Viagem para terceira idade: destinos ideais para viajantes idosos
Existem destinos ideiais para uma viagem para a terceira idade. Confira aqui destinos incríveis e dicas para que tudo seja perfeito!
Fazer uma viagem para terceira idade nem sempre é tão simples, já que é preciso ter um planejamento maior e mais cuidados, mas pode ser muito mais prazeroso e tranquilo do que se imagina.
Tudo o que você precisa é aprender a organizar tudo com antecedência, desde a escolha do destino, montar o roteiro de passeios, até a escolha de boas acomodações e, é claro, pensar nos possíveis imprevistos que podem surgir.
Para deixar o seu planejamento mais fácil e sua viagem mais divertida, reunimos as principais informações para organizar uma viagem para terceira idade nesse post.
Aproveite também e confira algumas dicas de destinos ideais para a terceira idade e comece já a planejar suas férias!
O seguro viagem é obrigatório para entrar em mais de 50 países. Contrate o seu com 20% de desconto!
Viagem para terceira idade: como fazer roteiro
Além de saber encontrar destinos ideais em uma viagem para terceira idade, também é preciso saber montar o roteiro. E isso começa antes mesmo de saber para onde será a viagem. Por isso este passo vem antes das opções de cidades ideais para visitar.
Fazer o roteiro não é apenas colocar os pontos turísticos, restaurantes, museus e atividades da viagem, o roteiro inclui toda a programação que será feita, desde a escolha do destino, compra das passagens até a escolha do hotel.
Separamos alguns tópicos para que você organize melhor as etapas da sua viagem para terceira idade.
Leve em consideração interesse e gostos
Um bom roteiro de viagem para terceira idade leva em consideração interesse e gostos pessoais. No geral, os grupos de viagem de idosos já reúnem pessoas que têm interesses em comum.
Ainda assim, o organizador deve ser uma pessoa muito atenta e fazer uma pesquisa antes para entender o que cada um gosta e cruzar as informações, assim é possível encontrar lugares que agradam a todos.
Depois de entender esses gostos, procure por destinos que explorem eles, lugares históricos e culturais, ou destinos mais ao ar livre, litorais, ou ainda destinos religiosos se forem um grupo onde a maioria aprecia esse tipo de turismo. A verdade é que tem opções para agradar a todo mundo!
Escolha bem o destino
A escolha do destino tem 90% de influência se a viagem vai ser boa ou ruim, pois não adianta planejar tudo nos mínimos detalhes, mas o destino não ser bom.
Por isso é preciso pesquisar muito, saber tudo o que a cidade oferece e também as possibilidades ao seu redor. Se for uma viagem nacional, veja quais paradas é possível fazer para conhecer cidades no caminho até o destino final, bons restaurantes, e até curiosidades sobre o destino, tudo isso deixa a viagem muito mais interessante.
Mas a escolha do destino deve levar em consideração que é uma viagem para terceira idade, logo, a locomoção deles é mais lenta, por isso, se for um destino mais díficil de ser percorrido a pé, lembre-se de verificar como é o acesso de carros, vans ou até mesmo ônibus.
Qualquer cantinho do mundo pode ser o destino perfeito para viajar com idosos, mas todos devem ser bem analisados e devem encontrar soluções para todos os possíveis imprevistos que possam ocorrer.
Viagem para terceira idade: seguro viagem é essencial!
Um seguro viagem para um grupo de viajantes da terceira idade é essencial para que eles tenham segurança durante o seu passeio. Sabemos que nessa idade qualquer queda pode causar algo mais sério e deve ser avaliado o quanto antes para não se tornar nada grave.
Com o seguro viagem apropriado não é preciso de se preocupar com despesas extras, pois no caso de emergências é só recorrer a seguradora contratada.
Você pode fazer a cotação de até 4 opções de seguros-viagem pelo site do Seguros Promo e ver quais tem as melhores condições para idosos. Todo o processo é simples e online. Acesse o site e confira. Se tiver dúvidas nós te ajudamos a encontrar e fazer a compra do melhor seguro para viagem para terceira idade.
Quais os melhores destinos para viagem para terceira idade
Existem muitos destinos ideais para uma viagem para terceira idade, mas alguns são ainda melhores por já receberem grupos de pessoas mais velhas e por isso tem atrações adaptadas para esse público, o que deixa a experiência ainda melhor.
São destinos históricos, religiosos, culturais, para os apreciadores de bons vinhos e da boa gastronomia, para os amantes do frio ou do calor, destinos nacionais e internacionais. Ou seja, reunimos uma seleção de lugares bem ecléticos e que todos vão gostar.
Caldas Novas
As águas termais de Caldas Novas são uma das primeiras opções de destinos em uma de suas viagens para terceira idade!
As nascentes termais da região foram descobertas no século 18 e hoje é uma das principais fontes de diversão em Goiás.
Além da diversão proporcionada nos parques aquáticos em Caldas Novas, as águas termais também são usadas em tratamentos de saúde, como toda estância termal.
A cidade conta com diversos hotéis e resorts que oferecem uma estrutura completa para diversão.
O destino é famoso o ano todo, mas sua alta temporada é de maio a começo de setembro, quando as pessoas aproveitam o inverno para curtir as águas quentes da região.
Mas não é só parque aquático que você vai encontrar em Caldas Novas, você pode conhecer o Parque Estadual Serra de Caldas, mergulhar no Lago Corumbá, fazer um passeio pelas construções históricas, conhecer o cartão postal que é a Praça Mestre Orlando e o Jardim Japonês.
Gramado
Gramado é um destino muito querido por todos, inclusive pela terceira idade, que pode se maravilhar com o clima agradável e o estilo típico europeu das construções pela cidade.
A cidade gaúcha é muito popular durante o inverno, mas a verdade é que Gramado oferece atrações durante o ano inteiro!
Por isso, aproveite o Festival de Cinema, o Gramado Aleluia, a Festa da Colônia e o tão esperado Natal Luz.
Algumas das atrações que merecem destaque na cidade é um passeio pela rua coberta, conhecer o Mini Mundo e o Snowland.
Para os fãs de museus, em Gramado existe o Dreamland Museu de Cera com diversas figuras conhecidas, que vai de Barack Obama, Lady Di até Lionel Messi e Homem de Ferro, vale a pena conferir. Além é claro de fazer uma pausa em uma das centenas de chocolaterias que existem na cidade.
Aproveitando os dias em Gramado, faça um passeio até Canela que é bem perto e é possível fazer de trem, o passeio por si só já é incrível e chegando em Canela aproveite para se deliciar com um tradicional café colonial.
Natal
Natal é um destino agradável para todas as idades, mas provoca uma certa paixão nos idosos, que ficam maravilhados com as praias e piscinas naturais na região.
Relaxar nas areias fofinhas observando o sol se pôr no imenso mar azul pode ser um dos atrativos mais instigantes da viagem.
Conheça a Ponte Preta e a Praia da Pipa, algumas das mais populares da região.
A vantagem de viajar para Natal é que não existe tempo ruim, a região faz calor o ano todo e você pode escolher qualquer época que vai conseguir aproveitar bem as praias.
Se não quiser encontrar os lugares muito cheios, então evite viajar em épocas de alta temporada como dezembro e janeiro, ou junho e julho. Para quem quer encontrar praias mais tranquilas e também preços mais acessíveis, o ideal é viajar entre março e maio ou agosto e outubro.
Além das praias, em Natal você pode aproveitar para fazer passeios de Buggy e conhecer as feiras e artesanato. Provar os pratos típicos da cidade também devem constar na programação da viagem!
Lisboa – Portugal
A terra dos colonizadores é um destino ideal em viagens para terceira idade! Portugal dispõe de incríveis paisagens naturais, palácios, castelos e igrejas centenárias, sem contar a gastronomia espetacular.
Na capital, Lisboa, faça um passeio de bonde, experimente os inigualáveis Pastéis de Belém e subir no Teleférico para ter uma bela vista da cidade.
Ir a Lisboa e não conhecer a Torre de Belém não tem como, não é mesmo? Coloque o programa no seu roteiro, assim como uma ida até o Castelo São Jorge e reserve o fim do dia para jantar no Bairro Alto.
