CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Ilha de Rodes: conheça 11 atrações imperdíveis

A Ilha de Rodes guarda segredos, belezas e mistérios medievais bem no coração da Grécia. Conheça aqui os principais pontos turisticos neste conteúdo.

A Ilha de Rodes guarda segredos, belezas e mistérios medievais bem no coração da Grécia, em uma região conhecida como Dodecaneso, banhada pelos mares Egeu e Mediterrâneo.

Também conhecida como Ilha do Sol, esse destino se tornou um dos mais populares para veraneio na Europa, com praias paradisíacas, resorts luxuosos e muita história em cada cantinho.

Conheça 11 atrações imperdíveis de uma das maiores ilhas gregas e saiba tudo o que você precisa para curtir sua viagem ao máximo! Confira!

Cote seu seguro viagem no Seguros Promo aplicando nosso cupom de desconto e garanta 15% de desconto. Aproveite!

Ilha de Rodes: história, mitologia e pontos turísticos

A Ilha de Rodes tem mais de 2.400 anos de história e é conhecida por vários nomes, como Rhodes ou Rhodos, mas principalmente como Ilha do Sol.

O apelido é uma homenagem à Hélio ou Apolo, deus do Sol, que seria o verdadeiro dono da ilha, e expõe a proximidade da região com a história e a mitologia.

A ilha já foi cenário de guerras sangrentas e episódios mitológicos narrados através dos tempos, e agora é um verdadeiro paraíso de verão procurado por milhares de turistas todos os anos.

Ficava em Rodes, por exemplo, o famoso Colosso de Rodes, uma das sete maravilhas do mundo antigo, que nada mais era do que uma imensa estátua de bronze do deus do Sol.

A região também era o endereço da Ordem dos Cavaleiros Hospitalários de São João de Jerusalém, que se instalaram na ilha para auxiliar peregrinos a caminho da Terra Santa.

Junte à esse complexo contexto histórico e cultural as paisagens paradisíacas às margens dos mares Egeu e Mediterrâneo, e pronto! Você tem um destino turístico imperdível para todo perfil de turista! 

Onde fica a ilha de Rodes?

Ilha de Rodes onde fica
Fonte: Pixabay

Rodes é a segunda maior cidade do Egeu e maior ilha da região conhecida como Dodecaneso, com cerca de 1.400 km², no sudoeste da Grécia e a nordeste de Creta.

São mais de 220 quilômetros de praias cercadas por luxuosos hotéis e resorts, com diversas atrações turísticas que atraem milhares de visitantes todos os anos. 

Quando visitar a ilha?

A melhor época para visitar a Ilha de Rodes é durante o verão europeu, ou seja, entre os meses de junho e setembro.

Se você quer economizar tempo e dinheiro, recomenda-se evitar viajar durante o mês de agosto, férias escolares no continente europeu e auge da temporada de turismo.

Durante esse período, você encontrará hospedagens mais caras e praias mais cheias, então é melhor preparar o espírito caso uma viagem em agosto seja sua única opção.

Como chegar até a ilha de Rodes?

É importante lembrar que Rodes é uma ilha banhada pelos mares Egeu e Mediterrâneo, ou seja, você não conseguirá chegar até lá de carro ou ônibus. Assim sendo, as melhores opções são avião ou balsa.

Vários voos diretos e com escala, da empresa Aegean Air, chegam à ilha diariamente, saindo de Atenas, Salônica ou Creta.

Você pode pesquisar preços e rotas em nossa plataforma, Vai de Promo: nosso sistema permite comparar as ofertas de diferentes companhias aéreas para encontrar o melhor preço.

Se você preferir chegar pela água, é possível pegar a balsa, ou ferry, rumo a Rodes.

Pertinho de Atenas fica o Porto de Pireu, onde você pode embarcar na balsa a caminho da ilha: a passagem custa 65 euros e a viagem dura cerca de 18 horas.

Também existem rotas de balsa que saem regularmente de diversas ilhas do Dodecaneso, como Symi, Cós, Halki e Leros.

Não importa como você deseja chegar até Rodes, lembre-se de comprar suas passagens com antecedência, pela internet, principalmente durante a alta temporada.

Mapa da ilha de Rodes

A melhor forma de montar um roteiro de viagem adequado é baseando-se no mapa da região. Destacamos os principais pontos turísticos de Rodes para que você possa planejar rotas e deslocamentos, confira!

Seguro viagem obrigatório para a Grécia

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

O seguro viagem é recomendado em qualquer viagem, seja para destinos nacionais ou internacionais. No caso de uma visita à Grécia, no entanto, o seguro viagem é obrigatório.

O país é um dos membros do Tratado de Schengen e estipula algumas regras, como a contratação de um seguro viagem obrigatório com cobertura mínima de 30 mil euros, para permitir o trânsito de turistas.

Além de atender à uma obrigatoriedade, quem contrata um seguro viagem garante cobertura em situações e imprevistos, como atraso ou cancelamento de voo, emergência médica ou extravio de bagagem.

Para encontrar o seguro viagem para a Grécia com o melhor preço, você pode utilizar a nossa plataforma, Seguros Promo

Desse jeito fica fácil comparar as ofertas das melhores seguradoras e escolher o plano que mais atende às suas necessidades.

História da ilha de Rodes

A Ilha de Rodes tem mais de 2.400 anos de muita tradição e cultura. A região foi cenário de conflitos e monumentos que ficaram marcados em sua história, como eventos medievais importantíssimos na história da Europa.

As principais heranças históricas de Rodes são o impressionante Colosso de Rodes e a lendária Ordem dos Cavaleiros Hospitalários de São João de Jerusalém. Confira!

Colosso de Rodes

Ilha de Rodes Colosso de Rhodes
Fonte: Pixabay

Uma das sete maravilhas do mundo antigo, o Colosso de Rodes era uma estátua de bronze imponente, com mais de 30 metros de altura e 70 toneladas, em homenagem ao deus do Sol, Hélio.

A estátua também funcionava como farol para guiar as embarcações que navegavam pela noite grega, e teve vida curta: durou apenas 55 anos, até ser destruída por um grande terremoto.

O Colosso de Rodes jamais foi reconstruído, e todo o bronze utilizado para sua produção acabou sendo empregado para outros fins por invasores árabes.

Hoje, no lugar em que antes ficava a estátua, estão duas estátuas menores, mas não menos impressionantes, que representam o cervo, símbolo da cidade.

Ordem dos Cavaleiros Hospitalários de São João de Jerusalém

A Ordem dos Cavaleiros Hospitalários de São João de Jerusalém se instalou em Rodes por volta do ano 1309, para servir de estação intermediária para peregrinos que viajavam rumo à Terra Santa.

As antigas fortalezas da ilha acabaram sendo modernizadas e reforçadas para servirem aos Templários. 

Até hoje é possível visitar as ruínas de alguns edifícios, como igrejas, hospital e palácio construídos pelos cavaleiros medievais, em Rhodes Old Town, o centro histórico de Rodes.

O que fazer na ilha de Rodes?

Como já deu para perceber, a ilha é um lugar cheio de atrações e histórias esperando para serem desvendadas. Dessa forma, o que não falta é opção do que fazer na Ilha de Rodes! Confira!

1. Cidade medieval

Ilha de Rodes cidade medievel
Fonte: Pxhere

Rodes é, antes de tudo, uma cidade medieval. Assim sendo, grande parte de suas atrações turísticas faz referência à este período da história.

Uma das principais atrações é o Museu Arqueológico, instalado nas ruínas de um antigo hospital, e o Palácio do Grão-Mestre dos Cavaleiros de Rodes, um dos primeiros castelos erguidos pelos templários.

A Rua dos Cavaleiros, por sua vez, reunia hospedarias para diferentes povos, enquanto a Torre do Relógio Roloi oferece uma vista panorâmica do centro histórico.

Se você se interessa por arte e cultura, não deixe de visitar o Museu de Arte Bizantina, as imponentes Igrejas de Agia Triada e Agia Aikaterini, bem como a Mesquita Suleman, erguida por invasores turcos.

2. Lindos

Lindos é considerada uma das mais belas aldeias da ilha. Antiga fortaleza medieval, erguida a mais de 116 metros acima do mar, a cidade é cercada por muralhas construídas pelos cavaleiros templários.

Entre os pontos turísticos imperdíveis de Lindos está a Acrópole, que inclui ruínas de um Templo de Atena e oferece uma vista panorâmica de toda a aldeia.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    3. Praias da ilha de Rodes

    A Ilha de Rodes é um dos destinos de verão mais populares da Europa, e isso significa excelentes opções de praias paradisíacas para você visitar.

    A praia de Faliraki é uma das mais badaladas de toda a ilha, cercada por resorts e hotéis de luxo. 

    Quem viaja com crianças, por sua vez, deve visitar as praias de Tsambika, Afandou e Vlicha, de águas calmas e areia fina, com muitas opções de atividades aquáticas.

    A praia de Anthony Queen Bay foi batizada em homenagem ao ator Anthony Queen, protagonista do filme Zorba, O Grego, que era apaixonado pela região.

    Em Lindos, a praia de St. Pauls Bay fica localizada em um sítio histórico e impressiona pelo cenário paradisíaco.

    No extremo sul da ilha, a praia de Prasonisi separa o Mar Mediterrâneo do Egeu e é um dos lugares mais bonitos de toda a região.

    Quem gosta da prática de mergulho com snorkel deve visitar a praia de cascalho Gennadi, onde é possível alugar espreguiçadeiras para relaxar em um cenário belíssimo.

    Já os viajantes que preferem praias mais calmas, o ideal é visitar Kiotari, Pefki, Agatchi e Glystra, menos movimentadas e mais silenciosas que os demais destinos.

    4. Mandraki

    Ilha de Rodes Mandaraki
    Fonte: Pixabay

    Mandraki é a Cidade Moderna, que fica fora das muralhas de Rodes. Nessa região ficam o Colosso de Rodes, assim como os famosos 3 Moinhos de Rodes.

    A cidade ainda tem outras ruínas populares entre turistas, como a Acrópole de Rodes, bem como o estádio, teatro e templo Pythian, dedicado ao deus Apolo (ou Hélio).

    Outros monumentos, erguidos durante a ocupação italiana, também ficam em Mandraki, como o Banco da Grécia, Palácio dos Arcebispos, o edifício da Prefeitura e o Teatro Nacional de Rodes.

    Se você está viajando com crianças, não deixe de visitar o divertido Aquarium, ao lado do Casino.

    5. Castelos da ilha de Rodes

    Rodes é uma cidade medieval, e isso quer dizer que você pode visitar vários castelos erguidos no século XV por templários.

    Como todos os castelos ficam em localizações privilegiadas, já que também funcionavam como torres de vigia, você terá vistas panorâmicas incríveis do topo de qualquer um deles.

    Entre os mais populares estão o Castelo de Kritinia e o Castelo de Monolithos, que oferece vista da ilha de Chalki.

    O Castelo de Feraklos não aparece em nenhum guia turístico, e por isso é uma atração pouco conhecida entre turistas. A trilha que leva ao castelo, porém, é bastante íngreme, então use calçados adequados.

    Os castelos de Archangelos e Asklipio, por sua vez, mostram a herança bizantina na região.

    6. Vale das Borboletas

    O Vale das Borboletas, um dos maiores santuários de borboletas da Europa, é uma das atrações imperdíveis na Ilha de Rodes. 

    O viajante pode passear por várias trilhas pela floresta, às margens do rio, para observar as borboletas em seu habitat natural.

    O Museu de História Natural fica no vale e conta tudo sobre a vida selvagem na região.

    7. Kamiros

    Ilha de Rodes Kamiros
    Fonte: Pixabay

    O sítio arqueológico de Kamiros foi uma das três antigas cidades erguidas pelos dórios. As ruínas podem ser visitadas por 6 euros e incluem templo e acrópole de Atena, bem como casas e templos dóricos.

    Do alto da colina, é possível ter uma vista panorâmica da antiga cidade.

    8. Seven Springs

    Quem gosta de um relaxamento na água precisa visitar Seven Springs, ou Epta Piges. No local, sete fontes da montanha passam a jorrar água e criam um rio que passa pelo subsolo.

    No local foi construído um restaurante com especialidades da gastronomia grega, para você desfrutar de uma bela região em um cenário totalmente natural.

    9. Monastério Tsambíka

    Ilha de Rodes Tsambika
    Fonte: Pixabay

    O Monastério Tsambika é uma antiga igreja do período bizantino, que oferece uma vista privilegiada da praia de Tsambika.

    Para curtir a vista, você precisa superar 300 degraus rumo ao topo da montanha, um passeio imperdível!

    10. Kalithea Springs

    As águas de Kalithea Springs são famosas pelas propriedades medicinais e terapêuticas, tornando essa praia privada um dos passeios interessantes a se fazer em Rodes.

    O local já foi cenário de filmes e séries várias vezes, e também é sede de exposições e concertos artísticos.

    11. Aldeias da ilha de Rodes

    Toda a região da ilha de Rodes oferece ótimas opções turísticas. 

    A aldeia de Emponas é um destino imperdível para os amantes de vinho, enquanto as vilas de Archagenlos, Koskinou, Ialyssos, Afantou, Kritinia e Kattavia reservam uma arquitetura única para seus visitantes.

    Como se locomover na ilha de Rodes?

    Ilha de Rodes como se locomover
    Fonte: Pixabay

    A melhor maneira de se locomover em Rodes é de carro, então não hesite em alugar um veículo para poder explorar toda a região.

    Lembre-se de contratar um seguro de carro alugado para circular sem se preocupar com imprevistos.

    Hospedagem na ilha de Rodes

    O viajante tem várias opções de hospedagem na Ilha de Rodes: é possível se hospedar na cidade medieval ou na Cidade Moderna, bem como à beira-mar, em resorts e hotéis de luxo.

    Você encontra preços variados, de 60 euros por noite a 210 euros por noite. Entre as alternativas mais econômicas estão o Hotel Angela Suites & Lobby, no centro histórico, e o Ibiscus Hotel, à beira-mar.

    Se você quer desfrutar de bastante conforto, uma boa alternativa pode ser o Rodos Park Suites & Spa, que inclui piscina e spa.

    Melhor preço para o seu seguro viagem

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Agora que você já sabe tudo sobre a ilha de Rodes, está na hora de contratar o seguro viagem Grécia para passar sem problemas pela imigração na Europa!

    A boa notícia é que você pode garantir essa tranquilidade com um investimento a partir de R$ 13 por dia!

    Nossa plataforma, Seguros Promo, trabalha com as melhores companhias de seguro do mercado e pode te ajudar a encontrar o melhor seguro viagem para o seu perfil.

    Conhecer as ilhas gregas com economia? De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa