CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Letônia, mapa: atrações turísticas por região

Conheça dicas imperdíveis e curiosidades sobre a Letônia, mapa de atrações históricas milenares e lar de algumas das maiores belezas naturais da Europa!

Reunimos tudo sobre a Letônia, mapa, principais pontos turísticos e curiosidades interessantíssimas para que você monte o roteiro de viagem ideal por uma das joias dos países bálticos!

Um dos destinos mais baratos para viajar na Europa, esta ex-república soviética reserva ao visitante cenários que mais parecem saídos de contos de fadas, como imponentes castelos medievais surgindo em meio à paisagem verde.

Conheça as principais atrações em cada região do país que tem a internet mais rápida de todo o mundo, e foi um dos berços do Natal como o conhecemos hoje! Confira!

Cote seu seguro viagem no Seguros Promo e ganhe 15% de desconto.

Letônia, mapa: localização do país e principais pontos turísticos

O mapa da Letônia é dividido em três grandes regiões: Ocidental, Oriental e Grandes Planície, onde vivem pouco menos de 2 milhões de pessoas.

Que tal conhecer as belezas do Cabo Kolka, curtir os resorts luxuosos da região de Jurmala, a energia vibrante da capital Riga e o deslumbrante Vale de Gauja

Um dos três países bálticos, ao lado de Lituânia e Estônia, a Letônia só alcançou a independência na década de 1990, mas tem uma história milenar, que inclui torres, fortalezas e castelos medievais.

Onde fica a Letônia no mapa?

Letônia mapa onde fica
Fonte: Pixabay

Com território ligeiramente maior que o do estado da Paraíba, a Letônia é um dos três países bálticos, ao lado de Lituânia e Estônia, que recebem esse nome por serem banhados pelo Mar Báltico.

Mas, afinal, onde fica a Letônia no mapa da Europa? Em uma região que já fez parte da União Soviética, fazendo fronteira com os demais países bálticos, bem como Rússia e Bielorrússia.

O país ainda fica a uma curta distância de cidades como Estocolmo, na Suécia, Helsinque, na Finlândia, e Copenhagen, na Dinamarca: basta atravessar o Mar Báltico de ferry, balsa ou cruzeiro para chegar à Letônia.

Mapa turístico da Letônia

Está montando o seu roteiro de viagens? Então, conheça a Letônia no mapa e confira os principais pontos turísticos deste pequeno país europeu!

Obrigatoriedade do seguro viagem para a Letônia

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Quem quer conhecer a Letônia, mapa, atrações turísticas e todas as curiosidades deste simpático país europeu, deve providenciar a contratação de um seguro viagem obrigatório, com cobertura mínima de 30 mil euros.

O país aderiu ao Tratado de Schengen, acordo que determina uma série de regras e condições que permitem a circulação de viajantes livremente entre as fronteiras europeias.

O seguro viagem é uma dessas exigências — além de ser um item essencial para qualquer viajante, uma vez que oferece cobertura para emergências médicas, seguro bagagem e auxílio por cancelamento de voo, entre outros.

A boa notícia é que você pode fazer a cotação de seguro viagem barato com especialistas no assunto: o Seguros Promo, que permite a análise simultânea de até quatro planos por vez!

Assim vai ficar fácil explorar a Letônia com tranquilidade, com direito a uma série de serviços e coberturas diante dos mais diversos cenários, como emergências médicas ou extravio de bagagem.

Quais são as principais regiões da Letônia?

O mapa da Letônia está dividido em quatro regiões turísticas, a norte, sul, oeste e leste do país: Kurzeme, Vidzeme, Zemgale e Latgale

Cada região tem suas próprias características e peculiaridades, formando um país encantador. Confira os principais pontos turísticos por área!

Kurzeme

Letônia mapa kurzeme
Fonte: Pixabay

No Oeste da Letônia, Kurzeme é um badalado destino de veraneio, às margens do Mar Báltico. O principal ponto da região é o agitado Cabo Kolka, pertinho do Golfo de Riga.

Entre os séculos XVI e XVIII, Kurzeme foi um importante porto, controlado pela Alemanha.

O local é rico em belezas naturais e é o endereço das maiores cachoeiras da Europa, as Ventas Falls.

Durante a primavera, o principal destino turístico é a cidade de Kuldīga, a cerca de 150 km de Riga, onde acontece uma imensa migração de peixes para desova — um espetáculo apreciado por milhares de turistas todos os anos.

Se você visitar a região de Kurzeme, não deixe de conhecer a vinícola mais ao norte do planeta, Vīna Kalns, que produz vinhos de excelente qualidade e foi instalada em um cenário de beleza natural exuberante.

Aproveite para conhecer os pratos típicos da região, como o Sklandrausis, uma espécie de purê feito com cenoura, batata e farinha de centeio, ou o Bukstiņputra, uma sopa feita com batata e cevada.

Vidzeme

A região Norte da Letônia, Vidzeme, é a mais visitada por turistas, pois é onde está a vibrante capital Riga, lar de mais da metade dos habitantes do país.

Riga, por si só, já vale a visita: a cidade tem mais de 800 anos de idade, passou por ocupações estrangeiras e conserva até hoje boa parte de seu patrimônio histórico e arquitetônico, em meio a muitas áreas verdes.

A capital letã preservou tão bem a sua memória que foi tombada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Vidzeme é uma região famosa por suas atrações naturais, boa parte delas concentrada no Vale do Rio Gauja, pertinho de Riga. A paisagem inclui amplos vales, desfiladeiros e colinas, convidando os visitantes a longas e agradáveis caminhadas ao ar livre.

Não deixe de fazer o passeio pelas ruínas medievais de Sigulda, com quase 1.000 anos de história! A cidade é a base de quem deseja visitar o Parque Nacional Gauja, mais antigo parque do país, com mais de 92 hectares.

Se você gosta de história, aproveite para conhecer Cēsis e visite o bem-conservado Castelo de Cēsis, do século XII. Uma boa dica é fazer um passeio combinado com o Castelo de Turaida, na mesma região.

A apenas 50 km da fronteira com a Estônia fica a maior cidade de Vidzeme, Valmiera, lar do principal time de futebol do país, o Valmiera FK.

Zemgale

Letônia mapa zemgale
Fonte: Pixabay

Considerada a região mais fértil e próspera do país, Zemgale fica no sul letão, na divisa com a Lituânia.

Por todo lado você encontra edifícios luxuosos e imensos palácios, frutos da prosperidade local no passado, como o Palácio de Rundāle, aberto a visitação.

Se você é amante de arquitetura, não deixe de fazer o tour pelo Castelo de Bauska e pelo opulento Palácio de Mežotne, alguns dos principais edifícios de toda a região.

Em Zemgale o visitante terá diversas opções de atrações turísticas que são heranças do período medieval, como os Castelos de Krustpils, Koknese e Dobele.

Outro passeio imperdível é o Parque Nacional Kemeri, famoso pelo poder terapêutico de sua lama, águas minerais e de enxofre. 

Se você está viajando em família ou com crianças, não pode deixar de visitar o Parque Natural de Tērvete, que oferece atividades especiais para o público infantil.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Latgale

    A última grande região turística da Letônia fica ao Leste: Latgale, carinhosamente conhecida como “terra dos lagos azuis” por concentrar a maior parte dos lagos do país, como os lagos Drīdža e Jazinkas, destinos badalados de veraneio.

    Toda a região de Latgale parece bastante exótica, e não é à toa: os moradores do local têm um idioma próprio, utilizado em ampla escala.

    Aproveite para conhecer o Parque Daugas Loki, com várias opções de trilhas em meio a cenários naturais exuberantes.

    Curiosidades sobre a Letônia

    Muitos brasileiros sabem pouco ou quase nada sobre os países bálticos. Se esse é o seu caso, confira algumas curiosidades sobre o país para começar a planejar logo uma viagem inesquecível!

    1. Idioma da Letônia

    Letônia mapa idioma
    Fonte: Pixabay

    O lado peculiar da Letônia começa no idioma. A língua oficial do país é o letão, uma das línguas mais antigas da Europa, e boa parte da população fala russo fluentemente

    Isso acontece porque, até a década de 1990, a Letônia fazia parte da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

    Em Latgale, existe ainda um terceiro idioma: boa parte dos habitantes fala o latgálio, que só tem falantes nesta região do mundo.

    2. A Internet é uma das mais rápidas do mundo

    Você sabia que a Letônia tem uma das internets mais rápidas de todo o mundo? Além disso, o acesso à rede mundial de computadores é gratuito e desburocratizado!

    É isso mesmo que você leu: o wi-fi é praticamente gratuito e tem uma velocidade extremamente alta. 

    O internauta pode acessar a internet sem a necessidade de senha em praticamente todos os estabelecimentos públicos e privados do país, incluindo alguns parques e bosques.

    3. A Letônia já foi parte da União Soviética

    Letônia mapa união sovietica
    Fonte: Pixabay

    Desde a Primeira Guerra Mundial, que acabou em 1918, a Letônia estava sob o interesse dos soviéticos, bem como na mira de alemães e outros grupos nacionalistas.

    Anos depois, durante a Segunda Guerra Mundial, em 1940, o país foi conquistado pelo exército soviético e anexado à URSS. 

    O exército alemão até conseguiu ocupar o território entre 1941 e 1944, mas ao fim da guerra o país voltou às mãos da União Soviética.

    O domínio soviético durou décadas e só acabou em 1991, quando a independência do país foi reconhecida por Moscou. Desde então, a Letônia precisou reconstruir suas estruturas governamentais, longe do punho de ferro da antiga URSS.

    As lembranças da época estão por toda parte: o país tem vários museus dedicados à memória do período, como o Prédio da KGB, em Riga, convertido em memorial da ocupação soviética.

    4. A primeira árvore de Natal

    Diz a lenda que a primeira árvore de Natal do mundo surgiu na Letônia, no distante ano de 1510. A peça teria sido instalada na capital, Riga, na praça que abrigava o mercado da cidade.

    A história, porém, tem controvérsias, e os moradores de Tallinn, capital da vizinha Estônia, se recusam a acreditar nessa versão, pois defendem que o ornamento “nasceu” por lá, 70 anos antes.

    Fato é que a briga pela criação da primeira árvore de Natal se arrasta há anos e ainda está longe do fim, já que não existe consenso entre historiadores sobre a verdadeira origem da peça.

    5. Latvian Song and Dance

    A cada cinco anos, a Letônia sedia um dos maiores festivais de música e dança do mundo, o Latvian Song and Dance.

    A festa reúne grupos profissionais e amadores de dança e de música folclórica de todo o país, levando mais de 40.000 artistas à capital, Riga.

    O evento é tão importante que é listado como obra-prima, como Patrimônio Oral e Intangível da Humanidade, pela Unesco.

    6. Coleções de canções folclóricas

    Letônia mapa folclore
    Fonte: Pixabay

    Você conhece alguma canção típica da Letônia? Pois saiba que o país tem uma das maiores coleções de canções folclóricas do mundo, com mais de 300 mil composições.

    Os letões valorizam muito a sua música folclórica e têm, ainda, uma ampla tradição em música erudita.

    7. Jani, o Solstício de Verão

    A data mais importante do calendário letão é o Solstício de Verão, chamado de Jani. O principal feriado do país é celebrado anualmente, entre os dias 23 e 24 de junho, para comemorar o dia mais longo do ano.

    Durante o festival, os letões acendem fogueiras em todas as regiões do país e se reúnem em festa, evocando tradições milenares, como canções folclóricas e muita dança!

    8. Letônia, terra dos introvertidos

    A Letônia é carinhosamente conhecida como país dos introvertidos, e sua população faz jus à fama.

    Os letões são tão tímidos que preferem esperar o saguão do prédio esvaziar para não esbarrarem com os vizinhos na fila do elevador, além de serem bem reservados em relação à estranhos.

    9. As florestas da Letônia

    Letônia mapa floresta
    Fonte: Pixabay

    Na Letônia, o mapa deveria ser verde: mais da metade do território do país é coberto por florestas, que movimentam a economia local. 

    O pinho de Riga, principal árvore letã, é famoso mundialmente e é exportado para dezenas de países, incluindo o Brasil.

    As amplas florestas da Letônia são lar, ainda, de diversas espécies animais, como raposas, alces, texugos, javalis, lebres e muitos outros.

    Como contratar o melhor seguro viagem para a Letônia?

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Agora que você já sabe tudo sobre a Letônia, mapa, curiosidades e principais pontos turísticos, está na hora de contratar o melhor seguro viagem Europa pelo menor preço!

    Recomendamos o uso do melhor comparador do Brasil para ajudar na tarefa e garantir a economia: o Seguros Promo permite a comparação simultânea de até quatro planos de seguro viagem por vez!

    Dessa forma vai ficar fácil conhecer toda a magia dos países bálticos com economia!

    Visitar a Letônia com sossego e sem gastar muito? De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa