CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

O que fazer em Cozumel: guia de praias, passeios e roteiros

O que fazer em Cozumel, um dos principais destinos no México? Além das praias tem muito o que conhecer, vem ver e fique maravilhado!

Se você está procurando o que fazer em Cozumel, você provavelmente está pensando em conhecer um dos destinos mais encantadores do México, certo? Para te ajudar nessa tarefa, criamos o guia turístico definitivo da ilha.

Conhecida por suas praias paradisíacas e pela localização privilegiada, próxima a outros importantes destinos mexicanos, como Cancún, Playa del Carmen e Riviera Maya, Cozumel pode ser o lugar ideal para suas próximas férias.

Confira abaixo nossas dicas para aproveitar ainda mais a sua estadia!

Cote seu seguro viagem no Seguros Promo e ganhe 15% de desconto com este cupom. Aproveite!

O que fazer em Cozumel: praias, atividades e parques

A ilha de Cozumel, México, é o destino mais indicado para quem quer curtir o visual paradisíaco das praias de águas azuis quentinhas e areia branquinha, mas não quer ficar no meio do agito de Cancún.

A ilha só entrou para o radar de turismo internacional na década de 1960, quando o oceanógrafo Jacques Cousteau visitou a região para gravar um de seus icônicos documentários.

Desde então, se firmou com um dos principais destinos mexicanos, com inúmeras atrações, como prática de mergulho, trilhas ecológicas, e por aí vai.

A vida marinha é abundante na região, com belos corais cheios de cor, o que garante o cenário ideal para mergulho com cilindro ou até mesmo snorkel.

Um dos grandes destaques é o Recife Palancar, onde a visibilidade pode chegar a 70 metros de profundidade.

Vamos te ajudar a montar o roteiro de férias ideal para que você descubra o que fazer em Cozumel e todas as maravilhas que essa simpática ilha mexicana tem para te oferecer. Vamos lá!

Onde fica Cozumel?

O que fazer em Cozumel onde fica
Fonte: Pixabay

Cozumel é uma das ilhas próximas à Cancún, a pouco mais de 70 km do mais badalado destino turístico mexicana e a aproximadamente 19 km da costa.

Com boa estrutura, aeroporto próprio, rede hoteleira robusta e um centrinho charmoso com várias lojas e restaurantes, é a maior das ilhas do México, com 53 km de circunferência e 14 km de comprimento.

Como chegar em Cozumel, México?

Não existem voos diretos do Brasil para Cozumel, mas visitar esse paraíso caribenho na costa mexicana é mais fácil do que você imagina. 

As companhias aéreas United e American Airlines operam voos com conexões saindo de Guarulhos (SP) rumo à ilha. Você encontra os voos mais baratos em nosso site de buscas, Vai de Promo.

Se você estiver em outra cidade do México, terá à disposição vários meios de transporte a partir de diferentes cidades para chegar até o destino final.

A partir da Cidade do México, existem diversos voos de diferentes companhias aéreas até a ilha, que tem seu próprio aeroporto. O passeio Cancún para Cozumel também pode ser feito de avião ou pelo mar, em cruzeiros pela região.

Se você estiver em Playa del Carmen, a melhor alternativa é viajar até a ilha de balsa: os viajantes podem optar pelas ferry-boats para passageiros ou até mesmo fazer a travessia de carro, em uma balsa exclusiva para veículos.

Como se locomover em Cozumel?

Antes de descobrir o que fazer em Cozumel, é importante pensar em como se locomover pela ilha, a maior do México. Afinal, são quase 500 km² de área, e deslocar-se entre as diferentes praias pode ser um desafio.

Se você não quer recorrer a táxis, é melhor alugar um carro ou um buggy para circular entre as praias e o centrinho de San Miguel de Cozumel.

Os viajantes ainda podem contratar o serviço de empresas de turismo espalhadas pela ilha e especializadas no transporte de passageiros.

Caso você prefira circular a pé pela ilha, é possível que a sua viagem fique limitada ao compacto centrinho de Cozumel, reduto de lojas, bares e restaurantes.

Garanta a segurança da sua viagem ao México!

Seguro Viagem:
América do Norte
CORIS 100 USA BASIC +COVID19 CORIS 100 USA BASIC +COVID19
Assistência médica USD 100.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
Assistência médica USD 250.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ COVID-19 +TELEMEDICINA GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ COVID-19 +TELEMEDICINA
Assistência médica USD 145.000
Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Não faltam opções do que fazer em Cozumel, mas nem pensar em embarcar sem contratar um bom seguro viagem México!

O item não é obrigatório, mas é extremamente recomendado para qualquer viajante, já que estrangeiros não têm acesso ao sistema público de saúde mexicano.

O seguro viagem oferece uma série de serviços e coberturas, como garantia de assistência médica e odontológica, seguro bagagem, traslado médico e até auxílio por cancelamento de voo.

Você pode fazer a cotação de seguro viagem México mais barato em nosso site de buscas, Seguros Promo, que te ajuda a comparar os planos e as ofertas das principais empresas do mercado.

Assim, você poderá se jogar na exótica culinária mexicana ou curtir todas as atividades emocionantes nas praias de Cozumel sem se preocupar com imprevistos!

O que fazer em Cozumel, México?

O viajante terá à disposição dezenas de atividades em Cozumel, a maior ilha mexicana: trilhas ecológicas, museus interessantes, mergulho e snorkel, passeios de buggy e muito mais, sem falar nas paradisíacas praias da região.

Confira o que fazer em Cozumel! 

Praias

O que fazer em Cozumel praias
Fonte: Pixabay

Logo ao chegar à ilha você vai perceber que existe um grande destaque em Cozumel: praias, muitas praias, nos mais diferentes estilos e sempre com paisagens incríveis.

Tudo na ilha gira em torno do mar, desde a gastronomia até os atrativos turísticos, como o belíssimo Parque Nacional Arrecifes de Cozumel.

De leste a oeste o viajante encontra praias paradisíacas: a Playa Palancar é a mais famosa de todas e uma das mais intocadas da ilha, com excelente infraestrutura, e dois recifes, o Colômbia e o Palancar.

Se você gosta de piscinas naturais, não deixe de visitar El Mirador, um mirante sobre as pedras em uma região que se enche de piscinas durante a maré baixa. Um pouco mais movimentada, a Playa San Martin também tem seu mirante.

Quer saber o que fazer em Cozumel a dois? A Isla La Pasion é a preferida dos casais em lua de mel, com apenas 1 km de extensão e paisagem formada por mangues e recifes coloridos.

Quem está viajando em família ou com crianças pequenas pode gostar da Playa Chen Rio, a mais central da ilha, onde o mar é tranquilo, a areia é bem fina e ocorrem várias piscinas naturais.

A praia de Punta Morena é a favorita dos surfistas, com ondas perfeitas e pouco movimento de turistas. No extremo leste da ilha, a Playa Oriente tem um trecho naturista, onde peças de roupa são opcionais.

Como já deu para perceber, existem praias nos mais diversos estilos na ilha e com um pouco de pesquisa é possível encontrar a praia ideal para você ou até mesmo combinar várias praias em um só dia.

Passeio de barco em Cozumel

Cozumel, México é uma ilha, o que já indica que um dos meios de transporte mais utilizado na região seja o barco.

Existem algumas praias mais afastadas que só podem ser acessadas via água, como a Playa El Cielo e a Playa Mia, e você precisará contratar uma agência para te levar até lá.

Para conhecer alguns recifes mais distantes da costa, como o Recife de Palancar, você também precisará navegar. A maior parte dos passeios inclui paradas em pontos específicos para a prática de mergulho.

Mas se você é do tipo de pessoa que enjoa fácil em embarcações, não se preocupe: o mar em Cozumel é calmo e com poucas ondas.

Mergulho em Cozumel

O que fazer em Cozumel mergulho
Fonte: Pixabay

A principal característica da ilha de Cozumel são suas águas cristalinas, com visibilidade que chega a dezenas de metros de profundidade. Ou seja, ideal para praticar mergulho ou snorkel!

