CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Turismo acessível: melhores destinos no Brasil e o mundo

O turismo acessível é uma pauta relevante em muitas cidades do Brasil e do mundo. Conheça os locais mais indicados para um roteiro inclusivo!

O turismo acessível é um fator de alta relevância para o desenvolvimento de um país, trazendo vantagens econômicas e sociais para a nação.

Porém, a mobilidade urbana eficiente ainda é um dos desafios que o Brasil enfrenta, tanto em termos gerais quanto aos relacionados ao transporte para deficientes.

Algumas cidades brasileiras de grande potencial turístico, percebendo o problema, resolveram investir na acessibilidade urbana para os deficientes de uma forma mais ampla.

Seja por iniciativa pública ou mesmo a partir de parcerias público-privadas, essas cidades mostram que a boa vontade e a empatia são os princípios para garantir a democracia e o livre acesso dos deficientes a qualquer atividade e lugares que quiserem ir.

Entenda mais sobre o turismo acessível e confira quais são os destinos que são referências nesse quesito!

Seguro viagem com 20% de desconto com o cupom BLOG20, compre agora!

Turismo acessível: o que é?

Turismo acessível o que é
Fonte: Pixabay

O conceito de turismo acessível envolve a inclusão de pessoas portadoras de deficiências ou limitações físicas e mentais em atividades turísticas, promovendo fácil acesso à lugares e estabelecimentos.

No que se refere à administração pública, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) estabelece as normas e diretrizes que devem ser seguidas para a adaptação de pontos, como monumentos, parques e museus.

Quando falamos em deficiências e limitações, está incluso nesse público qualquer pessoa que possua dificuldades motoras, mentais, auditivas e visuais, mas também grávidas, obesos e idosos, que necessitam de maior suporte para o deslocamento.

Para promover um ambiente próprio para acessibilidade e inclusão no turismo, é necessário ter alguns pontos como prioridade. Um deles são os desníveis nas entradas, que devem ser reduzidos, e a disponibilidade de rampas e elevadores.

Pisos de pedras em áreas exteriores e o uso de carpetes nos quartos também são considerados fatores que dificultam a movimentação de pessoas com limitações físicas.

A organização de móveis e a disposição do banheiro também devem ser pensadas levando em mente a facilidade que o hóspede deficiente terá ao utilizar os utensílios.

Outro ponto importantíssimo é o treinamento adequado da equipe de funcionários do estabelecimento. O staff deve estar devidamente preparado para conseguir se comunicar em Libras, por exemplo, e dispor toalhas e lençóis de forma que sejam facilmente alcançáveis.

Garanta respaldo e proteção durante suas viagens!

Seguro Viagem:
Seguros Internacionais
AC 150 AM. NORTE COVID-19 AC 150 AM. NORTE COVID-19
Assistência médica USD 150.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
Assistência médica USD 250.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
CORIS 60 USA BASIC +COVID19 CORIS 60 USA BASIC +COVID19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Independente do seu destino ou perfil de turista, o seguro viagem é um serviço de suma importância para assegurar o cuidado adequado ao viajante.

Não é incomum passarmos por imprevistos como voos atrasados ou cancelados, bagagens extraviadas e perda de documentos durante uma viagem, além das dificuldades que podem aparecer em relação à problemas de saúde.

No Seguros Promo, você encontra planos especificamente moldados para gestantes e idosos, e conta com um suporte especializado para encontrar a contratação ideal para as suas necessidades.

Viaje com a certeza e a tranquilidade de estar devidamente respaldado durante todo o percurso!

Turismo acessível na Europa

À primeira vista, fazer uma viagem para o exterior pode parecer ser um verdadeiro desafio para turistas que possuam deficiências ou limitações físicas. 

Entretanto, a acessibilidade na Europa pode ser considerada como um ponto forte, já que o continente se destaca na mobilidade urbana.

