CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Organizar viagem: saiba como planejar o seu passeio sem erros

Saiba como organizar viagem sem erros! Veja quais são as situações que deve evitar, o passo a passo para montar roteiros eficientes e mais dicas úteis!

Você sabe organizar viagem? Como elaborar um guia turístico e garantir o sucesso dos seus passeios antes mesmo de chegar ao destino escolhido? 

Com todas as prioridades que precisam ser consideradas para elaborar a jornada, esses e outros aspectos podem acabar esquecidos. 

Por isso, montamos este artigo com todos os pontos-chaves que você precisa pensar ao fazer o seu planejamento. Saiba como fugir dos erros mais comuns e confira o passo a passo de um roteiro de sucesso, independente do seu tipo de viagem! Acompanhe abaixo!

Cote seu seguro viagem no Seguros Promo com este cupom de 15% de desconto!

Organizar viagem: como fazer o planejamento?

Tudo começa com o planejamento de viagem. Esse passo é primordial para evitar dores de cabeça desnecessárias e ainda garantir várias vantagens, incluindo as tão sonhadas economias. 

Afinal, ao planejar a sua viagem com antecedência, mais chances você terá de conseguir pesquisar e comparar ofertas, e também selecionar aquelas que serão mais interessantes para você.

Por isso, comece pelo início: faça uma pesquisa detalhada sobre o destino, e foque nos aspectos que mais estão relacionados ao estilo de viagem que irá fazer. 

Seu interesse é explorar o lado cultural, curtir praias ou fazer ecoturismo? Prefere estar perto da vida noturna ou quer algo mais família? A programação poderá ser completamente diferente dependendo da intenção da sua viagem.

Durante o processo, atente-se para possíveis datas comemorativas que poderão coincidir com a sua viagem: elas podem ser uma excelente oportunidade para ter uma experiência cultural genuína no destino que escolheu.

Depois de levantar tudo o que deseja fazer, irá conseguir ter uma noção de quanto tempo deverá separar para a viagem. Com isso, planeje as rotas e faça o itinerário para cada dia de turismo. 

Agora, reúna todos os itens essenciais sobre a viagem: documentos obrigatórios, passagens aéreas, reservas de hospedagem, instruções para deslocamento, reservas de atrações e restaurantes, aluguel de veículos e outros dados relevantes.

Feito isso, mantenha essas informações em um local de fácil acesso, seja em uma pasta, caderno ou um aplicativo digital.

Ao cogitar como organizar uma viagem, lembre-se também que, às vezes, o planejamento não acontece exatamente como estava previsto — e não há problema algum nisso. 

Na verdade, pode ser uma ótima chance de descobrir algo novo em um lugar completamente diferente, e também viver momentos surpreendentes.

Erros mais comuns em uma programação de viagem

Organizar Viagem erros mais comuns
Fonte: Pixabay

Ao organizar viagem, todo turista já experienciou alguns pequenos esquecimentos e erros, dos iniciantes aos experientes. Por isso, o melhor é encarar com bom humor.

No entanto, você pode aprender com a experiência de outros viajantes e evitar erros comuns, para que as férias da família não se transformem em desapontamento e perda de tempo e dinheiro.

Pensando nisso, listamos alguns dos erros que os viajantes mais cometem, para que você possa evitá-los. Quer saber quais são? Continue a leitura!

1. Sobrecarregar o roteiro

Você já deve ter encontrando guias do tipo “10 países em duas semanas”. Por incrível que pareça, algumas pessoas pensam em visitar a Europa inteira em pouco tempo, com a ilusão de que isso é possível. 

Sim, as distâncias entre os países são relativamente curtas e os transportes são eficientes, mas pode acreditar: não vai ser divertido se isso for feito na correria, arrastando malas e acumulando o cansaço em uma viagem apressada.

Quando perceber, poderá estar se sentindo ansioso para relaxar e descansar, e para isso, terá que abrir mão dos bilhetes já comprados e das acomodações reservadas na próxima cidade, comprometendo seu cronograma de viagem.

Para evitar esse erro que tantos viajantes já cometeram, a solução é ser flexível. Reserve ao menos três ou quatro dias em cada destino, calcule o tempo de deslocamento entre as cidades, não marque muitas visitas para um dia só e deixe tempo livre para descansar. 

Lembre-se: você não precisa percorrer o país inteiro em uma só visita. Vai ser um prazer planejar um bom roteiro de viagem para apreciar as atrações que não puderem ser vistas desta vez!

