CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Como usar celular no exterior: guia completo de orientações

Vai viajar e está em dúvida sobre como usar celular no exterior e poder ficar conectado? Nós te explicamos como isso funciona. Confira!

Se está marcando sua próxima viagem internacional, saber como usar o celular no exterior é importante para conseguir conexão à internet e acesso facilitado à ligação, SMS ou redes sociais.

Com um aparelho conectado, você também se localiza pelo GPS, acessa reservas de hospedagem e passagens aéreas e até escolhe um bom restaurante para fazer suas refeições.

De fato, entender o funcionamento do smartphone fora do Brasil evita que o viajante passe aperto em território estrangeiro. 

Quer descobrir como usar o celular no exterior com economia e conexão integral?

Veja o guia completo que preparamos com dicas, melhores planos, operadoras e muito mais!

Cote os melhores seguros de viagem com 15% de desconto neste link!

Como descobrir se meu celular é desbloqueado no exterior?

Antes de verificar planos e operadoras, o primeiro passo para usar o celular no exterior com tranquilidade, é saber se seu aparelho funciona bem fora do país.

Conferir essa compatibilidade é importante porque fora do Brasil existem frequências diferentes de emissão, que podem não ser captadas pelo celular que estiver usando.

Nos Estados Unidos, por exemplo, houve uma alteração de frequência de rede em 2017 e, com isso, alguns celulares utilizados no Brasil não conseguem conexão 4G por não possuírem as bandas LTE. 

Além disso, algumas operadoras estadunidenses não operam mais com o 3G. Então, confira antes da viagem se seu aparelho possui, pelo menos, as três bandas  4G/L: 2, 4 ou 12

É possível verificar essa informação através do IMEI – código numérico da identificação que vem no manual do aparelho. Ou acesse o site do fabricante para ver se seu dispositivo possui as seguintes características:

  • 2G – GSM 850/900/1800/1900 MHz
  • 3G – WCDMA 850/900/1700/1900/2100 MHz 
  • 4G – LTE B1(2100)/ B2(1900), B3(1800), B4(1700/2100), B5(850), B7(2600)
  • B12 – (lower700abc), B17(lower700bc), B28(700), B66(AWS3+4)

Para saber as frequências dos países que deseja visitar, basta acessar o site da Kimovil – que compara frequências e compatibilidade de aparelhos em vários países. 

Outra forma de conferir se seu celular está habilitado para funcionar no exterior, é ver se existe no painel de configuração do dispositivo a função de “ativar serviços de roaming”. 

Como usar celular no exterior: veja como ficar conectado em sua viagem

Quem já viajou ao exterior no passado, sabe que manter-se conectado à internet era bem mais caro e limitado. 

Felizmente, esse cenário mudou e hoje operadoras como Tim, Claro e Vivo oferecem planos de roaming internacional pós-pago com ótimo custo-benefício. 

Alguns pacotes já possuem esse roaming sem o cliente saber, sendo possível ativar no exterior sem taxas extras. 

A opção de comprar chips pré-pagos também é de fácil acesso. E nesta era do 4G, já existem os eSIMS, ou chips virtuais, que dispensam a compra de um cartão físico. 

Apesar das facilidades para usar o celular no exterior hoje em dia, é preciso se atentar a alguns cuidados e escolher o plano ideal para que sua viagem não acabe inflacionada. 

Siga conosco e conheça diversos planos e opções econômicas para usar o smartphone em qualquer lugar do mundo:

Celular no exterior: planos e opções

Celular no exterior: planos e opções
Fonte: Pexels

Hoje em dia, o viajante pode contratar serviços de internet móvel internacional em diversos formatos, em diversas operadoras do mercado, com soluções específicas para quem quer se manter conectado fora do Brasil. 

Confira os principais planos e opções para utilização do celular no exterior!

Plano de roaming internacional

Se você se preocupa em como usar o celular no exterior sem precisar trocar de número, o plano de roaming internacional pode ser uma boa alternativa para a sua viagem.

Nessa modalidade, o viajante entra em contato com a operadora de telefonia móvel que utiliza no Brasil e contrata o serviço em diferentes formatos.

Ou seja, você pode contratar um plano de roaming internacional apenas para dados móveis, ou que inclua SMS, ou que abranja também ligações diretamente com a operadora que você já utiliza no Brasil.

O principal diferencial desse plano é que o viajante já desembarca no aeroporto com o serviço em pleno funcionamento. Em contrapartida, os custos podem ser elevados, especialmente para quem vai passar um período maior fora do país.

O Roaming Internacional está disponível apenas para planos pós-pagos e, caso não esteja incluso no seu plano atual, o pagamento do roaming é à parte e mensal.

SIM Card pré-pago

SIM Card pré-pago
Fonte: Pxhere / CC0

Quem procura como usar o chip pré-pago no exterior com o máximo de comodidade pode gostar do SIM Card, um chip de celular que funciona exatamente como o chip que você usa no Brasil, porém com vigência no exterior.

Neste caso, o viajante pode adquirir o chip pré-pago ainda no aeroporto, em lojas de operadoras de telefonia móvel ou até mesmo em bancas de jornais e supermercados.

O mais indicado é que o viajante adquira o chip diretamente em uma loja da operadora escolhida, pois, assim, poderá fazer reclamações ou tirar dúvidas sem intermediários, caso necessário.

Algumas operadoras brasileiras que oferecem chip pré-pago são parte de grandes grupos que atuam no mundo inteiro. Por exemplo, a Vodafone, na Europa, integra a operadora Claro. A O2 opera no Brasil com o nome de Vivo. 

A maior vantagem do SIM Card pré-pago é que o viajante sabe exatamente quanto vai gastar e não sofre nenhum susto com as contas depois do fim da viagem.

Fale com o atendimento do serviço de telefonia para habilitar o seu SIM Card. Principalmente se você não falar o idioma local.

A ativação requer alguns passos como ligar na central e digitar o número do chip. Com a ajuda de um especialista, você sai do aeroporto com conexão sem problemas.

A desvantagem dessa opção é que não há roaming internacional. Ou seja, se no seu roteiro há a viagem do Chile para a Argentina, por exemplo, será necessário comprar o chip local de cada país. 

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Chip internacional

    Vai fazer um mochilão ou uma viagem por vários países e não quer ficar desconectado? O chip internacional pode ser a melhor alternativa para você!

    Como o nome sugere, o chip internacional é multipaíses, o que significa que você não precisará comprar um novo chip a cada nova fronteira que cruzar.

    Os chips desse modelo funcionam em mais de 100 países e podem ser utilizados em qualquer smartphone ou celular desbloqueado. 

    E caso mantenha a recarga mesmo voltando para o Brasil, você poderá usar o chip nas suas próximas viagens, se os destinos fizerem parte do plano comprado. 

    O valor de um chip internacional depende da quantidade de itens que o plano possui, da região que irá visitar e do tempo de duração da viagem. 

    Se optar pelo chip físico, é preciso comprar com, pelo menos, 15 dias de antecedência para chegar a tempo da viagem. Considere também o valor do frete no orçamento do plano. 

    Caso viaje em cima da hora e não tenha tempo de comprar o SIM Card pré-pago, os chips virtuais ou eSIMs vão suprir sua necessidade perfeitamente.

    Roteador portátil

    Roteador portátil
    Fonte: Pxhere / CC0

    Está viajando em grupo ou com a sua família e quer garantir que todos tenham acesso à internet? A melhor opção para a sua viagem é o roteador portátil, que pode ser utilizado como fonte de internet wi-fi para outros celulares, tablets e notebooks.

    Uma das maiores vantagens do roteador portátil é que você não precisa comprar o aparelho para usá-lo: você pode alugá-lo e pagar apenas pelos dias em que o utilizar. 

    O aparelho também é recarregável e costuma ter autonomia de bateria superior a 7 horas de uso.

    Wi-fi

    O que nem todo mundo sabe é que existe como usar celular no exterior gastando pouco ou quase nada: basta usar e abusar das redes de wi-fi gratuitas oferecidas em hotéis, restaurantes, aeroportos e até praças.

    Neste caso, lembre-se de que a qualidade da internet costuma ser inversamente proporcional ao preço: ou seja, quanto mais gente usando o wi-fi público, menor tende a ser a velocidade do sinal.

    Vale a pena utilizar esses pontos de conexão espalhados pelas cidades para baixar antecipadamente conteúdos e mídias que você precise usar nas próximas horas ou quando o acesso à internet não estiver garantido.

    eSIM

    Se não quiser comprar um plano pós-pago ou cartão físico, o eSim (chip virtual) é uma opção para ter conexão no seu celular no exterior. 

    A Viaje Conectado, por exemplo, oferece diversos planos eSIM e faz a ativação desse serviço para o cliente através do QR Code ou sistema automático.

    Após a compra, o plano começa a valer só após ativar o eSim como chip principal em seu celular. 

    Quando chegar ao seu destino, ative o chip virtual e automaticamente o eSim procurará uma rede local disponível.

    Conte com o seguro para aproveitar sua viagem sem imprevistos!

    Hoje em dia, o viajante encontra diversas maneiras de como usar celular no exterior, garantindo o máximo de comodidade para a sua estadia fora do Brasil. 

    Para assegurar que sua viagem vai correr com tranquilidade, sem imprevistos, o celular não será o suficiente: você precisa de um bom seguro viagem.

    Afinal de contas, o seguro viagem oferece uma série de serviços e coberturas essenciais para qualquer viajante em diversos cenários, como problemas de saúde ou jurídicos, extravio de bagagem, cancelamento de voo e muito mais.

    Você pode fazer a cotação de seguro viagem mais barato em nosso site de buscas, Seguros Promo, que tem qualidade reconhecida no mercado e trabalha com as melhores seguradoras para levar até você o menor preço.

    Seguro Viagem:
    Seguros Internacionais
    AC 150 AM. NORTE COVID-19 AC 150 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 150.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 250.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 60 USA BASIC +COVID19 CORIS 60 USA BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    O processo é fácil, rápido e barato: é só digitar o destino e a data da viagem para acessar as ofertas mais imperdíveis. 

    Caso você precise acionar a seguradora durante a viagem, é só entrar em contato com nossa central de atendimento exclusiva e gratuita, 100% em português, com funcionamento 24 horas por dia.

    Como usar o celular no exterior?

    Como dissemos anteriormente, as operadoras brasileiras oferecem opções pré e pós-paga de conexão, ligação e SMS para usar no exterior. 

    E boa notícia é que todas funcionam, se você contratar um pacote específico.

    Se você preferir, também existe a opção de contratar pacotes com duração de 30 dias, por um valor fixo, em geral mais em conta que os custos por uso diário.

    Confira como habilitar celular para usar no exterior nas principais operadoras brasileiras!

    Tim

    Celular no exterior: TIM
    Fonte: Pexels

    A partir de R$29,90 (preço em janeiro/2023), você contrata pacotes de internet e redes sociais na operadora para usar no exterior.

    O cliente pós-pago TIM Black ou TIM Black Família, consegue ativar o serviço antes da viagem. E o melhor: não será tarifado por isso.

    Para clientes da linha TIM Black Família, é possível usar de 15 a 30GB nas Américas, a depender do seu pacote. 

    Já pelos planos TIM Black, a operadora libera 20 ou 25GB para usar no continente americano.

    Confira os países americanos inclusos no Roaming Internacional da TIM, acessando o site da operadora

    No caso dos planos pré-pago ou controle, é necessário ativar o serviço gratuitamente pelo *144 (se você estiver no Brasil) ou pelo telefone +55 11 2847-6144 (caso você já esteja no exterior).

    O viajante também consegue acionar o serviço pelo aplicativo da operadora ou pelo site oficial.

    Quem é cliente pós-pago, basta acionar o roaming internacional no painel de configurações do seu aparelho, e o pagamento da primeira fatura será cobrado na mensalidade seguinte ao uso.

    Vivo

    E como usar celular vivo no exterior? 

    Primeiro saiba que o Vivo Travel é o serviço de roaming internacional presente em vários planos pós-pago da telefonia. 

    Se você já contrata o Vivo V, Pós Família ou Vivo Selfie Travel, poderá usar seu chip em viagens internacionais sem custos adicionais.

    Pelo App Vivo, clique em “Meu Plano” e depois em “Vivo Travel Roaming” para confirmar se o Vivo Travel está incluso no seu pacote pós-pago.

    Se seu plano não tiver Vivo Travel, o pacote mensal também é uma opção para sua viagem internacional.

    Para viajar pelas Américas, você pode contratar um plano mensal a partir de R$9,99. Se for para a Europa, pague a partir de R$19,99. E o plano global sai a partir de R$29,99/mês (preços em janeiro/2023).

    Caso não tenha plano pós-pago com Vivo Travel ou não queira contratar pacote mensal, será cobrado diárias avulsas assim que utilizar o serviço de internet, voz ou SMS durante a viagem.

    As taxas nas Américas e Europa para quem não tem plano podem sair a partir de R$39,99 por dia. E na África, Ásia e Oceania, a partir de R$59,99/dia.

    Existe a modalidade Pré e Controle para usar o número Vivo no exterior. Você precisa realizar a recarga antes da viagem e cada serviço terá uma tarifa que será cobrada por mega navegado, minutos de chamadas ou SMS enviado. 

    Para contratar os planos pós-pago, mensais ou Vivo Pré e Controle, ligue *8486 se estiver no Brasil ou +55 30568628 se estiver no exterior.

    Claro

    Celular no exterior: Claro
    Fonte: Pexels

    O Roaming Internacional Claro oferece conexão em até 80 países. Além de ligações e SMS ilimitados para o Brasil.

