CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Melhores praias da Grécia: destinos incríveis para conhecer

Quer conhecer as belezas das praias da Grécia? Então confira o nosso artigo com as principais dicas de destinos imperdíveis no país!

Para muitas pessoas, as praias da Grécia resumem, de maneira impecável, o conceito de “paradisíaco” pelos mais diversos motivos.

Não bastasse a história milenar do país considerado berço da civilização ocidental, a Grécia esconde ilhas e praias de águas azuis, rodeadas pelo branco das construções tradicionais gregas e pelo riquíssimo relevo local.

O clima mediterrâneo é a cereja do bolo, convidando o banhista a se aventurar entre falésias e rochedos para mergulhar em lugares belíssimos!

O problema é que são tantas praias e ilhas espalhados pelo mapa grego que o viajante não tem alternativa a não ser se planejar com cuidado antes de embarcar, e nós vamos te ajudar nessa tarefa! Vamos lá!

Não vá para a Europa sem conferir os melhores seguros de viagem com 15% de desconto neste link!

Praias da Grécia: conheça as mais belas do país!

Sonho de consumo de muita gente, as praias da Grécia são o que podemos chamar de destino perfeito de viagem.

Seja em Santorini, Mykonos, Creta ou qualquer uma das mais de 6.000 ilhas gregas, você encontrará praias tão limpas quanto bonitas, que podem render uma experiência inesquecível.

Além de paisagens que, muitas vezes, parecem bonitas demais para ser verdade, o viajante pode desfrutar de excelente infraestrutura onde quer que esteja, com acesso a bons restaurantes, hotéis e lojas.

Tudo isso com o azul do Mediterrâneo na linha do horizonte, ainda mais encantador durante o fervente verão grego, quando viajantes do mundo inteiro disputam um espacinho nas praias locais para afastar o calor de até 35ºC!

Onde fica a Grécia?

Onde fica a Grécia?
Fonte: Stocksnap

Lar de quase 11 milhões de pessoas, a Grécia é um dos principais destinos europeus, por onde desembarcam mais de 34 milhões de turistas todos os anos.

O país fica “espremido” entre os mares Jônico e Egeu, braços do Mediterrâneo, com a Albânia, a Macedônia e a Bulgária ao norte, além da Turquia, a leste.

A principal porta de entrada no país é a capital, Atenas, onde fica o principal aeroporto grego, o Elefthérios Venizélos.

Como é o mar da Grécia?

Em determinados aspectos, o viajante desavisado pode se confundir, acreditando que está em uma das Ilhas Maldivas ou do Caribe, por conta das características do litoral local.

As praias da Grécia são banhadas pelo Mediterrâneo (dividido em Jônico, a oeste, e Egeu, a leste), com elementos que variam a depender da localização do turista.

Em alguns pontos, as águas são mais escuras, embora absolutamente limpas, chegando a tons quase neon a depender da incidência da luz solar. 

Em outros, o mar é tão cristalino quanto turquesa, sendo possível avistar a rica diversidade marinha até mesmo sem snorkel.

Muitas praias são acessíveis apenas de barco ou helicóptero, para os mais endinheirados, mas você também encontrará praias urbanas nos principais destinos do país. 

O Mediterrâneo é, tradicionalmente, mais gelado que o Atlântico, com temperaturas que variam entre 10ºC, nos meses mais frios, e 30ºC, no verão.

Por essas e outras, costuma-se dizer que a única época para curtir o mar na Grécia é durante os meses mais quentes, quando as temperaturas na água e fora dela estão bem mais agradáveis.

Além disso, como o Mediterrâneo é um mar fechado, com relevo subterrâneo de origem vulcânica, a formação de grandes ondas é bastante limitada.

Isso significa que você dificilmente vai encontrar ressacas ou condições desfavoráveis para o banho na costa, e poderá nadar sem maiores preocupações!

Quantas praias tem na Grécia?

Quantas praias tem na Grécia?
Fonte: Pexels

As praias da Grécia estão espalhadas por mais de 13 mil km de litoral: estamos falando da maior costa da Europa!

Isso quer dizer que o viajante encontra, literalmente, milhares de praias distribuídas por seis arquipélagos principais (Cíclades, Dodecaneso, Espórades, Jônicas, Norte do Egeu e Golfo de Tessalônica) que totalizam mais de 6.000 ilhas!

Como são as praias da Grécia?

Se você está acostumado com as praias brasileiras, provavelmente vai estranhar alguns aspectos das praias da Grécia.

A areia (ou melhor, a falta dela) é a diferença mais gritante. 

A paisagem litorânea pode até lembrar as regiões de falésia do Nordeste brasileiro, mas a faixa de areia é quase inexistente, formada por pedrinhas do que por grãos de areia propriamente ditos.

Por essas e outras, é comum que o acesso às praias seja feito por escadarias ou, em alguns casos, exclusivamente de barco.

Recomenda-se que o viajante providencie calçados especiais para aproveitar as famosas praias mediterrâneas de seixos (ou pedrinhas), até mesmo na hora do mergulho.

Você também não encontrará barracas ou quiosques de praia à beira-mar em todas as praias: algumas são relativamente selvagens e não dispõem de qualquer infraestrutura.

A exceção fica por conta dos principais destinos de veraneio, como Santorini, Mykonos e Creta, onde bares e restaurantes à beira-mar disponibilizam cadeiras, espreguiçadeiras e guarda-sóis para aluguel na faixa de areia.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Seguro viagem para a Grécia

    Para curtir tudo que as praias da Grécia têm a oferecer, você precisará contratar um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médico-hospitalares: um requisito obrigatório do Espaço Schengen, do qual a Grécia faz parte.

    Além de ser uma exigência das autoridades europeias, o seguro viagem pode resguardar o viajante em diversos cenários, de problemas de saúde e acidentes a situações mais corriqueiras, como cancelamento de voo e extravio de bagagem.

    O seguro viagem possibilita que o viajante receba a assistência que precisa gratuitamente ou reembolso em gastos previstos em apólice.

    Dessa forma, caso algum incidente aconteça durante a sua viagem, você não precisa se preocupar em voltar para casa com prejuízo!

    Nossa ferramenta comparadora, Seguros Promo, te ajuda a analisar as coberturas e ofertas das principais seguradoras do mercado em poucos minutos, tudo de forma gratuita e descomplicada!

    Faça agora mesmo uma cotação e comece a planejar uma viagem fantástica pelas paradisíacas praias gregas!

    Mapa das praias da Grécia

    Seja no Mar Jônico ou no Egeu, as praias gregas estão entre as mais bonitas do mundo e conquistam viajantes de todos os cantos!

    Antes de viajar, porém, convém conhecer um pouco mais sobre a região para montar o melhor roteiro possível para a sua viagem.

    Para te ajudar nesse sentido, destacamos o mapa das praias da Grécia, confira!

    Quais as principais ilhas da Grécia?

    A Grécia tem milhares de ilhas e ilhotas com areia branca, rochedos imponentes, grutas recortadas pelo mar e águas cristalinas, que parecem um convite perene a um mergulho refrescante.

    Embora muitos viajantes conheçam apenas os destinos mais famosos, como Santorini, Mykonos e as Ilhas Jônicas, as ilhas gregas não decepcionam em quantidade e qualidade.

    A natureza foi generosa até mesmo em destinos menos conhecidos, como Naxos, Corfu, Paros, Cós, Lesbos, Salamina e Cefalônia, entre muitas outras.

    Por essas e outras, montar um roteiro por essas ilhas paradisíacas pode ser um grande desafio, então vamos te dar um empurrãozinho: confira as principais ilhas da Grécia!

    Santorini

    Santorini
    Fonte: Pixabay

    Entre todas as ilhas da Grécia, Santorini é provavelmente a mais famosa internacionalmente e se firmou como um dos destinos mais procurados no país.

    É nesta região que ficam as conhecidas casas brancas, cobertas por cal, e as fotogênicas igrejinhas de cúpula azul que tornam o cenário ainda mais apaixonante.

    Se você planeja conhecer o mais popular destino de verão da Grécia, não deixe de visitar o vilarejo de Agia Paraskevi e as praias de Paradisos e Kamari, onde ficam as antigas ruínas de Thira.

    Mykonos

    As águas turquesas de Mykonos são o principal cartão de visitas dessa pequena ilha que abriga algumas das mais belas praias da Grécia.

    O cenário é pontilhado por vilarejos de casas brancas e vielas de pedra que remontam à Antiguidade, criando paisagens bucólicas que mais parecem pinturas.

    Lembre-se de que Mykonos é, sobretudo, um destino de festa: a farra começa em praias como as famosas Paradise e Super Paradise ao meio-dia e só acabam na alta madrugada!

    Se você gosta de mais sossego no seu dia de praia, é só acordar cedo e tomar seu banho de mar no período da manhã, quando até mesmo na alta temporada as praias ficam praticamente desertas.

    Ilhas Jônicas

    As Ilhas Jônicas formam um dos principais arquipélagos gregos, onde estão lugares com grande potencial turístico, como Cefalônia e Paxos.

    Em Laganás, na Ilha de Zakynthos, a festa dura 24 horas por dia. Depois de curtir a badalação, é só embarcar rumo à paradisíaca Navagio Beach, eleita consecutivas vezes a praia mais bonita do planeta!

    Os viajantes que exploram Cefalônia, por sua vez, não podem deixar de curtir as belezas da praia de Myrtos, de pedras brancas e águas quase fluorescentes.

    Os amantes de história devem incluir em seu roteiro, ainda, um passeio pelo vilarejo de Assos, que abriga construções medievais e montanhas que oferecem vista panorâmica do mar!

    Rhodes

    Rhodes
    Fonte: Pixabay

    Lar de uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, a Ilha de Rhodes fica quase na divisa com a Turquia e é um prato cheio para quem gosta de cultura e história.

    O centro histórico da ilha, Rhodes Old Town, é um verdadeiro museu a céu aberto, com construções que remetem ao século XIV!

    A St. Pauls Bay é considerada uma das praias mais bonitas da Grécia, enquanto o Seven Springs é um bosque tão bonito que parece até irreal, onde formam-se sete nascentes de água, uma cachoeira de águas transparentes e um lago relaxante.

    Você gosta mesmo é de praia? Não deixe de visitar Kiotari, Prasonisi e Traganou!

    Creta

    Em Creta, as praias são espremidas entre o azul do Mediterrâneo e imensos rochedos que desafiam a gravidade, entre eles o Monte Ida, endereço da Caverna de Zeus.

    Pontilhada por vilarejos pitorescos diante do mar, a ilha abriga praias encantadoras, menos badaladas que as de Santorini e Mykonos, como a Praia de Balos e a fotogênica Elafonisi, que tem areias rosadas e águas transparentes!

    Quais as praias mais bonitas da Grécia?

    Cada uma das milhares de ilhas e ilhotas do país europeu é recheada de praias incríveis, com opções para todos os gostos.

    Confira quais são as melhores praias da Grécia!

    Balos Beach, Creta 

    Balos Beach, Creta
    Fonte: Pixabay

    O acesso a Balos Beach só pode ser feito de barco, mas isso não desanima os visitantes que desejam se banhar em uma das melhores praias da Ilha de Creta.

    A praia pode ser considerada um verdadeiro oásis, com areias rosadas, imensas dunas e mar absolutamente cristalino, bastante calmo, indicado para quem está viajando com crianças.

    Ali se forma uma piscina natural permanente, a Lagoa de Balos, além de estarem preservadas ruínas milenares que são facilmente acessíveis.

    Myrtos Beach, Cefalônia 

    Queridinha entre os viajantes, Myrtos Beach é uma das praias da Grécia mais paradisíacas, escondida em meio a montanhas, onde o mar é particularmente calmo.

    Do alto das falésias é possível acessar um mirante com vista das águas azuis que ficam ainda mais claras em dias de sol.

    Não deixe de visitar, ainda, a Gruta Melissani, um dos cenários mais fotogênicos e diferentes de todo o país!

    Elafonisi, Creta 

    Para muitos, a Praia de Elafonissi, na Ilha de Creta, pode ser chamada de Caribe Mediterrâneo.

    As areias, carregadas de sedimentos de conchas e corais, são rosadas e criam um contraste impressionante com o mar turquesa e cristalino.

    Como se tudo isso já não fosse o suficiente para garantir um visual cinematográfico à praia, Elafonisi ainda tem uma pequena ilha a poucos metros da faixa de areia, até a qual você pode caminhar na maré baixa.

    Não é à toa que essa praia cretense seja frequentemente listada entre as mais bonitas da Europa!

    Voutoumi Bay, Antipaxos 

    Voutoumi Bay, Antipaxos
    Fonte: Andrew Gustar / Flickr / CC BY-ND 2.0

    Ao sul da Ilha de Paxos fica Antipaxos, endereço da Voutoumi Bay, um dos destinos mais famosos de barcos e iates na Grécia.

    Diferentemente de várias praias do país, em Voutoumi as areias são bem fininhas e branquinhas, garantindo uma atmosfera caribenha a essa charmosa praia mediterrânea cercada por rochedos com dezenas de metros de altura.

    Se a fome bater durante o seu passeio, é só visitar o restaurante panorâmico da praia, com vista privilegiada da baía de águas calmas e transparentes: perfeito para um jantar romântico!

    Praia Vermelha, Santorini 

    A Praia Vermelha, em Santorini, é um daqueles lugares que fazem o visitante esfregar os olhos repetidas vezes até acreditar no que sua vista mostra.

    As rochas que cercam a praia, bem como suas areias, são vermelhas graças à influência da movimentação vulcânica na região ao longo das eras.

    O mar azul e bastante cristalino completa o visual de uma das mais belas praias da Grécia, justificando o intenso movimento turístico na região durante o verão.

    Que tal aproveitar sua visita para caminhar pelo charmoso vilarejo de Akrotiri, onde existe um sítio arqueológico às beiras de uma cratera vulcânica!

    Navagio Beach, Zakynthos 

    A Praia Navagio, também conhecida como Praia do Naufrágio, é não apenas a praia mais bonita de Zakynthos, como também uma das mais bonitas do mundo!

    O cenário é inacreditável, formado por pedras brancas de seixo rolado e falésias que limitam a faixa de areia, com mar turquesa e transparente.

    Para completar, um imenso navio naufragado orna a faixa de areia, tornando a paisagem ainda mais exótica e impressionante.

    Vale lembrar que, como estamos falando de uma das praias mais famosas da Grécia, o movimento turístico em Navagio Beach é bastante acentuado, especialmente na alta temporada, o que pode afetar a experiência do banhista.

    Além disso, o acesso é feito de barco ou de helicóptero, então organize a sua visita antecipadamente para evitar perrengues.

    Lalaria Beach, Skiathos 

    Em Lalaria Beach, na Ilha de Skiathos, não é a faixa de areia ou o mar azul que chamam a atenção: o destaque fica por conta das inúmeras cavernas marinhas que cortam a costa, que surgem ou desaparecem conforme a dança das marés.

    A maioria das excursões que levam a Lalaria Beach combinam passeios às cavernas Scotini e Galazia, um dos principais pontos de mergulho da Grécia!

    A região, porém, não dispõe de infraestrutura e só pode ser visitada de barco, então leve um lanchinho na mochila se resolver passar o dia em Lalaria Beach.

    Qual a cidade mais linda da Grécia?

    Escolher o lugar mais bonito entre todas as cidades e ilhas da Grécia é um grande desafio, pois as candidatas são de peso.

    O viajante pode se dividir entre a histórica Atenas, a cretense Ágios Nikolaos, a tradicional Oia, de Santorini, ou muitas outras antes de bater o martelo sobre a cidade mais bonita do país.

    Um destino, porém, parece ser unanimidade na mídia especializada: a belíssima Nafplio, na Ilha de Argolis, a nordeste da região do Peloponeso.

    A cidade parece quase cenográfica, formada por casinhas e ruas de pedra com séculos de história, por onde já circularam reis e rainhas.

    Primeira capital da Grécia moderna, de 1829 a 1834, Nafplio tem uma história rica, sem falar nas praias encantadoras e em um dos portos mais movimentados do país, de onde partem passeios para praticamente todas as ilhas gregas.

    Se você, porém, prefere destinos mais badalados, onde a festa nunca acaba e a infraestrutura é mais robusta, prefira incluir as ilhas de Santorini e Mykonos em seu roteiro de viagem.

    Procurando o seguro ideal para a sua viagem? Temos mais de 400 planos disponíveis com cobertura no Brasil e no mundo! Garanta 20% de desconto com o cupom BLOG20! Pesquise agora clicando aqui!

    Cotação de seguro viagem para a Grécia

    Já sabe quais praias da Grécia vai visitar durante a sua viagem? Só falta garantir seu seguro viagem obrigatório para começar a planejar uma experiência inesquecível no berço da civilização ocidental.

    O item é essencial para assegurar a sua tranquilidade durante a viagem, oferecendo atendimento médico e odontológico, auxílio em caso de cancelamento de voo, seguro bagagem e muitas outras proteções para o viajante.

    Visite agora mesmo nosso buscador, Seguros Promo, para comparar ofertas e coberturas das melhores seguradoras em poucos cliques. 

    Se surgir alguma dúvida durante a sua pesquisa, basta acionar nosso time de especialistas na central de atendimento Seguros Promo para receber a orientação que merece! 

    Quer conhecer a Grécia com segurança e economia? De Promo você pode!

    aaaa