Cidades como Milão, Breda e Lyon já foram ganhadoras do Prêmio Europeu de Cidades Acessíveis pelos seus esforços e melhorias no que envolve o turismo acessível.

Veja como funciona a acessibilidade nas cidades de um dos países mais visitados por brasileiros na Europa: Portugal!

Turismo acessível em Portugal

Turismo acessível Portugal
Fonte: Pixabay

Em 2019, Portugal foi considerado o primeiro destino turístico acessível do mundo, prêmio concedido pela OMT (Organização Mundial de Turismo). Tal título é um grande reconhecimento sobre a prioridade que o país tem apresentado na inclusão turística.

A infraestrutura adaptada já pode ser vista logo no desembarque, nos aeroportos portugueses. Todos possuem banheiros ajustados e também oferecem transfers para os viajantes que tenham necessidades especiais.

Caso necessário, o viajante pode solicitar ainda o serviço MyWay, que oferece assistência personalizada para passageiros que possuam dificuldades de locomoção. O serviço deve ser solicitado à companhia aérea com até 48 horas de antecedência do voo. 

Ao fazer sua viagem para Portugal, turistas cadeirantes terão uma boa notícia ao visitar algumas das suas belas praias. 

No país, 208 zonas balneares são consideradas acessíveis para pessoas com dificuldades de mobilidade, sendo sinalizadas com uma bandeira branca, azul e amarela, levando o símbolo do galardão “Praia Acessível”. 

Esses locais têm vagas de estacionamento reservadas, banheiros sanitários adaptados, acessos facilitados e também podem oferecer cadeiras anfíbias, para que o turista possa se banhar no mar.

O turismo acessível em Lisboa também está presente: na capital, grande parte das estações são apropriadas para cadeirantes, além de dispor de bons hotéis com instalações adequadas.

Já o turismo acessível em Guimarães é marcado pela boa conservação dos pavimentos, que facilitam a locomoção, e pelos pontos de interesse que podem ser facilmente alcançados. 

Alguns dos principais locais que facilitam a entrada de cadeirantes são a Plataforma das Artes e Criatividade, o Largo do Toural e o Paço dos Duques de Bragança.

Turismo acessível no Brasil

Segundo dados de 2010, o IBGE constata cerca de 6,7% de pessoas com deficiência no Brasil. 

Para atender essa população, muitos avanços são considerados significativos, como a inclusão nas escolas e a criação de leis que regulamentam o ensino e a mediação em Libras (Língua Brasileira de Sinais) na Educação Básica e no Ensino Superior.

Em quesitos de acessibilidade e turismo, é possível fazer uma viagem pelo Brasil e encontrar alguns bons exemplos de cidades que conseguiram trabalhar aspectos positivos para incentivar o crescimento da atividade econômica.

Veja a lista dos principais destinos no Brasil para conhecer e transitar com mais facilidade!

Rio de Janeiro

acessibilidade no rio de janeiro

A Cidade Maravilhosa já tem boa parte do núcleo urbano com itens de acessibilidade, como rampas de acesso para deficientes físicos ou pessoas com dificuldades de locomoção.

Desde as Olimpíadas 2016, o projeto de acessibilidade carioca incluiu 4.000m² de calçadas acessíveis e 5.831m² de pavimento em concreto nos acessos a pontos turísticos como o Pão de Açúcar, Praça XV, Corcovado, Praia da Barra da Tijuca e Jardim Botânico.

Há outros pontos com acessibilidade nos próprios lugares, como o Sambódromo, Porto Maravilha e algumas praias da Zona Oeste. Então, o que você está esperando para fazer um passeio pelos pontos turísticos do Rio de Janeiro? Ele continua lindo, esperando por sua visita!

São Paulo

inclusão sao paulo

É sempre lindo andar na cidade de São Paulo, mas para os cadeirantes, as calçadas e as ruas são os principais obstáculos que impedem a mobilidade na capital paulista.

Ainda assim, a Terra da Garoa é um mundo de oportunidades, e muitas atrações oferecem mais condições de acesso ao público que possui algum fator que restrinja a locomoção ou a compreensão.

A Biblioteca Mário de Andrade possui intérprete de Libras, e disponibiliza acervo em braile e áudio. Já o Theatro Municipal oferece à pessoa cega materiais táteis e olfativos sobre a história do teatro, e o acesso para cadeirantes é feito por uma plataforma. 

Há também a Galeria do Rock, que possui rampas e elevadores para facilitar o acesso. Visite ainda o Terraço Itália, com seu restaurante panorâmico.

Não deixe de incluir a Sala São Paulo, um dos mais sofisticados espaços de música erudita do Brasil. 

O local disponibiliza acervo nos formatos digital, braille e áudio, além de profissionais guias-vidente, intérpretes de Libras e especializados no atendimento ao público com deficiência intelectual. 

A entrada é acessível, os banheiros são adaptados e os lugares podem ser reservados.

Bonito

inclusao bonito

A cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, é um importante polo de ecoturismo, com paisagens naturais estonteantes e as águas mais límpidas do país, com muitas grutas, cachoeiras, rios, cachoeiras e dolinas. 

O destino tem muita preocupação com o acesso responsável aos deficientes físicos. As agências de turismo locais incentivam a constante capacitação de seu pessoal para atender à crescente demanda por passeios como flutuação, descida de bote e pesca esportiva. 

Vale a pena conhecer o Aquário Natural de Bonito, o Pantanal mato-grossense, o Rio da Prata e o Buraco das Araras. O lugar é lindo de se ver e conhecer!

Balneário Camboriú

inclusao camboriú

Se você quer saber o que fazer em Balneário Camboriú saiba que é uma cidade projetada para o turismo e tem muitos pontos turísticos acessíveis. 

São lugares que proporcionam segurança e bem-estar, como o Cristo Luz, que tem elevadores e rampas de acesso, e o Parque Unipraias, com bondinhos adaptados, além de elevadores e rampas em todas as estações.

Há ainda as praias, que contam com equipes de voluntários prontos a auxiliar os cadeirantes com cadeiras anfíbias, próprias para um banho de mar.

Além disso, os hotéis de Balneário Camburiú oferecem comodidades adaptadas para pessoas com mobilidade reduzida, como rampas, barras nos banheiros e elevadores em quartos amplos e espaçosos.

Gramado

Saiba que não falta o que fazer em Gramado e a cidade pode ser uma excelente escolha para o deficiente físico. A cidade turística foi justamente projetada para atender a todos os visitantes.

A grande maioria das atrações conta com acessibilidade, tal como rampas de acesso, elevadores, barras de segurança e voluntários para auxiliar nas atividades.

Os hotéis de Gramado oferecem estrutura confortável e disponível para todos os públicos, tais como quartos amplos e com pisos antiderrapantes.

Quanto aos pontos turísticos, a Igreja de São Pedro tem rampas de acesso, e o Lago Negro tem um largo calçadão para que os visitantes possam transitar livremente. 

Há também o Palácio dos Festivais, que tem cinema acessível. Além disso, alguns pontos oferecem banheiros e meios de transportes adaptados.

Recife

Uma viagem a Recife pode mostrar como o respeito aos cegos e deficientes físicos é levado a sério por lá: o Bairro do Recife e a Torre Malakoff, uma construção histórica, possuem melhorias de acessibilidade para pessoas com necessidades específicas.

O prédio ganhou sinalização acessível (alarme sonoro) e o bairro conta com um mapa tátil urbano. Os dados são acessíveis para cegos e pessoas com baixa acuidade visual, seguindo as normas da ABNT.

O mapa está instalado na Casa da Cultura. O projeto conta ainda com áudio-descrição e intérprete de Libras, e além disso, a Casa da Cultura possui piso tátil e banheiros adaptados.

Porto de Galinhas

"inclusao

Os hotéis em Porto de Galinhas são conhecidos por sua excelência e bem-estar: não há quem não curta o alto astral das acomodações cinco estrelas da cidade. A mais simples pousada é um encanto para os olhos e um aconchego para descansar.

E quem é portador de necessidades especiais não precisa ficar de fora das atividades: a cidade conta com jangadas adaptadas que levam os visitantes nas piscinas naturais de águas claras e mornas, que ficam afastadas da costa. 

As jangadas são muito confortáveis, e os visitantes podem ficar sentados para apreciar as paisagens paradisíacas. Dessa forma, os turistas encontrarão menos restrições para aproveitar o que fazer em Porto de Galinhas.

Distrito da cidade de Ipojuca, o turismo acessível em Porto de Galinhas é garantido pela EMPETUR (Empresa de Turismo de Pernambuco) e pela ONG Rodas da Liberdade, que compartilha cadeiras anfíbias em toda a orla.

Socorro

O turismo acessível em Socorro é referência internacional. O município recebeu em 2017 o diploma “Destaque de Honra – Gestão Municipal”, sendo reconhecido pelos planejamentos de acessibilidade para indivíduos com deficiência ou mobilidade reduzida.

Ao visitar os pontos turísticos locais, os turistas contarão com sinalizações táteis, rampas, barras e elevadores. Fiscalizações também são feitas para averiguar se as rampas presentes nos estabelecimentos seguem as diretrizes das normas de segurança. 

O ponto alto fica para a hospitalidade: os hotéis de Socorro possuem infraestrutura completa para atender aos hóspedes com limitações físicas, e até mesmo os esportes de aventura estão disponíveis para esse público.

Algumas das atividades disponíveis são os passeios de tirolesa, barco, bicicleta, triciclos, quadriciclos, charrete e a cavalo, além de rafting, rapel e arvorismo

Florianópolis

Turismo acessível Florianopolis
Fonte: Pixabay

O transporte público de Florianópolis garante alguns pontos em gestão de acessibilidade e turismo na capital de Santa Catarina. A maior parte dos veículos contam com cadeiras especiais, botões de parada a fácil alcance, corredores largos e elevadores.

Os pontos turísticos da cidade também são locais adaptados para deficientes. As famosas praias possuem travessias, passarelas e banheiros ajustados, além de disponibilizarem cadeiras para banho e supervisão de guarda-vidas.

O Água Show Park e o Barco Pérola Negra, que estão entre os lugares para incluir no roteiro com o que fazer em Florianópolis, também são excelentes opções para turistas com mobilidade reduzida.

Além disso, a rede hoteleira da cidade oferece estruturas adaptadas para deficientes, com quartos e banheiros apropriados, assim como elevadores e rampas.

Tenha a viagem perfeita com o Seguros Promo!

Seguro Viagem:
Seguros Internacionais
AC 150 AM. NORTE COVID-19 AC 150 AM. NORTE COVID-19
Assistência médica USD 150.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
Assistência médica USD 250.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
CORIS 60 USA BASIC +COVID19 CORIS 60 USA BASIC +COVID19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Ainda que haja fatores que restringem a mobilidade, viajar pelo Brasil e o mundo é possível. O acesso ao turismo deve ser uma prioridade a ser incentivada, e muitos destinos já possuem um olhar mais cuidadoso para esse assunto.

Para ter a certeza de que o seu planejamento de viagem irá ocorrer sem empecilhos, contratar o seguro é um passo estratégico.

Em casos de emergência, mesmo que não conheça muito sobre o local onde está, receberá a orientação precisa ao acionar a seguradora.

Faça sua pesquisa em nosso site, Seguros Promo, e verifique as coberturas contempladas para garantir que a opção escolhida irá atender suas necessidades. Em caso de dúvidas, nosso time está disponível para você por telefone, e-mail e WhatsApp!

Faça a viagem dos seus sonhos com o melhor suporte ao seu lado. De Promo você pode!


Leia também:

aaaa