Seguro Viagem América Central: como funciona e por que contratar

Seguro Viagem América Central: como funciona e por que contratar América Central
17 julho - 8 minutos de leitura.

Um seguro viagem na América Central vai ser útil? O que acha sobre isso? Siga com a gente e podemos te dar uma resposta.

Afinal, temos que considerar quais pontos turísticos serão visitados e quais necessidades poderiam ser atendidas pelo seguro em cada um.

Isso pode variar não só com o local, mas também com a finalidade da viagem e as atividades previstas nesse tempo.

Bom, então vamos começar:

Viajando para a América Central e Caribe

Viajando para a América Central e Caribe

Quando se fala em América Central, podemos nos lembrar de duas regiões. Uma é a continental, que faz a “ponte” por terra entre as Américas do Norte e do Sul, do México à Colômbia.

A segunda parte é a que engloba boa porção das ilhas caribenhas, que estão distribuídas entre as três partes da América.

Nessas, estão incluídos alguns destinos famosos, como Guatemala, Panamá, Honduras, Cuba, Bahamas e Costa Rica.

E com certeza esses (e outros) destinos valem muito a pena! As heranças culturais e históricas, a gastronomia, os ambientes naturais, as pessoas.

Cada lugar possui seu aspecto imperdível, como a famosa Barreira de Corais de Belize, ou as belezas naturais das Ilhas da Baía, em Honduras.

Por que contratar um seguro para América Central?

Por que contratar um seguro para América Central?

Mas então, se esses lugares são tão maravilhosos, não precisa de seguro, certo? Não é bem assim, tem muitos fatores envolvidos em uma viagem que às vezes saem do nosso controle.

E isso é a última coisa que queremos no meio de uma viagem, ainda mais se ela tiver saído a um preço bem elevado!

Alguns imprevistos podem ser bem pesados no bolso. Em situações como essas, é uma bênção ter um bom seguro viagem contratado!

Ele pode ser a garantia de que você não vai sair no prejuízo, contanto que os acontecimentos estejam previstos no seu contrato.

Como funciona o seguro viagem América Central

Seguro de Viagem para caribe

Como já dito, o seguro pode te auxiliar em casos de emergências ou urgências durante a sua viagem.

Isso geralmente funciona de duas maneiras. Ou a prestação de serviço, sem que o segurado precise pagar nada.

Ou então no pagamento de uma indenização ao viajante, que deve ser solicitada após o retorno ao local de origem.

Em ambos os casos, esse valor pago pela seguradora só vai até o limite máximo estabelecido no contrato.

Por exemplo, se o valor máximo coberto for de 10 mil dólares, mas o serviço custar 11 mil, a seguradora se responsabilizará apenas por 10 mil.

Seguro Viagem: America Central
TA 40 Especial - Internacional TA 40 Especial - Internacional Assistência médica USD 40.000 Bagagem extraviada USD 1.200 R$ 10/dia*
AC 35 INTER + TELEMEDICINA AC 35 INTER + TELEMEDICINA Assistência médica USD 35.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 12/dia*

Cada cobertura pode estar sujeita a um limite máximo diferente. Confira a seguir as que mais aparecem nos planos:

1. Assistência médica

Também conhecida como DMHO Despesas Médicas, Hospitalares e Odontológicas.

Quando ocorrer algum incidente dessas naturezas e caracterizado como urgência ou emergência, você poderá ligar para a seguradora e será informado o hospital mais próximo dentro da rede conveniada.

Se não houver nenhum, o cliente poderá buscar qualquer outro hospital e solicitar o reembolso em seguida.

Os custos pagos serão todos os essenciais para tirar o viajante de uma situação crítica e garantir seu bem estar, dentro dos termos esclarecidos no contrato.

As DMHO costumam vir acompanhadas da cobertura para Translado Médico, que inclui os transportes necessários entre unidades ou até o ponto de atendimento mais próximo.

2. Assistência odontológica

Antigamente, a cobertura odontológica era oferecida separadamente. Mas recentemente ela passou a ser incluída no serviço médico-hospitalar.

Por isso, não precisa se preocupar. Mas vale lembrar que também só vale para casos de urgência ou emergência durante a viagem.

Por isso, não costumam ser considerados casos de finalidades estéticas, como clareamento dentário.

3. Regresso Sanitário

É chato até de se imaginar, mas, caso ocorra algum acidente, pode ser que você seja forçado a interromper seu passeio e retornar ao local de origem.

O seguro se encarregará dos custos com a passagem de volta, assim como os custos extras que venham por motivos médicos.

Por exemplo, se o profissional de saúde definir que será necessário um transporte especial.

Esses costumam ser bastante caros! É uma grande tranquilidade ter isso garantido durante a viagem!

Cobertura extra de seguro viagem para a América Central

Seguro de Viagem para caribe América Central
Fonte: Pixabay

Os itens citados acima costumam ser pontos obrigatórios em qualquer plano que se vê por aí.

Mas há coberturas adicionais, também, que costumam ser mais específicas ou necessidades menos frequentes.

Mas vemos alguns que com certeza são muito úteis, bastante procurados e valem a pena demais!

1. Extravio de bagagem

Um exemplo é a indenização por extravio de bagagem. Assim que for notado que sua bagagem despachada desapareceu, o segurado deve fazer contato com a seguradora.

Depois de seguir as instruções, o serviço pode ser oferecido de três maneiras. A seguradora pode te auxiliar na procura pelos seus itens.

Caso não haja essa opção, ou se a bagagem ainda assim não for encontrada dentro de um prazo definido, será feito o reembolso.

O pagamento pode ser feito por unidade ou por quilo das bagagens perdidas, sem levar em consideração o valor dos itens contidos nelas.

2. Cancelamento de Viagem

Se algum dos eventos listados na apólice te forçar a cancelar sua viagem, a seguradora poderá te auxiliar!

E dependendo da extensão do seguro, pode cobrir outros custos além do gasto com a passagem aérea!

Por exemplo, reservas em hotéis e outros gastos que não possam ser cancelados sem multa.

O seguro viagem para América Central é obrigatório?

Seguro Viagem para América Central

Em muitos países da Europa e em alguns da América da Sul, o seguro viagem nem chega a ser opcional. Sem ele, você pode até ser deportado.

Não é o caso dos países da América Central. Com exceção de Cuba! Lá, você precisará, obrigatoriamente, ter uma cobertura médica internacional.

Nos outros países, não é mandatório, mas isso não quer dizer que não seja altamente recomendável.

Afinal, um acidente grave pode chegar a custar dezenas de milhares de dólares, enquanto um seguro pode chegar a apenas 10 reais diários, em alguns casos!

Como escolher o seguro viagem para o Caribe ideal?

Como escolher o seguro viagem para o Caribe ideal?

Então, ao considerar um seguro viagem à América Central, qual o melhor caminho a se seguir?

Vale lembrar que o preço por dia do seguro pode variar por alguns fatores. É sempre bom pagar menos quando possível, mas algumas situações demandam coberturas mais amplas.

É o caso de quem vai praticar esportes radicais, que pode exigir a contratação um plano exclusivo ou adicional.

Ou então quem vai visitar um destino com atendimento médico muito caro. Na América Central, alguns países são conhecidos por excelentes serviços de medicina, atraindo até um turismo médico.

E apesar de não estarem entre os mais caros do mundo – o que justifica viajar para buscar um atendimento – eles ainda podem surpreender e pesar no bolso em um imprevisto!

Propósito da viagem

Considere, em primeiro lugar, qual vai ser a finalidade da sua viagem. Quais atividades serão praticadas? Em alguma delas, seria reconfortante estar prevenido?

Em vários lugares você pode encontrar algumas comidas bastante exóticas, que podem muito bem ser deliciosas! Mas pra quem não tem costume, podem acabar trazendo desconfortos intestinais.

Mesmo em situações como em um cruzeiro marítimo, você pode encontrar um seguro que cubra seu atendimento médico, caso ele venha a ser necessário!

Para turistas de aventura isso também é muito recomendado, principalmente se a cobertura envolver o transporte até o ponto de atendimento mais próximo.

Tempo de viagem

Geralmente, o seguro viagem é cobrado por dia. Portanto, quanto mais tempo, mais caro, o que pode ser amenizado por promoções e campanhas especiais.

Além disso, é válido lembrar que, em alguns lugares, o clima também pode justificar buscar um plano específico.

Ao norte do Caribe, alguns locais veem, em certas épocas do ano, algumas tempestades tropicais e furacões.

E apesar de serem eventos bem administrados, é possível encontrar alguns seguros com garantias extras em eventos como esses, para dar uma tranquilidade a mais ao viajante!

Destinos

Ao fazer a contratação, você poderá optar por um seguro viagem para América Central, que incluirá todos os destinos dentro dessa região.

Tanto a parte continental, que conecta México e Colômbia, quanto a parte insular, também conhecida como Antilhas, que engloba os arquipélagos e as ilhas, inclusive as caribenhas

Caso você queira viajar para mais de um destino, o seu seguro será válido para todas essas localidades!

