icone segurospromo
Cobrimos qualquer oferta!
Garanta o menor preço do mercado
Pesquisar!
05 novembro - 9 minutos de leitura.

Seguro viagem obrigatório: confira dicas e informações sobre os destinos que exigem este documento! 

Chris standing up holding his daughter Elva Seguro Viagens

O seguro viagem obrigatório é uma exigência para aqueles que vão visitar vários países espalhados por todos os continentes, incluindo destinos badalados, como França, Alemanha, Cuba, Emirados Árabes e muitos outros.

Isso acontece porque o seguro viagem oferece uma proteção em via dupla: o viajante estará coberto em caso de imprevisto e o país não precisará arcar com eventuais gastos emergenciais com estrangeiros.

Além de assegurar a proteção do viajante, o seguro é um requisito cobrado ainda no aeroporto e, sem ele, você pode acabar obrigado a voltar para casa sem curtir a sua viagem.

Por isso, fizemos uma seleção com os principais destinos que exigem o item de seus turistas e outras informações fundamentais para te ajudar no planejamento da sua viagem. Veja só!

Cote os melhores seguros de viagem com 15% de desconto neste link!

Seguro viagem obrigatório: saiba tudo sobre o serviço!

Na hora de planejar uma viagem, você vai se informar se o país que vai visitar exige visto, como é o clima, quais lugares você deve visitar e outras informações que podem nortear o seu roteiro.

No entanto, nem todos os viajantes sabem que um documento além do passaporte pode ser exigido pelas autoridades de imigração estrangeiras: o seguro viagem.

É isso mesmo que você leu! O seguro viagem é obrigatório para quem vai conhecer alguns dos destinos mais visitados do mundo, como Paris, Madri, Galápagos, Dubai e muitos outros!

Mais que uma exigência de certos países, o seguro é essencial para garantir a tranquilidade do viajante, não importa o destino.

Imprevistos não escolhem hora ou lugar para acontecer: para os viajantes desavisados, situações como problemas de saúde ou acidentes longe de casa podem até se transformar em grandes dívidas!

Além de assegurar cobertura nesses casos, o seguro viagem garante outras proteções importantes, incluindo assistência odontológica, farmacêutica e jurídica, seguro bagagem, auxílio por atraso ou cancelamento de voo, e muito mais.

A cereja do bolo é a tranquilidade de contar com suporte 100% em português em qualquer lugar do mundo e a garantia de assistência gratuita ou reembolso em caso de necessidade prevista em apólice!

O que é o seguro viagem?

O que é o seguro viagem?
Fonte: Unsplash

O seguro viagem é um serviço regulamentado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) que oferece diferentes tipos de suporte ao viajante conforme previsto em apólice.

Entre as coberturas básicas oferecidas estão assistência médica, hospitalar e odontológica, seguro bagagem, regresso antecipado, traslado médico e outros serviços bastante úteis em caso de problemas no decorrer de uma viagem pelo Brasil ou exterior.

O serviço pode ser prestado de duas formas: assistência presencial em hospitais e/ou parceiros conveniados; ou reembolso por gastos previstos em apólice (e devidamente comprovados) depois de voltar para casa.

Os viajantes podem optar entre uma grande variedade de seguradoras, planos e coberturas nas mais distintas faixas de preço, incluindo opções com proteção para a prática de esportes, ecoturismo ou cruzeiros marítimos.

Que tipo de seguro é considerado obrigatório em muitos países?

Em geral, quando citamos países que exigem seguro viagem obrigatório, estamos falando de uma cobertura que é simultaneamente básica e abrangente.

Nesse sentido, a cobertura mais comum de ser encontrada é a de despesas médico-hospitalares e odontológicas, representada pela sigla DMH ou DMHO na maioria dos seguros.

Caso você conte com essa proteção, é provável que passe tranquilamente pela imigração nos países que exigem o item obrigatoriamente.

Entretanto, outros serviços costumam estar inclusos até mesmo nas coberturas mais básicas, como regresso sanitário, traslado médico, traslado funerário e seguro por morte ou invalidez.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!

    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Faça já a sua cotação de seguro viagem obrigatório!

    Você pode fazer a cotação de seguro viagem obrigatório mais barato no site de buscas mais confiável do Brasil, o Seguros Promo.

    A plataforma moderna, intuitiva e fácil de navegar do Seguros Promo reúne as melhores seguradoras do mercado e oferece diversos planos, coberturas e serviços em diferentes faixas de preço.

    Em alguns casos, é possível até mesmo personalizar sua proteção a partir de coberturas adicionais, que podem complementar apólices mais básicas.

    Você ainda consegue comparar detalhadamente até quatro planos de uma só vez: uma facilidade a mais para te ajudar a escolher a melhor opção para a sua viagem.

    Isso tudo com assistência 100% em português, via telefone, chat, e-mail e até mesmo WhatsApp!

    Faça agora mesmo uma cotação e comece a planejar uma viagem inesquecível, com toda a segurança que você e o seu bolso merecem!

    Seguro Viagem: Seguros Internacionais
    AC 35 MUNDO (Exceto EUA) AC 35 MUNDO (Exceto EUA) Assistência médica USD 35.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 26/dia*

    É obrigatório o seguro viagem para Europa?

    Quem está montando um roteiro pelo Velho Continente não pode deixar de incluir o seguro viagem Europa em seu planejamento.

    O item é obrigatório em 26 países do continente europeu, com um adendo importante: o seguro viagem deve oferecer cobertura mínima no valor de 30 mil euros para despesas médico-hospitalares.

    Em contrapartida, o viajante não precisa contratar um seguro viagem para cada país que vai visitar (no caso de roteiros multipaíses e/ou mochilão), pois o seguro viagem Europa tem vigência em todo o território europeu.

    O que é o Tratado de Schengen?

    O que é o Tratado de Schengen?
    Fonte: Pixabay

    O seguro viagem obrigatório na Europa é uma exigência estipulada pelo Tratado de Schengen, um acordo multipaíses que define regras para garantir o livre-trânsito de turistas pelo território europeu.

    Dessa forma, quando o viajante entra na Europa é como se estivesse entrando em um único grande país, sem a necessidade de passar por procedimentos imigratórios a cada nova fronteira que cruzar.

    Mais importante ainda: sem necessidade de visto para viagens com duração máxima de 90 dias.

    Entre as exigências do tratado estão a contratação de um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros e a apresentação de comprovantes de hospedagem, passagens aéreas e condições financeiras para se manter durante a viagem.

    Quais países europeus exigem o seguro viagem?

    O seguro viagem obrigatório é exigido em 26 países europeus, incluindo os mais visitados de todo o continente, como França, Espanha, Portugal e Alemanha.

    A Irlanda é o único país que faz parte da União Europeia e não aderiu ao Tratado de Schengen, além de Bulgária, Chipre, Croácia e Romênia, que não pertencem ao bloco europeu.

    Confira os países europeus que exigem o seguro viagem:

    • Alemanha;
    • Áustria;
    • Bélgica;
    • Dinamarca;
    • Eslováquia;
    • Eslovênia;
    • Espanha;
    • Estônia;
    • Finlândia;
    • França;
    • Grécia;
    • Hungria;
    • Islândia;
    • Itália;
    • Letônia;
    • Liechtenstein;
    • Lituânia;
    • Luxemburgo;
    • Malta;
    • Noruega;
    • Países Baixos;
    • Polônia;
    • Portugal;
    • República Tcheca;
    • Suécia;
    • Suíça.

    Outros países que exigem seguro viagem obrigatório

    Outros países que exigem seguro viagem obrigatório
    Fonte: Stocksnap / CC0

    A exigência de seguro viagem obrigatório não é exclusiva de países europeus. Ao redor do globo, outras nações também listam o item entre as exigências feitas a seus visitantes.

    A lista inclui destinos badalados, como os Emirados Árabes Unidos, Cuba e a Austrália, em casos específicos, além de Equador, Cuba, Catar e outros países. Veja só!

    Estados Unidos

    Como os destinos da Europa exigem o seguro viagem de todos os seus visitantes, muita gente acredita que outro destino badalado do cenário internacional, os Estados Unidos, também lista o item entre as obrigações dos turistas.

    No entanto, não é bem assim.

    Ao contrário do que muita gente pensa, o seguro viagem Estados Unidos pertence a uma rara categoria de seguro viagem: não é obrigatório, mas é como se fosse.

    Isto é, mesmo que não seja um requisito para que você desembarque no país, é extremamente recomendado que ninguém viaje para os EUA sem a proteção de um seguro viagem.

    Por que fazer um seguro viagem para os Estados Unidos?

    O país da América do Norte é mundialmente conhecido como um destino em que o tratamento médico ou hospitalar é tão caro que pode ser inacessível até mesmo para os cidadãos norte-americanos!

    A título de exemplo, um simples braço quebrado pode virar uma dívida de quase US$ 20 mil em exames, consultas médicas e tratamento.

    Por essas e outras, mesmo que o seguro viagem não seja obrigatório para quem vai visitar os Estados Unidos, é extremamente recomendado!

    Austrália

    Austrália
    Fonte: Pexels

    Quem vai visitar a Austrália para conhecer cenários icônicos, como Sydney, Melbourne e a belíssima Grande Barreira de Corais, não será obrigado a contratar um seguro viagem (embora seja recomendado de qualquer forma).

    No entanto, se a sua viagem tem fins de intercâmbio ou estudo, você precisará de um seguro viagem obrigatório!

    O sistema de saúde australiano é reconhecido por sua excelência no mundo inteiro, mas não é acessível para estrangeiros.

    Como as viagens de intercâmbio são tradicionalmente mais longas, isso significa que o viajante tem mais chance de requerer atendimento de saúde em algum momento de sua estadia.

    Dessa forma, para garantir que todos os intercambistas terão o atendimento que precisam em caso de necessidade, sem onerar os cofres públicos do país da Oceania, a Austrália exige que todo estudante estrangeiro esteja protegido por um seguro viagem.

    Mesmo se a sua viagem for de turismo, vale a pena investir nesse serviço. 

    O país abriga uma fauna exótica, climas extremos e muitas oportunidades de passeios ao ar livre, e você pode acabar em apuros se precisar arcar com seus gastos médicos em dólares australianos!

    Catar

    Sede da Copa do Mundo de 2022, o Catar é um dos países mais ricos do Oriente Médio, conhecido como destino turístico de luxo.

    Isso já deveria ser o suficiente para convencer qualquer viajante a contratar um seguro viagem, já que tratamentos médicos simples podem custar uma verdadeira fortuna nas maiores cidades, como Doha e Al Khor.

    No entanto, o seguro viagem não é apenas recomendado para quem vai ao Catar: é obrigatório!

    O país árabe leva o seguro viagem tão a sério que o serviço é exigido até mesmo por quem não vai desembarcar e está apenas de passagem, em conexão nos aeroportos locais, por exemplo.

    Você vai precisar apresentar sua apólice logo ao desembarcar no aeroporto. Caso contrário, poderá ser deportado imediatamente.

    Cuba

    Cuba
    Fonte: Pexels

    Cuba é um país conhecido por seu sistema de saúde de excelência e completamente gratuito. Ao menos para os cubanos.

    É isso mesmo que você leu: estrangeiros não podem usufruir dos serviços de saúde gratuitos de Cuba!

    Mais que isso, todos os viajantes devem portar seguro viagem obrigatório com cobertura mínima de US$ 25 mil para despesas médicas, como forma de garantir atendimento em caso de necessidade sem custar nada aos cofres públicos.

    Se você desembarcar em um aeroporto cubano sem um seguro viagem, terá duas opções: voltar para casa ou contratar um seguro viagem estatal.

    Emirados Árabes Unidos

    Quer conhecer Dubai, Abu Dhabi e outros destinos incríveis dos Emirados Árabes Unidos? Então não se esqueça de contratar um bom seguro viagem para sua estadia na terra dos sheiks!

    O item passou a ser obrigatório no país desde a reabertura das fronteiras após a pandemia de Covid-19.

    Além disso, os custos do moderno sistema de saúde dos Emirados Árabes, especialmente Dubai, seu principal destino turístico, tem tarifas caras, que podem superar dezenas de milhares de dólares.

    Dessa maneira, a menos que você tenha uma conta bancária digna de um sheik, é melhor não arriscar e contratar um seguro viagem.

    É obrigatório seguro viagem para Dubai?

    Principal destino dos Emirados Árabes Unidos, por onde passam 15 milhões de turistas por ano, Dubai também passou a exigir seguro viagem de seus visitantes após o começo da pandemia de Covid-19.

    Isto é, se você quer conhecer as ilhas artificiais, os parques temáticos, os arranha-céus e edifícios de luxo de Dubai, você precisa contratar um bom seguro viagem.

    Equador

    Equador
    Fonte: Unsplash

    Você não precisa cruzar o oceano para encontrar destinos que exigem seguro viagem. 

    Até mesmo na América do Sul você pode ser obrigado a contar com a proteção de uma boa apólice!

    O seguro viagem obrigatório no Equador é uma realidade desde 2018, e você precisará apresentar o documento ainda no aeroporto, após o desembarque.

    Há quem diga que a exigência é exclusiva para quem deseja conhecer o Arquipélago de Galápagos, mas, de qualquer forma, recomenda-se que o viajante conte ao menos com uma cobertura básica ao desembarcar no país, não importa o destino.

    Irã

    Quem vai visitar o Irã não tem saída: o seguro viagem é exigido ainda no aeroporto, e existem dezenas de guichês específicos para cobrar o item dos viajantes estrangeiros.

    Se você, por algum acaso, não tiver contratado um seguro antes de chegar ao país, precisará contratar um seguro viagem estatal.

    No entanto, o seguro iraniano não inclui atendimento em português e oferece uma cobertura bem mais modesta, então vale a pena contratar o seguro ainda no Brasil para evitar dor de cabeça.

    Procurando o seguro ideal para a sua viagem? Temos mais de 400 planos disponíveis com cobertura no Brasil e no mundo! Garanta 20% de desconto com o cupom BLOG20!Pesquise agora clicando aqui!

    É obrigatório seguro viagem para o Brasil?

    Não é obrigatório seguro viagem para o Brasil, mas recomenda-se que qualquer viajante conte com essa proteção até mesmo em roteiros nacionais.

    A maioria dos planos de saúde em operação no Brasil têm atuação regional, ou seja, não oferecem cobertura fora do domicílio de residência do segurado.

    Isso quer dizer que, mesmo com a carteirinha do convênio em dia, você pode acabar dependendo do SUS ou de atendimento médico particular em caso de emergência durante a sua viagem.

    Além disso, lembre-se de que o seguro viagem não garante apenas cobertura de despesas médicas: você também estará protegido por seguro viagem, seguro por morte ou invalidez e diversas outras coberturas.

    Por isso, não corra riscos desnecessários e garanta essa tranquilidade até mesmo para os seus roteiros pelo Brasil.

    Seguro viagem obrigatório: encontre os melhores preços!

    O seguro viagem obrigatório não precisa pesar no seu bolso: você pode encontrar os melhores preços e coberturas exclusivas em nosso site buscador, Seguros Promo!

    Utilize nossa ferramenta de comparação detalhada para conhecer as coberturas e os preços de até quatro planos simultaneamente.

    Em caso de dúvidas, é só contar com a expertise dos profissionais da central de atendimento exclusiva do Seguros Promo, que oferece assistência 100% em português.

    Faça uma cotação gratuita e garanta cobertura médica e odontológica, traslado médico e funerário, auxílio por cancelamento ou atraso de voo, seguro bagagem e outras comodidades para a sua viagem! 

    Quer conhecer o mundo com tranquilidade e economia? De Promo você pode!

    Seguro Viagem: Brasil
    GTA BRASIL 18 GTA BRASIL 18 Assistência médica R$ 18.000 Bagagem extraviada R$ 600 (COMPLEMENTAR) R$ 5/dia*
    AC 15 BRASIL AC 15 BRASIL Assistência médica R$ 15.000 Bagagem extraviada R$ 500 (COMPLEMENTAR) R$ 5/dia*
    AC 15 BRASIL +COVID19 AC 15 BRASIL +COVID19 Assistência médica R$ 15.000 Bagagem extraviada R$ 500 (COMPLEMENTAR) R$ 7/dia*

    Continue sua leitura!

    Veja também


    Recomendado para você
    Melhor preço garantido
    faça uma cotação e confira.
    Conecte-se com a gente