5 dicas para evitar imprevistos durante a viagem

5 dicas para evitar imprevistos durante a viagem Dicas de Viagem
26 outubro - 5 minutos de leitura.

Ah, as delícias de viajar… Existe experiência mais enriquecedora do que desbravar lugares desconhecidos, conhecer novas culturas, provar sabores diferentes e se deslumbrar com paisagens de perder o fôlego por este vasto mundo afora?

Sim, viajar é bom até quando algo dá errado, pois os imprevistos nos deixam mais espertos, já sabendo o que evitar na próxima viagem. O importante é não perder o bom humor. Mesmo assim, podendo minimizar a chance de imprevistos durante a viagem fica tudo muito melhor. Você não precisa cometer erros que outros já cometeram antes: aprenda com eles!

Então, leia nosso artigo até o fim e conheça boas dicas para lidar com eventuais imprevistos durante a viagem.

1 – Planejar com antecedência

imprevistos durante a viagem

É essencial pesquisar e comparar preços de voos e acomodações, colher informações na internet, pedir indicações para amigos que já visitaram o lugar, conferir a localização do hotel no Google Street View, ler os comentários de hóspedes, etc.

Ao reservar seu voo, nunca escolha precipitadamente a opção mais barata na ânsia de economizar. Antes, confira quantas e qual é o peso das malas que você poderá embarcar, quantas conexões terá que fazer e quanto tempo terá no aeroporto para mudar de avião, além de checar o horário previsto para a chegada em seu destino. Evite ao máximo chegar tarde da noite em uma cidade desconhecida. Há lugares que ficam totalmente desertos depois de certa hora e encontrar um táxi pode ser um problema.

Lembre-se, também, de que alguns hotéis e pousadas não oferecem recepção 24 horas e só aceitam o check in dentro de um horário determinado: se você se atrasar, pode dar com a cara na porta, tarde da noite e cheia de malas. Imagine se estiver com crianças!

Se a viagem for para o exterior e com menores, o cuidado deve ser redobrado. Confira no site do consulado do país de destino quais são as exigências, pois elas variam. É necessário saber se o país exige que o visitante peça o visto previamente (como os Estados Unidos e o Canadá, por exemplo) ou se a autorização de entrada será concedida no setor de imigração do próprio aeroporto de chegada (caso dos países europeus do Espaço Schengen e do Reino Unido). Informe-se, também, sobre a validade de passaporte exigida pelo país de destino. Alguns, como a Inglaterra, não permitirão sua entrada se seu passaporte apresentar validade inferior a seis meses.

2 – Fazer um check up médico antes da viagem

imprevistos durante a viagem

Viajar em boas condições de saúde é fundamental para que suas férias sejam só prazer. Adoecer longe de casa e longe de seu médico de confiança não é uma ideia agradável.

É claro que alguém da família pode sofrer um acidente e precisar de um atendimento de emergência (abordamos esse assunto no item 4), mas você pode marcar um check up antes de embarcar e garantir que estará viajando em perfeita saúde. Então, antes de arrumar as malas, marque uma consulta com seu médico, dentista e com o pediatra das crianças, se for o caso. Faça todos os exames preventivos, tome eventuais vacinas exigidas pelo país de destino com antecedência mínima de dez dias, e pergunte ao médico como ele poderá ser contatado, caso você precise de orientações durante a viagem.

Em caso de medicamentos de uso contínuo, é importante ter sempre as receitas atualizadas em mãos. Por via das dúvidas, leve estoque suficiente de seus medicamentos para todo o período em que estiver fora de casa.

3 – Ficar de olho na bagagem

imprevistos durante a viagem

A dica mais importante quando o assunto é bagagem é essa: quanto menos, melhor. Viajar mais leve vai poupar o trabalho de ter 4 ou 5 malas e bolsas para vigiar.

Outras dicas para evitar problemas com extravio de bagagem:

  • retire da mala todas as etiquetas ou adesivos de viagens anteriores, para não confundir os funcionários do aeroporto;
  • coloque etiquetas com seus dados  e contatos dentro e fora de cada mala;
  • amarre fitas, faixas, lacres coloridos, cole adesivos ou qualquer coisa que ajude a identificar sua mala na esteira e tire uma foto antes de despachar;
  • faça uma lista do que vai dentro da mala, pois em caso de extravio você terá de informar isso;
  • nunca coloque nada de valor dentro da mala despachada. Leve na mala de mão!
  • guarde com cuidado o ticket comprovante de bagagem que o atendente vai entregar no check in;
  • se possível, envolva a mala com filme plástico (você encontra esse serviços nos aeroportos) para evitar furtos ou, o que é mais sério, que alguém introduza itens suspeitos dentro de sua mala;
  • se a mala não apareceu na esteira ou chegou danificada, procure imediatamente o setor próprio de reclamações ainda na área de desembarque e preencha o formulário de ocorrência!

4 – Contratar um seguro viagem

Esta é a dica essencial em casos de imprevistos durante a viagem: contratar um bom seguro. O seguro viagem te ajuda não só em viagens para o exterior, mas viagens nacionais também, e é ele quem vai lidar com problemas, seja a necessidade de atendimento médico de emergência, seja o extravio de bagagens, assistência jurídica, voos cancelados, repatriamento e várias outras situações delicadas. É só ligar para a central de atendimento e pedir ajuda.

Pesquise o melhor seguro viagem para você, contrate-o e imprima o voucher. Uma boa ideia é deixar cópias extras com seu companheiro de viagem, e assim, viajar com tranquilidade. Nem pense em viajar sem seguro! Além de garantir a segurança em qualquer imprevisto, ele pode ser obrigatório em alguns países.

5 – Ter cópias de segurança de documentos

Documentos como passaporte, voucher do seguro, reservas de voos e hotéis, tudo deve ser escaneado ou arquivado eletronicamente. Use aplicativos de nuvem que podem ser acessados de qualquer computador, como o Dropbox ou Google docs, ou mande cópias para o seu próprio e-mail, para abrir diretamente do celular em caso de necessidade.

O itinerário da viagem, com datas, endereços e telefones de onde você vai estar deve ser enviado a alguns amigos e familiares por e-mail. Em caso de perda de contato, eles saberão sua localização.

Antes de sair de casa, pesquise na internet e anote endereços e telefones de embaixadas ou consulados brasileiros no seu país de destino. Já durante a viagem, leve sempre o mapa da cidade e o cartão do hotel antes de sair para explorar o lugar. Por incrível que pareça, há casos de turistas que se perdem e, ao tentar localizar o hotel, não sabem nem o nome do estabelecimento e muito menos o endereço!

Ainda sobre documentação, guarde todas as notas de despesas e registros de ocorrência de qualquer fato que possa gerar reembolso da seguradora.

Agora que você já se preparou para evitar imprevistos durante a viagem, não guarde essas dicas só para você. Ajude seus amigos! Compartilhe nosso artigo em suas redes sociais para que eles também aproveitem as férias sem estresse!



Veja também
16 agosto - 4 min de leitura.
Seguro viagem para viajar no final de Ano
Faça sua cotação agora
Conecte-se com a gente
instagram