CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Delta do Parnaíba: saiba mais sobre o destino!

Quer saber o que é o Delta do Parnaíba e como visitar a região? Então confira as nossas dicas para aproveitar um dos melhores destinos do Brasil!

Já pensou em visitar o Delta do Parnaíba? Se não, este artigo com certeza te fará pensar melhor nisso. Afinal, estamos falando de um dos destinos mais impressionantes do país!

Localizado entre os estados do Piauí e do Maranhão, o Delta das Américas (como também é conhecido) abriga algumas das paisagens mais bonitas do nordeste brasileiro, e impressiona pela oferta de atrativos.

Um dos principais pontos da Rota das Emoções, este destino tem muito a oferecer e nós vamos te contar tudo sobre ele! Confira!

Delta do Parnaíba: o que fazer e dicas para a sua viagem!

Delta do Parnaíba: o que fazer e dicas para a sua viagem!
Fonte: Gb / Flickr / CC BY-ND 2.0

Quando pensamos no nordeste brasileiro, muitas vezes não incluímos o litoral do Piauí na lista de destinos mais cobiçados da região, o que é um grande desperdício!

Além de serem opções mais acessíveis economicamente, quando comparadas a outros destinos famosos, as praias do Piauí abrigam belezas naturais paradisíacas, além de oferecerem diversos tipos de atrativos.

Aqui no nosso guia, você fica sabendo mais sobre um dos maiores patrimônios ambientais do Brasil, onde foi criada uma das Áreas de Proteção Ambiental mais importantes do país.

Confira agora o que te espera no Delta do Parnaíba, PI, um dos lugares mais bonitos do mundo!

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    O que é o Delta do Piauí?

    Para compreender o que significa o Delta do Parnaíba é necessário entender o que é um delta e como ele se divide.

    Um delta corresponde ao desaguamento de um rio em uma região onde seu curso de água se divide em alguns, ou vários, braços.

    No caso do Delta do Piauí, o rio Parnaíba se divide em cinco braços, que englobam mais de 70 ilhas fluviais.

    Semelhante a uma mão aberta, os dedos correspondem às barras de: Tutóia, Caju, Igaraçu, Canárias e Melancieira, que desaguam em mar aberto.

    Também conhecido como Delta das Américas, o Delta do Parnaíba perde em tamanho apenas para o Delta do Nilo, no Egito, e o Delta do Rio Mekong, no Vietnã.

    Sendo assim, estamos falando do terceiro maior delta oceânico do planeta, onde foi criada a Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba, unidade federal de conservação que abrange os estados do Piauí, Maranhão e Ceará.

    Onde fica o Delta do Parnaíba?

    Considerado um dos principais pontos turísticos da Rota das Emoções, o Delta do Parnaíba está localizado entre os estados do Piauí e do Maranhão.

    Com uma área de extensão superior a 300.000 hectares, a atração engloba dez municípios (muitos deles com praias belíssimas) localizados nos estados já citados, e também no Ceará. 

    São eles: Parnaíba, Ilha Grande, Cajueiro da Praia e Luís Correia, no Piauí; Araioses, Tutóia, Paulino Neves e Água Doce do Maranhão, no Maranhão; Barroquinha e Chaval, no Ceará.

    Delta do Parnaíba: mapa

    Formado pelo rio Parnaíba, o Delta das Américas engloba dez municípios, que se distribuem pelos estados do Piauí, Maranhão e Ceará.

    Ou seja, estamos falando de uma grande área, com imenso potencial turístico, que oferece várias possibilidades de passeios.

    No mapa abaixo você poderá conferir algumas das principais atrações locais, além de localizar onde estão os principais destinos da região.

    Assim será mais fácil planejar os seus passeios e deslocamentos. Confira!

    Como chegar ao Delta do Parnaíba?

    Existem algumas maneiras de se chegar ao Delta do Piauí. 

    A mais simples é desembarcar no Aeroporto Internacional de Parnaíba, localizado na cidade de Parnaíba, Piauí, que é considerada porta de entrada para a atração.

    Outra alternativa é desembarcar no Aeroporto Senador Petrônio Portella, em Teresina, e pegar o voo até o, já citado, Aeroporto de Parnaíba, Piauí.

    Se preferir ir por terra a partir da capital do estado, o trecho pode ser percorrido de carro pela BR-343.

    Também é possível chegar ao destino a partir de Fortaleza, no Ceará, pelo Aeroporto Internacional Pinto Martins, e seguir até a cidade de Jericoacoara, pela CE-085.  

    Após chegar à cidade cearense, é só pegar a BR-402 em direção a Parnaíba.

    Se deseja encontrar passagens aéreas em promoção, a dica é contar com um buscador que selecione as melhores ofertas de voos para diferentes destinos.

    Utilizando o Vai de Promo, você tem acesso a voos para todo o Brasil, com preços imperdíveis e a possibilidade de ser avisado sempre que o trecho do seus sonhos entrar em oferta.

    Assim fica fácil conhecer o Delta das Américas com economia!

    Qual a melhor época para visitar o Delta do Parnaíba?

    Qual a melhor época para visitar o Delta do Parnaíba?
    Fonte: Tarciso Leão / Flickr / CC BY 2.0

    Se pretende visitar o Delta do Parnaíba, quando ir deve ser uma das principais perguntas feitas durante o seu planejamento.

    Afinal, estamos falando de um destino litorâneo, e ninguém quer que as chuvas atrapalhem os seus passeios pela região.

    Para aproveitar as melhores condições climáticas durante a sua viagem, o ideal é programar o seu passeio entre os meses de maio e agosto.

    Nesse período chove menos na região e as lagoas estão cheias.

    Os outros meses também podem ser boas alternativas, mas esteja preparado para o aumento do número de turistas na região, sobretudo durante as férias escolares.

    Caso seu objetivo seja observar a fauna local, programe sua visita durante os meses mais úmidos, entre fevereiro e maio.

    Conheça o Delta do Delta do Parnaíba com segurança e tranquilidade!

    Não é porque a sua viagem será em território nacional que o seguro viagem deve ser deixado de lado.

    O serviço também é muito importante para quem faz viagens pelo Brasil, pois garante diversas coberturas que podem ser usadas em todo o país.

    E isso faz diferença, já que muitos planos de saúde tem apenas cobertura regional, o que limita o seu acesso ao atendimento médico caso esteja fora da região em que o serviço foi contratado.

    Aqui no Seguros Promo, você tem acesso aos melhores planos e coberturas do mercado, selecionados pelas maiores seguradoras do mundo!

    Faça já a sua cotação gratuita e compare as nossas ofertas para encontrar o melhor custo-benefício para o seu bolso!

    Seguro Viagem:
    América do Sul
    AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 30.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Como fazer o passeio do Delta do Parnaíba?

    Como fazer o passeio do Delta do Parnaíba?
    Fonte: Danielle Pereira / Flickr / CC BY 2.0

    Como estamos falando de uma grande região, que engloba diferentes cidades e inúmeros atrativos, é normal que perguntas como o que fazer no Delta do Parnaíba apareçam na hora de planejar o seu roteiro. 

    Para te ajudar a aproveitar o melhor do Delta das Américas, separamos algumas sugestões de passeios imperdíveis para fazer durante a sua viagem. Confira!

    Revoada dos Guarás 

    Esta é uma das atrações que, definitivamente, não pode ficar de fora do seu roteiro.

    O passeio consiste na apreciação do voo dos Guarás durante o pôr do sol, quando se juntam para descansar em uma das ilhotas da região.

    O encantamento se dá principalmente pela grande beleza das aves, que em sua fase adulta apresentam plumas com uma coloração avermelhada intensa. 

    A cor é resultado da dieta dos animais, que se alimentam de pequenos animais como caranguejos, caramujos e insetos.

    Porto das Barcas

    Localizado na cidade de Parnaíba, o Porto das Barcas é considerado a porta de entrada para o Delta do Parnaíba, e abriga algumas construções datadas do século XX.

    Além disso, é o lugar ideal para quem deseja fazer compras e garantir algumas lembrancinhas, já que a estrutura passou a abrigar pousadas, lojas de artesanato e outros tipos de estabelecimentos.

    Ilha do Caju 

    Ilha do Caju
    Fonte: Lessa Danilo / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

    Um dos passeios imperdíveis do Delta do Parnaíba, definitivamente, é a Ilha do Caju, que oferece cenários impressionantes e uma grande biodiversidade.

    Ali, é possível encontrar diferentes tipos de ecossistemas, que garantem paisagens belíssimas.

    Ao todo existem cinco deles: os campos, as matas, os mangues, as dunas e os alagados de água salgada. Não deixe de conhecer!

    Praia da Pedra do Sal 

    Localizada na Ilha Grande de Santa Isabel, a Praia da Pedra do Sal é ideal para todos os tipos de banhistas.

    Por conta dos seus paredões rochosos, que dividem a região em duas partes, é possível encontrar águas calmas de um lado e agitadas do outro.

    Em outras palavras, estamos falando de um local onde é possível passar o dia com crianças, ou aproveitar para pegar umas ondas.

    Ilha das Canárias 

    Localizada em Araioses, na parte maranhense do Delta das Américas, a Ilha das Canárias é a segunda maior ilha da região, e o destino ideal para os amantes do turismo ecológico, oferecendo uma grande diversidade cultural e ambiental.

    Vivem ali um pouco mais do que 1.700 pessoas, que sobrevivem à base da pesca e da retirada dos caranguejos dos mangues, divididas em quatro povoados: Passarinho, Canárias, Caiçara e Torto.

    Por estar em uma área de preservação ambiental, a ilha possui uma grande biodiversidade, onde é possível observar plantas e animais que só existem ali. Um passeio imperdível!

    Passeio tradicional do Delta

    Passeio tradicional do Delta
    Fonte: Tarciso Leão / Flickr / CC BY 2.0

    É um dos mais concorridos da região, e passa por diferentes pontos do Delta do Parnaíba.

    Com duração de 6 horas, as embarcações saem do Porto dos Tatus e passam por rios, igarapés e mangues, parando para banhos de mar, na Ilha dos Poldros, e de água doce, em Morro Branco.

    Praia do Atalaia

    Considerada a principal praia do Piauí, a Praia do Atalaia está localizada no município de Luís Correia e conta com excelente infraestrutura.

    Além disso, a praia atrai muitos praticantes de kitesurf, por conta das suas boas condições climáticas e dos fortes ventos da região.

    É uma das praias do Piauí que você precisa conhecer! 

    Onde se hospedar no Delta do Parnaíba?

    Onde se hospedar no Delta do Parnaíba?
    Fonte: La Plage Hotel Boutique

    Como estamos falando de uma grande região, que engloba muitas cidades, definir onde se hospedar no Delta do Parnaíba acaba parecendo uma tarefa difícil, mas não é! Existem boas opções de hospedagens em várias cidades do Delta. 

    É possível encontrar acomodações até mesmo em algumas das praias e ilhas locais: perfeitas para quem busca um contato maior com a cultura local, como Barra Grande ou a Ilha das Canárias.

    Como muitos passeios saem estrategicamente de Parnaíba, a cidade acaba sendo uma das melhores opções para os turistas e conta com diversas opções de hotéis e pousadas em seu território.

    Pela mesma razão, Tutóia também é uma boa alternativa para quem deseja fazer os principais passeios da região.

    Quem está no lado maranhense da atração pode se hospedar em cidades como Araioses, Água Doce ou Paulino Neves.

    Não importa o destino, se quiser encontrar um hotel no Delta do Parnaíba ou qualquer outro lugar do mundo por bons preços, será necessário fazer uma pesquisa prévia.

    Para te ajudar a encontrar as melhores hospedagens do Brasil, conte com o El Quarto, onde é possível fazer todo o seu planejamento online!

    Além de ser uma ferramenta de busca eficiente, o El Quarto possibilita que o viajante faça o seu pagamento e as suas reservas online, com toda comodidade e segurança.

    E como se não bastassem todos esses benefícios, também ficam disponíveis diversas opções de hospedagens com cancelamento gratuito para garantir a sua economia!

    Seguro viagem nacional pelo melhor preço do mercado!

    Agora que você já sabe tudo o que fazer no Delta do Parnaíba, chegou a hora de garantir a sua tranquilidade e aproveitar um dos destinos mais bonitos do mundo.

    Não perca tempo e garanta já o seu seguro viagem pelo melhor preço aqui no Seguros Promo!

    Nosso comparador te ajuda a encontrar o plano ideal para o seu perfil de viajante, com coberturas personalizadas para garantir o sucesso do seu passeio.

    Teste gratuitamente a nossa ferramenta e conheça o melhor do Brasil com economia e tranquilidade!

    Quer conhecer as belezas do Delta do Parnaíba, Piauí, com segurança enquanto paga pouco? De Promo você pode! 

    Seguro Viagem:
    América do Sul
    AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 30.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Continue sua leitura!

    aaaa