CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

O que fazer em Bruxelas: quando ir, atrações e dicas de viagem

O que fazer em Bruxelas, na Bélgica? A capital belga preserva prédios suntuosos em estilo gótico, gastronomia de primeira e muito chocolate. Venha conhecer!

O que fazer em Bruxelas: quando ir, atrações e dicas de viagem

Já imaginou o que fazer em Bruxelas quando viajar para a Bélgica? Saiba que se trata de uma cidade cheia de construções históricas e muita badalação! 

A cada esquina há um restaurante ou bar com um clima vibrante, gente bonita e cervejas dos mais variados tipos.

Mas não é só isso! A capital belga preserva prédios suntuosos em estilo gótico, gastronomia de primeira e muito chocolate. Que tal conhecer este que pode ser o seu próximo destino de viagem?

Cote já o seu seguro viagem aqui, neste link!

O que fazer em Bruxelas: dicas para aproveitar a cidade

A cidade é repleta de atrações e para conhecer cada uma delas a melhor forma de se locomover é de metrô e ônibus. 

Você precisará comprar tickets-cartão que custam cerca de 5 euros dependendo do tipo de bilhete que escolher. Eles são vendidos nas estações ferroviárias. 

Além disso, a boa notícia é que na capital belga há opções de hospedagens para todos os gostos e bolsos. 

Uma das melhores regiões para se hospedar é nos arredores da Grand Place, a área mais central e com bons hotéis. 

A gastronomia do país é deliciosa, com pratos típicos saborosos e que você deve experimentar, mas jamais vá embora sem antes comer a batata frita belga e o waffles que são os mais saborosos do mundo. 

Nem precisamos falar das cervejas que estão entre as mais saborosas do mundo. Faça um tour pelos bares e aprecie verdadeiras relíquias belgas.

Qual a melhor época para visitar a Bélgica?

O que fazer em Bruxelas: melhor época
Fonte: Pixabay

É possível viajar para Bruxelas em qualquer época do ano. Depende do seu planejamento do que quer fazer por lá. 

Se quer evitar as temperaturas baixas do continente europeu, não planeje uma viagem entre os meses de novembro e março, pois o frio nesse período é muito intenso. 

As temperaturas podem ficar abaixo de zero e, inclusive, nevar.

O outono também é uma temporada bem gelada, não como o inverno, mas as temperaturas ficam entre 7°C e 14°C.

Para quem quer curtir o verão europeu – alta temporada – é a época perfeita, pois a cidade vive seu esplendor com dias de sol, estabelecimentos abertos até mais tarde, pessoas passeando pelas ruas.

Essa temporada é maravilhosa, pois a cidade fica ainda mais alegre e os passeios ao ar livre são muito mais prazerosos. 

A primavera, que antecede o verão, também é um ótimo período para viajar, pois as temperaturas estão mais amenas e Bruxelas fica toda florida.

O que fazer em Bruxelas no inverno?

O inverno europeu é uma boa temporada para fazer um tour Bruxelas pelos museus existentes na cidade, que possuem um acervo completo com obras de arte, quadrinhos e objetos que contam a história do país.

Conhecer as construções históricas, as igrejas e as galerias de arte também são ótimas opções. 

Claro que a gastronomia belga precisa fazer parte do seu roteiro, já que a capital é repleta de restaurantes e bares que servem pratos tradicionais e de dar água na boca.

Além disso, bem agasalhado é possível visitar algumas atrações ao ar livre como o Atomium e a Grand Place.

O que fazer em Bruxelas no verão?

O que fazer em Bruxelas no verão
Fonte: Pexels

No verão a pedida é roupas mais leves, bermudas, camisetas e tênis. Nesta temporada, dê preferência para conhecer os parques, praças e monumentos ao ar livre.

Claro que neste período, visitar museus, igrejas e galerias de arte também não pode faltar.

Entre uma atração e outra aproveite para curtir os bares e restaurantes e passar horas sentado às mesas que ficam nas calçadas para observar o cotidiano da capital! 

Aproveite para experimentar os mais diferentes tipos da cerveja belga.

Quais documentos levar na sua viagem?

Além de escolher a dedo os pontos turísticos de Bruxelas que pretende conhecer, já comece a separar os documentos necessários para entrar no país.

Para quem pretende conhecer a Bélgica, saiba que os turistas brasileiros não precisam de visto de turismo desde que a sua permanência no país seja inferior a 90 dias. 

Há outros documentos que precisam ser apresentados no desembarque. Confira!

  • Passaporte com validade mínima de 6 meses;
  • Passagem de volta;
  • Comprovante de reserva de hotel;
  • Seguro viagem;
  • Meios que comprovem que possui condições de se manter financeiramente no país.

Procurando passagens aéreas baratas? Encontre aqui

Seguro viagem para a Bélgica

Para entrar no país, o governo belga exige que os turistas façam a contratação de um seguro viagem. 

A medida é respaldada pelo Tratado de Schengen, que permite a livre-circulação de turistas entre os países que fazem parte do acordo. 

Além da exigência, a contratação desse serviço é essencial para garantir uma viagem tranquila e seguro para a capital belga.

Comece agora mesmo a fazer a cotação no nosso site comparador, Seguros Promo, que traz as melhores opções de planos e os preços mais baixos do mercado. 

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

O que tem para fazer em Bruxelas?

Uma cidade repleta de atrações e com uma atmosfera deliciosa. Para curtir tudo que o destino tem para te oferecer, separamos aqui os lugares que não podem ficar de fora do seu roteiro. 

Grand Place

O que fazer em Bruxelas:
Fonte: Pixabay

Sem dúvida, a Grand Place é um dos principais pontos turísticos Bélgica. 

A grandiosa praça fica no coração da cidade e faz parte de um complexo arquitetônico datado do século XVII, considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. 

No ano de 1695, o local sofreu ataques por parte do exército francês e teve que ser reconstruída anos depois.

Na Grand Palace, você encontrará edifícios históricos importantes como o Hotel de Ville, a Maison du Roi, o Maison des Ducs de Brabant e o prédio da Prefeitura, construído em estilo gótico.

Ao entorno da praça há ainda bares, restaurantes e muitas lojas.

Atomium

O Atomium é um enorme monumento erguido para a Expo 58 e para a Feira Mundial de Bruxelas. Com mais de 100 metros de altura, a construção pode ser vista de longe, tamanha a sua grandeza.

O monumento é composto por várias esferas de ferros que são ligadas entre si, semelhante realmente a um átomo. 

Cada cubo é ligado por tubos de 35 metros e possui escadas no seu interior. Não deixe de visitar o monumento e aproveitar para fazer uma foto.

Museu dos Quadrinhos

O que fazer em Bruxelas: Museu dos Quadrinhos
Fonte: Pxhere

Entre seus passeios em Bruxelas, inclua uma visita ao Museu dos Quadrinho, um dos mais populares da cidade, criado em homenagem ao pioneiro dos quadrinhos belgas, Georges Prosper Remi, conhecido como Hergé.

O museu tem exposições permanentes e temporárias espalhadas pelos quatro andares do edifício. Durante a sua visita, você vai conhecer toda a história dos quadrinhos até os dias de hoje.

Entre as principais atrações estão os quadrinhos dos personagens Tintin, Lucky Lucke e Smurfs. O local popssui ainda sala de leitura, biblioteca e loja.

Museu Magritte

No seu tour cultural, não deixe de visitar o Museu Magritte, que é dono de um amplo acervo de obras do artista belga René Magritte durante o século XX.

No local, você encontrará cerca de 250 obras que estão expostas em mais de 2.500 metros quadrados dividido em três andares, sendo que cada um deles é dedicado a um período diferente.

A visita apresenta obras do início da carreira do artista, passando por períodos com pouco glamour até as obras mais conhecidas como aSherazade” e “Império da Luz”.

Catedral de São Miguel e Santa Gúdula

O que fazer em Bruxelas: Catedral São Miguel
Fonte: Pixabay

Conhecida como uma das construções mais emblemáticas da cidade, a Catedral de São Miguel e Santa Gúdula é parada obrigatória em Bruxelas, capital.

Construída em estilo gótico, suas obras foram iniciadas no século XIII e somente foram finalizadas dois séculos mais tarde.

Além de uma fachada imponente, seu interior é ainda mais impressionante. No altar há um púlpito barroco feito em madeira do ano 1699 que chama muito a atenção.

Os confessionários de carvalho que remontam para o século XVII, as várias estátuas e vitrais também se destacam na decoração.

Mas a grande atração da catedral é um acervo com peças litúrgicas, esculturas, cálices e retábulos de ferro forjado, que ficam guardados na na Capela do Santíssimo Sacramento.

O que fazer de graça em Bruxelas?

O que fazer em Bruxelas de graça
Fonte: Pixabay

Para quem estiver com o orçamento apertado, saiba que entre as atrações turísticas em Bruxelas há também aquelas que você não paga para entrar. Dá uma olhadinha nas opções que separamos para você.

Manneken, Janneken e Zinneke Pis

Em toda a cidade é possível encontrar estátuas que fazem xixi. A Manneken, toda em bronze, é uma das mais antigas e foi criada em 1619 por Jerome Duquesnoy para substituir uma versão de pedra.

Janneken, irmã de Manneken, é uma das estátuas mais famosas da cidade. De cócoras, a menina faz xixi sobre uma pedra.

E para completar a família, o Zinneke-pis, uma estátua de um cão vira-lata fazendo xixi em um pequeno poste. Inclusive, o monumento simboliza espírito humorístico da capital belga.

Galeries Royales St-Hubert

Para quem gosta de arte, a Galeries Royales Saint-Hubert é um prato cheio.

Inspirada nas suntuosas galerias da França, a versão belga foi inaugurada em 1847 durante o reinado do Rei Leopoldo I, para comemorar a independência do país.

Exuberante e com um lindo telhado de vidro, o edifício possui uma arquitetura eclética, projetado pelo arquiteto Jean-Pierre Cluysenaar.

O local abriga duas áreas, a Galeria do Rei e a Galeria da Rainha, que são divididas por uma colunata. Por lá, você encontrará lojas sofisticadas, cafés, restaurantes, além de um teatro.

Parque Cinquentenário

Parque Cinquentenário
Fonte: Pixabay

Na hora de decidir o que fazer em Bruxelas inclua também um tour pelo Parque Cinquentenário, construído para comemorar os 50 anos da existência do país como nação. 

Na parte central da construção há três arcos do triunfo, que são dominados por uma quadriga de bronze semelhante ao Portão de Brandemburgo, na capital Berlim.

O local tem os Museus do Cinquentenário, História Militar e Autoworld, com ampla exposição de carros de vários períodos.

Além de apreciar a construção, não deixe de fazer um passeio pelo parque de gramado muito bem aparado e jardim repleto de flores.

Comic Book Route

Na sua viagem para Bélgica faça a Comic Book Route, a rota dos quadrinhos, que faz o maior sucesso entre os turistas. 

O passeio percorre diversos muros com quadrinhos que enfeitam as paredes de prédios em toda a cidade.

Iniciado em 1991, os desenhos retratam as histórias dos quadrinhos belgas mais famosos do mundo, como Os Smurfs, As Aventuras de Tintin, Gil Jourdan, Marsupilami e Gaston.

Mont des Arts

O Mont des Arts é um complexo destinado às artes que jamais podem ficar de fora do seu roteiro Bélgica. 

O espaço possui as maiores galerias de arte e museus, além do Jardin du Mont des Arts, idealizado pelo Rei Leopoldo II, no século 19.

Além de conhecer os museus do Mont des Arts, um passeio pelos campos floridos é quase que uma regra. Se puder, faça um piquenique no parque e não deixe de fazer belos registros do local. 

O que fazer em Bruxelas à noite?

O que fazer em Bruxelas à noite
Fonte: Pixabay

A vida noturna da capital da Bélgica é muito intensa e com atrações badaladas. Na hora de montar um roteiro sobre o que fazer em Bruxelas à noite conheça o Delirium Café, um dos bares mais famosos da cidade. 

No local, você encontrará as melhores cervejas do país com um menu com mais de 200 páginas com rótulos nacionais e internacionais. Inclusive, o bar está no Guiness Book.

Para quem quer badalação, não deixe de visitar o Poechenellekelder, um dos bares mais tradicionais da capital. Por lá, há uma infinidade de rótulos de cerveja, além de muita badalação e petiscos saborosos! 

Se você quer ainda mais agitação, as boates da cidade também não deixam nada a desejar e atraem muitos turistas. 

Conheça a Mirano, uma das baladas mais populares e clássica da cidade. Se gosta de música eletrônica, esse é o seu lugar. 

A capital da Bélgica oferece os mais variados restaurantes que servem pratos tradicionais do país. 

Se quer apreciar tudo que a gastronomia da cidade tem para oferecer, conheça o Restaurante La Roue D’Or, muito famoso e com preços razoáveis.

O restaurante tem uma estrela no Guia Michelin, o que torna a sua visita ainda mais necessária. Vale muito a pena fazer uma reserva no restaurante.

O que fazer em Bruxelas com chuva?

Não é porque começou a chover que você deve ficar dentro do quarto do hotel. Nesses dias, pegue um guarda-chuva ou uma capa e vá aos museus da cidade como o Museu dos Quadrinhos e o Museu Magritte.

Se tiver se programado para isso, não deixe de ir às compras em lugares como a Le Galeries Royales St. Hubert com lojas de grife ou em shoppings como o Woluwe Shopping, a Gallery Louise e City 2.

Conheça a Catedral de São Miguel e Santa Gúdula e o Parlamentarium, o prédio do Parlamento Europeu. Nesses dias, nada melhor do que conhecer os bares e restaurantes

Roteiro Bélgica: o que fazer em 3 dias em Bruxelas?

Para quem pensa que três dias não são suficientes para conhecer os pontos turísticos de Bruxelas, está enganado.

Claro que o seu roteiro ficará mais enxuto, mas é perfeitamente possível fazer um passeio incrível pela cidade.

No primeiro dia, comece pela Grand Place e as construções históricas que ficam ao seu redor e depois siga para a Catedral de São Miguel e Santa Gúdula. 

Se sobrar um tempinho, faça uma visita aos museus Magritte e dos Quadrinhos . No terceiro dia, conheça o Atomium e o Parque Cinquentenário. 

Em seguida, visite o Manneken, Janneken e Zinneke Pis, além da Galeries Royales St-Hubert.

No último dia, visite o Comic Book Route, o Mont des Arts e reserve algumas horas para conhecer o Delirium Café e apreciar as deliciosas cervejas servidas no local. 

E que tal dar uma volta por Bruges, também?

Cotação seguro viagem para a Bélgica

Já decidiu o que fazer em Bruxelas? Independente da resposta, já comece a fazer as cotações do seu seguro viagem para a Europa.

Não deixe para a última hora e encontre as melhores opções no nosso buscador, Seguros Promo.

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Se precisar, você pode contar com a nossa equipe online que está sempre pronta para te ajudar e tirar todas as suas dúvidas. Quer viajar seguro e pagando pouco? De Promo você pode!

aaaa