E ainda, se quiser visitar algum outro país da América do Norte ou do Sul, você pode contratar o seguro viagem internacional, que vale pra qualquer destino fora do Brasil!

Mas se quiser alternar entre um destino brasileiro e mais algum outro, precisará contratar os dois seguros, tanto o nacional quanto o internacional.

Necessidades individuais

Algumas necessidades mais específicas podem não ser encontradas em qualquer seguro.

Se estiver viajando com gestantes, idosos ou menores de idade e quiser uma proteção extra, faça contato com a seguradora para saber o que podem oferecer!

As possibilidades são muitas, desde assistência jurídica ou transporte para substitutos em atividade profissional quanto para o envio especial de algum pertence muito valioso, como um instrumento musical ou ferramenta esportiva!

Cobertura do seguro viagem para a América Central e Caribe

Seguro Viagem América Central

Fonte: Pixabay

As coberturas possuem valores diferentes para cada tipo de eventualidade. Como por exemplo, o valor de 10 mil dólares para despesas médicas e hospitalares.

Alguns podem ter valores adicionais para viagens que incluem gestantes ou a prática de atividades esportivas!

São várias opções de coberturas e é interessante conhecê-las, não só para se precaver, mas também para ver se acaba economizando ao comparar planos diferentes.

Faça sua cotação de seguro viagem América Central e verifique, no seu caso, quais serão as melhores opções!

Quanto custa o seguro de viagem para América Central?

O preço de um seguro pode variar bastante com alguns fatores. Considere acompanhá-los para não perder a melhor oportunidade!

Observe a cotação do dólar, pois isso afeta os preços de todos os serviços.

E quanto mais longo for o período de viagem, maior será o preço total, que costuma ser cobrado por dia.

Cada seguradora pode cobrar um valor diferente para os planos que oferece e, evidentemente, os mais abrangentes e com mais garantias serão mais caros!

Variando conforme esses fatores, você pode encontrar planos por em torno de 9 reais por dia, dentre os mais simples e baratos. Os mais caros podem passar de 200 por dia. Mas geralmente ficam em uma média de 20 a 50 reais diários!

Passo a passo de como fazer o seguro viagem América Central

como contratar seguro para caribe

A dica que te damos é utilizar um comparador de seguros, como o próprio site do Seguros Promo!

Lá, você pode analisar até quatro planos diferentes ao mesmo tempo, somente com as opções das melhores seguradoras do mercado.

Depois de pesquisar e verificar bem atentamente, o passo seguinte é ler toda a apólice, tirar suas dúvidas por um dos canais de atendimento e fechar o contrato, se estiver tudo ok.

Depois disso é só reunir os documentos que serão necessários para a viagem, anotar o número de contato da seguradora, para emergências, e seguir com seus planos normalmente!

Dicas para aproveitar sua viagem à América Central e Caribe

mapa caribe

Estando segurado, a tranquilidade é muito maior, não acha? Então só falta conhecer um pouco mais sobre a América Central e Caribe.

Que tal dar uma olhada sobre os destinos a seguir? São bem promissores:

  • Bocas del Toro (Panamá)
  • Granada (Nicarágua)
  • Isla de la Bahía (Honduras)
  • Antigua (Guatemala)
  • Corcovado (Costa Rica)
  • Punta Cana (República Dominicana)
  • Varadero (Cuba)

E muitos outros!

-> Saiba mais sobre as praias do Caribe

Cotação seguro viagem América Central

Cotação seguro viagem América Central

Assim que concluir suas pesquisas, o que vai faltar é fazer as malas e ir comprar suas passagens.

Mas sem se esquecer de pensar no seguro. De ruim a gente não quer nada acontecendo, mas antes prevenir do que remediar. Concorda?

Então dê uma olhada no Seguros Promo e aproveite pra nos seguir nas nossas redes sociais e não perder as próximas campanhas e cupons de desconto!.

Assim, não vai dar muito trabalho para encontrar um bom Seguro para a América Central barato. Afinal, de Promo, você pode!

Seguro Viagem: America Central
TA 40 Especial - Internacional TA 40 Especial - Internacional Assistência médica USD 40.000 Bagagem extraviada USD 1.200 R$ 10/dia*
AC 35 INTER + TELEMEDICINA AC 35 INTER + TELEMEDICINA Assistência médica USD 35.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 12/dia*
AT 40 INTER AT 40 INTER Assistência médica USD 40.000 Bagagem extraviada USD 1.500 (COMPLEMENTAR) R$ 27/dia*