O que é preciso para dirigir no exterior? - Seguros Promo - Seguro Viagem On-line

O que é preciso para dirigir no exterior?

O que é preciso para dirigir no exterior?.

Se você pretende dirigir no exterior, pode ter algumas dúvidas sobre a documentação necessária para comprovar que você está apto a encarar qualquer trânsito, assim como quais países permitem que você dirija apenas com sua CNH e quais exigem a apresentação da Permissão Internacional para Dirigir (PID).

Então, para esclarecer suas dúvidas, preparamos este post com tudo o que você precisa saber para dirigir fora do país. Saiba mais!

Quais são os documentos necessários para dirigir no exterior?

A maior dúvida de quem deseja dirigir no exterior é quanto aos documentos necessários, e a resposta para isso varia em cada destino.

Para cruzar fronteiras entre os países da América do Sul, você precisa apresentar o Seguro Carta Verde – um seguro que protege terceiros em caso de acidente de trânsito. Agora, para conduzir na Argentina e Uruguai, a CNH e a Carteira de Identidade são documentos suficientes para quem quer dirigir no exterior.

Agora, para dirigir no exterior em países como Canadá, Estados Unidos, Espanha, Alemanha, México, Portugal e França, o recomendado é ter mais do que só a carteira de habilitação. Para viajar em segurança, o ideal é providenciar a Permissão Internacional para Dirigir (PID), pois apesar de não ser obrigatório, o documento pode ser solicitado durante a viagem.

Já na África, Oriente Médio, Austrália, Nova Zelândia e alguns países da Europa, o documento é obrigatório. Isso quer dizer que você não consegue alugar um carro ou dirigir sem a Permissão Internacional para Dirigir (PID).

A dica é sempre consultar a embaixada ou o consulado do local de destino antes de embarcar para saber qual procedimento tomar para dirigir no exterior.

O que é PID?

A PID é a uma habilitação internacional reconhecida, traduzida em oito idiomas (alemão, árabe, chinês, espanhol, francês, inglês, português e russo), que apesar de não ser obrigatória, pode facilitar na hora de resolver problemas relacionados ao trânsito do destino local.

Com a PID fica mais fácil realizar procedimentos simples como checagem de informações, seja para situações de fiscalizações ou até mesmo para alugar carros, atendimento mais rápido em caso de acidentes de trânsito e mais.

Como tirar o PID?

Para obter a PID e dirigir no exterior, tudo o que você precisa é ter uma CNH dentro da validade e solicitar a autorização no Detran da sua cidade ou pela internet. O valor e tempo de entrega varia de cidade para cidade e a validade, a categoria da habilitação e as restrições são as mesmas informadas na sua CNH.

Quais países exigem o PID?

África do Sul, Albânia, Alemanha, Anguila (Grã Bretanha), Angola, Argélia, Argentina, Arquipélago de San Andres Providência e Santa Catalina (Colômbia), Austrália, Áustria, Azerbaidjão, Bahamas, Barein, Bielo-Rússia, Bélgica, Bermudas, Bolívia, Bósnia-Herzegóvina, Bulgária, Cabo Verde, Canadá, Cazaquistão, Ceuta e Melilla (Espanha), Chile, Cingapura, Colômbia, Congo, Coréia do Sul, Costa do Marfim, Costa Rica, Croácia, Cuba, Dinamarca, El Salvador, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Estônia, Federação Russa, Filipinas, Finlândia, França, Gabão, Gana, Geórgia, Gilbratar (Colônia da Grã Bretanha), Grécia, Groelândia (Dinamarca), Guadalupe (França), Guatemala, Guiana, Guiana Francesa (França), Guiné-Bissau, Haiti, Holanda, Honduras, Hungria, Ilha da Grã-Bretanha (Pitcairn, Cayman, Malvinas e Virgens), Ilhas da Austrália (Cocos, Cook e Norfolk), Ilhas da Finlândia (Aland), Ilhas da Coroa Britânica (Canal), Ilhas da Colômbia (Geórgia e Sandwich do Sul), Ilhas da França (Wallis e Futuna), Indonésia, Irã, Iriã Ocidental, Israel, Itália, Kuweit, Letônia, Líbia, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia, Martinica (França), Marrocos, Mayotte (França), México, Moldávia, Mônaco, Mongólia, Montserrat (Grã Bretanha), Namíbia, Nicarágua, Níger, Niue (Nova Zelândia) Noruega, Nova Caledônia (França), Nova Zelândia, Nueva Esparta (Venezuela), Panamá, Paquistão, Paraguai, Peru, Polinésia Francesa (França), Polônia, Porto Rico, Portugal, Reino Unido (Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales), República Centro Africana, República Checa, República Dominicana, Republica Eslovaca, Reunião (França), Romênia, Saara Ocidental, Saint-Pierre e Miquelon (França), San Marino, Santa Helena (Grã Bretanha), São Tomé e Príncipe, Seichelles, Senegal, Sérvia, Suécia, Suíça, Svalbard (Noruega), Tadjiquistão, Terras Austrais e Antártica (Colônia Britânica), Território Britânico no Oceano Índico (Colônia Britânica), Timor, Toquelau (Nova Zelândia), Tunísia, Turcas e Caicos (Colônia Britânica), Turcomenistão, Ucrânia, Uruguai, Uzbequistão, Venezuela e Zimbábue.

Qual a idade mínima para dirigir no exterior?

dirigir no exterior

Quer dirigir no exterior, mas não sabe se tem a idade mínima? Descubra quais as regras nos principais destinos:

  • Europa

A maioria dos países europeus indica idade mínima de 25 anos para condutores. No entanto, motoristas de 21 a 24 anos podem alugar veículos e dirigir por lá com carros mais básicos mediante pagamento de uma taxa de EUR 10,00 até EUR 30,00 por dia.

  • Estados Unidos, Canadá e México

Nos EUA, Canadá e México a idade mínima também é de 25 anos, porém a partir dos 21 anos já é possível dirigir pagando a taxa diária por ser um “Young Driver”. Para carros de modelos de luxo a idade exigida é de no mínimo 30 anos e não há exceção.

  • América do Sul

Já na América do Sul, as regras mudam de local para local e até entre as locadoras. Porém, no geral é permitido condutores que tenham a partir de 21 anos de idade. Até completar 25 anos, no entanto, o motorista fica restrito a frotas de carros mais básicos. No Chile e Paraguai a idade mínima é 22 anos e no Uruguai, 23 anos.

Não esqueça o seguro viagem!

Outra medida de segurança muito importante para quem vai dirigir no exterior é contratar o seguro viagem.

Com ele, você tem a garantia de atendimento médico ou até mesmo assistência jurídica para o caso de acidente de trânsito. Então, não viaje sem o seu seguro viagem! Faça sua cotação com a gente!

É a sua primeira viagem internacional? Veja nossas dicas!

Nós do Seguros Promo nos preocupamos com a sua segurança, então, confira todas as nossas dicas para sua viagem internacional aqui!

compartilhar no facebook compartilhar no twitter
Compre aqui seu seguro viagem
Como podemos falar com você?

Segue a gente