Roaming internacional: o que é, como funciona

Roaming internacional: o que é, como funciona Dicas de Viagem
30 maio - 8 minutos de leitura.

Você já deve ter ouvido falar de roaming internacional, não é mesmo?

Ou pelo menos ter visto, enquanto mexia nas configurações do celular, uma opção de “roaming de dados”.

Sabe do que se trata, pra que serve e quais as suas principais vantagens e desvantagens?

Se a resposta for “não”, ou se quiser saber um pouco mais sobre este serviço, acompanhe este artigo para que a gente esclareça muita coisa sobre!

O que é o roaming internacional?

roaming internacional o que é

Não costuma ser uma opção contratar um plano de celular com uma nova operadora só pelo período em que vai viajar.

Mas a capacidade de fazer ligações do seu próprio dispositivo pode fazer falta. Ainda mais na época da conectividade e dos smartphones com internet!

Dentre as opções para ter esse acesso está o roaming internacional.

Com esta opção, você pode ter acesso no seu dispositivo mesmo em regiões fora da área de cobertura da sua operadora.

Mas atenção, pois podem haver alguns poréns, dependendo do plano, do dispositivo e da operadora!

O que é roaming de dados?

O que é roaming de dados

Fonte: Pixabay

Para ter acesso à rede, seu dispositivo precisa enviar e receber dados de algum destino. Normalmente, sua operadora, que te vende o serviço de internet e telefone.

O termo em inglês “roaming” significa percorrer uma área sem um destino ou rota exata. Nesse sentido, o que acontece é a troca de dados entre fontes diversas, de várias redes e operadoras.

Dessa forma, o acesso é possível mesmo em regiões em que o seu sinal original não é forte o bastante, contanto que outras redes estejam disponíveis.

Isso acontece devido a um acordo feito entre as operadoras para permitir o roaming. É por isso, portanto, que o roaming costuma sair mais caro que o acesso normal!

Como funciona o roaming internacional?

Como funciona o roaming internacional

Fonte: Unsplash

No exterior, pode funcionar da mesma forma: seus dispositivos podem fazer a troca de dados com outras provedoras no seu local de destino.

Porém, no caso nacional, as maiores operadoras já costumam estender seu alcance a todo o território do país. Por isso normalmente nem chega a ser cobrado.

Isso não acontece no caso de viagens para o exterior. Como nem sempre é possível ter acesso a uma rede WiFi, às vezes o roaming pode ser a melhor opção.

Por isso, confira as condições, incluindo preços, velocidade e quantidade de dados disponíveis, com a sua operadora.

Cada uma pode oferecer planos diferentes, inclusive promocionais, desde os mais limitados e caros até os mais abrangentes e baratos, ou até gratuitos!

Seguro Viagem: EUA
AC 150 + TELEMEDICINA AC 150 + TELEMEDICINA Assistência médica USD 150.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 23/dia*
TA 100 TA 100 Assistência médica USD 100.000 Bagagem extraviada USD 1.200 R$ 25/dia*

Como ativar o roaming internacional?

Em primeiro lugar, não deixe de conferir as condições de utilização para o seu plano com a sua provedora.

Sabendo sobre seus limites de utilização, o próximo passo é descobrir se essa opção está habilitada em seu celular!

Isso pode ser feito acessando as configurações de rede pelo dispositivo, que costumam estar marcados por um ícone de engrenagem.

Em Iphones, essas configurações geralmente se encontram em “Opção de Dados Celulares”. Lá, habilite ou desabilite as opções de dados em roaming, como quiser!

Já no Android, clique em “mais” em “Configurações de redes” e procure “Redes Móveis”. Novamente, você pode habilitar ou desabilitar o roaming.

Roaming internacional por operadora

Roaming internacional por operadora

Fonte: Unsplash

Bom, já dissemos que as condições de acesso podem variar muito entre cada operadora.

Então vamos conhecer um pouco sobre as principais operadoras brasileiras neste aspecto, buscar qual é o roaming internacional mais barato ou adequado pra você!

De qualquer forma, não se esqueça de verificar se seu dispositivo é compatível com a frequência utilizada no seu destino. Se não for, não será capaz de captar o sinal.

Vale lembrar também que nem sempre é possível fazer ligações a cobrar no serviço de roaming de dados internacional. Esta e outras condições devem ser verificadas com a operadora!

Roaming internacional Claro

Na Claro o alcance é de mais de 170 países com serviço de voz. Em 160 deles o serviço de dados para acesso à internet também é oferecido.

Nos planos Pós-pagos o serviço é ativado automaticamente depois do pagamento da primeira fatura. O contato para ativar ou conferir se está ativado é o *468.

Podem ser contratados planos de 30 dias, com várias opções de franquias oferecendo menores ou maiores quantidades de minutos de ligação ou internet.

Cada pacote pode ser contratado duas vezes e, caso consumidos, um pacote diferente deve ser adquirido, também, até um limite de duas vezes.

Roaming internacional Vivo

A Vivo oferece o Vivo Travel, um serviço diário que permite o acesso no exterior, englobando internet, voz e SMS.

Alguns planos da Vivo já vêm com este serviço incluso, como é o caso dos Planos Família, com 7 diárias gratuitas por ano para cada linha, e o Vivo V, com diárias ilimitadas.

Cada diária conta com 50 minutos de ligação, SMS e recebimento de ligação ilimitado e internet 2g, 3g ou 4g variando para cada destino.

No próprio site da Vivo é disponibilizada uma ferramenta que mostra informações detalhadas sobre cada país!

Roaming internacional Tim

O roaming internacional na Tim é ativado automaticamente em planos Pós-pagos (exceto Controle e Express) a partir do pagamento da primeira fatura.

No caso do Pré-pago, Controle e do Express, deve-se solicitar a ativação ligando no *144 ou no 1056, ou através do aplicativo ou site Meu Tim.

É oferecido também o Pacote Passport, com validade de 30 dias, contratável para qualquer país.

O plano oferece 30 minutos de ligação, até 1 Gb de internet. Consumo além destes valores acarreta em cobranças adicionais.

Roaming internacional Oi

O roaming internacional Oi pode ser ativado ligando no *144 ou no 1057. Caso já esteja no exterior, ligue no +55 (21) 2729-1301 gratuitamente a partir de qualquer outro dispositivo.

O plano permite ligações e SMS, com as opções de pagar por um pacote, normalmente de 50 minutos por 30 dias, ou pagar pela utilização por minuto.

Os preços e a disponibilidade variam com o país de destino. O acesso a internet funciona da mesma forma, mas também variando com a quanta da franquia de dados.

A Oi também oferece, em alguns pontos no exterior, acesso ao Oi Wifi, para clientes Banda Larga, Oi móvel Pós-pago, Família ou Conta Total.

Roaming internacional Nextel

O roaming internacional Nextel alcança mais de 60 países. O serviço deve ser contratado ainda em território nacional e com pelo menos 3 dias de antecedência.

Também está disponível apenas para os clientes dos planos Pós-pagos. Você pode entrar em contato pelo número 1050.

Usualmente os planos consistem em um pacote de créditos, que é consumido a cada MB de internet, minuto de chamada ou SMS enviado.

Caso os dados ou minutos sejam consumidos, é possível adquirir um novo pacote entrando em contato novamente com a Nextel!

Vale a pena utilizar o roaming internacional das operadoras?

Vale a pena utilizar o roaming internacional das operadoras

Em geral, é verdade que o roaming internacional é bem mais caro que o valor que estamos acostumados em nosso uso diário.

Isso, é claro, a não ser que seja contratado um ótimo plano promocional ou a operadora permita a utilização gratuita.

E mesmo excetuando esses casos, o roaming de dados com certeza é uma opção que pode facilitar a vida no exterior.

Mesmo assim, em geral a opção preferida será utilizar aplicativos usando WiFi para fazer ligações e mandar mensagens com custos menores ou até mesmo gratuitamente.

Mas se houver alguém muito aficcionado ou com muita necessidade de ter acesso às redes em locais onde o WiFi não alcança, pode ser bom investir um pouco a mais para contratar planos com maiores franquias.

E se for utilizar o roaming internacional, não se esqueça de desabilitar os downloads e atualizações automáticas do celular, para não acabar desperdiçando o plano.

Para economizar mais, somente habilite o roaming enquanto estiver usando. Em outros casos, deixe-o desligado!

Outras opções de Roaming internacional

Roaming viagem exterior

Fonte: Goodfreephotos

Como vimos, o roaming internacional é comumente usado em território internacional, fora do alcance das operadoras brasileiras.

Enquanto o nacional é usado dentro do Brasil, na cobertura oferecida pelo plano que contratamos usualmente.

Mas há algumas outras situações que não se encaixam nestas duas opções.

E aí, como funciona? Acompanhe os casos a seguir:

Roaming internacional Marítimo

E se a sua viagem não for no solo de algum país, mas sim em um cruzeiro?

Enquanto o navio estiver atracado em território brasileiro ou internacional, será o roaming nacional ou internacional, respectivamente.

Entre estes dois momentos, também é possível utilizar o roaming, mas se trata do roaming marítimo.

Para fazer isso, precisa fazer contato com a sua operadora e ver se o serviço está disponível, especificando que se trata do roaming marítimo e, se sim, contratá-lo.

Roaming internacional Aéreo

Roaming internacional Aéreo

Fonte: Pixabay

O mesmo pode acontecer no caso das viagens aéreas. Enquanto o avião estiver pousado, o roaming é nacional ou internacional.

Muita atenção também para ainda desligar os aparelhos ou colocá-los em modo avião quando lhe for instruído!

Passados estes momentos, é possível utilizar o serviço se tiver sido contratado e estiver ativado.

Consulte sua operadora para ver se o serviço está disponível. Por vezes, a própria companhia aérea disponibiliza o roaming aéreo.

Roaming internacional para Fronteira

Já vimos que há diferença entre usar o roaming de dados nacional ou o internacional. Então como isso funciona nas cidades que ficam na fronteira?

Alguns países fazem um acordo entre eles para oferecer uma espécie de roaming intermediário.

Usualmente, o acordo visa minimizar os custos para quem utilizar o serviço do roaming fronteiriço.

Na fronteira com o Brasil, a Colômbia e o Peru são exemplos de países com acordos como esse.

Outras alternativas para o uso do celular

Outras alternativas para o uso do celular

Fonte: Pixabay

Uma estratégia para evitar altos custos com o roaming de dados internacional é priorizar o recebimento de ligações, que pode custar em média 50% a menos do que fazê-las.

Para fazer chamadas, o uso de orelhões também pode ser recomendado, seja usando fichas ou cartões telefônicos.

Ou então, tanto para fazer quanto para receber chamadas, é bom esperar para poder acessar o WiFi para utilizar serviços e aplicativos como o Whatsapp, o Telegram e o Skype, que podem ser totalmente gratuitos.

Ou até mesmo, para quem viaja com frequência ou vai passar muito tempo no exterior, pode valer a pena comprar um chip internacional e contratar uma operadora local!

Dica extra para sua viagem internacional: Seguro Viagem

Poder fazer ligações apresenta várias utilidades. Desde consultar informações e endereços na internet, ou procurar um caminho em um mapa.

Até mesmo a fazer contato em casos de emergência. Uma dessas emergências pode ser um caso médico.

Em situações como esta, ter um seguro viagem pode te ajudar muito, ou até mesmo salvar vidas!

E quanto mais cedo conseguir falar com a sua seguradora e com o hospital mais próximo, maior é a chance de conseguir evitar problemas!

Cotação Seguro Viagem Internacional

Enfim, agora que você já tem tudo que precisa saber sobre o roaming internacional, está pronto pra agendar sua próxima viagem, não é mesmo?

Se estiver interessado, pode encontrar uma série de destinos interessantes no Passagens Promo.

E em qualquer viagem, por menor que seja, é de extrema importância ter contratado um seguro viagem internacional.

Então faça já a sua cotação no Seguros Promo e garanta que suas próximas viagens serão tranquilas e seguras.

Acompanhe também as nossas redes sociais para saber das últimas novidades, promoções e campanhas!

Seguro Viagem: Europa
GTA 60 EUROMAX GTA 60 EUROMAX Assistência médica EUR 60.000 Bagagem extraviada USD 1.200 R$ 22/dia*
APRIL 30 Europa Basic APRIL 30 Europa Basic Assistência médica EUR 30.000 Bagagem extraviada EUR 1.000 R$ 17/dia*
APRIL 60 Europa Basic APRIL 60 Europa Basic Assistência médica EUR 60.000 Bagagem extraviada EUR 1.000 R$ 22/dia*
Seguro Viagem: América do Norte
GTA 60 EUROMAX GTA 60 EUROMAX Assistência médica EUR 60.000 Bagagem extraviada USD 1.200 R$ 22/dia*
TA 60 Especial TA 60 Especial Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 1.200 R$ 16/dia*
TA 100 TA 100 Assistência médica USD 100.000 Bagagem extraviada USD 1.200 R$ 25/dia*
Seguro Viagem: América do Sul
TA 40 Especial - Internacional TA 40 Especial - Internacional Assistência médica USD 40.000 Bagagem extraviada USD 1.200 R$ 10/dia*
ITA 60 SMART INTER ITA 60 SMART INTER Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 1.000 (COMPLEMENTAR) R$ 13/dia*
Intermac I30 Intermac I30 Assistência médica USD 30.000 Bagagem extraviada USD 350 (SUPLEMENTAR) R$ 11/dia*


Veja também
13 novembro - 5 min de leitura.
6 razões para viajar com os filhos
Faça sua cotação agora
Conecte-se com a gente
instagram