo é que você não precisa planejar a sua viagem sozinho: montamos um guia completo, com tudo que você precisa saber sobre a cidade, incluindo as atrações mais imperdíveis. Veja só!

Cote os melhores seguros de viagem com 15% de desconto neste link!

Guadalajara: descubra o que fazer na terra dos mariachis!

Guadalajara, no México, é uma cidade paradoxal, conhecida tanto por estar na vanguarda do México moderno, quanto por preservar o patrimônio histórico do país.

A vida cultural efervesce no embalo dos museus e teatros com programação intensa, dos restaurantes comandados por chefs renomados e do encantador centro histórico.

Você ainda poderá explorar o bairro de Chapultepec, novo centro financeiro local, recheado de casas noturnas badaladas, restaurantes da moda e cafés cheios de charme.

Se você quer mesmo é ir às compras, não vai se decepcionar com as incríveis opções comerciais das regiões de Tlaquepaque e Tonalá, verdadeiros paraísos para amantes de arte e artesanato.

Para quem gosta de arquitetura e história, nenhum passeio supera o tour pelos edifícios coloniais da cidade, incluindo palácios do governo, o colorido Mercado de San Juan de Dios, a catedral e muitos outros.

Isso quer dizer que conhecer esse charmoso destino mexicano, lar de mais de 1,6 milhão de pessoas, pode ser o destino perfeito para a sua próxima viagem!

Guadalajara: história

Guadalajara: história
Fonte: Unsplash

Por muito tempo os espanhóis cobiçaram a região em que hoje está a capital da província de Jalisco, mas foi só em 1532, após três empreitadas fracassadas, que finalmente Cristóbal de Oñate fundou a cidade.

O assentamento prosperou apesar das ameaças constantes dos povos caxcan, portecuex e zacateco, com os quais os conflitos eram tão sangrentos quanto comuns.

Em 1542, mais de 120 pessoas já viviam na cidade, oficialmente batizada como Guadalajara em homenagem à cidade espanhola na qual nasceu o patrono da exploração do México, Nuño de Guzmán.

Aos poucos, a coroa espanhola foi montando importantes escritórios de governo na cidade, além da magnífica Catedral, erguida em 1563, e formou-se uma nova metrópole nas Américas.

Eventualmente, caberia à região um papel de protagonismo na luta pela independência do México e na abolição da escravatura: era dali que o padre Miguel Hidalgo y Costilla agia para acabar com a escravidão no país.

Hoje, boa parte do patrimônio histórico desse período está concentrada entre as ruas e ruelas do centro histórico, que é compacto, mas muito bem preservado.

Quem nasce em Guadalajara é?

As pessoas que nascem em Cancún são chamadas de cancunenses, enquanto os nativos de Juárez são simplesmente juarenses, mas a regra simples não se aplica aos moradores da capital de Jalisco.

Quem nasce em Guadalajara é tapatío, uma palavra originada no idioma nahuatl que significa “que vale por três”, em referência ao antigo sistema comercial local.

No passado, a principal medida de troca de mercadorias era de “três peças por três peças”, e o termo logo passou a ser associado aos nativos da região.

Em qual país fica Guadalajara?

Uma das primeiras etapas do seu planejamento de viagem para o México deve ser conhecer onde fica Guadalajara para se informar adequadamente sobre a cidade que te espera e definir como chegar até lá. 

Como mencionamos acima, a cidade é a capital da província de Jalisco, localizada no oeste mexicano, pertinho do Lago de Chapala e da costa do Pacífico.

O destino fica a aproximadamente 500 km da capital do país, Cidade do México, e a 860 km das praias de Puerto Vallarta. 

As atrações turísticas de Guanajuato, por sua vez, estão a apenas 350 km de distância.

Guadalajara: mapa

Vai viajar para um dos principais destinos mexicanos? Não se esqueça de fazer o dever de casa antes de embarcar para evitar surpresas! 

Confira o mapa turístico de Guadalajara, México!

Como chegar a Guadalajara?

A principal porta de entrada na cidade é o Aeroporto Internacional Don Miguel Hidalgo y Costilla, que opera voos com uma ou duas conexões a partir do Brasil.

Latam, American Airlines, United e Aeroméxico estão entre as empresas que oferecem o trecho.

O Terminal Rodoviário da Cidade do México oferece várias viagens diárias entre as duas cidades. Se você estiver viajando de carro, a partir da capital mexicana é só pegar a rodovia 15D. 

Guadalajara: passagem

Guadalajara: passagem
Fonte: Unsplash

Quer garantir suas passagens Guadalajara/Brasil pelo melhor preço do mercado? Pesquise bastante antes de fechar negócio e não deixe para fazer a compra na última hora.

Você pode contar com a moderna plataforma do Vai de Promo para fazer essa pesquisa em poucos minutos. 

Basta digitar as cidades de origem e destino, indicar as datas de ida e volta, e pronto. É só escolher a melhor opção para você!

