Dicas de viagem pela Europa: roteiros e como se preparar!
Confira os melhores roteiros e dicas de viagem pela Europa. Saiba como se preparar, quando ir e como montar seu próprio roteiro também!
Quem nunca sonhou em fazer uma viagem à Europa e conferir tudo o que o Velho Continente tem a oferecer? São diversos destinos ricos em história e cheios de atrações culturais imperdíveis.
Para te ajudar a fazer uma viagem incrível para a Europa, separamos as melhores dicas e orientações. Iremos te mostrar como embarcar pela primeira vez ou retornar ao Velho Continente, apresentar os destinos mais especiais e muito mais. Confira!
O seguro viagem é obrigatório para entrar na Europa. Contrate o seu com 20% de desconto!
Quando viajar para a Europa?
Escolher a época ideal para visitar a Europa é fundamental para garantir uma experiência completa, organizada e que fique dentro do orçamento.
Saber evitar as datas de alta temporada ou escolher o momento ideal para conferir aquele evento que você sempre quis pode te ajudar a definir a época perfeita para a sua visita, e nós vamos te ajudar.
Confira o que esperar de cada época do ano no continente!
Alta temporada na Europa
De meados do mês de junho até meados de setembro, é verão na Europa. Em agosto é ainda mais movimentado, por ser período de férias para muita gente (como janeiro no Brasil).
Geralmente não há chuvas no verão e, mesmo nos países mais frios, o calor é constante. De qualquer forma, poderão haver dias mais frescos, também.
Nessa época, os preços são mais altos e as cidades turísticas tendem a ficar bem cheias — por isso, os restaurantes e hotéis podem requerer reservas. Caso opte por viajar neste período, planeje-se. É possível reservar tudo com antecedência.
Média temporada na Europa
A primavera na Europa é encantadora e pode ser uma ótima opção para a sua viagem, especialmente entre abril e maio, quando quase ninguém está de férias e os lugares são mais agradáveis.
O sol aparece brilhante, deixando os dias mais longos. As flores enfeitam os jardins e as árvores ficam mais verdes e exuberantes.
Na primavera, não há uma presença marcante do frio ou do calor. Geralmente o clima é bem mais ameno, variando um pouco de acordo com cada país — e os preços não são tão altos.
Ah, também não podemos nos esquecer de citar o outono na Europa, que vai do final de setembro até dezembro. Os preços também são mais amigáveis nesta época!
Ao sul da Europa, ainda haverá calor, e ao norte, o tempo é mais fresco — o típico friozinho de outono, mais ameno e sem neve ou chuva. Aproveite!
Baixa temporada na Europa
A baixa temporada e o inverno na Europa começam no final do mês de dezembro, quando os dias são mais curtos e frios, com chuva e neve em alguns locais.
No norte da Europa, porém, o frio chega antes, no final de setembro. A temperatura pode ficar abaixo de 10ºC. Já nos países do sul, o frio demora um pouco a aparecer, chegando em novembro.
Se você quer fazer uma viagem para Europa barata, a melhor época é esta. Os preços poderão cair até pela metade, exceto nas semanas do Natal e do Ano Novo, consideradas altas temporadas.
O inverno apresenta fins de tarde com uma bela e única luz, que pode ser vista entre 15h e 16h. Bem agasalhado, você poderá caminhar pelas ruas dos países e visitar atrações sem filas!
Onde ir pela primeira vez na Europa?
A Europa é um continente repleto de história, cultura e belas paisagens, onde ficam alguns dos destinos mais cobiçados do mundo.
Seja numa primeira visita ou em uma volta ao continente, escolher os melhores países para conhecer pode ser um desafio, já que cada nação possui um encanto próprio, com cidades cheias de arte e arquitetura, gastronomia inesquecível e tradições fascinantes.
Para te ajudar, vamos listar os destinos mais indicados para quem tem a Europa como destino, veja só!
Portugal
Portugal é um destino acessível, pequeno e acolhedor, muito recomendado para quem vai visitar a Europa pela primeira vez.
O território compacto é repleto de cidades históricas, como Lisboa e Porto, além de ter muitas praias incríveis, como as da região do Algarve, áreas serranas charmosas, com destaque para a Serra da Estrela, e muito mais a conhecer!
Se você precisa de mais motivos para colocar o país nos seus planos, saiba que ele está entre os mais baratos da Europa para turismo, tem uma história riquíssima e uma gastronomia apreciada em todos os cantos do globo.
Você ainda poderá conhecer as caves de vinho do Porto, passear pelos vales de rios como o Tejo, Douro e Mondego, visitar atrações medievais, como o Castelo de São Jorge, ver as ondas gigantes de Nazaré e muito mais.
Itália
A terra da pizza, da pasta e de monumentos históricos como o Coliseu e a Torre de Pisa também é ideal para quem quer conhecer o melhor da Europa. Não é à toa que a Itália está entre os destinos mais cobiçados do mundo!
Nenhum país reúne mais patrimônios da humanidade – são 60, incluindo o centro histórico de cidades como Roma, Florença, Siena e San Gimignano –, além de atrações como a romântica Veneza, o Vaticano e muito mais.
E não podemos nos esquecer da tradição gastronômica italiana, com suas massas e sobremesas, além dos saborosos vinhos produzidos em todo o país.
Espanha
Das praias de Barcelona até as paisagens montanhosas de Granada, é impossível não se apaixonar pela Espanha. O país ibérico, berço da paella e da siesta, é um destino formidável com preços relativamente acessíveis para o turismo.
Ali, você terá a oportunidade de visitar cidades históricas cheias de charme, como a capital, Madri, Valência, Sevilha e muitas outras, onde vai encontrar vestígios desde a Idade Média, como a Alhambra e o Palácio Real, onde você pode se sentir um rei do século XVIII.
O país também tem belas praias, como as badaladas Ibiza, Mallorca e Menorca, abriga a parte mais importante do Caminho de Compostela, tem tradições culturais incríveis, como o flamenco, e é dono de uma gastronomia muito saborosa.
França
País mais visitado do mundo, a França atrai milhões de turistas todos os anos com sua atmosfera romântica, gastronomia premiada e lista quase interminável de atrações turísticas.
Dos museus de Paris, como o incomparável Louvre, às praias glamurosas da Riviera, passando pela neve dos Alpes e o charme pitoresco de recantos medievais como Carcassonne e Aix-en-Provence, há muito a ver e fazer por lá.
Você ainda pode conhecer a fantástica EuroDisney, nos arredores de Paris, curtir o sol e o mar em lugares como Saint Tropez ou Marselha, fazer cruzeiros pelo Mediterrâneo e visitar atrações como o Palácio de Versalhes e a Catedral de Notre Dame.
Reino Unido
O charme atemporal do Reino Unido coloca o destino entre os melhores da Europa.
Ali, você vai desfrutar de uma mistura irresistível de história, cultura e modernidade, especialmente em cidades como Londres e Edimburgo.
É uma chance ímpar de conhecer pontos turísticos mundialmente famosos, como o Big Ben, o Palácio de Buckingham, o Castelo de Edimburgo e o monumento de Stonehenge, bem como o famoso Museu Britânico, um dos maiores do planeta.
Quem gosta de uma pegada mais contemporânea também vai gostar de conhecer estádios de alguns dos maiores times de futebol do mundo, como o Chelsea e o Manchester City, além de poder mergulhar no dia a dia de ícones da música, como os Beatles e Rolling Stones, Amy Winehouse, Adele e outras estrelas britânicas.
Grécia
A história milenar da Grécia, por si só, já vale a visita. Afinal, o país é considerado berço da cultura ocidental e tem uma história que remonta à Antiguidade. Mas não se engane, porque há muito mais a conhecer por lá.
O viajante pode se encantar com a infraestrutura e a história da capital, Atenas, ou mesmo em vilarejos no interior, como as regiões de Peloponeso e Tessália.
Contudo, o grande atrativo grego são suas centenas de ilhas, muitas delas listadas entre as mais lindas do mundo, como Santorini, Mykonos, Zakynthos e Creta, entre muitas outras, que reúnem praias paradisíacas, festas badaladas, sítios arqueológicos e outros encantos.
Alemanha
Um país com uma história rica, cidades modernas e paisagens montanhosas, a Alemanha é um destino indicado para uma primeira viagem à Europa não só por seus atrativos, mas pela excelente infraestrutura de transporte e serviços.
O viajante também pode escolher entre uma variedade de destinos bem diversos, como a cosmopolita Berlim, a histórica Hamburgo e a Rota Romântica que inclui cidades como Würzburg, Lauda-Königshofen, Rotemburgo, Dinkelsbühl e Augsburgo.
Quem gosta de museus tem um prato cheio pela frente, especialmente em destinos como Colônia, Bremen e Frankfurt, um dos corações financeiros da Europa.
Holanda
A Holanda surpreende seus visitantes com uma história bem-preservada, muitos encantos naturais e cidades modernas, que representam o que há de melhor na Europa do século XXI.
É uma oportunidade de conhecer os famosos moinhos de vento dos Países Baixos, bem como seus belíssimos canais com muitas oportunidades de turismo, os campos quase intermináveis de tulipas e cidades charmosas como Amsterdã, Roterdã, Haia e Utrecht.
O país tem vários museus famosos, como o Rijksmuseum, o Museu Van Gogh e o Museu Stedelijk, além de atrações como a Casa de Anne Frank, o Red Light District, a Praça Dam e o interessante Museu do Sexo.
Suíça
Simultaneamente moderna e histórica, a Suíça tem fama de ser um destino caro, mas certamente não vai decepcionar quem vai à Europa em busca de belas paisagens para conhecer.
Afinal, como não se encantar com um paraíso de inverno como os alpes, onde ficam incontáveis estações de esqui, estâncias turísticas e cidades montanhosas para explorar?
O país possui cerca de 7 mil lagos, que fornecem água doce para várias cidades, uma gastronomia deliciosa, com delícias que incluem fondues, chocolates artesanais e queijos premiados, e destinos como as montanhas Zermatt e Matterhorn, a romântica cidade alpina de Interlaken, a moderna Zurique, glaciares e cachoeiras paradisíacas.
Bélgica
A Bélgica é conhecida por suas cidades históricas e lindas, com prédios medievais, castelos, igrejas, campanários e ruas de calçamento centenário. Sem dúvidas, é um bom cartão de visitas para uma primeira visita à Europa.
Uma das principais produtoras de chocolate e cerveja do mundo, a Bélgica guarda cidades encantadoras como a capital, Bruxelas, e a meca da música eletrônica, Boom, onde ocorre o mundialmente famoso festival Tomorrowland.
O melhor de tudo é que o país é pequeno, cerca de 20 vezes menor que a França e pouco maior que o estado de Alagoas. Por isso, é um destino ideal para quem quer visitar vários países em uma viagem à Europa.
10 dicas para viajar pela Europa
Muitas são as razões que nos fazem escolher a Europa como destino. Seja pela arquitetura envolvente de Paris, a atmosfera de Londres, a gastronomia de Roma ou o encanto de Portugal, entre outras.
O fato é que é inegável o fascínio dos brasileiros pelo Velho Continente, com tantas particularidades e belezas.
Preparamos 10 dicas de viagem pela Europa para garantir a sua comodidade e diversão do início ao fim. Veja só!
1. Monte o seu roteiro
Infelizmente, não dá para visitar tudo que a Europa oferece em uma única visita.
Por isso, a dica é anotar seus planos de viagem, e depois de pesquisar e definir o que você visitará, situe-se pelos sites de pesquisa (por exemplo, guias de destino e o Google Maps).
Depois, defina a quantidade de dias em cada lugar para fazer os ajustes necessários, como cortar ou incluir atividades.
Planejar o roteiro permite otimizar o tempo e aproveitar cada cidade ao máximo, ainda mais em um continente com tanta coisa legal para conhecer como o europeu.
Organize a viagem por região e/ou país, visando reduzir o tempo perdido em deslocamentos e explorar bem os arredores. Lembre-se de incluir as atrações que mais deseja conhecer, mas reserve tempo para passeios espontâneos e descanso.
2. Garanta documentos e passaporte válido
Providencie os documentos exigidos para entrar na Europa.
Muitos países só permitem receber turistas com passaportes válidos por, ao menos, 180 dias após a data de saída de seus territórios.
Atualmente, não é preciso ter o visto de turismo para permanências de até 90 dias em países membros do Tratado de Schengen. Contudo, ao desembarcar, tenha em mãos o passaporte válido, as passagens de volta, a reserva de hotel ou carta convite de quem irá recepcioná-lo.
Também será exigido um seguro de viagem com cobertura mínima de 30 mil euros, bem como um comprovante de recursos financeiros.
3. Contrate um seguro viagem
Contratempos, acidentes e doenças podem acontecer antes da volta para casa, e até a mudança de clima e alimentação podem causar desconforto.
Porém, você não precisa se preocupar: é para isso que serve o seguro viagem! O serviço é exigido no continente europeu e dá cobertura ao viajante em caso de despesas médicas e clínicas emergenciais.
Gastando menos que o valor de uma consulta médica, você poderá contratar um seguro que cubra seus dias de permanência na Europa. Além do mais, você terá a assistência que precisar, evitando gastos que comprometam a sua viagem.
4. Planeje seus deslocamentos
É importante planejar os deslocamentos entre os países e cidades com atenção, poupando tempo e dinheiro. Nesse sentido, a viagem de trem pode ser vantajosa.
Para aqueles com tempo, que pretendem economizar na passagem, a sugestão é optar pela viagem de ônibus. Existem empresas conhecidas na Europa que oferecem vários trechos com bons preços.
Já para atravessar o continente, as companhias aéreas serão as indicadas da vez.
Agora, se você deseja visitar locais de acessos mais difíceis por estações e aeroportos ou quer flexibilizar a locomoção no interior do continente, a melhor alternativa será alugar um veículo.
5. Leve adaptador de tomadas do tipo universal
Uma das dicas de viagem à Europa mais valiosas: Leve um adaptador de tomadas universal. Ele será muito útil para carregar seus equipamentos eletrônicos no exterior.
O adaptador universal se ajusta a muitos padrões existentes e auxilia no carregamento do celular, caso queira levar só o cabo USB na viagem.
Para os eletrônicos com saída de 3 pinos — o modelo de tomada usado no Brasil — é preciso levar um adaptador de dois pinos para a utilização do carregador universal. E não se esqueça de testar tudo antes para conferir se está funcionando.
Existem também os carregadores portáteis e os chamados power banks, que são ótimos para levar nos passeios. Eles podem dar carga inteira na bateria do celular por várias vezes.
6. Adquira um chip internacional para o seu celular
Mais uma dica infalível para a sua jornada: leve com você um chip de celular para viagens internacionais. É questão de segurança, comodidade e tranquilidade.
Os benefícios são diversos: você não terá dificuldade para falar com quem quiser, não terá que se preocupar com o roaming internacional, terá um telefone à mão em caso de urgências, poderá pesquisar por locais, entre outros.
Para garantir o seu, aproveite as ofertas da Orbister e fique conectado em diversos destinos europeus. Baixe já o aplicativo e tenha acesso a internet pelo melhor custo-benefício!
7. Prefira malas leves e fáceis de carregar
Menos pode ser mais! Se não tiver intenção de gastar com muitas compras durante seus roteiros pela Europa, evite viajar levando as malas tradicionais, com capacidade de até 32 kg. Quanto mais leve a mala e fácil de carregar, mais liberdade você terá para se deslocar.
Sugerimos que você leve apenas o essencial para a viagem. Use uma mala que transporte até 23 kg e reserve um tempinho para lavar o que precisar.
8. Pesquise sobre o clima nas cidades que irá visitar
A Europa tem estações bem definidas e condições climáticas variadas. Consultar a previsão do tempo ajuda a levar roupas adequadas, como casacos em regiões mais frias ou trajes leves para o verão, e evita compras desnecessárias no destino.
Além disso, há destinos que se transformam completamente de uma estação para a outra: até mesmo a região dos Alpes, que inclui Suíça, França, Itália e Áustria, tem cara de destino de neve no inverno e de estância turística de veraneio nos meses mais quentes.
Procure se informar sobre o que esperar dos países que vai visitar na época da sua viagem. Isso também vai ajudar no seu planejamento financeiro, já que a alta temporada pode significar gastos mais elevados e é um período que varia de país para país.
9. Reserve ingressos para atrações com antecedência
A Europa é o continente que mais atrai turistas estrangeiros. Por isso, é muito importante se planejar com antecedência para mitigar eventuais efeitos negativos das cidades abarrotadas, e isso inclui reservar ingressos para atrações disputadas.
Muitos pontos turísticos famosos de vários países, como a Torre Eiffel e o Louvre, na França, o Coliseu e a Torre de Pisa, na Itália, Stonehenge e o Museu Britânico, no Reino Unido, entre outros, têm filas extensas ou lotam rapidamente.
Comprar ingressos com antecedência permite evitar longas esperas e, em alguns casos, até mesmo conseguir descontos ou horários de visita privilegiados.
10. Verifique o câmbio e tenha euros em espécie
Confira antecipadamente a situação do câmbio e planeje a melhor forma de levar o seu dinheiro para a Europa. Assim, você poderá aproveitar as melhores taxas e curtir tudo que o continente tem a oferecer sem preocupações.
Se você tem dúvidas sobre como levar dinheiro para a Europa, sem sofrer o desfalque na conta bancária com IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), recomendamos fazer a conversão da moeda no Brasil e viajar com euros ou dólares.
Como o real vale pouco na Europa, é mais interessante optar pelo dinheiro vivo. Você também pode fazer transferências internacionais, que possibilitam a cobrança do IOF mais barata.
Como montar um roteiro de viagem pela Europa?
Montar um roteiro de viagem pela Europa exige planejamento para aproveitar ao máximo a diversidade cultural, histórica e geográfica do continente.
Com tantas cidades e atrações icônicas para conhecer, organizar essa viagem requer atenção a detalhes que farão toda a diferença na experiência.
Confira um passo a passo que vai facilitar a sua vida!
Escolha os destinos e defina o tempo de permanência
Identifique as cidades e os países que você deseja visitar e defina quanto tempo pretende passar em cada lugar.
Nesta etapa, busque priorizar os destinos que mais te interessam e considere o tempo necessário para explorar cada um, evitando sobrecarregar o roteiro.
Para evitar um roteiro corrido, dedique ao menos dois ou três dias em cidades maiores e um dia para cidades menores. Dessa forma, é possível ver as principais atrações sem pressa e ainda ter tempo livre para passeios espontâneos.
Para locais com muitos pontos turísticos, pesquise o tempo médio de visita em cada atração e ajuste o roteiro de acordo com o que mais te interessa.
Faça um roteiro diário
Distribua as atrações que deseja visitar por dia, levando em conta o tempo de deslocamento e o ritmo da viagem.
Organizar as atividades de forma equilibrada evita cansaço e permite aproveitar melhor cada lugar. E não se esqueça de deixar um tempo livre para explorar cada cidade sem pressa e de forma mais espontânea.
Reserve a hospedagem com base no itinerário
Escolha acomodações próximas às atrações que pretende conhecer ou estações de transporte, como metrô, para facilitar a locomoção.
Vale lembrar que reservas feitas com antecedência garantem mais opções e preços melhores, além de possibilitar que você encontre lugares que combinem com seu estilo de viagem.
Familiarize-se com o transporte público local
Antes da viagem, pesquise sobre o sistema de transporte público das cidades que irá visitar e veja as opções de passes turísticos ou de múltiplos dias, que podem reduzir os custos e facilitar o uso.
Em muitas cidades europeias, os transportes são eficientes e pontuais, mas é essencial entender as rotas e saber como comprar os bilhetes, o que ajudará a evitar imprevistos e aproveitar ao máximo o tempo.
Não tenha medo de pedir indicações e sugestões
Uma das melhores formas de descobrir lugares autênticos e experiências fora do roteiro turístico é perguntar a quem já visitou ou vive na cidade, seja pela internet ou pessoalmente.
Os habitantes locais costumam conhecer os segredos mais bem-guardados, como restaurantes familiares, cafés aconchegantes, parques escondidos e vistas espetaculares que talvez não apareçam em guias tradicionais.
Além disso, pedir dicas sobre as melhores horas para visitar atrações populares ou sugestões de rotas alternativas pode te ajudar a evitar as multidões e aproveitar cada momento da viagem com mais tranquilidade.
3 dicas de roteiros de viagem pela Europa
A Europa é um continente imenso com muitos destinos compactos, o que dá ao viajante muitas possibilidades de roteiro. Você pode optar por uma viagem mais dinâmica, passando pouco tempo no continente, ou uma estadia mais demorada, que permite uma imersão completa.
Seja uma viagem curta ou uma aventura mais longa, cada opção permite explorar a diversidade de cenários, culturas e histórias que o continente oferece. Veja só!
Roteiro Europa 10 dias
Um roteiro de dez dias pela Europa deve focar em menos destinos, com foco em cidades mais famosas. Assim, você aproveita ao máximo cada destino sem se sobrecarregar.
Nesse período, é recomendável escolher de duas a três cidades próximas, como Paris, Bruxelas e Amsterdã, ou então Roma, Florença e Veneza. Desse modo, você perde menos tempo em deslocamentos e pode aproveitar mais plenamente cada destino.
Roteiro Europa 15 dias
Para uma viagem de 15 dias, as possibilidades se ampliam, permitindo incluir quatro ou cinco cidades no itinerário e combinar capitais movimentadas com cidades menores e mais tranquilas.
Um roteiro de duas semanas pode abranger um país inteiro, como Itália ou França, ou incluir uma sequência bem-planejada de países próximos, como Espanha, França e Portugal.
Mais tempo significa a possibilidade de conhecer as atrações mais famosas de cada cidade sem pressa, além da oportunidade de viver passeios únicos, como degustações de vinho em regiões vinícolas, visitas a castelos ou dias relaxantes em praias europeias.
Roteiro Europa 20 dias
Em 20 dias, o roteiro pela Europa ganha ainda mais liberdade e novas possibilidades, como um mergulho mais profundo na diversidade cultural do continente.
Uma opção é cruzar a Europa Ocidental, visitando grandes capitais como Paris, Londres e Berlim, e combiná-las a joias escondidas, como vilas na Bavária ou cidades medievais na Bélgica.
Outra opção é se aventurar pelo Leste Europeu, explorando cidades como Budapeste, Praga e Cracóvia, cada uma com uma rica história para conhecer.
Afinal, 20 dias permitem uma viagem em um ritmo equilibrado, com dias de descanso e tempo suficiente para experiências imersivas em cada lugar.
Faça sua cotação para seguro viagem Europa
Além das dicas de viagem pela Europa que separamos, vamos dar mais uma para garantir ainda mais economia para o seu bolso: aqui no Seguro Promo, você encontra os melhores planos de seguro viagem para a Europa!
Aproveite o comparador exclusivo do nosso site para encontrar os planos mais completos para qualquer destino do mundo, com coberturas pensadas para que você tenha uma viagem tranquila.
Não deixe de conferir o nosso site! E se tiver alguma dúvida, pode acionar o nosso time de atendimento especializado. Sempre pronto para ajudar!
Não perca tempo e viaje com a tranquilidade e economia que merece!
Continue sua leitura!