A capital portuguesa, frequentemente associada por turistas à uma mera entrada para Europa, tem encantado cada vez mais seus visitantes. Afinal, em cada canto da cidade tem um pouco de história – inclusive da nossa – lugares incríveis e opções de turismo que agradam a todas as idades.
A cidade tem muito pra oferecer. Culinária, paisagens, pontos turísticos, e inúmeros tipos de visitas e tours. É tanta coisa bacana, que selecionamos algumas ideias para te ajudar a montar seu roteiro cheio de coisas imperdíveis para fazer em Lisboa.
Conhecer a Torre de Belém
A Torre de Belém é o ponto turístico mais conhecido e também um dos principais cartões postais da cidade. O lugar conta a história do país e um pouco da história europeia também. A estrutura é maravilhosa e o topo da torre guarda uma vista incrível que todo visitante deve conhecer. A torre funciona de terça a domingo, das 10h às 17h.
Experimentar um prato típico da cidade
O pastel de belém é o prato mais famoso de Portugal. A receita do quitute é guardada a sete chaves, detalhe que faz com que o prato seja único. Os portugueses em geral, gostam de comer o doce com café.
O prato é comercializado em vários restaurantes de Lisboa, mas o original mesmo, feito com massa folhada, recheio cremoso à base de leite e ovos e polvilhado com canela e açúcar, você só vai encontrar na “Fábrica dos Pastéis de Belém”.
Jantar no Bairro Alto
O Bairro Alto é considerado a parte boêmia da cidade. Majoritariamente frequentado por intelectuais, designers, artistas e turistas que buscam por uma vida noturna mais agitada – e lugares para comer bem – o bairro está repleto de bons restaurantes.
Uma opção para quem gosta de comer como os locais, é o restaurante “Antigo 1º de Maio”. O lugar é simples mas oferece comida caseira e típica da região que agrada a todos os visitantes e não por acaso, está sempre cheio, por isso, é melhor chegar cedo.
Descubra o lugar perfeito para se hospedar
O melhor bairro para você vai ser definido através das suas expectativas para a viagem. A melhor opção para quem gosta de visitar os pontos mais turísticos e ficar perto de tudo, são os bairros históricos, na região chamada Baixa. O que não falta nessa área, são opções de hospedagem. Só no booking são listados mais de 450 lugares, entre hotéis e hostels.
Mas se você gosta de um lugar com vida noturna agitada, prefira o Bairro Alto ou Chiado. Ambos os lugares não deixam a desejar quando o assunto é badalação. Quem curte um lugar histórico, pode se hospedar no Alfama, o bairro parece ter parado no tempo. Por ali, música e poesia exalam pelas estreitas ruas e também pelos becos.
Passear de elétrico pelos bairros históricos
Você com certeza não vai conseguir passar por Lisboa sem fazer um passeio no charmoso bondinho, conhecido como elétrico. O bonde é praticamente um ícone da cidade e a tarifa é bastante acessível. A viagem fica por 2,85 euros por bilhete, ou 1,40 com o Cartão Lisboa Viva. Esse passeio com certeza vai te render várias fotos incríveis.
Não se esqueça do seguro viagem
A contratação de um seguro no valor mínimo de 30 mil euros é obrigatória para entrar em diversos países da Europa, inclusive Portugal. A obrigatoriedade surgiu com o Tratado de Schengen, que foi criado na intenção de garantir que os turistas, que venham a precisar de atendimento médico de urgência ou emergência em um dos países participantes, tenham como pagar pelas despesas hospitalares, e já conta com 25 países participantes.
Mas apesar da obrigatoriedade do seguro, Lisboa tem uma vantagem que muita gente não conhece, a cidade é um dos destinos que não exigem visto dos brasileiros. Dessa forma é difícil resistir a uma visita ao lugar, não é verdade?
E aí? Já começou a programar esse passeio? Siga nossas dicas e saiba como planejar um bom roteiro de viagem.