O que os canadenses comem? Saiba como é a alimentação deles!
Saiba o que os canadenses comem e como é a alimentação deles! Confira também os alimentos e comidas típicas mais consumidos por lá!
Dono de paisagens naturais belíssimas, o Canadá é um dos melhores destinos do mundo para se viver.
Além de oferecer excelentes oportunidades de trabalho, o país é famoso pelo seu incentivo a imigração, o que transformou a sua cultura de maneira significativa e, obviamente, também afetou a culinária local: muitos pratos típicos combinam ingredientes de origens distintas, resultando em sabores espetaculares.
Quer saber mais sobre o que os canadenses comem? Então confira o nosso artigo com as principais informações e curiosidades sobre a gastronomia do país!
Ir à América do Norte sem um seguro viagem pode ser arriscado. Contrate o seu com 20% de desconto!
O que as pessoas do Canadá comem?
Quando falamos das comidas canadenses, o primeiro traço que vem à tona é sua multiculturalidade. Afinal, aproximadamente, 8 milhões de pessoas que vivem no Canadá são oriundas de outros países, como China, Índia, Alemanha, Itália, Paquistão, Quênia, Brasil, entre muitos outros.
Essa ebulição internacional deixou suas influências nos pratos mais consumidos no país, como o poutine, paixão nacional, e a tourtière, heranças dos colonizadores franceses.
Além deles, os saborosos beaver tails e os Nova Scotian Lobster Rolls mostram os legados ingleses.
Os nativo-americanos também deixaram sua marca, afinal, foram os responsáveis por descobrir a delícia canadense mais famosa, o célebre maple syrup.
Além destes, existem muitos pratos deliciosos para experimentar. Confira alguns!
O que os canadenses comem no café da manhã?
O café da manhã é uma das refeições mais importantes do dia para o canadense, que investe em alimentos calóricos e ricos em nutrientes para encarar o dia, como pães, geléias de frutas, cereais, leite, torradas, panquecas, ovos com bacon, entre outros.
Veja abaixo algumas opções do que os canadenses comem no café da manhã!
Maple Syrup
Se existisse apenas uma comida do Canadá típica, essa comida seria o maple syrup.
O xarope de bordo é completamente natural, extraído da árvore mais popular do país, cuja folha está retratada na bandeira nacional. Retirado durante a primavera, passa por um processo de preparo cuidadoso, que inclui cozimento e filtragem: você o encontrará em qualquer supermercado, padaria ou restaurante.
Essa calda é uma boa opção em tudo quanto é tipo de prato, de sobremesas a refeições salgadas, como panquecas, waffles, sorvetes, biscoitos, crepes e até carne.
Montreal-style Bagels
A França tem baguete, o Brasil tem o pão de sal e o Canadá tem os bagels, o pão mais consumido no país.
É possível encontrar esses pãezinhos semelhantes à rosca nos mais variados sabores e recheios, como chocolate, canela, blueberry, queijo, cream cheese e salmão defumado, entre outros.
Um dos formatos mais populares é o Montreal-style: o preparo consiste em cozinhar os bagels em água com mel e assá-los em fornos à lenha, garantindo um inconfundível toque defumado que deixa o prato ainda mais gostoso.
Logo, essa é uma das comidas canadenses mais populares, e você pode encontrar restaurantes temáticos em quase todas as cidades do país, como as redes The Great Canadian Bagel, St-Viateur Bagel e a famosa Tim Hortons.
Bannock
Herança dos colonos escoceses e ingleses que ocuparam o Canadá, entre os séculos XVI e XVIII, o bannock é um dos pães mais consumidos no país.
Originalmente preparados com cevada ou aveia, os pães ganharam uma nova versão canadense, preparada com farinha de trigo, o que resulta em uma massa bem mais leve.
Além disso, o prato, que era uma alternativa nutritiva e saborosa para os colonos que exploravam o país do norte nos séculos passados, hoje é utilizado como base para sanduíches e lanches rápidos.
O que os canadenses comem no almoço?
Assim como os estadunidenses, os canadenses preferem fazer refeições rápidas no seu horário de almoço.
Dito isso, são consumidos alimentos que tenham um preparo rápido, os famosos fast foods, que incluem sanduíches, frango frito, cachorro-quente, pizzas, entre outros. Também é comum ver o consumo de pães, sopas e saladas.
Veja o que os canadenses comem no almoço!
Peameal Bacon
O Peameal Bacon é uma espécie de lombo de porco defumado e assado com cobertura de farinha de milho, que garante certa “crocância” à iguaria suculenta.
O prato é muito popular em todos os cantos do país, estando em açougues, supermercados, restaurantes, lanchonetes e até barraquinhas de rua, especialmente servido em sanduíches.
Nova Scotia Lobster Rolls
O Canadá tem o maior litoral do mundo, com mais de 200 mil km de extensão. Por isso, não é exatamente uma surpresa que uma das principais comidas canadenses seja à base de frutos do mar: o Nova Scotian Lobster Rolls.
Assim como o próprio nome sugere, esse enroladinho de lagosta surgiu na região da Nova Escócia, na costa leste do país.
Resumidamente, a receita do prato é: pãozinho leve recheado com carne de lagosta desfiada e temperada com ervas e especiarias: uma delícia rápida e nutritiva para lanches leves!
Montreal Smoked Meat
Montreal é uma cidade que fez questão de deixar a sua marca na gastronomia canadense, e a Montreal Smoked Meat é um bom exemplo disso.
A carne é defumada e temperada com diversas ervas e especiarias. Em seguida, o cozinheiro prepara fatias finas para rechear pães caseiros.
Nutritivo e saboroso, o prato é simultaneamente acentuado e suave, e pode ser encontrado em praticamente qualquer restaurante, especialmente no temático Schwartz’s, de Montreal.
O que os canadenses comem no jantar?
Assim como o café da manhã, o jantar é uma das refeições mais importantes do dia para o canadense, que investe em pratos nutritivos completos, com ingredientes como carnes, legumes como brócolis, aspargos, cenouras, e saladas.
Muitos pratos têm a batata como base, que pode ser servida de diversas formas: assada, frita ou cozida. Além disso, também é comum que alguma sobremesa seja servida após a refeição.
Confira alguns exemplos do que os canadenses comem no jantar!
Poutine
O poutine é uma comida típica do Canadá herdada dos colonizadores franceses que ocuparam a região de Quebec, transformada em uma verdadeira paixão nacional.
Além disso, o prato consiste em batatas fritas acompanhadas por um molho saboroso de carne (o famoso “gravy”) e muito queijo.
Presente há séculos no país, o poutine ganhou diversas releituras com o passar do tempo: o prato pode ser servido com carne desfiada, vegetais, cogumelos, pimentas e até no formato de pizza!
Desse modo, é fácil encontrar a iguaria em qualquer canto do país e existem até restaurantes especializados no prato, como a rede Smoke’s Poutinerie.
Kraft Dinner
Queridinho entre crianças e pessoas que gostam de pratos fáceis de preparar, o Kraft Dinner é a versão canadense do mac‘n cheese americano.
Encontre o prato nos supermercados em uma caixinha de preparo rápido com macarrão ao molho de queijo, motivo pelo qual é considerada a receita número 1 consumida por universitários.
Saskatoon Berry Pie
O clima frio do país é ideal para o cultivo de frutas vermelhas de todo tipo, e é justamente essa a base da Saskatoon Berry Pie, uma das comidas canadenses mais famosas na hora da sobremesa!
A torta é preparada a partir de uma massa leve e aerada, recheada com frutas vermelhas, e servida acompanhada por uma bola generosa de sorvete de baunilha!
Qual é a comida típica do Canadá?
Em primeiro lugar, a mais tradicional entre todos os pratos do Canadá não é bem uma refeição, e sim uma calda com sabor : o maple syrup.
O xarope de bordo, uma árvore típica da América do Norte, é uma conquista dos indígenas. Se trata de uma iguaria muito versátil, com textura parecida com a do mel de abelha.
Além disso, a calda, que tem seus próprios festivais temáticos em todos os cantos do Canadá, é muito útil para cobrir panquecas, crepes e waffles.
Além de servir de ingrediente em receitas mais complexas, como defumados, tortas e biscoitos.
Quais os alimentos mais consumidos no Canadá?
Por conta da sua extensão territorial, é possível encontrar diversos tipos de ingredientes para o preparo das refeições no Canadá.
De maneira geral, além do famoso maple syrup, o que os canadenses comem costuma incluir:
- Frutas diversas (principalmente as vermelhas como morangos, framboesas, mirtilos, maçãs, entre outras);
- Aspargos;
- Cenouras;
- Batatas;
- Brócolis;
- Frutos do mar diversos;
- Carnes cozidas, assadas ou fritas;
- Pães;
- Waffles;
- Panquecas;
- Crepes;
- Sanduíches
- Cereais;
- Geléias;
- Queijos;
- Leite;
- Ovos.
Como é a alimentação dos canadenses?
Primeiramente, servem-se as comidas canadenses mais tradicionais em duas grandes refeições ao dia, o café da manhã e o jantar, com pequenas pausas no decorrer do dia para lanches mais rápidos.
O famoso “breakfast” costuma ser bastante calórico, rico em nutrientes que dão o gás necessário para encarar o dia: cereais, bacon, torradas, ovos e panquecas estão inclusos no menu do desjejum.
Ao contrário do Brasil, o almoço canadense não é uma refeição muito importante.
Muitas vezes, as pessoas apenas fazem lanches leves no meio do dia, como sanduíches, saladas e sopas.
No jantar, no entanto, nenhum morador do Canadá abre mão! A refeição é tradicionalmente entre 17h e 18h30, com diversos pratos: entrada, sopa ou salada, prato principal e sobremesa.
É um costume fazer um lanche mais leve antes de dormir: afinal, toda caloria é bem-vinda para manter o corpo quente em um país que registra temperaturas de até -15ºC no inverno.
Quantas refeições em média os canadenses fazem por dia?
Os canadenses costumam fazer três refeições por dia, sendo o café da manhã e o jantar as mais importantes e nutritivas.
Já o horário do almoço não é considerado tão importante como é no Brasil, e é destinado para refeições rápidas e de fácil digestão.
Qual o valor da comida no Canadá?
Isso vai depender do seu estilo de vida e da cidade em que estiver. Geralmente, é possível abastecer a geladeira do mês pagando entre CAD 300 a CAD 450 dólares em grandes cidades como Toronto e Vancouver.
Já para as refeições mais rápidas, como lanches em fast foods, é possível encontrar valores entre CAD 15 e CAD 60 dólares.
Portanto, como estamos falando de um país com um custo de vida mais elevado em relação ao Brasil, é importante se planejar bem financeiramente para não ter surpresas depois.
*Todos os valores acima foram cotados em outubro de 2024.
Seguro viagem para férias tranquilas
Que tal experimentar as melhores comidas canadenses no país da árvore de bordo, do hóquei e da neve?
Faça agora mesmo a cotação gratuita de seu seguro viagem para garantir a proteção que você merece!
Assim, em caso de intoxicação alimentar, indigestão ou até mesmo em situações mais graves, como acidentes, você poderá contar com a assistência que precisa, mesmo longe de casa.
Em nosso site de buscas, Seguros Promo, você pode comparar ofertas e coberturas para escolher a melhor opção para a sua viagem. Faça uma simulação gratuita, em poucos minutos e sem burocracias desnecessárias.
Assim você conhece o melhor do Canadá com economia e segurança!
Continue sua leitura!
- O que fazer em Marselha? Confira as 16 melhores atrações!
- As melhores dicas de mochilão Europa: como planejar, economizar e explorar ao máximo
- O que fazer na Polônia? Confira as melhores atrações!
- Turismo na Costa Rica: como funciona, custos e como planejar
- 25 lugares para conhecer antes de morrer ao redor do mundo!