    A partir de R$29,99 mensal, você contrata o plano Passaporte Mundo que faz cobertura nos países das Américas, Europa e outros. Os destinos da Arábia Saudita e Bahrein entram promocionalmente no pacote.

    Se viajar apenas para os países americanos, o Passaporte Américas é o plano ideal para você. Ele está incluso no pacote individual ou combo (25GB, 50GB, 100GB e 200GB). 

    Caso seu destino seja a Europa, fique conectado por apenas R$19,99 com o Passaporte Europa – que oferece rede em 46 países europeus e mais todos os benefícios do seu plano. 

    Lembrando que todos os pacotes de roaming citados acima são benefícios para quem é cliente pós-pago da Claro.Contrate seu Passaporte ligando grátis para *468 ou pelo site. Para a ativação do seu plano, entre em Minha Claro e confirme se o serviço está vigente.

    Oi

    Quer saber como usar celular Oi no exterior? O processo é bem parecido com o das outras operadoras: você pode solicitar a ativação do serviço de roaming internacional pelo *144 ou pelo app Minha Oi.

    No entanto, diferentemente de Tim, Vivo e Claro, os clientes Oi pré-pago ou controle não têm acesso ao serviço. Ou seja, você só pode contratar o roaming internacional se for cliente pós-pago.

    O serviço funciona em mais de 190 países e permite a utilização de dados móveis, ligações e SMS.

    Os pacotes de dados custam a partir de R$ 59,90, enquanto o serviço de voz sai a partir de R$ 29,90, a depender do destino escolhido e da quantidade de MB ou minutos contratada. 

    Cada envio de SMS sai por US$ 1,23 nas Américas ou na Europa, US$ 1,23 nos Estados Unidos e US$ 1,54 demais continentes.

    Como comprar celular no exterior?

    Como comprar celular no exterior?
    Fonte: Pxhere

    Viu uma promoção incrível durante a sua viagem e decidiu comprar um smartphone novo durante sua estadia? Então confira nossas dicas de como usar celular comprado no exterior!

    Antes de mais nada, é importante se certificar de comprar um aparelho que seja compatível com a rede de dados brasileira.

    A internet 4G brasileira funciona entre as frequências 2,5 GHz e 2,6 GHz, enquanto a rede dos Estados Unidos funciona em um intervalo mais amplo, de 600 MHz até os 5,7 GHz. 

    Ou seja, dependendo da configuração do celular que você comprar durante uma viagem à Flórida, por exemplo, o aparelho pode simplesmente não funcionar quando chegar ao Brasil.

    Para não correr riscos, recomenda-se que o celular comprado no exterior seja quadriband, um formato capaz de operar em um espectro mais amplo de frequências de rede que, em geral, pode ser utilizado em qualquer lugar do planeta.

    Se você conferiu o modelo do celular e ele é compatível com a rede brasileira, agora só falta garantir que o aparelho esteja devidamente desbloqueado, sem vínculo a nenhum plano de operadora do país em que foi comprar.

    Ficou na dúvida sobre a compatibilidade do smartphone desejado? Você pode conferir se o aparelho escolhido vai funcionar no Brasil pelo site (em inglês) Will My Phone Work.

    Como ligar para celular no exterior?

    Quer descobrir como usar celular no exterior de maneira plena? É mais fácil do que parece!

    O viajante deve digitar  00 + 55 (o DDI do Brasil) + DDD da cidade de destino da ligação (sem o zero) + número do telefone.

    Para quem está nos Estados Unidos e deseja ligar para o Brasil, o formato é um pouco diferente: 011 + 55 (o DDI do Brasil) + DDD da cidade de destino da ligação (sem o zero) + número do telefone.

    Se você está no Brasil e quer falar com um celular que está no exterior, é só discar 00 + código da operadora + DDI do país que vai receber a ligação + DDD da cidade de destino da ligação + número do telefone.

    Perdi meu celular no exterior: o que fazer?

    Mesmo se você é uma pessoa cuidadosa e fez um planejamento cuidadoso de viagem, imprevistos ainda podem acontecer, como roubo ou perda do celular durante sua estadia no exterior.

    Por essas e outras, na hora de contratar o seu seguro viagem, um item essencial para qualquer viajante, vale a pena consultar se o plano escolhido inclui cobertura para casos de roubo e perda de itens.

    Neste caso, se você for roubado, furtado ou perder seu aparelho durante a viagem, será possível acionar a cobertura para reposição do celular ou reembolso.

    Chip Internacional em Promoção

    Quer adquirir um chip multipaíses por um ótimo custo-benefício? O Seguros Promo tem as melhores ofertas para você!