Dependendo de quantos dias for ficar em Lisboa acrescente uma tour em uma das vinícolas portuguesas para conhecer e degustar um bom vinho Português, é um ótimo passeio para uma viagem para terceira idade.
Montevidéu – Uruguai
Diferente de muitas capitais na América do Sul, Montevidéu, no Uruguai, é uma cidade tranquila com ruas bem arborizadas, parques agradáveis, ótimos museus e restaurantes encantadores.
Inclua Montevidéu na lista de viagens para terceira idade e conheça a Praia de Pocitos, o Parque Rodó, o Mercado do Porto e o centenário Teatro de Sólis, inaugurado em 1856.
Outras atividades que precisam estar na lista do que fazer em Montevidéu é caminhar pela Avenida 18 de Julio, no centro da cidade, visitar a feira Feira Tristán Narvaja, conhecer as vinícolas de Montevidéu, assistir um show de Tango e conhecer a Ciudad Vieja.
Jerusalém
Talvez um dos lugares mais procurados em viagens para terceira idade, Jerusalém é a capital de Israel e uma das cidades mais antigas do mundo.
O destino coleciona tradições e é um das principais escolhas de turismo para os cristãos.
Além da grande ligação com as principais religiões do mundo, Jerusalém dispõe de ótimos restaurantes, cafés, bares e galerias de arte.
Ao preparar uma viagem para Jerusalém é preciso levar em conta que são pelo menos 13 horas de voo, mas que vão ser recompensados com muita cultura e pelas paisagens.
Comece o passeio pela Cidade Antiga, onde está o Muro das Lamentações, e siga conhecendo a Basílica do Santo Sepulcro, o Santuário Islâmico Domo da Rocha, o Monte do Templo e a Mesquita de al-Aqsa.
A cidade tem grande apelo no turismo religioso, por isso no roteiro podem conter muitos templos, mesquitas e caminhos sagrados que constam na bíblia.
Viagem para terceira idade: escolha acomodações confortáveis
Você sabia que escolher as acomodações é uma parte muito importante do planejamento de uma viagem para terceira idade?
Ao contrário dos jovens que muitas vezes optam por hospedagens mais baratas, dividindo hostels com muitas pessoas e fazendo mochilão para conhecer várias cidades de maneira econômica. Os idosos prezam pelo conforto em suas viagens.
Na hora de escolher as acomodações é preciso pensar em lugares onde vão conseguir ter boas noites de sono, mas isso não quer dizer que é necessário ficar apenas em hotéis 5 estrelas.
Existem bons hotéis com preços bem acessíveis no ElQuarto, você encontra opções em todo o mundo e ainda pode parcelar em 12 vezes no cartão de crédito e não pagar taxa de IOF nas reservas internacionais. Vale a pena pesquisar no site quando estiver procurando acomodações para a viagem para terceira idade.
Lembre-se também de pesquisar por hotéis que fiquem em áreas mais próximas dos locais onde vocês vão visitar, assim, não será preciso gastar muito tempo com deslocamentos e também fica mais fácil para aqueles que queiram voltar ao hotel para descansar entre um passeio e outro.
E sempre leia as recomendações dos outros hóspedes sobre o hotel, isso ajuda a saber se o local é realmente bom e se vale o custo benefício!
Contrate um seguro nas viagens para terceira idade
O seguro viagem é importante para todos os tipos de viagens, mas nas viagens para terceira idade ele tem um valor ainda mais especial. O recurso é a única garantia de que em qualquer situação, o viajante tenha o atendimento necessário sem botar a mão na carteira durante a viagem.
Os idosos estão ainda mais expostos a situações como alergias, riscos de quedas e outros acidentes comuns. Com um seguro viagem, imprevistos na viagem poderão ser tratados com extrema urgência e sem nenhum contratempo.
Compare até 4 planos aqui no Seguros Promo e descubra o seguro viagem perfeito para você e seu destino!
Continue sua leitura!
- O que fazer em Praga? Confira roteiros e dicas de viagem!
- Como tirar o visto australiano em 2024? Confira os requisitos!
- Principais cidades dos Estados Unidos: conheça e saiba como ir!
- Onde comer em Pequim? Confira 4 dicas para gastar menos!
- Permissão Internacional para Dirigir (PID): como conseguir?