O viajante ainda tem acesso à exclusiva ferramenta de economia em dias próximos e a um moderno sistema de alerta de preços para que você não perca nenhuma promoção para o destino dos seus sonhos!

Guadalajara: clima

O clima no estado de Jalisco é particularmente quente e chuvoso, especialmente no verão, quando as constantes tempestades podem atrapalhar os passeios ao ar livre.

Os termômetros variam entre 15ºC e 25ºC no decorrer do ano: os períodos entre janeiro e maio ou de outubro a novembro são considerados perfeitos para o turismo, pois as chuvas dão um descanso.

Se você viajar no intervalo de outubro a novembro, poderá até conferir a famosa Feira Internacional do Livro, um dos principais eventos do calendário local.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Seguro viagem para o México

    Ao montar um roteiro pelo México, você não pode se esquecer da sua segurança.

    Muitas situações podem acontecer a partir do momento em que você embarca para um novo destino: enfrentar algum problema de saúde, ter a bagagem extraviada ou até precisar voltar para casa às pressas.

    Por essas e outras, é indispensável incluir um seguro viagem em seu planejamento, pois o item é capaz de oferecer ao viajante assistência em diversas situações ou até mesmo reembolso.

    Você pode até personalizar a sua cobertura, incluindo serviços adicionais de acordo com as suas necessidades, com um investimento diário irrisório diante do custo total da sua viagem.

    Em vez de correr o risco de voltar para casa com uma dívida, garanta já o seguro viagem mais barato em nosso site buscador, Seguros Promo, que te ajuda a comparar ofertas e serviços em poucos cliques.

    Seguro Viagem:
    América do Norte
    CORIS 100 USA BASIC +COVID19 CORIS 100 USA BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 100.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 250.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ COVID-19 +TELEMEDICINA GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ COVID-19 +TELEMEDICINA
    Assistência médica USD 145.000
    Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    O que visitar em Guadalajara

    Decidir o que fazer na capital de Jalisco é mais fácil do que você imagina. 

    A maior parte das atrações está a uma caminhada de distância no pequeno e preservado centro histórico.

    Confira o que fazer em Guadalajara!

    Centro Histórico de Guadalajara 

    Centro Histórico de Guadalajara
    Fonte: Unsplash

    A região abriga os mais importantes pontos turísticos de Guadalajara, incluindo relíquias do período colonial, a belíssima catedral da cidade, a Igreja San Juan de Dios e o Palácio do Governo.

    Comece o seu passeio pela icônica Plaza de Armas e dedique ao menos um dia para conhecer cada cantinho da região com calma.

    Estenda sua caminhada até a Placa Tapatía, uma maravilha da arquitetura dividida em dois andares, com mais de 70 mil m² de área e diversas esculturas que representam bem a história da cidade.

    Catedral de Guadalajara 

    Nenhum passeio pelo centro histórico está completo sem uma visita à fantástica Catedral da cidade.

    Construída em 1541 com materiais rústicos, como adobe, a igreja é uma testemunha dos muitos episódios históricos que se passaram no território.

    A Catedral já foi parcialmente destruída e revitalizada inúmeras vezes ao longo dos séculos, até chegar ao formato como a conhecemos hoje após uma ampla reforma em 1854.

    Vale a pena visitar o templo e se maravilhar com seu estilo renascentista e os campanários neogóticos que podem ser avistados de diferentes pontos da cidade.

    Instituto Cultural Cabañas 

    Tombado como Patrimônio Mundial pela Unesco, o antigo edifício do Hospício Cabañas, um orfanato onde chegaram a viver mais de 3.000 crianças, hoje abriga a sede do Instituto Cultural Cabañas.

    Maior edifício colonial de todo o continente americano, o prédio foi construído em 1805 e está decorado com obras exclusivas do renomado artista plástico José Clemente Orozco.

    Você pode visitar o interior do edifício, incluindo seus 23 pátios e as duas capelas que compõem o complexo, localizado bem perto da Plaza Tapatia.

    Palácio do Governo 

    Palácio do Governo
    Fonte: Diego Delso / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    O edifício barroco do Palácio do Governo foi inaugurado em 1774 e, desde então, acomoda a sede do governo de Jalisco.

    Assim como o Instituto Cultural Cabañas, o palácio foi decorado com obras de Orozco, incluindo um famoso quadro que representa a prisão do revolucionário Miguel Hidalgo, líder da independência mexicana.

    O Palácio do Governo fica bem em frente à Plaza de Armas, ao lado da Catedral, posicionado estrategicamente de frente a um coreto que recebe concertos de música erudita.

    Biblioteca Iberoamericana Octavio Paz

    A Biblioteca Iberoamericana Octavio Paz fica em um edifício do século XVI, em estilo neoclássico, que chama a atenção de qualquer um que passa por ali.

    Ali já funcionaram um tradicional colégio e a universidade local, mas hoje as instalações são dedicadas a um riquíssimo acervo bibliográfico, com mais de 20 mil obras do mundo inteiro.

    Mesmo que você não esteja interessado em conhecer as obras da biblioteca, vale a pena visitar o prédio, que tem entrada gratuita, para conhecer um belíssimo exemplar da arquitetura colonial.

    Mercado de San Juan de Dios 

    Colorido e gigantesco, o Mercado de San Juan de Dios é não apenas o maior mercado do México, mas de toda a América Latina.

    O local ocupa uma área de mais de 40 mil m² e funciona desde a década de 1950.

    No mercado, você poderá experimentar pratos tradicionais da gastronomia mexicana, adquirir especiarias, peças de vestuário, utensílios domésticos, ingredientes diversos, itens de decoração e muito mais!

    Palacio Municipal de Guadalajara 

    Palacio Municipal de Guadalajara
    Fonte: Ivan Alfonso Guerrero Esparza / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

    O Palacio Municipal é um dos edifícios mais recentes do centro histórico da cidade, construído entre 1949 e 1952, mas nem por isso é menos impressionante.

    Sede da Câmara Municipal da cidade, o prédio foi construído no mesmo local em que, no passado, ficava a casa do explorador Juan de Zaldivar, um dos heróis tapatíos.

    Visite o palácio para conhecer seus traços em estilo neocolonial e não deixe de conferir o painel da fundação da cidade, obra do artista local Gabriel Flores.

    Museu Regional de Guadalajara

    O edifício no qual funciona o Museu Regional da cidade é uma obra-prima do período colonial.

    Inaugurado oficialmente em 1758, foi utilizado de várias formas ao longo da história, incluindo presídio, quartel, seminário e biblioteca.

    Desde 1918 funciona no prédio um dos principais museus da cidade, cujo acervo remonta às origens de Jalisco desde a pré-história, incluindo as batalhas pela independência do México.

    Teatro Degollado

    Inaugurado em 1856, o Teatro Degollado é uma das construções que mais chama a atenção nos arredores da Plaza de Armas, destacando-se em estilo neoclássico bem ao lado da Catedral.

    Lar da Orquestra Filarmônica de Jalisco, o edifício está em funcionamento até os dias de hoje, recebendo intensa programação de concertos de música erudita e apresentações do Balé Folclórico da cidade.

    Em frente ao edifício está instalada uma fonte histórica que simboliza os fundadores da cidade, bem como o deus grego Apolo e suas nove musas.

    Guadalajara: restaurantes

    Guadalajara: restaurantes
    Fonte: Pexels

    A gastronomia mexicana é uma atração à parte na cidade, onde vivem chefs especializados em alta gastronomia e cozinha de fusão.

    Isso quer dizer que você não pode ir embora antes de se sentar em um dos bons restaurantes locais para experimentar os ricos sabores, aromas e texturas da cozinha do país.

    O BRUNA, por exemplo, é um restaurante com a ousada proposta de reinventar a gastronomia mexicana, criando releituras contemporâneas de pratos clássicos, como o Carpaccio de Pulpo e o Wellington Beef.

    Se você gosta de ambientes requintados e boa comida em alto padrão, visite o tradicional Porfirio’s, situado na Calle São Paulo.

    No Sagrantino, o destaque fica por conta das carnes, parrillas, pescados e risottos, garantindo opções até mesmo para os paladares mais exigentes.

    Gosta de gastronomia internacional? Visite o Boulangerie Central. Se o seu negócio é churrasco, não deixe o Brick Steakhouse de fora de seu roteiro.

    Como é morar em Guadalajara?

    A capital de Jalisco não é apenas um destino turístico apaixonante, mas também uma das melhores cidades para viver no México!

    Sendo um dos maiores polos econômicos do país, a metrópole oferece bons empregos graças à sua imensa malha industrial, especialmente do ramo de tecnologia.

    Além disso, a cidade abriga diversas universidades e instituições de ensino que oferecem os mais diversos cursos, o que também significa uma boa oferta de opções de moradia a custos mais econômicos!

    Procurando o seguro ideal para a sua viagem? Temos mais de 400 planos disponíveis com cobertura no Brasil e no mundo! Garanta 20% de desconto com o cupom BLOG20! Pesquise agora clicando aqui!

    Cotação de seguro viagem para o México

    Não deixe para planejar a sua viagem a Guadalajara em cima da hora. Contrate agora mesmo o seu seguro viagem para garantir a segurança que você merece!

    Visite nosso site buscador, Seguros Promo, para comparar coberturas e ofertas das melhores seguradoras do mercado.

    Se surgir alguma dúvida durante a sua pesquisa, basta entrar em contato com a nossa central de atendimento exclusiva.

    Assim vai ficar fácil garantir atendimento médico e odontológico, seguro bagagem, regresso antecipado, atendimento 100% em português e outras comodidades para a sua viagem! 

    Quer aproveitar o melhor de Guadalajara com segurança e economia? De Promo você pode!

    Seguro Viagem:
    América do Norte
    CORIS 100 USA BASIC +COVID19 CORIS 100 USA BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 100.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 250.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ COVID-19 +TELEMEDICINA GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ COVID-19 +TELEMEDICINA
    Assistência médica USD 145.000
    Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    aaaa