CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Roaming internacional: o que é, como funciona

Você já deve ter ouvido falar de roaming internacional, não é mesmo? Ou pelo menos ter visto, enquanto mexia nas configurações do celular, uma opção de “roaming de dados”. Sabe do que se trata, para que serve e quais as suas principais vantagens e desvantagens? Se a resposta for “não”, ou se quiser saber um …

Você já deve ter ouvido falar de roaming internacional, não é mesmo?

Ou pelo menos ter visto, enquanto mexia nas configurações do celular, uma opção de “roaming de dados”.

Sabe do que se trata, para que serve e quais as suas principais vantagens e desvantagens?

Se a resposta for “não”, ou se quiser saber um pouco mais sobre este serviço, acompanhe o nosso artigo! Te contamos tudo sobre ele!

Seguro Viagem:
Seguros Internacionais
AC 150 AM. NORTE COVID-19 AC 150 AM. NORTE COVID-19
Assistência médica USD 150.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
Assistência médica USD 250.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
CORIS 60 USA BASIC +COVID19 CORIS 60 USA BASIC +COVID19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.

O que é o roaming internacional?

roaming internacional o que é

Contratar um plano de celular com uma nova operadora só pelo período em que vai estar fora do país não costuma ser uma alternativa utilizada pelos viajantes.

Entretanto, a capacidade de fazer ligações do seu próprio dispositivo pode fazer falta. Ainda mais na época da conectividade e dos smartphones.

Dentre as opções para ter esse acesso está o roaming internacional.

Com ele, você estará conectado a uma rede pelo seu próprio dispositivo, mesmo em regiões fora da área de cobertura da sua operadora.

Mas atenção, dependendo do plano, do dispositivo e da operadora, podem haver algumas diferenças nas condições para utilizar o serviço.

Abaixo, você confere as principais informações e se vale a pena utilizar o roaming internacional. Veja só!

O que é roaming de dados?

O que é roaming de dados
Fonte: Pixabay

Para ter acesso à rede, seu dispositivo precisa enviar e receber dados de algum destino. O termo em inglês “roaming” significa percorrer uma área sem um destino ou rota específicos. 

Nesse sentido, o que acontece é a troca de dados entre várias redes e operadoras.

Dessa forma, contanto que outras redes estejam disponíveis, o acesso é possível mesmo em regiões em que o seu sinal original não é forte o bastante. 

Isso acontece devido a um acordo feito entre as operadoras para permitir o roaming, e é por isso que o serviço costuma sair mais caro que o acesso normal.

Como funciona o roaming internacional?

Como funciona o roaming internacional
Fonte: Unsplash

As operadoras de telefone costumam estender seu alcance a todo o território nacional, porém isso não acontece no caso de viagens para o exterior. 

Como nem sempre é possível ter acesso a uma rede Wi-Fi, às vezes o roaming pode ser a melhor opção.

Como dissemos, graças a um acordo entre as operadoras, o viajante poderá utilizar dados móveis para ficar conectado à rede mesmo fora do país de origem.

Para utilizá-los, cada operadora estabelece suas próprias condições de uso, incluindo preços, velocidade e quantidade de dados disponíveis.

Cada uma pode oferecer planos diferentes, inclusive promocionais, desde os mais limitados e caros, até os mais abrangentes e baratos, ou até gratuitos!

Seguro Viagem:
EUA
Intermac I150 USA +Covid-19 Intermac I150 USA +Covid-19
Assistência médica USD 150.000
Bagagem extraviada USD 1.000 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
CORIS 100 USA BASIC +COVID19 CORIS 100 USA BASIC +COVID19
Assistência médica USD 100.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 150 AM. NORTE COVID-19 AC 150 AM. NORTE COVID-19
Assistência médica USD 150.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Como ativar o roaming internacional?

Em primeiro lugar, não deixe de conferir as condições de utilização para o seu plano. O roaming internacional só pode ser utilizado em planos pós-pagos.

Sabendo sobre seus limites de utilização, o próximo passo é descobrir se essa opção está habilitada em seu celular.

Isso pode ser feito acessando as configurações de rede pelo dispositivo, que costumam estar marcados por um ícone de engrenagem.

Em Iphones, essas configurações geralmente se encontram em “Opção de Dados Celulares”. Lá, habilite ou desabilite as opções de dados em roaming, como quiser!

Já no Android, clique em “mais” em “Configurações de redes” e procure “Redes Móveis”. Novamente, você pode habilitar ou desabilitar o roaming.

Roaming internacional por operadora

Roaming internacional por operadora
Fonte: Unsplash

Bom, já dissemos que as condições de acesso podem variar muito entre cada operadora.

Então vamos conhecer um pouco sobre as principais operadoras brasileiras e buscar qual é o roaming internacional mais barato ou adequado para você!

De qualquer forma, não se esqueça de verificar se seu dispositivo é compatível com a frequência utilizada no seu destino. Se não for, não será capaz de captar o sinal.

Vale lembrar que nem sempre é possível fazer ligações a cobrar no serviço de roaming de dados internacional. Esta e outras condições devem ser verificadas com a operadora.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Como funciona o roaming da Claro?

    Com a Claro, você estará conectado graças aos planos “Passaporte”, que abrangem mais de 130 países com ligações e SMS ilimitados para o Brasil. 

    As modalidades são: Américas (mais de 18 países), Europa (mais de 46 países) e Mundo (mais de 80 países).

    Os planos têm vigência de 30 dias a partir da data de ativação, e os valores das diárias de internet variam de acordo com o país escolhido.

    Direcionado para os clientes pós-pagos, quem deseja saber como ativar o roaming internacional da Claro pode ficar tranquilo.

    Você pode ativar o serviço gratuitamente e tirar outras dúvidas sobre os planos, ligando no número *468 ou acessando o portal: Minha Claro.

    Como funciona o roaming internacional da Vivo? 

    A Vivo oferece como serviço de roaming internacional o Vivo Travel, que permite o acesso a internet, possibilita fazer e receber ligações, e enviar SMS.

    A opção está incluída para os planos pós-pagos Vivo V, Pós Família, Vivo Selfie e Vivo Total.

    Você pode conferir se o serviço está disponível para o seu dispositivo através do aplicativo na parte “Meu Plano” e, posteriormente em “Vivo Travel Roaming“.

    Caso não esteja, pode optar pelo pacote mensal, acessando o aplicativo (como explicado acima), ou ligando para o número *8486.

    Vale lembrar que para os clientes Pré e Controle a cobrança será feita de forma avulsa, com o viajante pagando por mega navegado, tempo de chamadas (feitas ou recebidas) e SMS enviados.

    Você pode conferir informações mais detalhadas sobre os planos no próprio site da Vivo.

    Como funciona o roaming internacional da TIM?

    A Tim oferece roaming de dados em diversos países, e é possível contratar pacotes para utilizar a internet no exterior.

    Clientes de planos pós-pagos da operadora como o TIM Black ou TIM Black Família podem ativar o serviço sem serem tarifados.

    Basta acionar a opção de roaming internacional no próprio painel de configuração do aparelho. O pagamento será cobrado na mensalidade posterior à data de ativamento do serviço.

    Já para os planos pré-pagos ou controle, é possível ativar o roaming internacional ligando nos números: *144 (caso esteja no Brasil) ou o +551128476144 (caso esteja fora do país).Você também pode saber mais sobre os planos e os países contemplados pelo site da Tim.

    Como funciona o roaming internacional da Oi?

    Quer saber como ativar o roaming internacional Oi?

    A operadora oferece o serviço somente para os clientes pós-pago, que podem utilizar dados móveis, fazer ligações e enviar SMS em um plano que abrange mais de 190 países.

    O preço dos pacotes de dados variam de acordo com o destino escolhido e a quantidade de MB e minutos contratada.

    Você pode saber mais sobre o roaming internacional da Oi e ativar o serviço ligando no *144 ou no 1057 (caso esteja no Brasil).Você também pode saber mais sobre o serviço e suas condições acessando o site da Oi ou pelo aplicativo Minha Oi.

    Vale a pena utilizar o roaming internacional das operadoras?

    Vale a pena utilizar o roaming internacional das operadoras

    Vale, mas com cautela.

    No geral, estar conectado é muito importante por uma série de fatores. São inúmeras as possibilidades de utilização da rede, que podem garantir conforto e até mesmo mais segurança para o viajante.

    Entretanto, como pudemos ver, o serviço de roaming internacional tem custos elevados e, a não ser que você contrate um plano promocional, ou que a utilização do roaming seja gratuita, será necessário desembolsar uma boa quantia para pagar pelo seu uso.

    Se você optar por utilizar o serviço, é possível diminuir um pouco os custos diários com algumas atitudes.

    E se for utilizar o roaming internacional, não se esqueça de desabilitar os downloads e atualizações automáticas do celular, para não acabar desperdiçando o plano.

    Para economizar mais, somente habilite o roaming enquanto estiver usando. Em outros casos, deixe-o desligado!

    Outras opções de Roaming internacional

    Roaming viagem exterior
    Fonte: Goodfreephotos

    Como vimos, o roaming é comumente usado em território internacional, enquanto o nacional é usado dentro do Brasil, na cobertura oferecida pelo plano que contratamos usualmente.

    Mas há algumas outras situações que não se encaixam nestas duas opções.

    E aí, como funciona? Acompanhe os casos a seguir:

    Roaming internacional Marítimo

    E se a sua viagem não for no solo de algum país, mas sim em um cruzeiro?

    Enquanto o navio estiver atracado em território brasileiro ou internacional, será utilizado o roaming nacional ou internacional, respectivamente.

    Entre estes dois momentos, também é possível utilizar o roaming, mas se trata do roaming marítimo.

    Para fazer isso, precisa fazer contato com a sua operadora e ver se o serviço está disponível, especificando que se trata do roaming marítimo e, se sim, contratá-lo.

    Roaming internacional Aéreo

    Roaming internacional Aéreo
    Fonte: Pixabay

    O mesmo pode acontecer no caso das viagens aéreas. Enquanto o avião estiver pousado, o roaming pode ser nacional ou internacional.

    Muita atenção para desligar os aparelhos ou colocá-los em modo avião quando lhe for instruído!

    Passados estes momentos, é possível utilizar o serviço, se tiver sido contratado e estiver ativado.

    Consulte sua operadora para ver se o serviço está disponível. Por vezes, a própria companhia aérea disponibiliza o roaming aéreo.

    Roaming internacional para Fronteira

    Já vimos que há diferença entre usar o roaming de dados nacional ou o internacional. Então como isso funciona nas cidades que ficam na fronteira?

    Alguns países fazem um acordo entre eles para oferecer uma espécie de roaming intermediário.

    Usualmente, o acordo visa minimizar os custos para quem utilizar o serviço do roaming fronteiriço.

    Na fronteira com o Brasil, a Colômbia e o Peru são exemplos de países com acordos como esse.

    Outras alternativas para o uso do celular

    Outras alternativas para o uso do celular
    Fonte: Pixabay

    Uma estratégia para evitar altos custos com o roaming de dados internacional é priorizar o recebimento de ligações, que podem custar em média 50% a menos do que fazê-las.

    Para fazer chamadas, o uso de orelhões também pode ser recomendado, seja usando fichas ou cartões telefônicos.

    Ou então, tanto para fazer quanto para receber chamadas, é bom esperar para poder acessar o Wi-Fi e utilizar serviços de aplicativos que podem ser totalmente gratuitos, como o Whatsapp, o Telegram e o Skype.

    Para quem viaja com frequência ou vai passar muito tempo no exterior, pode valer a pena comprar um chip internacional e contratar uma operadora local.

    Vantagens do chip internacional: por que utilizar o serviço?

    O chip internacional pode ser uma ótima alternativa para quem deseja estar conectado mesmo fora do país.

    Com um preço mais competitivo, o chip consegue manter o viajante conectado por meio das operadoras de telefonia do destino escolhido, ou com o uso de dados móveis.

    Aqui no Seguros Promo, você poderá contar com a excelência do Viaje Conectado, nosso parceiro, para garantir a sua comunicação independente do destino escolhido.

    São vários planos para chips físicos e virtuais, que contemplam diversos destinos do mundo.

    Você poderá fazer ligações, enviar SMS e utilizar aplicativos para ficar conectado durante a sua viagem.

    É simples e prático, e o viajante poderá retirar o produto em diversos pontos espalhados pelo Brasil e os Estados Unidos, ou recebê-lo em casa!

    Caso o chip seja virtual, basta ativá-lo em seu celular como chip principal e começar a utilizá-lo assim que chegar ao destino.

    Você poderá contar com a ajuda de um equipe especializada para te auxiliar durante toda a compra e a ativação do produto.

    Cotação de Seguro Viagem + chip internacional

    Agora que você já sabe tudo o que precisa sobre o roaming internacional, e como ficar conectado fora do país, está pronto para a sua próxima viagem, não é mesmo?

    Aqui no Seguros Promo, você encontra planos e coberturas das melhores seguradoras do mundo, com condições especiais para garantir a tranquilidade da sua viagem.

    E agora, além de toda essa comodidade, o viajante poderá encontrar planos especiais de seguro viagem e internet. Assim, você estará protegido e conectado para viver a sua aventura!

    Faça já uma cotação e converse com a nossa equipe para te ajudar a encontrar o melhor plano para a sua viagem!

    E acompanhe as nossas redes sociais para saber das últimas novidades, promoções e campanhas!

    Quer viajar o mundo com segurança, economia e conectividade? De Promo você pode!

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    aaaa