    Confira nossos planos e contrate aquele que mais se encaixa em sua viagem:

    Chip Físico

    EUA Ilimitado: plano de Internet Ilimitada; ligações locais e SMS ilimitados dentro dos EUA; aceita recarga.

    Europa:  condição especial promo de 15 a 20GB; ligações pelo aplicativo WhatsApp, Telegram, Facetime; multi-operadoras.

    Outros países:  plano de 1GB de dados por dia; ligações pelo aplicativo WhatsApp; Telegram, Facetime; multi-operadoras.

    eSIM

    EUA Ilimitado eSIM: plano de internet ilimitada; ligações locais e SMS ilimitados dentro dos EUA; aceita recarga.

    Europa eSIM: planos de 1 GB de dados; ligações pelo aplicativo WhatsApp, Telegram, Facetime, multi-operadoras.

    Outros países eSIM: plano de 1GB de dados por dia; ligações pelo aplicativo WhatsApp, Telegram, Facetime; multioperadoras.

    Por que comprar um chip internacional do Seguros Promo?

    Você já sabe que comprar com o Seguros Promo, é garantia de economia e qualidade. E não seria diferente com o chip internacional. Afinal, tudo que deixa sua viagem mais completa e segura, está entre nossos serviços.

    Comprando seu Chip Internacional conosco, você usa o celular no exterior com sinal de primeira linha. E se tiver dificuldade, é só entrar em contato com o suporte 100% em português

    Quer comprar um chip físico? Faça a retirada em mais de 40 pontos espalhados pelo Brasil ou adquira em Orlando e em outras regiões dos EUA.

    Você também pode receber a entrega rápida do seu SIM Card Internacional em casa. Só recomendamos que peça com o tempo mínimo de 15 dias antes da viagem para garantir que tenha o chip em mãos a tempo.

    Assim como nosso seguro-viagem, o chip internacional promo tem a menor reclamação do mercado. 

    Escolha agora seu Chip Internacional em Promoção com internet ilimitada!  

    Dicas para usar o seu celular no exterior

    celular no exterior
    Imagem de Freepik

    Existem táticas para usar o celular no exterior que deixam a experiência da viagem ainda mais fácil e completa. Separamos algumas dicas que podem te ajudar: 

    Aproveite o WiFi

    Em tempos de Wifi, a gente mal quer gastar os dados móveis, não é mesmo? E essa comodidade você pode aproveitar também no exterior!

    Confira se nos estabelecimentos que estiver presente tem rede aberta. Seja no hotel, restaurante, café ou até mesmo em espaços públicos. O Wi-Fi é tendência no mundo todo, então aproveite. 

    Países como França, Estados Unidos, Inglaterra, Canadá e Japão, disponibilizam redes gratuitas em diversos pontos. Como por exemplo, o Starbucks. 

    Faça ligação por aplicativos

    Tendo uma conexão Wi-Fi, dá pra aproveitar e fazer ligações para familiares e amigos por meio do Skype, Facetime, Google Meet e outros aplicativos. 

    Use o número antigo no WhatsApp

    Ao usar celular no exterior, o viajante pode utilizar o seu WhatsApp como forma de contato. E a boa notícia é que é possível  manter o seu número do Brasil no aplicativo.

    Após trocar o seu chip para o SIM Card de outro país, o app de mensagens vai identificar que houve a mudança de número e, por isso, aparecerá a tela para inserir os dígitos do contato que deseja usar no WhatsApp. 

    Para manter o número do Brasil, basta digitá-lo.

    Baixe arquivos offline

    Para poupar os dados móveis durante sua viagem, baixe o mapa offline do seu roteiro no Google Maps.

    Outra dica econômica é baixar em streamings as músicas e vídeos que deseja dar play fora do país. Não esqueça de conferir se há memória suficiente no celular. 

    Contrate os melhores e mais completos planos de seguro com economia!

    Agora que você já sabe como usar celular no exterior, não se esqueça de contratar um bom seguro viagem para garantir cobertura e proteção em diversos cenários, como problemas de saúde, extravio de bagagem ou cancelamento de voo.

    Você pode fazer a cotação de seguro viagem barato e completo em nosso site buscador, Seguros Promo, que permite a comparação de até quatro ofertas simultaneamente para te ajudar a escolher a melhor opção para o seu perfil de viajante.

    Seguro Viagem:
    Seguros Internacionais
    AC 150 AM. NORTE COVID-19 AC 150 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 150.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 250.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 60 USA BASIC +COVID19 CORIS 60 USA BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Viajar o mundo inteiro conectado e com tranquilidade? De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa