Seguro viagem: o que ele oferece e quais as vantagens de contratá-lo - Seguros Promo - Seguro Viagem On-line

Seguro viagem: o que ele oferece e quais as vantagens de contratá-lo

Seguro viagem: o que ele oferece e quais as vantagens de contratá-lo.

Viajar nas férias com a família sempre exige planejamento. Você tem que pensar no destino que vai agradar a todos, comprar as passagens com antecedência para não pagar mais caro, reservar hotel e elaborar o roteiro dos passeios. Tudo isso sem esquecer da contratação de um seguro viagem.

Qual a importância do seguro?

Antes de fazer as malas e embarcar, é preciso priorizar a sua segurança e tranquilidade, para que o passeio não acabe mal, caso aconteça algum imprevisto, como um problema de saúde ou acidente.

Há quem esqueça de contratar esse tipo serviço na hora de viajar, principalmente para o exterior; entretanto, ele é fundamental para garantir segurança e para lidar com aborrecimentos, como extravio de bagagens, doenças ou perda de documentos, por exemplo.

Veja, no artigo de hoje, o que um seguro viagem oferece, as vantagens de contratá-lo e sabia como é a regulamentação desse tipo de serviço. 

O que o seguro viagem cobre?

Esse serviço garante, aos segurados, o pagamento de uma indenização — em caráter de reembolso — dos custos gerados por situações de risco previamente estabelecidas na apólice.

Os planos devem cobrir, pelo menos, as despesas com atendimento médico, hospitalar e odontológico, além dos gastos em casos mais sérios, como acidentes que incorram em morte ou invalidez permanente ou total.

Alguns pacotes incluem, entre outras possibilidades, cobertura para:

  • Interrupção ou cancelamento da viagem;

  • Extravio de bagagem;

  • Assistência para gestantes e idosos;

  • Viagens que visem a prática de esportes radicais ou na neve;

  • Assessoria jurídica e farmacêutica.

Os seguros viagem podem ser individuais, em que o segurado é apenas o contratante, ou coletivos. Nesse segundo caso, a pessoa que negocia o plano junto à operadora é chamada de estipulante e tem poder de representação de todos os segurados que figuram no plano.

Como contratar o plano ideal?

Na escolha do seu seguro viagem, esteja atento às opções e contrate aquele que melhor se adequa ao seu passeio e sua disponibilidade financeira. Os fatores que influenciam nessa decisão são:

  • O destino — nos países que integram o Tratado de Schengen é obrigatório que os turistas tenham contratado o serviço;

  • A idade dos viajantes — para pessoas com mais de 70 anos, os riscos relacionados à saúde, por exemplo, são maiores;

  • O tempo de estadia;

  • O seu orçamento. 

Quais os benefícios na contratação do seguro viagem?

Seja o seu destino uma cidade brasileira ou o exterior, é sempre importante fazer um seguro viagem para saber que você e seus acompanhantes serão bem assistidos, caso algum imprevisto aconteça. 

É claro que ninguém espera por isso, mas o seguro existe exatamente para que você não precise se preocupar com dinheiro e burocracia em um eventual momento difícil, durante uma viagem. Conheça os principais benefícios do seguro.

  • Preços acessíveis: seguros internacionais têm custo médio de R$ 8,00 por dia por viajante. Já para os seguros nacionais, esse valor é de R$ 5,00;

  • Extravio de bagagem: esse é um problema muito comum nos aeroportos de todo o mundo e que traz bastante desconforto. Porém, o seguro viagem cobre todos os custos de atraso, danos e furto de malas durante a estadia, além de ajudar você na localização de sua bagagem;

  • Assistência odontológica: garante atendimento em caso de acidente ou emergência em hospitais conveniados;

  • Assessoria jurídica: inclui reembolso de honorários pagos a advogados, em caso de envolvimento em acidente de trânsito na viagem, por exemplo;

  • Medicamentos: o seguro viagem também cobre as despesas com remédios que sejam receitados em função de acidentes ou problemas de saúde no período do passeio;

  • Assistência médica para gestantes: mulheres grávidas têm maiores possibilidades de sentir algum mal-estar e podem precisar de atendimento emergencial;

  • Traslado de corpo: o seguro viagem oferece o reembolso das despesas com liberação e transporte de corpo até a cidade dos segurados, em caso de falecimento durante a viagem.

Como não errar na escolha do seguro viagem?

Antes de decidir qual seguro viagem contratar, converse com um profissional e esclareça todas as dúvidas sobre o melhor plano para as suas férias.

É importante ler o contrato com muita atenção e observar os valores estabelecidos para a cobertura contratada, para não ser pego de surpresa na hora de receber o seu reembolso.

Informe-se também sobre a idoneidade da empresa que oferece o seguro viagem, seja por meio de informações disponibilizadas pelos órgãos regulamentadores ou com base na opinião de outros consumidores que já contrataram o mesmo serviço. 

Procure ainda por uma empresa que negocie com as melhores seguradoras do Brasil e verifique se a compra pode ser feita online, o que é traz muito mais comodidade e praticidade à contratação. Certifique-se que o website é um ambiente seguro e certificado com selo de segurança.

Há novas vantagens para o consumidor?

Desde março deste ano, começou a valer uma nova regulamentação para o seguro viagem. Uma resolução do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), tornou obrigatória a oferta da cobertura de despesas médicas, hospitalares e odontológicas nos planos de seguro viagem internacional. Para os pacotes nacionais, esses itens são opcionais.

Outra determinação do CNSP é que as seguradoras cubram os custos de traslado de corpo, transferências entre unidades de saúde e retorno do passageiro que, por alguma razão, seja impedido de voltar para casa de forma regular. 

Entre as mudanças, também estão:

  • A cobertura, durante a viagem, de problemas de saúde decorrentes de doenças crônicas preexistentes;

  • A ampliação da oferta dos serviços até que o segurado volte para casa;

  • A segurança de que os planos só podem ser vendidos por corretores ou representantes de seguradoras.

Com essas alterações, a SUSEP — Superintendência de Seguros Privados, que regulamenta e fiscaliza o mercado de seguros e disponibiliza informações sobre as empresas autorizadas a operar — passa a ser o órgão responsável pela fiscalização da oferta e venda do seguro viagem.

Agora, você já conhece o seguro viagem, suas vantagens e características, e sabe como escolher a melhor opção para suas férias com a família. Para saber exatamente como contratar, leia o artigo que explica como é muito fácil adquirir um seguro viagem. Então é só fazer as malas e partir para aquele descanso tão esperado! 

compartilhar no facebook compartilhar no twitter
Compre aqui seu seguro viagem
Como podemos falar com você?

Segue a gente