CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Guimarães, Portugal: 10 motivos para conhecer o berço português

Conhecer Guimarães, Portugal é uma volta ao passado e história do país. Vem saber tudo o que a cidade tem a oferecer para montar seu roteiro.

Para os turistas que pretendem conhecer a Europa, que tal incluir a bela Guimarães, Portugal, no seu roteiro? 

Essa pacata cidade no interior do país revela-se um verdadeiro reduto histórico com construções milenares e arquitetura belíssima.

O destino, considerado o berço do país, possui cenários deslumbrantes, igrejas esplendorosas, museus, castelos e muitos outros locais que encantam seus visitantes.

Para te convencer a incluir o destino no seu roteiro, reunimos 10 motivos para visitar Guimarães na sua próxima viagem de férias. Vem com a gente!

Aproveite o cupom de 15% de desconto do Seguros Promo para contratar seu seguro viagem obrigatório para a Europa!

Guimarães, Portugal: onde nasceu o país

Datada do século 10, Guimarães é uma cidade que respira história, tendo um papel muito importante na fundação de Portugal como nação, já que que ela surgiu antes mesmo da criação do país em 1139.

Por conta dessa carga história, ela é conhecida como o Berço da Nação Portuguesa, o que a tornou também como um  importante destino turístico. 

Além disso, muitos acontecimentos militares e históricos ocorrem na cidade, que foram responsáveis pela Independência do país em 1143. 

Já deu para imaginar tudo que encontrará no na sua viagem para Portugal? Prepare-se para muitas histórias e curiosidades!

Quando ir à Guimarães, Portugal?

Guimarães Portugal quando ir
Fonte: Pixabay

A cidade de Guimarães em Portugal é belíssima o ano inteiro. Sendo assim, a melhor época para visitá-la será aquela que mais combina com as suas preferências e perfil de viajante. 

A alta temporada, como em muitas cidades da Europa,  acontece no verão,  que fica entre os meses de julho e setembro. A incidência de chuvas nessa época são baixas. 

Qualquer época do ano é boa para fazer turismo em Portugal. Basta usar as roupas certas e, claro, não esquecer o guarda-chuva, pois o período é bem úmido.

Mas se não puder visitar Guimarães, Portugal no verão, saiba que a baixa temporada, entre setembro e março, também é uma boa opção para os turistas que não têm medo do frio.

Nesse período, por conta das baixas temperaturas e das chuvas, o movimento de turistas e bem menor, mas os preços de atrações, hospedagens e restaurantes são mais convidativos.

Clima da cidade de Guimarães

O verão em Guimarães é marcado por temperaturas altas, que ficam entre 25ºC e 35ºC e céu azul praticamente a temporada toda, o que favorece os roteiros turísticos.  

Já o inverno é bem gelado e úmido, sendo que temperaturas ficam em média 10ºC, podendo chegar a 2ºC em dias de frio intenso.

Já a primavera, entre os meses de março e junho, tem temperaturas amenas entre 12ºC e 20ºC, sendo que as chuvas são raras nesse período.

Mas se pretende conhecer as atrações em Guimarães, Portugal, no outono, entre setembro e dezembro, saiba que o clima é agradável com temperaturas em queda, mas nada que atrapalhe o turismo.

Nos primeiros meses do outono, é possível encontrar temperaturas em torno de 20 graus, mas ao passo que o inverno se aproxima, fica bem mais frio, chegando a 10 graus.

Mapa

Se quer conhecer cada cantinho da cidade e aproveitar tudo que ela tem de melhor oferecer, indicamos que você tenha um guia turístico em mãos para facilitar o trajeto e evitar que se perca entre uma atração e outra.

Por isso, na sua viagem para Guimarães, Portugal, mapa é imprescindível. Pensando nisso, elaboramos um guia com as melhores atrações e rotas.

Viaje em segurança para Guimarães, Portugal

Viajar para um destino internacional é sempre um momento muito aguardado e repleto de expectativas. Mas além de escolher os melhores pontos turísticos, lembre-se que viajar em segurança é mais que importante, é fundamental.

Por isso, na hora de montar o seu planejamento de viagem para Guimarães, Portugal, dê prioridade para a contratação de um bom seguro, que garanta respaldo em situações de urgência, como problemas de saúde, internações, acidentes, extravio de bagagem e muito mais.

Além de oferecer total segurança, saiba que esse serviço é item obrigatório para desembarcar no país, já que Portugal faz parte do Tratado de Schengen.

Para encontrar os planos mais adequados para a sua viagem, utilize a nossa plataforma comparadora Seguros Promo, que oferece excelentes planos e preços que cabem no seu bolso.

No nosso site, é possível simular até quatro planos de diferentes seguradoras para encontrar aquele mais adequado para o seu perfil de viagem.

O que ver em Guimarães, Portugal?

Que ficar por dentro de tudo o que visitar em Guimarães, Portugal? Então, fique de olho na seleção de lugares turísticos que preparamos para a sua viagem. 

Com certeza, você ficará encantado com a variedade de atrações e a riqueza histórica da cidade. Confira!

Castelo de Guimarães

Guimarães Portugal castelo
Fonte: Pixabay

Com traços em estilo medieval, o Castelo de Guimarães, considerado patrimônio nacional, é um dos lugares mais tradicionais quando o assunto é turismo. Datado do século X, acredita-se que o local foi onde nasceu o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henrique.

Com tanta bagagem histórica, o castelo é também considerado uma das 7 Maravilhas do país e garante um tour bem interessante pelas suas dependências. O complexo funciona todos os dias, das 10h00 às 18h00.  

Paço dos Duques de Bragança

Ao decidir o que ver em Guimarães, Portugal, não deixe de fazer uma parada no Paço dos Duques de Bragança, construído pelo Rei D. Afonso para a sua amada, D. Constança de Noronha, no século XV.

Erguido em estilo borgonhês, o palácio é utilizado, hoje em dia, como um departamento de cultura, abriga também um importante museu, além de uma ala destinada à presidência da que fica no segundo andar.

Além de percorrer os corredores, salas e pátio, não deixe de conhecer o museu, que reúne tapetes persas, pinturas, tapeçarias flamengas e muito mais. Visite também a capela, o salão nobre e a sala de armas.

Citânia de Briteiros

Guimarães Portugal Citânia de Briteros
Fonte: Wikimedia foto de Lansbricae

Entre os pontos turísticos de Guimarães, Portugal, vale muito a pena conhecer a Citânia de Briteiros, que são ruínas arqueológicas mais antigas.  Acredita-se que, no passado, o local era um antigo povoado primitivo de origem pré-romana.

Abandonada no século II, a citânia possui várias construções que, embora distribuídas livremente, segue uma ordem estética. Hoje em dia, restam apenas restos de muralhas que serviam para proteger os moradores no passado.

O local fica aberto ao público de abril a setembro, das 9h00 às 18h00 e de outubro a março das 9h00 às 17h00. 

Largo da Oliveira

Nas suas andanças pelo centro histórico da cidade de Guimarães em Portugal, não deixe de fazer uma conhecer o Largo da Oliveira, cercado por casas típicas nortenhas e cheias de charme.

No largo há muitas atrações interessantes, como o template gótico construído no reinado de D. Afonso IV, que celebra a batalha do Salado.

Não deixe de visitar ainda o edifício medieval Paços do Concelho, que possui uma escultura de pedra que representa Guimarães. Vá também até a Igreja de Nossa Senhora de Oliveira e ao Museu Martins Sarmento.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Igreja Nossa Senhora da Oliveira

    E por falar na Igreja Nossa Senhora da Oliveira, saiba que ela é um dos pontos turísticos de Guimarães, Portugal mais visitados da cidade. Conhecida também como Colegiada de Guimarães, ela é um verdadeiro exemplo da arquitetura gótica da região norte do país.

    No passado, o templo era um mosteiro pré-românico, fundado em 949 por Mumadona Dia, sendo um importante local de peregrinação no século XIV. A igreja é considerada também como um Monumento Nacional há mais de 100 anos.

    Parque Aquático de Fafe

    Guimarães Portugal Parque aquático de Fafe
    Fonte: Pixabay

    Além de história, a cidade atrai também muitos visitantes por conta do Parque Aquático de Fafe, que possui piscinas, diversos tobogãs e também espaços para lazer e diversão da criançada.

    Em dias de verão, não deixe de passar uma tarde no complexo aquático para se refrescar do clima quente dessa época do ano. O ingresso custa 40 euros e o local funciona todos os dias, das 10h00 às 19h00.

    Igreja de São Miguel do Castelo

    A Igreja São Miguel do Castelo é também uma das atrações em Guimarães, Portugal, mais procuradas em razão da sua bagagem histórica. Reza a lenda que o primeiro rei de Portugal, D. Afonso foi batizado nesse local.

    Embora haja muitas controvérsias, a pia batismal, onde teria acontecido o batismo do rei ainda está lá, sendo usada para cerimônias de batismo.

    Teleférico de Guimarães

    No seu roteiro sobre o que fazer em Guimarães, inclua um passeio de Teleférico de Guimarães, que foi o primeiro a entrar em operação no país em 1995.

    A atração faz um passeio da região central de Guimarães até a Montanha da Penha, que fica a 400 metros de altura e a 1.400 metros de distância.

    No alto da montanha, você encontrará uma ótima estrutura com bares, restaurantes, cafeterias, área de passeio, campo de golfe e muito mais.

    Santuário da Penha

    Guimarães Portugal Santuário da Penha
    Fonte: Wikimedia foto de Joseolgon

    Também no Monte da Penha, encontra-se o Santuário da Penha, um verdadeiro símbolo da arquitetura gótica na cidade. Você pode conhecer o local em um passeio de teleférico ou fazer o trajeto até lá por uma estrada sinuosa.  

    Inaugurado em 1947, o Santuário da Penha foi construído quase que todo em granito da região, a partir do projeto do arquiteto Marques da Silva, muito famoso no país. Vale a pena uma visita e um momento de oração. 

    Casa de Pedra (Penedo)

    Ao visitar Guimarães, Portugal, jamais vá embora sem antes visitar a famosa Casa de Pedra, que é, na verdade, uma rocha gigantesca com janelas, portas e telhados, construída para ser residência de férias de uma família portuguesa.  

    O interior da Casa de Pedra, conhecida também como Casa dos Flintstones, possui características rústicas com móveis, escadas e corrimões de madeira. 

    No local, há um sofá feito de madeira de eucaliptos, betão e pesa cerca de 350 quilos. Não deixe de registrar o momento. 

    Quantos dias ficar em Guimarães Portugal?

    Os principais pontos turísticos de Guimarães, Portugal, estão concentrados em seu centro histórico, o que facilita e agiliza os roteiros turísticos. 

    Se estiver em outra cidade portuguesa e com a agenda apertada, saiba que é possível visitar a cidade em apenas um dia.

    Mas se deseja conhecer cada atração com calma e apreciar a culinária local, recomendamos que você fique, pelo menos, dois dias em Guimarães.

    Como ir a Guimarães a partir da Cidade do Porto?

    Guimarães Portugal como ir
    Fonte: Pixabay

    Considerada a segunda maior cidade do país, Porto atrai muitos turistas em razão das suas belezas, história e gastronomia. Se estiver na região, saiba que é bem fácil fazer um bate-volta até Guimarães, que fica a menos 60 quilômetros de distância.

    É possível fazer o percurso de diferentes meios de transporte. Uma das formas mais baratas de viajar até a cidade de Guimarães em Portugal é de trem em um percurso que dura cerca de 1h20.

    A passagem custa 3,25 euros e você pode comprar tanto na internet quanto na estação ferroviária do Porto, sendo que os vagões partem todos os dias, das 6h20 e 23h20. 

    Outra opção igualmente econômica são os ônibus, que oferecem uma viagem de 1 hora. Mas, nesse caso, o ingresso é um pouco mais caro e custa 6 euros. 

    Como viajar de Lisboa a Guimarães em Portugal?

    Para os turistas que vão passar uma temporada em Lisboa, capital, que tal visitar Guimarães, Portugal? As cidades ficam a cerca de 360 quilômetros de distância, sendo possível fazer o percurso de trem, ônibus ou alugar um carro.

    No trajeto de trem, por exemplo, a viagem dura cerca de 3 horas e o bilhete custa entre R$ 180 a R$ 250,00. Já as passagens de ônibus custam cerca de R$ 150,00 e o percurso tem a duração de pouco quase 5 horas.

    *preços de novembro/2020

    Não se esqueça do seguro viagem!

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Agora que você já conhece as principais atrações de Guimarães, Portugal, e também já sabe quais são as melhores rotas e opções de transportes, chegou a hora de montar o seu roteiro e, claro, contratar o seguro de viagem.

    Para encontrar as opções mais recomendadas, utilize a nossa plataforma comparadora, Seguros Promo, que apresenta diversos planos de diferentes seguradoras, além de muitas ofertas e promoções. Quer viajar seguro e tranquilo? De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa