Viagem para Portugal: quando ir, documentos, dicas e cidades turísticas
Fazer uma viagem para Portugal está no planejamento de muitos brasileiros. Confira quando programar seu passeio, onde ir e mais dicas essenciais!
Optar por fazer uma viagem para Portugal é fácil, considerando a praticidade e a comodidade que os turistas brasileiros encontram por lá.
Por ser a porta de entrada da Europa, o tempo de voo do Brasil até Lisboa é mais curto. A viagem para Portugal dura em média 9h, se for direta.
Portugal é uma terra fascinante, com paisagens naturais deslumbrantes, alguns dos melhores vinhos do mundo e gastronomia sem igual. Incrível, não é mesmo?
Portugal agrada a todos: casais, grupos de amigos, famílias ou viajantes solos, que facilmente conseguirão interagir com um povo simpático e comunicativo!
Veja agora como organizar uma viagem para Portugal e faça um passeio sensacional, aproveitando tudo que o belo país que fala português oferece!
Cote seu seguro viagem no Seguros Promo e aproveite nosso cupom de 15% de desconto.
Viagem para Portugal: informações básicas
Fonte: Pixabay
O clima mediterrâneo é agradável, sendo também menos frio no inverno em comparação a outros países europeus.
O calor começa antes de o resto do continente se despedir do frio intenso. O verão é parecido com o do Brasil, o que naturalmente leva o turista brasileiro a se sentir em casa!
A moeda de Portugal é o euro. Para um planejamento assertivo, considere o número de dias de sua permanência no país e quanto em euro precisará para realizar sua programação.
Para o turista, existe também a alternativa de utilizar um cartão pré-pago para viagem. É uma opção segura e prática, pois tem ampla aceitação na Europa.
A gastronomia de Portugal é rica e diversificada, com ótimos ingredientes. O país possui uma dieta mediterrânea, com muitos peixes, frutos do mar, legumes, azeites e azeitonas. A culinária também tem vários pratos à base de carne de porco.
Para sua experiência gastronômica ser completa, vale a pena provar os vinhos como acompanhamento dos pratos. Os doces de Portugal também são ótimas iguarias.
Vale ressaltar que, após o surto de pandemia do Covid-19, Portugal está adotando medidas de prevenção para a proteção dos turistas em trânsito pelo país.
Com o selo Clean and Safe, o Ministério do Turismo local visa identificar as empresas do segmento turístico que já estão adaptadas para prosseguirem fornecendo seus serviços com total segurança, seguindo os protocolos de higiene e limpeza.
Veja abaixo mais algumas razões que fazem de Portugal uma ótima ideia!
Melhor época para viajar para Portugal
Fonte: Pixabay
Deve-se pensar em princípio no clima, nas regiões que quer visitar no país e observar a alta temporada, na qual os preços podem ser diferenciados e os lugares mais cheios.
Portugal tem clima ameno, podendo ser visitado todo o ano. O outono e o inverno (outubro a abril) trazem frio e chuva. É possível até encontrar neve no norte do país e na região central, possibilitando passeios de esqui.
A primavera vai de meados de março até junho, presenteando os turistas com um espetáculo de campos portugueses floridos, sendo perfeita para passeios em clima mais suave.
No verão o sol aparece mais exuberante, propiciando dias mais longos e quentes. O sol se põe após as 21h, o que garante uma experiência inesquecível. Imagine-se na praia às 20h, com dia claro!
Agosto é o mês de pico do verão. Badalado e com preços mais salgados, é quando portugueses e turistas vão para a região do Algarve, curtir as belas praias.
Em agosto e setembro acontece também a vindima, a colheita das uvas nas vinícolas. Nessa época, é possível agendar a famosa pisa nas uvas em algumas vinícolas.
Se a ideia for curtir um verão um pouco menos agitado, uma ótima opção é escolher o início de julho e setembro, para aproveitar muito as praias e passeios.
Quanto custa a viagem para Portugal?
Os preços em Portugal são bons. Você pode beber e comer muito bem, utilizar o transporte público e visitar atrações com um custo menor que em outros países da zona do euro.
Vamos ver o que isto significa em reais? Se considerarmos uma viagem no período de verão, por 10 dias, um pacote para Lisboa incluindo hotel e café da manhã pode ficar em torno de R$ 8.000.
Para gastar turistando, em uma viagem bem planejada, é bom pensar em separar ao menos 80 euros por dia.
Quais documentos necessários para viajar para Portugal?
Saiba o que precisa ter em mãos para fazer uma viagem para Portugal:
- Seu passaporte em dia, com validade superior a sua estadia na Europa;
- Garantir em sua origem as passagens de ida e volta;
- Não esquecer do comprovante de onde ficará hospedado (pode ser a reserva do hotel, ou carta convite de algum amigo ou parente que irá recebê-lo);
- Adquirir um seguro de viagem internacional, que inclusive, é obrigatório no continente europeu.
Sobre o seguro viagem, vale dedicar um tempo para definir o plano mais adequado para as suas necessidades. O Seguros Promo te ajuda a fazer a melhor escolha!
Viagem para Portugal precisa de visto?
Atualmente, não é exigido o visto para entrar em Portugal por um período de 90 dias em caso de turismo, negócios, missões culturais ou coberturas jornalísticas.
Caso sua viagem a Portugal não seja para esses fins, você precisará do visto.
Seguro viagem para Portugal
Independente do roteiro e do clima, o seguro viagem para Portugal é a garantia de tranquilidade para você desembarcar em terras lusitanas aproveitando ao máximo o que a região oferece.
Ainda que você não planeje se aventurar em passeios radicais, o seguro amplia as alternativas de programas que você pode decidir realizar estando em seu destino. Além disso, ele te dará suporte até em caso de extravio de bagagens.
Tenha um seguro viagem confiável como companhia e aproveite muito sua viagem. Consulte o melhor plano, com a cobertura ideal para você, e siga sem medo de ser feliz!
Viagem para Portugal: 9 cidades turísticas para conhecer
Pronto para conhecer a nossa seleção de cidades turísticas para visitar em Portugal? De regiões históricas a praias paradisíacas, o país tem paisagens deslumbrantes para viagens em qualquer época do ano.
Veja abaixo as melhores programações de roteiro para os destinos mais interessantes de Portugal!
1. Lisboa
Lisboa é a capital do país e está situada na margem direita do Rio Tejo, no centro de Portugal.
Por possuir várias atrações turísticas, o ideal é reservar 4 dias para aproveitar o que a cidade oferece.
A Torre de Belém, em Lisboa, é o cartão postal da cidade. Tem mais de 500 anos e já serviu como forte, prisão, alfândega e farol. É um dos locais mais visitados de Portugal.
O Castelo de São Jorge é outro ponto turístico histórico. A belíssima construção fica em uma parte alta de Lisboa, o que permite uma vista excepcional da cidade.
O teleférico de Lisboa é um passeio rápido, porém deslumbrante. Pode-se ver do alto o Rio Tejo, o Parque das Nações, o Oceanário de Lisboa e outros pontos turísticos.
Por falar no oceanário, este é outro passeio espetacular na cidade. Considerado o segundo maior do planeta, nele é possível ver mais de 500 espécies de vida marinha.
O passeio de barco pelo Rio Tejo é imprescindível. Inclua no trajeto ver o rio de perto, passar pelas pontes que ligam a cidade e entender por que o rio é tão inspirador para poetas e músicos!
Os museus de Lisboa contam com várias temáticas e gêneros. Um dos principais é o Museu Calouste Gulbenkian.
2. Fátima
Na região central de Portugal está Fátima. Vale se encantar com os pontos turísticos relacionados às aparições da Nossa Senhora de Fátima, mesmo para quem não é católico!
Praticamente todas as atrações estão dentro do Santuário de Fátima e podem ser facilmente visitadas a pé.
A Basílica da Santíssima Trindade foi construída em 2007 e fica em frente à primeira Basílica. De arquitetura moderna, é linda e chama bastante atenção pela grandiosidade.
A Capelinha das Aparições é muito visitada. Lá ficava a árvore azinheira, onde Nossa Senhora apareceu. Depois, no lugar da árvore, foi colocada uma imagem da Virgem de Fátima.
O Museu de Cera é atraente, inclusive para viagens com crianças. Ele relata a história da Virgem de Fátima desde a anunciação dos anjos até a ida ao Papa João Paulo II.
3. Sintra
Situada no distrito de Lisboa, a cidade é considerada uma vila. Ela está bem próxima da capital e é um programa indispensável para você!
Não deixe de ver o Castelo dos Mouros. Ele mantém o charme de uma ruína antiga, com uma floresta em torno das muralhas, e oferece vistas incríveis da região de Sintra.
O Palácio da Pena, erguido bem no topo da Serra de Sintra, é um dos pontos mais importantes e conhecidos de Sintra.
Definido pelo poeta português Camões como “onde a terra acaba e o mar começa”, o Cabo da Roca é lindo e vale a pena visitar — por ser um lugar de muito vento, mantenha a atenção aos limites.
4. Porto
Porto, no noroeste do país, é a cidade que deu nome para Portugal. Possui um estilo arquitetônico que vai do gótico ao Art Nouveau, e expressa sua contemporaneidade nas artes.
A Livraria Lello, um dos locais mais visitados, é uma das mais belas livrarias do mundo. Com o interior em madeira, livros do chão ao teto e uma escadaria vermelha ao centro, cria uma atmosfera fascinante.
Vale a pena conhecer a Fundação Serralves, que tem o Museu de arte contemporânea e um jardim enorme com a Casa Serralves, típica dos anos 30!
O Mercado do Bolhão, no centro da cidade, é um lugar muito interessante para passear. É um mercado em estilo tradicional, e possui restaurantes simples e deliciosos.
Um passeio nos “barcos rabelos”, pelo Rio Douro, te levará a conhecer as belas pontes da cidade, como a Ponte D. Luís I.
Junto ao Rio Douro, a Ribeira é convidativa para caminhar, tomar um café, fazer uma pausa em um bar e observar a vida do centro histórico da cidade.
Subir por uma escadaria de acesso até o alto da Torre dos Clérigos e ter uma vista geral de Porto também é ótima pedida!
O passeio fundamental em Porto é visitar uma cave e conhecer os processos da produção do vinho do Porto, que é reconhecido mundialmente, além de degustar as variadas qualidades de vinho.
5. Évora
Évora está localizada no Alentejo, no sul de Portugal. O centro histórico da cidade é envolvido por muralhas, com ruas medievais, igrejas e restaurantes fantásticos.
O Jardim Público de Évora é tranquilo e cheio de romantismo, com uma grande diversidade de vegetação. Nele, está o Palácio Dom Manuel.
A Capela dos Ossos merece ser visitada. Impressionante e curiosa, tem as paredes cobertas de ossos de mais de 5 mil monges.
Certamente, a Praça do Giraldo e as ruas do centro histórico de Évora são convidativas para passeios pelas lojas de artesanato, um bom café e degustação de azeites.
Vale visitar também a Sé Catedral de Évora, maior catedral medieval do país, e o Templo Romano de Évora, que é o monumento cartão postal de Évora.
6. Coimbra
Coimbra é um distrito português, localizado no centro de Portugal. Cidade universitária, graciosa e bem estruturada, o clima local é tranquilo, mas a noite é badalada. Vamos conferir o que fazer em Coimbra?
A Universidade de Coimbra merece ser visitada. É uma das mais antigas do mundo, e a mais antiga de Portugal.
Passear pela Baixa de Coimbra é interessante, pois a região também faz parte da área histórica — além de ser o lado mais central do comércio, com lojas variadas.
A Igreja de Santa Cruz abriga os mausoléus dos dois primeiros reis de Portugal. O local é belíssimo por dentro, com um lindo painel de azulejos, um grande órgão e vários detalhes.
Perfeito para visitar com crianças, sendo divertido também para adultos, o “Portugal dos Pequenitos” é um parque com todos os monumentos de Portugal em miniatura!
Visitar o Parque Verde do Mondego, a Ponte Pedro e Inês e o Parque Manuel Braga também são uma descoberta à parte, pelos locais bonitos, restaurantes e bares.
7. Braga
Braga, ao norte de Portugal, é a cidade mais antiga do país. Importante durante o Império Romano, ganhou o título de Roma Portuguesa. Nela, encontram-se os jardins mais lindos de Portugal.
Confira também a Praça da República. É uma das atrações da cidade, junto ao Convento e Basílica dos Congregados.
Encante-se com o Jardim de Santa Bárbara e o Paço Arquiepiscopal, um jardim maravilhoso numa ala medieval, conservada de uma construção dos séculos XIV e XV.
A Sé de Braga é uma igreja que foi construída onde existiu um templo romano, e a Rua Dom Paio Mendes, uma das que leva até a entrada da igreja, é um dos points noturnos de bares!
8. Guimarães
Apelidada de “cidade berço de Portugal”, Guimarães está ao norte do país e tem um rico centro histórico, tombado pela Unesco como Patrimônio Mundial.
Visitar o Castelo de Guimarães, que fica na região mais alta da cidade, é uma ótima ideia. As muralhas estão conservadas e é muito interessante subir na torre!
É aconchegante caminhar pelo centrinho medieval da cidade, com seus largos, igrejas e fontes. Aprecie o Largo da Oliveira, que é cercado por belas construções e possuía uma liteira gótica, em frente à igreja Nossa Senhora da Oliveira.
A Praça de Santiago é belíssima e muito visitada. Próxima à ela está a antiga prefeitura da cidade, construída no século XVI.
9. Região do Algarve
A magnífica região do Algarve está no extremo sul de Portugal. É muito conhecida por suas formações rochosas e praias paradisíacas, sendo um verdadeiro catálogo de turismo!
Aproveite o passeio sensacional até a cidade de Lagos e ande de barco nas cavernas e grutas até a Ponta da Piedade, famosíssima na região.
A belíssima Faro é a maior cidade do Algarve. O destino conserva muita história, com igrejas, conventos, construções arabescas e ruínas das antigas muralhas medievais.
Na parte urbana está a Universidade do Algarve, uma das principais de Portugal.
Portimão, segunda maior cidade do Algarve, era o maior centro de pesca. Sua praia principal é a Praia da Rocha, também uma das mais famosas do Algarve.
Cheia de bares e restaurantes que funcionam de dia e a noite, a Praia da Rocha é muito badalada, seja sob o sol ou ao luar!
Albufeira, antiga aldeia de pescadores, é repleta de bares e restaurantes e possui uma vida noturna cheia nos meses de verão.
Suas praias mais visitadas são a Praia de São Rafael, Praia de Santa Eulália, Praia dos Pescadores e a Praia dos Penedos.
Ainda temos as charmosas Praia de Dona Ana e Praia do Carvoeiro para sugerir, que são famosas pela temperatura e pela cor de suas águas, de impressionante transparência!
Não podemos nos esquecer da Costa Vicentina Algarvia. A Praia de Odeceixe, cercada pela Ribeira de Seixe, foi eleita em 2012 como uma das sete maravilhas de Portugal!
Dicas para curtir a viagem para Portugal
Portugal é um país pequeno, portanto, você pode alugar um carro e visitar de norte a sul em cerca de 6 horas, e de leste a oeste em 3 horas, aproximadamente.
Turistas brasileiros podem usar a carteira de motorista. Não é preciso tirar a PID (carteira internacional). Esteja com ela em dia e junto ao passaporte, para caso de blitz.
Em Lisboa, você pode conhecer o centro da cidade de Tuk-Tuk, que são os carrinhos típicos da Tailândia. Os passeios são divertidos e o motorista faz paradas para você descer e admirar os lugares!
Praticidade, economia e rapidez também são sempre bem-vindas em qualquer viagem. Uma excelente escolha para agilizar o seu deslocamento no país é optar pelos trens de Portugal, cujas estações estão espalhadas pelas áreas centrais das cidades.
Quantos dias em Portugal?
Já que Portugal não é um país grande, é perfeitamente possível fazer um tour pela região em uma única viagem. Para isso, são necessários no mínimo 7 dias — com esse tempo, você poderá conhecer Lisboa e passear rapidamente por algumas cidades próximas.
Por outro lado, Portugal reserva muitas atrações turísticas que merecem ser exploradas com mais calma. Se puder estender sua estadia, escolha ficar pelo menos duas semanas — assim, conseguirá percorrer Coimbra e Porto, além de outros destinos entre as cidades.
Se estiver viajando no verão e desejar conhecer também a região do Algarve, o que é altamente recomendável, o ideal é reservar mais de 15 dias de viagem. Caso sua viagem seja no inverno, opte por incluir Braga, Guimarães e Évora.
Hospedagem em Portugal
De hotéis a pousadas familiares, você encontrará as mais diversas opções de hospedagem em Portugal, o que é sempre uma boa notícia!
Em Lisboa, as principais recomendações são o bairro Chiado e a região da Baixa, que estão localizados na área central da cidade e são bem atendidos pelo metrô.
A região da Baixa (que possui o mesmo significado que “centro”) também é uma escolha conveniente no Porto. Em Coimbra, opte por se hospedar no centro histórico para aproveitar a charmosa atmosfera da cidade.
Para quem quer curtir o agito da noite em Algarve, a dica é ficar no centro de Lagos, que é uma região movimentada, mas não excessivamente.
Para viagens durante a alta temporada, lembre-se de reservar as hospedagens com antecedência, já que as alternativas ficam mais limitadas devido à grande quantidade de turistas nas cidades de Portugal.
Cotação Seguro Viagem Portugal
É obrigatório fazer um seguro viagem para a maior parte dos destinos da Europa. O motivo é o Tratado de Schengen, que estabelece a liberdade de circulação e a obrigatoriedade do seguro viagem em 26 países europeus.
Para o sucesso da sua viagem do início ao fim, contrate o seguro que melhor atender às suas necessidades, além de eventuais imprevistos, e sinta-se acolhido, livre para escolher qualquer roteiro em Portugal!
Os tipos de seguro variam de acordo com sua demanda. Para abraçar a melhor escolha, conte com o site do Seguros Promo e seja muito feliz em sua viagem!
Explorar Portugal com tranquilidade e facilidade? De Promo você pode!
Leia também:
- As melhores dicas de mochilão Europa: como planejar, economizar e explorar ao máximo
- O que fazer na Polônia? Confira as melhores atrações!
- Turismo na Costa Rica: como funciona, custos e como planejar
- 25 lugares para conhecer antes de morrer ao redor do mundo!
- Como chegar em Machu Picchu? Confira a melhor forma!