2. Exagerar na bagagem

Organizar Viagem exagero na bagagem
Fonte: Pixabay

A regra de ouro para o viajante esperto é viajar leve. Não saia de casa arrastando seu guarda-roupa inteiro dentro da mala — pelo contrário, coloque na mala só o que você sabe que vai usar, e não o que você acha que pode precisar. 

Se faltar alguma coisa, você sempre pode comprar na cidade de destino. E não há nada errado em repetir a mesma roupa!

Outro erro comum é começar a comprar no primeiro dia de viagem, e depois passar o restante do roteiro sobrecarregado de malas e pacotes.

Lembre-se que você precisará carregar tudo o que acumulou na volta, pois nem sempre é possível encontrar carregadores ou pessoas gentis para ajudar. Saber como arrumar a mala certamente irá facilitar muito a sua vida.  

Se você estiver viajando de carro para ficar em um só lugar, bagagem não é problema — mas se a viagem incluir vários destinos e for de avião, trem ou ônibus, quanto mais leve for a bagagem, mais confortável você se sentirá.

3. Perder o controle do orçamento

Esse erro costuma ser consequência do item 2. Exagerar nas compras e nos gastos pode levar a estourar o orçamento logo nos primeiros dias, fazendo com que você tenha que apelar para os cartões de crédito, que cobram IOF e juros altos em caso de parcelamento.

Para evitar esse erro, prepare um orçamento realista, que caiba no seu bolso, calculando uma quantia para gastar por dia de viagem e incluindo acomodações, comida, transporte, passeios e outras atrações. 

No plano de viagem, é bom deixar uma margem de cerca de 10% a mais sobre o que você espera gastar, para ter mais tranquilidade quanto à parte financeira.

Além disso, cada destino exige um preparo de orçamento diferente. Por isso, fique de olho em dicas para não pesar o bolso na sua viagem para praia ou em formas de economizar durante épocas de dólar alto, por exemplo.

4. Reservar voos com conexão muito apertada

Organizar Viagem reservar conexões muito apertada
Fonte: Pixabay

Ao organizar viagem, muita gente comete o erro de reservar voos com conexões apertadas na ilusão de que o tempo é suficiente para mudar de avião. 

Alguns dos problemas que podem fazer você perder o voo seguinte são os atrasos, deslocamentos em aeroportos desconhecidos, distâncias longas entre os portões de embarque, mudanças de terminais e despacho de bagagens, entre muitos outros fatores.

Então, para evitar correria e perda de conexão, faça o itinerário de viagem com um intervalo mínimo de uma hora e meia entre os voos. Assim, você terá tempo até para um café e para dar uma caminhada pelo aeroporto e esticar as pernas.

Outra situação que pode gerar dificuldades é reservar vários trechos de uma mesma viagem com diferentes companhias aéreas. Lembre-se de que a aérea só é responsável pela conexão se a viagem for reservada em um só bilhete da própria companhia. 

Um exemplo: se você voar com Air France até Paris, e tiver reserva com outra aérea para chegar até Berlim, a Air France não se responsabilizará pela sua conexão, em caso de atraso do primeiro voo.

5. Descuidar-se da documentação

Esse erro pode fazer com que sua viagem termine antes mesmo de começar. Muitos países exigem passaporte com validade mínima de 6 meses

Então, se os seus documentos para passaporte não estão em dia, atente-se para fazer a renovação a tempo da viagem. O tempo para emissão do novo documento pode variar de acordo com as vagas disponíveis para atendimento na Polícia Federal.

Outro erro muito sério: viajar sem seguro viagem. Um atendimento médico fora de casa pode ter custos muito altos e estourar qualquer orçamento. Além disso, o seguro cobre uma série de imprevistos, como extravio de bagagem, cancelamento de voos e muitos outros. 

Sem falar que muitos países, como os do Espaço Schengen, podem pedir a apresentação do voucher do seguro antes de autorizar sua entrada.

Lembre-se, então, dos cuidados com a documentação: conferir passaporte, contratar seguro viagem e juntar os comprovantes de acordo com o que cada país exige, incluindo o cartão de vacinas para viajar.

Feito tudo isso, ainda falta uma providência importante: confira se o cartão de crédito que você possui poderá ser utilizado no exterior, para evitar qualquer surpresa desagradável.

Contrate o seguro para organizar viagem com tranquilidade!

Seguro Viagem:
Seguros Internacionais
AC 150 AM. NORTE COVID-19 AC 150 AM. NORTE COVID-19
Assistência médica USD 150.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
Assistência médica USD 250.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
CORIS 60 USA BASIC +COVID19 CORIS 60 USA BASIC +COVID19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.

A contratação do seguro é completamente essencial para entender como se organizar para uma viagem de uma forma apropriada.

O serviço irá garantir uma série de benefícios, como coberturas para emergências de saúde, orientações em casos de perda de documentos, extravios de bagagens e atrasos ou cancelamentos de voos, além de suporte 24 horas e atendimento em português.

Para conferir todas as formas como ele poderá te ajudar, faça uma pesquisa em nosso site, Seguros Promo, e veja todas as praticidades que um bom plano de seguro viagem poderá garantir para você!

Passo a passo para organizar viagem sem erros

Concluindo, organizar viagem com sucesso pede planejamento e cuidados com os detalhes, para garantir o bem-estar, a segurança e a tranquilidade do grupo.

No mais, viaje de mente aberta e receptiva à novas experiências, leia e informe-se sobre seu destino e respeite as diferenças culturais. Sua viagem será só diversão!

Listamos abaixo mais alguns tópicos fundamentais para você entender de vez como planejar uma viagem com eficiência. Não deixe de conferir!

Apps para organizar viagem

Organizar Viagem App
Fonte: Pixabay

Ter um aplicativo de planejamento de viagem em mãos é um grande auxílio para uma organização bem-sucedida. O uso de smartphones já é uma realidade constante na vida de muitos viajantes — e por que não usufruir das suas vantagens práticas para roteiros? 

Atualmente, existe uma grande quantidade de opções para facilitar a vida dos turistas. 

Além das dicas que você pode encontrar em diversos artigos do nosso blog, apps como o Google Trips, o Sygic Travel Maps e o TripIt são muito úteis para elaborar passeios, receber recomendações de restaurantes, bares, hotéis, tours, rastrear reservas e muito mais.

Como programar uma viagem de férias?

Os planejamentos de viagens de férias certamente são os mais divertidos e empolgantes. Afinal, pesquisar sobre o tão sonhado destino e elaborar um itinerário pelos seus pontos turísticos é o primeiro passo para desfrutar os prazeres dos passeios!  

Mas como organizar e planejar uma viagem de turismo? Uma dica interessante (e que está entre os fatores cruciais para economizar) é optar por fazer turismo na baixa estação, quando as cidades estão mais vazias e, consequentemente, os preços estão mais baixos.

O número de pessoas que vão viajar juntas também é um dos critérios que irão fazer toda a diferença para a escolha das atividades, transportes, acomodações e refeições. Lembre-se de alinhar o planejamento com todos os envolvidos, para que estejam de acordo.

Veja mais algumas dicas para viagens de férias para a Disney e para a Europa!

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Como organizar viagem para Disney?

    Destino favorito de muitas famílias, programar viagem para a Disney está na lista de sonhos de muitos viajantes ao redor do mundo.

    No que tange viagens aos Estados Unidos, o visto americano é primordial, e deve ser buscado com antecedência — além, é claro, do passaporte.

    Outro item que precisa ser priorizado é a pesquisa das passagens aéreas, e quanto antes você começar a busca, mais chances terá de achar aquela promoção imperdível. Para isso, faça consultas periódicas no Vai de Promo e cadastre-se no alerta de preços do site.

    Ao pensar sobre o seu roteiro pela Disney, a escolha dos parques será uma das decisões mais importantes. Veja qual deles atenderá ao perfil do grupo, e faça uma programação diária para conseguir explorar todos os pontos.

    Como organizar viagem para Europa?

    Organizar Viagem europa
    Fonte: Pixabay

    Se será a sua primeira vez pelo Velho Continente, certamente surgirão muitas dúvidas sobre como montar um guia de viagem que consiga abranger o máximo de possibilidades de forma frutífera.

    Uma sugestão interessante é comprar passagens com stopover que durem mais de 24h, permitindo que o turista conheça a cidade onde o voo está fazendo conexão.

    No caso de viagens para a Europa, o seguro viagem ganha ainda mais destaque, já que muitos países são signatários do Tratado de Schengen. Por isso, não deixe de fazer a contratação de um plano que possua a cobertura mínima de 30 mil euros.

    Explore também as viagens de trem pelo continente europeu — muitas cidades possuem distâncias curtas entre si, e dessa forma, você evita a perda de tempo com check-ins.

    Como organizar uma viagem a negócios?

    As viagens de negócios são uma modalidade que está ganhando cada vez mais espaço, e muitos profissionais estão buscando entender como torná-las mais eficientes e práticas.

    Alguns passos para o sucesso dessa empreitada estão diretamente relacionados ao planejamento, como a confirmação de reuniões, a reserva de hospedagens próximas aos locais de compromisso e a escolha da forma de transporte mais rápida.

    Se os deslocamentos são uma situação frequente na sua empresa, considere implementar uma política de viagens corporativas, que irá orientar os funcionários sobre os procedimentos que ele deve seguir.

    Ter um controle apurado sobre os gastos da viagem também é um aspecto de grande relevância, já que isso precisará ser reportado para a prestação de contas.

    Como organizar uma viagem de casal?

    Organizar Viagem casal
    Fonte: Pixabay

    Seja para a lua de mel, para comemorar uma data especial ou até mesmo para sair da rotina, saber como planejar uma viagem a dois fará toda a diferença para que os amantes possam usufruir dos bons momentos juntos.

    Nesse caso, é importante que a vibe do destino corresponda à atmosfera que o casal está buscando, e que os custos sejam discutidos pelo par. A programação deve atender aos interesses e ao orçamento de ambas as partes, além da disponibilidade.

    Por fim, aproveite o momento para se desconectar e dedicar um tempo exclusivo ao seu companheiro. Assim, sua viagem será verdadeiramente romântica!

    Como organizar uma road trip?

    Viagens de carro são completamente diferentes das viagens aéreas, já que permitem ao visitante ter mais liberdade e abrem leques de oportunidades que só podem ser exploradas na estrada.

    Nesse caso, a autonomia é maior, o que também traz mais responsabilidades. Não deixe de garantir a revisão do veículo, assim como a contratação do seguro auto e do seguro viagem.

    Outro ponto que não pode ser ignorado é a disposição física do motorista — dependendo da distância entre os destinos, serão exigidas longas horas de direção. Para estar na sua melhor forma, descanse bem, e tenha água e lanches dentro do carro.

    Como organizar viagem em grupo?

    Organizar Viagem em grupo
    Fonte: Pixabay

    Muitas boas histórias são criadas durante as viagens com os amigos. Entretanto, nem sempre é simples atender as expectativas de um grupo diverso.

    Pensando nisso, uma dica útil é delegar tarefas para cada um, como a pesquisa de passagens, escolha de estadia, planejamento de roteiros e controle de gastos. Assim, ninguém ficará sobrecarregado e todos conseguirão curtir a viagem de uma forma leve.

    Assim como as viagens em família ou a dois, o ponto-chave está em alinhar os desejos individuais em uma programação única, especialmente feita para as pessoas que irão compartilhá-la em conjunto.

    Como montar uma viagem barata?

    Fazer uma viagem internacional barata é o sonho de consumo de qualquer viajante, e os mais experientes podem comprovar que essa realização está longe de ser uma utopia.

    Para isso, suas decisões devem envolver a escolha de um destino barato, hospedagens mais alternativas e um controle especial na alimentação

    Você poderá economizar um bom dinheiro fazendo suas próprias refeições ou optando por restaurantes menos turísticos. Pegue dicas com os moradores locais para saber onde comer com um bom custo-benefício, e aproveite para explorar um lado mais tradicional da cidade.

    Por fim, invista na criatividade — você poderá se surpreender com o resultado que as possiblidades menos óbvias poderão trazer para o seu roteiro.

    Conte com o seguro para uma viagem de sucesso!

    Seguro Viagem:
    Seguros Internacionais
    AC 150 AM. NORTE COVID-19 AC 150 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 150.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 250.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 60 USA BASIC +COVID19 CORIS 60 USA BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Agora que você já conhece alguns erros a evitar e como programar uma viagem bem-sucedida, um último lembrete: não permita que pequenos aborrecimentos estraguem suas férias. Encare como um aprendizado e não perca o bom humor!

    Para estar completamente tranquilo quanto ao seu planejamento, lembre-se de priorizar a contratação do seguro viagem. Você pode encontrar o plano ideal aqui, no Seguros Promo, com as seguradoras mais renomadas do mercado e pelo preço mais competitivo.

    Organizar viagem com facilidade, praticidade e economia? De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa