×

Ilhas Jônicas: mapa, quando ir, quais visitar e dicas gerais

Desbrave as Ilhas Jônicas e conheça algumas das maiores belezas que a Grécia reserva! Veja quais são as principais e como montar seu roteiro.

Situadas na costa oeste da Grécia, as ilhas Jônicas formam um arquipélago capaz de sintetizar muito bem o que os turistas podem encontrar nas milhares de ilhas do país.

Praias paradisíacas e com o mar colorido por impressionantes tons de azul, paisagens naturais de tirar o fôlego, riqueza histórica e cultural e gastronomia de dar água na boca são motivos incontestáveis para incluir algumas delas no roteiro.

Ficou com um gostinho de quero mais? Então, venha descobrir tudo sobre esse conjunto de ilhas e dicas essenciais na hora de planejar o seu passeio! 

Evite problemas no aeroporto! Contrate seu seguros de viagem com 15% de desconto neste link!

Ilhas Jônicas: roteiro completo pelas mais belas

Quando se fala em ilhas gregas, quais vêm à sua cabeça como possíveis destinos daquela viagem de férias dos sonhos?

Possivelmente, Mykonos ou Santorini estão entre as mais lembradas. Mas quem já ouviu falar sobre as ilhas Jônicas, sabe que elas merecem um olhar especial na hora de pensar qualquer trip pelo território grego.

Zakynthos, Corfu e Kefalonia são algumas das ilhas da Grécia que formam esse conjunto no Mar Jônico.

Também conhecidas como “Sete Ilhas”, elas chamam a atenção por cenários montanhosos, falésias e paisagens verdes que combinam para cartões-postais maravilhosos.

E como o assunto é Grécia, tenha certeza que as praias cinematográficas não faltarão, das mais badaladas às selvagens.

Quais são as ilhas Jônicas?

Quais são as Ilhas Jônicas
Fonte: Pixabay

O fato das Jônicas serem conhecidas como “Sete Ilhas” pode levar muita gente a pensar que elas se restringem a esse número.

Entretanto, o arquipélago é formado por cerca de 30 ilhas, sendo que as sete maiores são as “homenageadas” e fazem valer a fama. Além de Corfu, Kefalonia e Zakynthos, as outras são: Ithaca, Kythira, Lefkada e Paxos.

Todas, incluindo os ilhotes menores, fazem parte de um universo de 6 mil ilhas, aproximadamente, que são parte do território da Grécia.

Qual a maior das ilhas Jônicas?

Kefalonia, ou Cefalônia, Grécia, é a maior das ilhas que formam o arquipélago situado no Mar Jônico.

Considerada a sexta maior ilha grega, ela possui mais de 780 km² e população superior a 35 mil habitantes. Para muitos viajantes, é um dos destinos preferidos nas Ilhas Jônicas, por ser uma região de natureza mais selvagem e ter uma capital (Argostoli) encantadora.

Mapa das ilhas Jônicas

O Mar Jônico, onde está localizado esse conjunto de ilhas, fica na costa ocidental da Grécia, em uma região considerada menos desenvolvida.

Elas estão espalhadas do norte, próximo à divisa com a Albânia, ao sul do litoral grego. Veja o mapa que nós preparamos com as principais ilhas para facilitar o seu roteiro

Planos de seguro viagem ideais para as ilhas gregas

Turista nenhum quer ver a viagem dos sonhos se transformar em um pesadelo pelo menor dos imprevistos, não é mesmo?

É por isso que contratar o seguro viagem é tão importante na hora de conhecer as melhores ilhas da Grécia.

O item é obrigatório para os turistas brasileiros que desejam visitar o país. Mas, ainda que não fosse, seria extremamente recomendado pelos benefícios que pode proporcionar em uma viagem.

Quem faz o seguro tem cobertura para urgências médicas e odontológicas, seja no caso de um acidente ou problemas de saúde inesperados. Além disso, tem planos com assistência para atraso ou cancelamento de voo, extravio de bagagem, repatriação e muito mais.

Para encontrar o seguro viagem ideal para o seu passeio, acesse o Seguros Promo. Você pode comparar até quatro planos e escolher o seu pagando o menor preço do mercado!

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Quando ir às ilhas Jônicas?

Pelas praias de visual paradisíaco que existem em muitas ilhas gregas, é quase consenso que o verão é o momento certo de fazer esta viagem.

Aos que fizerem tal opção, mais um aspecto positivo: as temperaturas nas Jônicas são mais amenas do que em outras ilhas do país, ótimo para quem tem certas ressalvas com o calor.

Mas, leve em consideração que do final de junho a setembro, no verão europeu, o turismo na Grécia vive o seu auge. Além de praias e ilhas mais cheias, os preços, da hospedagem aos restaurantes, serão um pouco mais caros.

Viajar no mês de outubro, início de novembro, abril ou maio passa a ser uma alternativa interessante, já que são meses de baixa temporada, com movimento menor e preços mais acessíveis.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Como chegar às ilhas Jônicas?

    Como chegar nas Ilhas Jônicas
    Fonte: Pxhere

    As ilhas de Corfu e Zakynthos são as principais vias de acesso dos turistas, uma vez que ambas contam com aeroportos internacionais.

    Corfu, por exemplo, chega a receber voos saídos de outras capitais europeias, como Londres. Mas as principais rotas aéreas para as duas ilhas saem mesmo de Atenas, a capital grega.

    E sabia que tem como ir de Atenas para Corfu de carro? O trajeto corta o território do país até Igoumenitsa, de onde se pega uma balsa para cruzar o mar até a ilha.

    Quais ilhas visitar?

    Hora de saber um pouco mais sobre as melhores ilhas Jônicas, aquelas que não podem faltar na sua viagem de turismo na Grécia.

    Descubra os atrativos que as sete maiores ilhas da região possuem e saiba porque elas merecem a visita!

    Corfu

    Descrita na Odisseia de Homero como “uma terra bela e rica”, Corfu faz jus às menções de um dos nomes mais importantes na literatura da Grécia Antiga.

    As belezas de Corfu estão visíveis em cada paisagem: na costa montanhosa, nas praias deslumbrantes, no cenário tomado pelo verde das oliveiras e dos ciprestes.

    Já a tradução da riqueza fica muito visível na cidade antiga de Corfu (Kerkyra). Ela guarda a influência dos diferentes povos que a controlaram, como os becos venezianos dos italianos e os edifícios neoclássicos britânicos.

    De carro em Corfu, dirija rumo ao noroeste da ilha para ver o Canal D’Amour, rodeado por cavernas, penhascos e praias menores, e as praias mais animadas, como Sunset Beach e seu imperdível entardecer.

    Zakynthos

    Zakynthos
    Fonte: Unsplash

    A ilha de Zakynthos está, sem dúvidas, entre as melhores ilhas gregas para passar as férias de verão.

    Quem gosta de praias belíssimas, daquelas difíceis de descrever, precisa conhecer este lugar. De Agios Nikolaos a Tsilivi, de Gerakas a Alykanas, o cenário vai surpreender.

    Mas nenhuma dessas praias tem a fama de Navagio Beach, a atração principal da ilha. Além do mar azul cristalino cercado por enormes rochedos, o navio naufragado desde 1980 dá um charme a mais ao local.

    Ao sul, é possível visitar Estrófades, pequena ilha que faz parte do Parque Marinho de Zakynthos. 

    Kefalonia

    A maior das ilhas Jônicas, Kefalonia ou ilha de Cefalônia, é ideal para os turistas que se sentem bem em meio à natureza.

    O visual de boa parte da ilha é selvagem e intocado pelo turismo de massa — embora alguns lugares estejam no topo da lista de desejos dos visitantes, como as belíssimas praias de Myrtos Bay, com suas imponentes falésias, e Petani Bay.

    Em Kefalonia fica também o Monte Ainos, o ponto mais alto das Jônicas, com 1.628 metros de altitude, e uma alternativa diferente de passeio.

    Nas cidades e aldeias é possível perceber vestígios da influência italiana na ilha, como em Assos, enfeitada por casas coloridas e uma fortaleza veneziana.

    Lefkada

    Lefkada possui um diferencial interessante para os turistas que estão viajando pela Grécia continental pensarem em conhecê-la.

    De todas as ilhas do arquipélago, ela é a única ligada ao continente por uma ponte, ou seja, o fluxo de carros para a ilha é tranquilo.

    Chegando lá, fica difícil de se arrepender, principalmente pelo visual das praias. Algumas delas estão cercadas por falésias brancas, em contraste com o mar digno da alcunha de “Caribe grego”.

    Egremni Beach e Porto Katsiki estão entre suas praias mais populares. O turista que não quiser um banho de mar pode se refrescar nas cachoeiras de Nidri.

    Paxos e Antipaxos

    Paxos
    Fonte: Unsplash

    Ao sul de Corfu, Paxos pode deter o título de melhor ilha grega para férias se o seu objetivo é achar tranquilidade.

    A ilha é habitada por cerca de 3 mil pessoas e é bastante calma, sem a agitação de outras vizinhas.

    Fora as belas praias rodeadas pela natureza, como Mongonissi Beach, programas culturais são ótimas atrações para quem a visita, como ver museus locais.

    Como a ilha é pequena e pode ser facilmente explorada, embarque rumo a Antipaxos — ainda menor e mais ao sul, mas com praias apaixonantes, como Voutoumi e Vrika.

    Ithaca

    Outro destino agradável para quem gosta de sossego é Ithaca, quase colada à Kefalonia.

    Por lá, é possível ver e respirar a cultura de maneira intensa. Aldeias como Vathý, cheia de casas venezianas, e Perachori escondem pequenos tesouros a serem descobertos em caminhadas atentas dos visitantes.

    Ithaca também está presente na Odisseia de Homero, que relata os caminhos épicos de Ulisses à sua terra natal e à Caverna das Ninfas.

    Como não dá para falar em ilha grega sem praia, anote as imperdíveis de Ithaca: Sarakiniko e Filiatro são os lugares certos para curtir mar, areia e sol.

    Kythira

    Das sete principais ilhas do Mar Jônico, a última delas, Kythira, é a única localizada ao sul do Peloponeso.

    Também conhecida por Citera, herança do domínio veneziano, pode ser apontada como um “cemitério” de castelos antigos, por abrigar ruínas de fortalezas como as de Mylopotamos e o Castelo de Citera (Fortetsa).

    No quesito praias, Kaladi Beach e Kapsali são donas de belezas típicas das praias que são vistas nas ilhas da Grécia. Ainda falando de belezas naturais, cachoeiras e cavernas fazem parte das atrações que Kythira tem a oferecer.

    Outras Ilhas Jônicas

    Outras Ilhas Jônicas
    Fonte: Pixabay

    Não é porque as ilhas menores não foram homenageadas com a mesma intensidade das “Sete Ilhas” que elas devam ser ignoradas pelos turistas.

    Saindo das bases principais do arquipélago, vários passeios levam a destinos menores e igualmente encantadores no Mar Jônico.

    Elafonisos, perto de Kythira, é uma das mais intrigantes, com direito a uma cidade submersa em pleno Mar Mediterrâneo. Sapienza e Schiza são duas ilhas também ao sul do Peloponeso, famosas por costas rochosas e águas profundas.

    Subindo um pouquinho, Sfacteria ficou famosa por ter sido palco da Batalha do Peloponeso. 

    Kalamos tem praias de seixos com águas transparentes, ideais para mergulho, enquanto Meganisi conserva um ambiente pacífico para quem deseja descansar longe da agitação.

    Como fazer um roteiro pelas ilhas Jônicas?

    Conhecer várias ilhas incríveis, com paisagens inesquecíveis e ricas em história, é a sua vibe? Então aqui está o país que não pode faltar no seu roteiro: Grécia.

    Não é à toa que os arquipélagos do país são mundialmente famosos e atraem milhares de visitantes de vários cantos do mundo.

    E como visitar ilhas gregas que estão no Mar Jônico? Existem duas maneiras interessantes, do ponto de vista logístico, para os turistas.

    A primeira delas, e talvez a mais indicada, é partir de Corfu e vir no sentido sul, desbravando as principais ilhas da região. A outra opção é fazer o caminho inverso e “subir” a partir de Zakynthos, o que deixaria Citera fora do itinerário.

    Como se deslocar pelas ilhas?

    Como se deslocar nas Ilhas Jônicas
    Fonte: Pxhere

    Balsas, os populares ferry boats. Esse é o meio de transporte para quem pretende se deslocar entre as ilhas e conhecer o maior número possível entre elas.

    Os barcos que levam apenas passageiros são uma novidade até recente, levando em consideração que as ilhas são uma das melhores atrações gregas.

    Mas, preste muita atenção aos horários: muitas vezes as saídas são bem cedo, por isso é preciso planejar para não “perder” um dia longe do paraíso desejado.

    Para onde ir: ilhas Jônicas ou Cíclades?

    Não se situou sobre quais são as Cíclades? Lembre-se do início deste post: Mykonos e Santorini são algumas das ilhas que ocupam o norte do Mar Egeu.

    Na hora de apontar quais as ilhas gregas mais bonitas, é comum se lembrar delas. Mas depois de conhecer sobre as Jônicas, pode surgir aquela dúvida sobre onde ir.

    O melhor fator de desempate é o estilo de viagem que o turista procura. As Cíclades são quase sinônimo de badalação, enquanto as ilhas Jônicas, ainda que fortes no turismo, recebem um público interessado em menos agito.

    Ainda está difícil? Se estiver com tempo, programe uma viagem pelas duas regiões e chegue à conclusão de qual a melhor — e não esqueça de contar pra gente!

    Proteja a sua viagem e tenha férias inesquecíveis!

    Viajar para as ilhas Jônicas pode nunca ter passado pelos seus planos, mas agora vai ser difícil não pensar em como o passeio pode render momentos inesquecíveis.

    Então, não fique na vontade e comece a se programar agora. Conte com o Seguros Promo para assegurar que a sua viagem não vire um problema diante de algum imprevisto!

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Conheça as belezas no litoral grego com segurança e mais economia. De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa