Documentos exigidos para viajar para Europa

Documentos exigidos para viajar para Europa Dicas de Viagem
19 março - 4 minutos de leitura.

Uma dúvida frequente dos viajantes é sobre os documentos exigidos para viajar para Europa. Isso porque a União Europeia exige que os turistas tenham em mãos alguns documentos que são obrigatórios para a entrada nos países que fazem parte do Tratado de Schengen.

Leia este post e descubra quais são os documentos necessários para fazer sua Eurotrip!

Passaporte

O passaporte é um documento obrigatório para quase toda viagem pelo exterior – para os brasileiros, apenas os países que integram o Mercosul não fazem essa exigência. Se você ainda não tem o seu passaporte, veja como tirar o documento aqui.

Para viagens para a Europa, porém, a exigência é um pouco maior, visto que a maior parte dos países fazem parte do Tratado de Schengen, acordo que exige que o documento tenha ao menos 90 dias de validade após a data da sua passagem de volta.

Por exemplo: se você vai viajar para a Europa dia 01/01 e ficará no continente até dia 01/02, seu passaporte precisa estar válido até dia 01/05. Se seu documento expirar antes dos 90 dias, programe-se para renová-lo com antecedência – você nem precisa esperar vencer para solicitar um novo na Polícia Federal.

Para viajar para Europa precisa de visto?

Se sua viagem é para turismo, pode ficar tranquilo, pois o visto não está na lista de documentos para viajar para Europa – para países do Tratado de Schengen. Mas é bom lembrar que a regra só se aplica em viagens com duração de até 3 meses!

O Tratado de Schengen garante a circulação livre de turistas dentro dos países signatários. São eles: Áustria, Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Noruega, Polônia, Portugal, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia, Suíça, Grécia, Hungria, Mônaco e San Marino.

Não ter que se preocupar com o visto facilita muito o planejamento da viagem, mas é bom ficar atento aos outros documentos para viajar para Europa, já que na hora de passar pela imigração, caso falte algum item obrigatório, sua entrada pode ser recusada.

Seguro Viagem

O seguro viagem é outro documento exigido para viajar para Europa e suas regras também são determinadas pela assinatura do Tratado de Schengen – se você ainda não conhece nada sobre o Tratado, leia mais sobre ele aqui.

Para estar dentro das regras, o seguro viagem contratado precisa ter cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médicas hospitalares e aqui na Seguros Promo você encontra planos já adaptados às exigências europeias; faça sua cotação!

Saiba mais sobre Seguro Viagem para Europa aqui!

Comprovante de hospedagem

 viajar para europa

Outro item que faz parte da lista de documentos para viajar para Europa é o comprovante de hospedagem, que é um dos mais exigidos durante a imigração. Então, é bom ter em mãos comprovantes de reservas de hotéis ou hostels de todos os lugares que você passar.

Mas e se for uma carta convite?

Agora, se você vai ficar na casa de algum europeu ou cidadão que reside legalmente na Europa, é necessário providenciar uma carta convite que sirva como comprovante da sua hospedagem por lá.

Mas vale lembrar que para produzir a carta, a pessoa deve ser cidadão europeu ou ter visto de residência permanente e registrá-la oficialmente no órgão correspondente.

Comprovação de renda

 viajar para europa

Pode ser que entre os documentos para viajar para Europa, seja exigido um comprovante de que você tem condições financeiras para se manter durante toda a viagem. Você pode apresentar extratos da sua conta bancária, do seu cartão pré-pago de viagem, comprovantes do limite do seu cartão de crédito e até mesmo a quantia em espécie.

Valor mínimo a ser comprovado

Agora se sua dúvida é quanto de dinheiro você precisa comprovar, você pode conferir esses dados nos sites das embaixadas dos países. A média em quase todos os destinos é de 65 euros por pessoa, por dia de viagem. Mas vale lembrar que esse valor mínimo é apenas uma orientação!

Passagem de volta

É certo que um dos documentos para viajar para Europa mais indispensável é sua passagem de retorno, de preferência em mãos. Se você não tiver sua passagem de volta, pode ser que nem consiga entrar no território europeu, pois entende-se que você possa se tornar um imigrante ilegal ao não sair do continente.

Seja para o Brasil ou para outros destinos do mundo – desde que seja fora da área do Tratado de Schengen, nunca viaje sem este documento, pois ele que irá comprovar que você não excederá o limite de 90 dias a que os viajantes têm direito.

Contrate um seguro viagem para sua Eurotrip!

Aqui no Seguros Promo, além de termos os melhores preços do mercado, você pode entrar em contato com nossos atendentes via e-mail, chat e telefone para escolher o melhor seguro viagem para a Europa!

Aproveite para comparar até 4 seguradoras diferentes e veja qual valor de seguro viagem para Europa enquadra melhor no seu orçamento. Faça já sua cotação!



Veja também
Faça sua cotação agora
Conecte-se com a gente
instagram