O melhor ponto de mergulho em Cozumel fica no recife de Palancar, mas também é possível se maravilhar com as paisagens submarinas nos recifes de Colômbia.

Uma das praias preferidas dos mergulhadores é Cielo, que recebeu esse nome pela imensa quantidade de estrelas no mar visíveis até nas partes mais rasas.

Se você não sabe mergulhar, não se preocupe. A vista durante a prática de snorkeling também é cheia de cor e vida, além de ser mais fácil para quem ainda não domina técnicas de mergulho.

Aliás, Cozumel pode ser o lugar ideal para aprender a mergulhar. Em vários pontos da ilha é possível fazer cursos e alugar equipamentos, como cilindros e snorkel.

Parques em Cozumel, México

Quem procura o que fazer em Cozumel ao ar livre não vai se decepcionar com os belos parques ecológicos da ilha, com as mais diversas atividades, desde a observação de crocodilos a prática de mergulho em recifes. Confira! 

Chankanaab Beach Adventure Park

O Chankanaab Beach Adventure Park é o parque com melhor infraestrutura da ilha, onde é possível nadar com golfinhos, visitar esculturas submarinas e conhecer animais como peixes-boi e leões marinhos.

O nome do parque significa “pequeno oceano” no idioma maia, em referência à lagoa natural localizada dentro do Chankanaab Beach Adventure Park.

Diz a lenda, inclusive, que é possível encontrar vestígios de civilizações pré-andinas na lagoa, que também teria sido um refúgio utilizado por piratas durante o período colonial.

A entrada no parque custa US$ 21 para adultos e US$ 14 para crianças (preços em novembro/2020), e você pode adquirir os ingressos em agências de turismo ou na bilheteria no local.

Playa Mia Grand Beach & Water Park

O que fazer em Cozumel playa mia grand
Fonte: Pixabay

Com megaestrutura, o Playa Mia Grand Beach & Water Park é um restaurante na praia com cara de parque aquático.

Isso quer dizer que os banhistas encontram diversas piscinas, toboáguas, caiaques e os mais diferentes brinquedos aquáticos neste simpático parque localizado na Playa San Francisco.

Para ter acesso às instalações do parque e à praia é preciso comprar ingresso, dividido em três modalidades.

Por US$ 30, o banhista tem direito a algumas atrações aquáticas. Se você pagar US$ 45 também terá direito a comida, enquanto por US$ 60 (preços cotados em novembro/2020) poderá consumir bebidas e comidas à vontade.

Punta Sur Eco Beach Park

Ao definir o que fazer em Cozumel, vale a pena reservar um dia para o Punta Sur Eco Beach Park, considerado um dos lugares mais bonitos de toda a ilha.

Maior reserva natural da ilha mexicana, com mais de 1.000 hectares de área, no parque é possível ter contato intenso com a natureza, encontrando diversos animais típicos da região, vegetação nativa e diversas lagunas refrescantes.

A mais famosa é a Laguna Colômbia, que mistura água doce e salgada no ponto em que se encontra com o mar: é possível fazer passeios de barco pela lagoa e, com alguma sorte, avistar animais incríveis como flamingos e até crocodilos!

Um dos principais atrativos do Punta Sur Eco Beach Park é o Farol Celarain: se você tiver fôlego para enfrentar a escadaria até o topo, terá uma vista em 360º de toda a ilha de Cozumel.

No parque, não deixe de visitar o sítio arqueológico El Caracol, antigas ruínas de uma tumba do período maia.

O parque é imenso e tem atrações suficientes para encher um dia inteiro de passeio. Recomendamos que você chegue cedo para aproveitar o máximo possível: o horário de funcionamento vai de 9h às 16h30.

A entrada custa US$ 16 (preço em novembro/2020) e dá direito a passeio de barco pela laguna, acesso a banheiros, conexão de internet via wi-fi em todo o parque e aluguel de espreguiçadeira de praia.

Todo o valor arrecadado com a entrada no Punta Sur Eco Beach Park é revertido para proteção de tartarugas, restauração de mangues e monitoramento dos recifes.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Discover Mexico Park

    Como o próprio nome indica, o Discover Mexico Park é um parque ecológico temático, inspirado na cultura mexicana. Trata-se do parque mais novo da ilha, inaugurado há cerca de 10 anos.

    No parque é possível conhecer um pouco mais sobre grandes símbolos do país, como a famosa tequila Jose Cuervo, tacos, margaritas e chocolates artesanais, seja por meio de seminários, museus ou degustações.

    A proposta do Discover Mexico Park é lembrar o visitante de que Cozumel não é apenas uma ilha, mas também parte essencial de um país com cultura rica e plural, mostrando o que fazer em Cozumel e em outras localidades mexicanas.

    Para conhecer o parque é preciso pagar ingresso: US$ 26 para adultos e US$ 14 para crianças (preços em novembro/2020).

    Ir às compras no centrinho de San Miguel

    Se você ainda não sabe ao certo o que fazer em Cozumel, pode ser uma boa ir às compras! A ilha é duty free, ou seja, livre de taxas, o que garante preços baixos para diversos produtos.

    Pode ser uma boa oportunidade para encher a mala de roupas, relógios, perfumes, cosméticos, artesanatos e, é claro, tequila!

    As principais lojas ficam no charmoso centrinho de San Miguel de Cozumel, a única cidade da ilha, sobretudo nos arredores da Plaza del Sol

    Quanto mais longe do terminal de cruzeiros, mais baratas as lojas. Para garantir ainda mais economia, não se esqueça de pechinchar!

    O que fazer em Cozumel à noite?

    O que fazer em Cozumel a noite
    Fonte: Pixabay

    Quem procura o que fazer em Cozumel à noite tem endereço certo para se divertir: a maior parte dos bares, restaurantes e casas noturnas fica concentrada no centrinho de San Miguel.

    No entanto, tenha em mente que a vida noturna na ilha não é tão animada quanto na badalada Cancún ou em Playa del Carmen, famosos destinos de festa.

    Isso quer dizer que a maioria dos estabelecimentos fecha cedo, então aproveite para descansar bem para os próximos dias de praia. 

    Uma boa pedida é conhecer os excelentes restaurantes da ilha, visitar tradicionais tequilarias ou simplesmente desfrutar de bons drinks em boas companhias.

    Dicas de turismo em Cozumel, México

    Já imaginou passar a lua de mel em Cozumel ou fazer aquela viagem inesquecível com amigos em um dos principais destinos do México? Seguindo nossas dicas, sua aventura pode ser ainda mais memorável!

    Lembre-se de que a ilha é grande e repleta de atrações, então evite fazer o chamado bate-volta: é melhor reservar um pouco mais de tempo para apreciar os atrativos turísticos locais.

    Além disso, não se esqueça de ficar de olho na previsão do tempo: os meses de setembro e outubro são marcados por muita chuva e podem atrapalhar seu dia de praia.

    Confira outras dicas de Cozumel!

    Quanto tempo ficar em Cozumel?

    Para conhecer a ilha de Cozumel, um dia não será o suficiente. Se você quer visitar os principais pontos turísticos e praticar as atividades mais populares na região, é melhor reservar pelo menos quatro dias de viagem.

    Se o seu orçamento não permite uma estadia de quatro dias ou você simplesmente não tem disponibilidade de tempo, com um roteiro bem-planejado é possível conhecer grande parte da ilha em dois ou três dias.

    O que fazer em um dia em Cozumel?

    O que fazer em Cozumel em um dia
    Fonte: Pixabay

    Você está se hospedando em Playa del Carmen e quer fazer um bate-volta para conhecer Cozumel? Não se preocupe: você terá tempo suficiente para conhecer alguns dos pontos turísticos mais charmosos da ilha em um dia.

    Uma boa dica é não perder tempo explorando o centrinho: a melhor atração da ilha são suas praias paradisíacas, com águas cristalinas, corais coloridos, amplas faixas de areia branquinha e muito mais.

    Vale a pena alugar um carro ou buggy para dar a volta em Cozumel e, assim, conhecer as principais praias sem perder tempo, como Playa Palancar.

    Em seguida, recomendamos uma visita ao Punta Sur Eco Beach Park, onde fica o Anemona de Mar Beach, um beach club animado em uma das praias mais bonitas da ilha.

    No parque os visitantes podem ver crocodilos, ruínas maias, mirantes e até um Museu da Navegação, com atividades suficientes para um dia inteiro de passeios!

    Antes de seguir para o centro da ilha, dê uma passadinha no El Mirador, um mirante natural localizado em meio às pedras na região mais ao leste, onde ocorre a formação de piscinas naturais de água cristalina.

    Se sobrar algum tempo, finalize o seu dia na ilha com um passeio pelo centrinho, onde existem boas lojas e alguns restaurantes charmosos.

    O que fazer em Cozumel a pé?

    Se você quer saber o que fazer em Cozumel a pé, a resposta pode não ser do seu agrado: sem carro, o visitante acaba limitado ao centro da ilha.

    As principais praias e os parques mais badalados ficam relativamente distantes: a pé você vai gastar muito tempo e energia para circular. Se você não dirige, convém contratar uma agência turística que faça passeios.

    Onde ficar em Cozumel, México?

    Em Cozumel, hospedagem não será um problema, já que a ilha tem uma boa rede de hotelaria, com opções econômicas no centro de San Miguel e até mesmo resorts luxuosos, com regime all inclusive, localizados à beira-mar.

    É possível se hospedar no Playa Uvas Beach Club, que tem pacotes de estadia com alimentação incluída, e no Mr. Sancho’s Beach Club, um dos maiores resorts da ilha, com parque aquático e pacotes all inclusive.

    Se você não quer saber de muvuca, o Nachi Cocom Beach Club pode ser uma boa alternativa, com visita limitada a 100 clientes por dia e regime de alimentação com todas as refeições inclusas.

    Onde comer em Cozumel?

    O que fazer em Cozumel onde ficar
    Fonte: Pixabay

    A rede de restaurantes em Cozumel é grande, com opções para todos os gostos e bolsos, como se espera de um destino que recebe milhões de turistas todos os anos.

    Os principais beach clubs da ilha têm seus próprios bares e restaurantes, como o Sunset Beach Club, o Paradise Beach Club, o San Francisco Beach Club e o Carlos’ n Charlie’s Beach Club.

    O grande diferencial nesses locais é que, além de consumir refeições caprichadas com os melhores sabores do litoral mexicano, você poderá usufruir de diversas atividades recreativas, como snorkel e brinquedos aquáticos.

    Um dos grandes destaques em Cozumel é o The Money Bar, que fica localizado em um dos melhores pontos para a prática de snorkel na ilha.

    O Skyreef Beach Bar, por sua vez, é o bar mais próximo do trecho em que os corais estão próximos à orla, com excelente estrutura para snorkel.

    Viaje para o México com o Seguros Promo!

    Seguro Viagem:
    América do Norte
    CORIS 100 USA BASIC +COVID19 CORIS 100 USA BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 100.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 250.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ COVID-19 +TELEMEDICINA GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ COVID-19 +TELEMEDICINA
    Assistência médica USD 145.000
    Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Já sabe o que fazer em Cozumel? Então chegou a hora de contratar um bom seguro viagem para conhecer a maior ilha mexicana com segurança e tranquilidade.

    Imprevistos não escolhem hora nem lugar para acontecer e podem acabar com a alegria da sua viagem. 

    Para garantir cobertura nas mais diversas situações, como extravio de bagagem, cancelamento de voo e até emergências médicas, entre outras, o seguro viagem é a melhor opção.

    O seguro viagem mais barato e mais completo do mercado está no nosso buscador, Seguros Promo, que ajuda o viajante a comparar preços e planos para encontrar a melhor opção para cada viagem.

    Conhecer as paradisíacas praias de Cozumel sem se preocupar com imprevistos? De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa