CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Ilha de Creta: conheça o berço da civilização europeia

A Ilha de Creta desperta o fascínio de visitantes de diversos lugares do mundo. Descubra seus mistérios, curiosidades, pontos turísticos e belas praias!

A Ilha de Creta, na Grécia, é um lugar que tem cativado a imaginação humana há milênios: as praias paradisíacas, arquipélagos, ilhéus e rochedos atraem visitantes de todas as partes desde a Antiguidade.

Além da paisagem natural digna de um cenário mitológico, os viajantes encontram uma história riquíssima, com ruínas, templos e ruas por onde caminharam heróis gregos como o rei Minos, que inspirou a lenda do Minotauro.

Criamos um guia completo para você começar a planejar a sua viagem para Creta agora mesmo, confira!

Cote seu seguro viagem no Seguros Promo e ganhe 15% de desconto com nosso cupom. Aproveite!

Ilha de Creta: mitologia, lendas, atrativos culturais e praias

A maior e mais populosa Ilha da Grécia é também um destino incomparável para quem gosta de cultura e arqueologia: Creta tem uma história que remonta ao ano 4.000 a.C, quando a Antiguidade ainda engatinhava.

Lar do famoso labirinto do Minotauro na mitologia grega, a ilha não perdeu popularidade com o passar do tempo, pelo contrário: estamos falando de um dos mais badalados destinos de verão da Grécia e da Europa na atualidade.

Às cidades com excelente infraestrutura, como Heraklion e Chania, somam-se praias e ilhotas paradisíacas, praticamente intocadas em meio às águas azuis do Mar Egeu, criando um cenário digno de ser visitado o ano inteiro.

Onde fica Creta?

Ilha de Creta onde fica
Fonte: Pixabay

Antes de tudo, é preciso entender onde se localiza a Ilha de Creta, a quinta maior ilha do Mar Mediterrâneo, com mais de 9 mil km².

Lar de pouco menos de 650 mil habitantes, Creta fica no sul da Grécia, a cerca de 370 km da capital, Atenas, e próxima de outros destinos gregos bastante populares, como Santorini (189 km) e Mykonos (306 km).

Como ir de Atenas para Ilha de Creta?

Não existem voos diretos entre o Brasil e Creta, mas existe uma grande oferta de voos saídos de Atenas rumo aos três aeroportos da ilha. O trajeto leva cerca de 50 minutos.

Também é possível fazer o trajeto de barca, que saem em diversos horários diários do principal porto da Grécia, o Pireu, em Atenas, mas o percurso é bem mais lento.

Ou seja, se o seu período de viagem for curto, é melhor fazer o trajeto pelo ar para poupar tempo de deslocamento!

Mapa da Ilha de Creta, Grécia

Chania, Heraklion, Rethymnon e Agios Nikolaos são as principais cidades da ilha. Conheça Creta no mapa turístico!

Planos de seguro viagem para a Grécia com desconto

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

O primeiro passo da sua viagem à Grécia deve ser a contratação de um seguro viagem que cubra pelo menos 30 mil euros para despesas médico-hospitalares, uma exigência determinada no Tratado de Schengen.

Além de ser um documento que pode garantir a sua passagem sem problemas pela imigração, o seguro viagem é recomendado para qualquer viajante, pois garante uma série de coberturas e serviços essenciais durante uma viagem.

Assim, você poderá curtir tudo o que a Ilha de Creta, na Grécia, pode te oferecer sem medo de ficar sem cobertura médica ou odontológica, seguro bagagem e outros serviços na hora em que mais precisar!

Na hora de contratar o seu seguro viagem, recomendamos o nosso site, Seguros Promo, que possibilita verificar até quatro planos de forma simultânea.

Em poucos cliques, você encontra os preços mais baixos das melhores e mais confiáveis seguradoras do mercado!

História da Ilha de Creta

No “meio do caminho” entre a Europa, a África e a Ásia, Creta sempre teve grande importância para diversos povos desde a Antiguidade, há mais de 6 mil anos.

Os sinais de ocupação humana na região são tão antigos que existe a crença de que a ilha foi o berço da civilização na Europa.

Desde então, Creta não perdeu importância regional, tendo sido dominada por árabes, turcos, romanos, bizantinos, venezianos e diversos outros povos ao longo dos séculos, até ser oficialmente incluída no mapa da Grécia, em 1913.

Qual a importância da ilha de Creta?

Ilha de Creta Importância
Fonte: Pixabay

Os primeiros indícios de civilização na ilha remontam a mais de 6 mil anos: também conhecida como Civilização Minoica, a Civilização Cretense é considerada uma das mais antigas da Europa, verdadeiro berço do povo grego.

Cidades da Ilha de Creta

Com mais de 260 km entre uma ponta e outra, totalizando mais de 9.000 km² de área, existe de tudo um pouco nesta charmosa ilha grega, desde pequenos vilarejos à cidades movimentadas.

Confira o que fazer em Creta no seu roteiro de turismo na Grécia!

Chania

Ilha de Creta Chania
Fonte: Pixabay

A cidade de Chania, Creta, é uma das mais populares entre os visitantes, com arquitetura medieval e um clima bastante amigável no comércio e pelas ruas.

O principal cartão-postal da cidade é o Antigo Porto Veneziano, que parece até uma antiga pintura, com vários barquinhos ancorados e pescadores levando o sustento para suas famílias.

Próximo ao antigo porto fica o Forte Veneziano Firka, com muralhas altas que mudam de cor à medida em que o sol se põe. No lado oposto do forte fica o Farol, cujo estilo medieval cria um belo contraste com o azul do Mediterrâneo.

A cidade também tem seu tradicional mercadão, o Old Chania Market, onde se encontram especiarias, bebidas, itens de vestuário e comidas típicas da culinária grega.

Para conhecer um pouco mais sobre a cultura local, vale a pena visitar os principais museus de Chania, o Museu Arqueológico e o Museu Marítimo de Creta.

Não é apenas o centro histórico que conquista os visitantes: os bairros também reservam uma atmosfera toda especial. 

O bairro medieval é o Top Chania, com ruas de pedra e muitos becos. O bairro Splatzia, por sua vez, é o reduto turco na cidade, com muitos bares e restaurantes.

O melhor lugar para tomar um drink gelado no fim do dia é a Daliani Street, com bares badalados. Para conhecer a cidade além do roteiro turístico, vale a pena visitar o quase deserto distrito Tabakaria.

Heraklion

A capital cultural da ilha é a efervescente Heraklion, Creta, totalmente cercada por uma muralha que remonta ao período medieval.

Pertinho do porto da cidade fica o Forte Rocca Al Mare, uma construção que já serviu de proteção e hoje é um dos principais mirantes de Heraklion.

A Catedral Saint Titus, construída no período bizantino, é a principal igreja da cidade. Para chegar até lá, caminhe pela rua 25 de Agosto, melhor endereço para comprar presentes e souvenires, com diversas lojinhas de artesanato.

Na região também ficam o edifício histórico Loggia, do século XVI, e a Basílica de San Marco, transformada no Municipal Art Gallery.

A rua 25 de Agosto desemboca na Lion Square, principal praça da cidade, rodeada por cafés e restaurantes.

O mais conhecido mercado de Heraklion é o Market Street, frequentado tanto por visitantes quanto pelos moradores locais. No caminho até o mercado, não se esqueça de apreciar a Bembo Fountain, herança do período veneziano.

Nenhum ponto turístico de Heraklion é tão importante quanto o Palácio de Cnossos, ruínas do que teria sido o palácio do temido Minotauro.

Para conhecer um pouco mais sobre o passado da cidade, não deixe de visitar o Museu Arqueológico e o Museu Histórico de Creta.

Rethymnon

A distância entre Heraklion a Rethymnon é de apenas 80 km, mas o visitante se sente como se estivesse em um lugar completamente diferente.

A cidade é uma das mais bem conservadas de toda a Grécia, marcada pelas influências veneziana e turca.

Assim como a vizinha Chania, Rethymnon também tem um Porto Veneziano e uma grande fortaleza, chamada de Fortezza.

No centro histórico, os visitantes encontram o Venetian Loggia, um edifício do século XVI, e o interessantíssimo Museu Arqueológico, com um grande acervo de peças neolíticas e romanas.

No Folklore and History Museum os visitantes encontram um acervo com mais de 5.000 itens datadas do século XVII ao XX.

Para conhecer o principal minarete da cidade, faça uma visita à mesquita Neratze e passe pela fonte Rimondi no caminho.

Quer comprar presentinhos para seus amigos e parentes? A rua Souliou tem vários ateliês e lojinhas de artesanato, e o Laiki Open Market leva os artesãos à praça Polytechniou todo sábado. 

Uma das melhores galerias de arte da ilha fica em Rethymnon: o Centre for Byzantine Art tem um terraço amplo, com vista panorâmica para a cidade.

Fora do centro histórico, uma boa atração turística é o Monastério Arkadi, construído no século XVI em estilo renascentista.

A cidade também fica a menos de 30 km de várias praias belíssimas: Platanias, Adelianos Kampos, Panormos, Balí, Agia Galini, Rodakino, Preveli e Plakias, consideradas algumas das melhores praias de Creta.

Agios Nikolaos

Ilha de Creta Agios Nikolaos
Fonte: Pixabay

O principal ponto turístico da quarta maior cidade de Creta, Agios Nikolaos, é o lago Voulismeni, que faz as vezes de píer para os pescadores da região e é apontado como o local em que as deusas Atena e Artemis se banhavam, na mitologia.

Como as maiores cidades da ilha, Agios Nikolaos também tem um Museu Arqueológico e um Folklore Museum, que contam a história da ilha por meio de seus ricos acervos. 

Construída há mais de um milênio, por volta do ano 827, a Igreja Bizantina de Agios Nikolaos é uma das mais antigas da Grécia.

Agios Nikolaos tem, ainda, outros importantes templos religiosos, como a igreja Panagia Vrefotrofos, com vista para o Mediterrâneo, e a Catedral de Agia Triada, do período bizantino.

Assim como Rethymnon, a cidade tem boas opções de praias, com água cristalina. Nas praias de Ammoudi, Ammos e Almyros, os banhistas encontram areia branquinha — o que é raro na Europa.

Já as praias de Kitroplatia e Gargadoros são menos confortáveis, por serem de pedrinhas, mas garantem o visual característico da região mediterrânea.

Nas redondezas de Agios Nikolaos fica o vilarejo de Elounda, de onde é possível pegar um barco rumo à ilha de Spinalonga, repleta de ruínas, com um cenário quase selvagem.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Melhores praias da Ilha de Creta

    As praias de Creta estão listadas entre as melhores praias da Grécia, com boa infraestrutura e paisagens belíssimas. Confira!

    Balos Beach

    Ilha de Creta Balos Beach
    Fonte: Pixabay

    Considerada uma das praias mais bonitas da Europa, Balos Beach, Creta, parece um pedacinho do Caribe no Velho Continente, com areia branquinha e mar azul intenso.

    Como a praia fica isolada de ventos, o mar parece quase uma piscina, de tão calmo.

    O combo praia bonita e mar calmo atrai milhares de visitantes todos os dias na estação mais quente do ano: o verão é disputado na região, então lembre-se de chegar cedo para garantir seu lugar ao sol!

    Vai Beach

    A mais ampla floresta de palmeiras do continente europeu fica na praia de Vai, Grécia. 

    Mais de 5.000 árvores ocupam a areia dourada para chegar até bem pertinho do mar, que tem coloração verde, garantindo um cenário tropical bastante raro no Velho Continente.

    A praia tem quiosques, mas fica fechada após o pôr do sol para evitar maior degradação ambiental

    Gramvousa Beach

    Pertinho da praia de Balos fica a Gramvousa Beach, dentro de uma área de proteção ambiental, o que garante o visual quase selvagem.

    A água é bastante cristalina, mas a infraestrutura é quase inexistente, o que significa que não existem quiosques ou restaurantes na região — então, leve um lanchinho para passar o dia.

    O diferencial de Gramvousa fica por conta de um antigo forte veneziano construído em um morro a mais de 137 metros acima do nível do mar, garantindo uma vista panorâmica de toda a praia.

    Elafonissi

    Ilha de Creta Elafonissi
    Fonte: Pixabay

    A praia Elafonissi, na Ilha de Creta, Grécia, é marcada pelos vários tons de azul que colorem o mar e os diversos recifes que podem ser alcançados com uma caminhada curta pelos bancos de areia.

    O mar versátil da região garante diversão para diferentes perfis de banhistas: existem pontos mais calmos, ideais para quem viaja com crianças, e locais com mais ondas, adequados para a prática de esportes como windsurf.

    A infraestrutura surpreende: é possível alugar cadeiras e guarda-sol, além de existirem alguns quiosques que vendem lanches e bebidas em Elafonissi.

    Falassarna Beach

    Uma das praias mais limpas do continente, Falassarna Beach tem areia bem macia e dourada, de onde é possível contemplar um dos mais belos poentes da Europa.

    À medida em que o sol se põe é possível ver o mar mudando de cor, entre diferentes tons de dourado, completando o cenário rústico e quase selvagem da região.

    Matala Beach

    Antigo refúgio dos hippies gregos e vilarejo de pescadores, Matala Beach é considerada a principal praia de Heraklion, com uma faixa de areia branquinha que se estende por 300 metros e um visual único.

    No extremo da praia, existem cavernas e penhascos que garantem a paisagem silvestre que atrai centenas de turistas diariamente durante o verão.

    Curiosidades sobre a Ilha de Creta

    Em diversas áreas, como geologia, história e, sobretudo, mitologia, Creta é uma ilha que alimenta a imaginação de cientistas, artistas e amantes de lendas.

    Veja a seguir algumas curiosidades sobre a ilha!

    A ilha esteve submersa

    Nas últimas décadas, cientistas descobriram que, muito antes de ser um importante centro da Antiguidade, há cerca de 11 milhões de anos, a ilha esteve debaixo d’água.

    Não se sabe ao certo por que a ilha de Creta esteve submersa, mas especialistas encontraram fósseis de esponjas marinhas em altitudes superiores a 1.800 metros, nas montanhas da ilha que sustentam a tese.

    Lenda do Minotauro

    Ilha de Creta Lenda do Minotauro
    Fonte: Pixabay

    Na Ilha de Creta, a mitologia encontrou o cenário perfeito para histórias incríveis, como a lenda do Minotauro.

    A história conta que a ilha era o lar do rei Minos, filho do poderoso Zeus com Europa, uma de suas amantes. 

    Sob o comando do rei, teria sido construído um grande labirinto que serviu de cenário para o herói Teseu derrotar o temido Minotauro, criatura mitológica metade homem, metade touro.

    Além do labirinto, a ilha também seria onde o Minotauro morava — mais especificamente no lendário Palácio de Cnossos, cujas ruínas ficam nas proximidades de Heraklion, quarta maior cidade de Creta.

    Sociedade igualitária

    Um dos aspectos mais curiosos da Antiguidade na ilha é a forma como se organizava a sociedade cretense. As mulheres tinham basicamente os mesmos direitos que os homens, e a distinção entre classes sociais era praticamente nula.

    Assim como em outras ilhas gregas, existiam escravos — em geral, estrangeiros capturados em guerras ou devedores de impostos —, mas a escravidão teve pouca importância na região.

    Garanta agora o seu desconto exclusivo no seguro viagem!

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Já está morrendo de vontade de conhecer a Ilha de Creta, na Grécia? Então. garanta agora mesmo o seu seguro viagem Grécia pelo menor preço!

    Nosso site, Seguros Promo, tem as melhores ofertas e promoções imperdíveis para você viajar muito gastando pouco!

    Conhecer as ilhas gregas com tranquilidade e proteção? De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa