CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Vanuatu: dicas e informações para a sua viagem!

Vanuatu é uma nação insular localizada no Pacífico Sul: destino ideal para mergulho rodeado de paisagens deslumbrantes e rica cultura! Saiba mais!

Vanuatu é um arquipélago situado no Oceano Pacífico Sul, composto por mais de 80 ilhas vulcânicas. Trata-se de um país pouco conhecido e que tem apenas fronteiras marítimas.

É especialmente conhecido por suas paisagens naturais, incluindo praias, florestas tropicais e recifes. A cultura de Vanuatu é tradicional e recebeu influências dos povos nativos melanésios e da colonização francesa e britânica.

Os habitantes locais são conhecidos por suas cerimônias tradicionais, que envolvem danças, música e vestimentas elaboradas. O turismo é uma importante fonte de renda para o país, mas Vanuatu ainda enfrenta desafios econômicos e sociais.

Neste texto, vamos falar sobre as pouco conhecidas ilhas de Vanuatu, contar um pouco sobre sua história e curiosidades locais, e explorar sua rica e diversa cultura.

Seguro viagem com 20% de desconto com o cupom BLOG20, compre agora!

Vanuatu: guia completo com o que fazer, informações e dicas!

Vanuatu: guia completo com o que fazer, informações e dicas!
Wikimedia Commons / CC BY 2.0

Vanuatu é um destino turístico paradisíaco! O lugar tem uma grande variedade de atividades para os visitantes, incluindo mergulho, caminhadas, passeios de barco, trilhas e praias deslumbrantes.

A Ilha de Espiritu Santo, por exemplo, é um destino muito procurado por mergulhadores, com recifes coloridos, naufrágios e cavernas subaquáticas. A ilha de Tanna é conhecida pelo vulcão ativo Mt. Yasur.

A capital, Porto Vila, que fica na costa sul da ilha de Efate, tem diversas opções de restaurantes e bares, bem como mercados que vendem artesanato e produtos locais. Tem muito o que fazer em Vanuatu para se divertir e relaxar, confira!

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Onde fica Vanuatu?

    Vanuatu faz fronteira marítima com países como as Ilhas Salomão e Nova Caledônia. O arquipélago onde fica Vanuatu é o das Ilhas Hébridas.

    Trata-se de um país insular, ou seja, formado por uma ou mais ilhas, situado na região da Melanésia, no Oceano Pacífico Sul. Está localizado a leste da Austrália, a oeste de Fiji e ao sul das Ilhas Salomão.

    O país é composto por 83 ilhas vulcânicas, das quais apenas 65 são habitadas. O arquipélago estende-se por cerca de 1.300 km de norte a sul, com uma área total de aproximadamente 12.200 km². 

    Vanuatu mapa

    Para turistar em Vanuatu, é melhor contar com um mapa. Se locomover em ilhas pode ser mais complicado do que você imagina, portanto, tenha sempre o mapa à mão.

    Além de facilitar sua mobilidade, o mapa aponta onde estão estabelecimentos importantes como mercados, farmácias, restaurantes e hotéis, por exemplo.

    Como chegar a Vanuatu?

    Existem várias maneiras de chegar a Vanuatu, mas a maioria dos visitantes chega por meio do Aeroporto Internacional de Bauerfield, localizado em Porto Vila, a capital do país.

    As principais companhias aéreas que voam para Vanuatu são a Air Vanuatu, Qantas, Fiji Airways e Virgin Australia. Há voos diretos de Sydney, Brisbane e Melbourne, na Austrália, assim como de Auckland, na Nova Zelândia, e de algumas ilhas próximas.

    Os viajantes também podem chegar a Vanuatu por meio de cruzeiros que navegam pelo Oceano Pacífico Sul.

    Qual a melhor época para ir a Vanuatu?

    A melhor época para visitar Vanuatu é durante os meses de abril a outubro, quando o clima é seco e mais estável. Durante esses meses, os turistas podem desfrutar de dias ensolarados com temperaturas diurnas que variam entre 22°C e 28°C.

    Outro detalhe importante é que esses meses são menos propensos a serem afetados por ciclones tropicais, que geralmente ocorrem entre novembro e março.

    No entanto, é importante lembrar que Vanuatu é um país tropical e o clima pode ser imprevisível, mesmo durante a época seca.

    Seu seguro viagem Vanuatu está aqui!

    Em uma viagem ao Arquipélago de Vanuatu saindo do Brasil, o visitante vai literalmente atravessar o planeta. Por isso, ter um seguro viagem é muito importante se deseja fazer uma viagem tranquila.

    Afinal, imprevistos acontecem e o seguro viagem é a solução perfeita para resolver situações como acidentes pessoais e outros tipos de problemas. 

    O site Seguros Promo reúne os valores de planos praticados por várias seguradoras e tem o melhor preço, basta acessar a plataforma e conferir!

    Além dos vários cupons de desconto, a compra pode ser parcelada no cartão e você tem acesso imediato à apólice.

    Seguro Viagem:
    Oceania
    AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 100 MUNDO (exceto EUA) COVID-19 UA 100 MUNDO (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 100.000
    Bagagem extraviada USD 750
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA)
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    O que fazer em Vanuatu

    O que fazer em Vanuatu
    Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    As Ilhas de Vanuatu são um destino turístico para quem deseja contato com a natureza e cenários paradisíacos: praias de areias brancas, corais coloridos, palmeiras tropicais e águas absolutamente limpas e cristalinas.

    O país é um destino popular para surfistas, aventureiros interessados nas trilhas vulcânicas e também por turistas que desejam apenas curtir as praias ou fazer snorkel nos corais coloridos.

    Ilhas de Vanuatu

    Na Ilha de Espiritu Santo, os visitantes podem explorar cavernas subaquáticas, nadar em lagoas cristalinas e visitar as praias de Champagne Bay e Port Olry.

    A Ilha de Tanna é conhecida pelo vulcão ativo Mt. Yasur, que oferece um espetáculo incrível de erupções noturnas. Os visitantes também podem participar de cerimônias culturais tradicionais em algumas das ilhas, incluindo danças e música ao vivo.

    Alguns dos passeios incluem visitas a aldeias locais para aprender sobre a cultura e a vida cotidiana de Vanuatu, caminhadas até cachoeiras e mirantes panorâmicos, passeios de barco para explorar a beleza natural das ilhas.

    A Ilha de Efate abriga a capital, Porto Vila, e também oferece atividades turísticas como snorkeling e passeios de barco. Os visitantes podem nadar com golfinhos, explorar os corais e até mesmo fazer um mergulho em um navio naufragado.

    Praias

    As praias de Vanuatu são algumas das mais belas do mundo. A praia de Champagne Bay, na ilha de Espiritu Santo, é uma das mais procuradas do arquipélago.

    A praia de Port Olry, também em Espiritu Santo, é outro lugar incrível, com ondas suaves e águas límpidas. Na ilha de Efate, a praia de Hideaway é um paraíso escondido, com uma pequena enseada cercada por uma densa vegetação.

    Erakor é outra praia em Efate, com águas azuis e acesso fácil a partir de Porto Vila. A praia de Pango, também em Efate, é muito utilizada por surfistas e é considerada uma das melhores praias de surf em Vanuatu.

    Na ilha de Tanna, a praia de Lenakel é um lugar perfeito para relaxar e desfrutar de um pôr do sol deslumbrante.

    Vulcões

    Os vulcões de Vanuatu são uma atração turística única e emocionante, oferecendo aos visitantes a oportunidade de ver a atividade vulcânica de perto. O vulcão mais famoso é o Monte Yasur, localizado na ilha de Tanna.

    É um dos vulcões mais acessíveis do mundo, permitindo que os visitantes cheguem bem perto de suas encostas e até mesmo subam até a borda da caldeira para observar a lava e cinzas vulcânicas.

    Outro vulcão popular é o Ambrym, na ilha de Ambrym. É um vulcão ativo com uma das maiores crateras do mundo, e uma visão incrível das suas formações geológicas únicas. 

    Para aqueles que desejam uma experiência ainda mais emocionante, a ilha de Gaua tem uma trilha até o Monte Garet, que é um vulcão em extinção. A trilha oferece uma visão espetacular da paisagem vulcânica e da exuberante floresta tropical.

    Quais documentos são necessários para visitar Vanuatu?

    Para visitar Vanuatu, é necessário ter um passaporte válido e com pelo menos seis meses de validade restantes a partir da data de entrada no país. Além disso, brasileiros precisam também do visto.

    É importante verificar os requisitos específicos de visto antes de viajar para Vanuatu, para garantir que você tenha todos os documentos necessários em mãos.

    É recomendável verificar as exigências de saúde, como a necessidade de vacinas ou certificados de saúde, antes de viajar para conhecer as Ilhas de Vanuatu.

    Como é a vida em Vanuatu?

    Como é a vida em Vanuatu?
    Flickr / CC BY 2.0

    A vida em Vanuatu é caracterizada especialmente pelo contato com a natureza e a valorização dos bens comunitários. Para a maioria dos nativos de Vanuatu, que ocupam principalmente as terras do interior, o dinheiro não é algo tão importante.

    O clima tropical de Vanuatu proporciona um ambiente ideal para o cultivo de frutas, verduras e plantas ornamentais. A comida local é baseada em frutas tropicais, frutos do mar e raízes, como o inhame.

    A bebida nacional é o kava, uma infusão feita a partir da raiz de uma planta nativa, que é consumida como uma bebida social em cerimônias.

    A cultura de Vanuatu é rica em tradições e crenças ancestrais. As cerimônias e danças são realizadas para celebrar nascimentos, casamentos, colheitas e outras ocasiões importantes.

    Vanuatu: curiosidades

    Sendo um destino tão desconhecido pela maioria das pessoas, algumas curiosidades de Vanuatu podem servir para ilustrar um pouco da realidade do país e aguçar a sua curiosidade.

    Por exemplo: Vanuatu é uma das 4 nações mais felizes do mundo, sendo a mais feliz fora das Américas. Outra curiosidade é que seu território tem o inusitado formato de “Y”, ou forquilha.

    Mas, um detalhe alarmante é que esse feliz país insular é também o mais suscetível do mundo a desastres como inundações, aumento do nível do mar, tempestades e secas.

    Excetuando as questões geográficas, o principal fator para esse problemas são as mudanças climáticas.

    Podemos chamar atenção também para o fato de que após sua independência, a terra passou a pertencer exclusivamente aos moradores, que são proibidos de vender suas propriedades a estrangeiros.

    O que significa Vanuatu?

    Vanuatu é um dos países mais diversos linguísticamente. A prova disso é que são faladas mais de 139 línguas e dialetos no arquipélago. Em muitas dessas línguas, “Vanuatu” significa “nossa terra para sempre”.

    Quem colonizou Vanuatu?

    As ilhas de Vanuatu foram habitadas por povos indígenas melanésios por milhares de anos antes da chegada dos europeus. O processo de colonização europeia começou no final do século XVIII, quando exploradores britânicos e franceses visitaram as ilhas.

    A partir de sua chegada, os europeus começaram a estabelecer contato com as comunidades locais. Em 1906, as ilhas foram oficialmente divididas entre o Reino Unido e a França, com o Reino Unido assumindo o controle da região norte e a França, a região sul.

    Sob o controle dessas potências, as Ilhas Vanuatu foram submetidas a uma série de práticas opressivas, incluindo trabalho forçado, impostos abusivos e restrições à cultura e língua locais.

    Durante a Segunda Guerra Mundial, as ilhas foram ocupadas pelos japoneses, o que resultou em um confronto militar com os aliados. Após a guerra, a administração colonial foi retomada pelos britânicos e franceses.

    No entanto, os movimentos independentistas começaram a ganhar força nas décadas de 1960 e 1970. Finalmente, em 1980, Vanuatu tornou-se uma nação independente com um governo democrático eleito.

    Quem nasce em Vanuatu é?

    Quem nasce em Vanuatu é chamado de “vanuatuense“. A população de Vanuatu é formada por diversas etnias, incluindo nativos melanésios, europeus e asiáticos.

    A maioria dos habitantes (cerca de 298 mil) vivem da agricultura e da pesca, que são as principais fontes de subsistência na ilha, além do turismo.

    Qual é a moeda de Vanuatu?

    Qual é a moeda de Vanuatu?
    Pixabay

    A moeda oficial de Vanuatu é o vatu (VT), que é dividido em 100 centavos. O vatu foi introduzido como moeda oficial em 1981, substituindo o franco do pacífico francês e a libra esterlina como moedas de uso corrente.

    1.000 vatus equivalem a R$ 42,15 atualmente.

    Não se esqueça do seguro viagem Vanuatu!

    Se você gostou das informações e curiosidades que passamos no texto, precisa saber também que o Seguro Viagem Oceania é altamente recomendável para quem visita Vanuatu e outros países do continente.

    Afinal, você estará bem longe de casa e caso algum imprevisto aconteça, como emergência médica, perda ou cancelamento de voo e até extravio de bagagem, o seguro viagem prestará toda assistência necessária em português, e a qualquer hora.

    O Seguros Promo é a plataforma ideal para quem está pesquisando por seguro viagem seja para Vanuatu ou qualquer outro destino turístico do mundo. Além dos preços imbatíveis, é muito fácil realizar a compra online.

    Basta acessar o site Seguros Promo e preencher as informações da sua viagem e seus dados pessoais. A busca mostrará a cotação com diversos planos para que você escolha o mais adequado para o seu tipo de viagem.

    Depois, é só arrumar as malas e partir para conhecer um novo destino e viver uma nova aventura! Você vai adorar ver de perto as belezas naturais das Ilhas Vanuatu e experimentar um pouco de sua cultura e cotidiano. Boa viagem!

    Seguro Viagem:
    Oceania
    AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 100 MUNDO (exceto EUA) COVID-19 UA 100 MUNDO (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 100.000
    Bagagem extraviada USD 750
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA)
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Continue sua leitura!

    aaaa