Letônia, mapa: atrações turísticas por região
Conheça dicas imperdíveis e curiosidades sobre a Letônia, mapa de atrações históricas milenares e lar de algumas das maiores belezas naturais da Europa!
Reunimos tudo sobre a Letônia, mapa, principais pontos turísticos e curiosidades interessantíssimas para que você monte o roteiro de viagem ideal por uma das joias dos países bálticos!
Um dos destinos mais baratos para viajar na Europa, esta ex-república soviética reserva ao visitante cenários que mais parecem saídos de contos de fadas, como imponentes castelos medievais surgindo em meio à paisagem verde.
Conheça as principais atrações em cada região do país que tem a internet mais rápida de todo o mundo, e foi um dos berços do Natal como o conhecemos hoje! Confira!
Cote seu seguro viagem no Seguros Promo e ganhe 15% de desconto.
Letônia, mapa: localização do país e principais pontos turísticos
O mapa da Letônia é dividido em três grandes regiões: Ocidental, Oriental e Grandes Planície, onde vivem pouco menos de 2 milhões de pessoas.
Que tal conhecer as belezas do Cabo Kolka, curtir os resorts luxuosos da região de Jurmala, a energia vibrante da capital Riga e o deslumbrante Vale de Gauja?
Um dos três países bálticos, ao lado de Lituânia e Estônia, a Letônia só alcançou a independência na década de 1990, mas tem uma história milenar, que inclui torres, fortalezas e castelos medievais.
Procurando o seguro ideal para a sua viagem? Temos mais de 400 planos disponíveis com cobertura no Brasil e no mundo! Garanta 20% de desconto com o cupom BLOG20 ! Pesquise agora clicando aqui!
Onde fica a Letônia no mapa?

Com território ligeiramente maior que o do estado da Paraíba, a Letônia é um dos três países bálticos, ao lado de Lituânia e Estônia, que recebem esse nome por serem banhados pelo Mar Báltico.
Mas, afinal, onde fica a Letônia no mapa da Europa? Em uma região que já fez parte da União Soviética, fazendo fronteira com os demais países bálticos, bem como Rússia e Bielorrússia.
O país ainda fica a uma curta distância de cidades como Estocolmo, na Suécia, Helsinque, na Finlândia, e Copenhagen, na Dinamarca: basta atravessar o Mar Báltico de ferry, balsa ou cruzeiro para chegar à Letônia.
Mapa turístico da Letônia
Está montando o seu roteiro de viagens? Então, conheça a Letônia no mapa e confira os principais pontos turísticos deste pequeno país europeu!
Obrigatoriedade do seguro viagem para a Letônia







Quem quer conhecer a Letônia, mapa, atrações turísticas e todas as curiosidades deste simpático país europeu, deve providenciar a contratação de um seguro viagem obrigatório, com cobertura mínima de 30 mil euros.
O país aderiu ao Tratado de Schengen, acordo que determina uma série de regras e condições que permitem a circulação de viajantes livremente entre as fronteiras europeias.
O seguro viagem é uma dessas exigências — além de ser um item essencial para qualquer viajante, uma vez que oferece cobertura para emergências médicas, seguro bagagem e auxílio por cancelamento de voo, entre outros.
A boa notícia é que você pode fazer a cotação de seguro viagem barato com especialistas no assunto: o Seguros Promo, que permite a análise simultânea de até quatro planos por vez!
Assim vai ficar fácil explorar a Letônia com tranquilidade, com direito a uma série de serviços e coberturas diante dos mais diversos cenários, como emergências médicas ou extravio de bagagem.
Quais são as principais regiões da Letônia?
O mapa da Letônia está dividido em quatro regiões turísticas, a norte, sul, oeste e leste do país: Kurzeme, Vidzeme, Zemgale e Latgale.
Cada região tem suas próprias características e peculiaridades, formando um país encantador. Confira os principais pontos turísticos por área!
Kurzeme


No Oeste da Letônia, Kurzeme é um badalado destino de veraneio, às margens do Mar Báltico. O principal ponto da região é o agitado Cabo Kolka, pertinho do Golfo de Riga.
Entre os séculos XVI e XVIII, Kurzeme foi um importante porto, controlado pela Alemanha.
O local é rico em belezas naturais e é o endereço das maiores cachoeiras da Europa, as Ventas Falls.
Durante a primavera, o principal destino turístico é a cidade de Kuldīga, a cerca de 150 km de Riga, onde acontece uma imensa migração de peixes para desova — um espetáculo apreciado por milhares de turistas todos os anos.
Se você visitar a região de Kurzeme, não deixe de conhecer a vinícola mais ao norte do planeta, Vīna Kalns, que produz vinhos de excelente qualidade e foi instalada em um cenário de beleza natural exuberante.
Aproveite para conhecer os pratos típicos da região, como o Sklandrausis, uma espécie de purê feito com cenoura, batata e farinha de centeio, ou o Bukstiņputra, uma sopa feita com batata e cevada.
Vidzeme
A região Norte da Letônia, Vidzeme, é a mais visitada por turistas, pois é onde está a vibrante capital Riga, lar de mais da metade dos habitantes do país.
Riga, por si só, já vale a visita: a cidade tem mais de 800 anos de idade, passou por ocupações estrangeiras e conserva até hoje boa parte de seu patrimônio histórico e arquitetônico, em meio a muitas áreas verdes.
A capital letã preservou tão bem a sua memória que foi tombada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
Vidzeme é uma região famosa por suas atrações naturais, boa parte delas concentrada no Vale do Rio Gauja, pertinho de Riga. A paisagem inclui amplos vales, desfiladeiros e colinas, convidando os visitantes a longas e agradáveis caminhadas ao ar livre.
Não deixe de fazer o passeio pelas ruínas medievais de Sigulda, com quase 1.000 anos de história! A cidade é a base de quem deseja visitar o Parque Nacional Gauja, mais antigo parque do país, com mais de 92 hectares.
Se você gosta de história, aproveite para conhecer Cēsis e visite o bem-conservado Castelo de Cēsis, do século XII. Uma boa dica é fazer um passeio combinado com o Castelo de Turaida, na mesma região.
A apenas 50 km da fronteira com a Estônia fica a maior cidade de Vidzeme, Valmiera, lar do principal time de futebol do país, o Valmiera FK.
Zemgale


Considerada a região mais fértil e próspera do país, Zemgale fica no sul letão, na divisa com a Lituânia.
Por todo lado você encontra edifícios luxuosos e imensos palácios, frutos da prosperidade local no passado, como o Palácio de Rundāle, aberto a visitação.
Se você é amante de arquitetura, não deixe de fazer o tour pelo Castelo de Bauska e pelo opulento Palácio de Mežotne, alguns dos principais edifícios de toda a região.
Em Zemgale o visitante terá diversas opções de atrações turísticas que são heranças do período medieval, como os Castelos de Krustpils, Koknese e Dobele.
Outro passeio imperdível é o Parque Nacional Kemeri, famoso pelo poder terapêutico de sua lama, águas minerais e de enxofre.
Se você está viajando em família ou com crianças, não pode deixar de visitar o Parque Natural de Tērvete, que oferece atividades especiais para o público infantil.
Latgale
A última grande região turística da Letônia fica ao Leste: Latgale, carinhosamente conhecida como “terra dos lagos azuis” por concentrar a maior parte dos lagos do país, como os lagos Drīdža e Jazinkas, destinos badalados de veraneio.
Toda a região de Latgale parece bastante exótica, e não é à toa: os moradores do local têm um idioma próprio, utilizado em ampla escala.
Aproveite para conhecer o Parque Daugas Loki, com várias opções de trilhas em meio a cenários naturais exuberantes.
Curiosidades sobre a Letônia
Muitos brasileiros sabem pouco ou quase nada sobre os países bálticos. Se esse é o seu caso, confira algumas curiosidades sobre o país para começar a planejar logo uma viagem inesquecível!
1. Idioma da Letônia


O lado peculiar da Letônia começa no idioma. A língua oficial do país é o letão, uma das línguas mais antigas da Europa, e boa parte da população fala russo fluentemente.
Isso acontece porque, até a década de 1990, a Letônia fazia parte da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
Em Latgale, existe ainda um terceiro idioma: boa parte dos habitantes fala o latgálio, que só tem falantes nesta região do mundo.
2. A Internet é uma das mais rápidas do mundo
Você sabia que a Letônia tem uma das internets mais rápidas de todo o mundo? Além disso, o acesso à rede mundial de computadores é gratuito e desburocratizado!
É isso mesmo que você leu: o wi-fi é praticamente gratuito e tem uma velocidade extremamente alta.
O internauta pode acessar a internet sem a necessidade de senha em praticamente todos os estabelecimentos públicos e privados do país, incluindo alguns parques e bosques.
3. A Letônia já foi parte da União Soviética


Desde a Primeira Guerra Mundial, que acabou em 1918, a Letônia estava sob o interesse dos soviéticos, bem como na mira de alemães e outros grupos nacionalistas.
Anos depois, durante a Segunda Guerra Mundial, em 1940, o país foi conquistado pelo exército soviético e anexado à URSS.
O exército alemão até conseguiu ocupar o território entre 1941 e 1944, mas ao fim da guerra o país voltou às mãos da União Soviética.
O domínio soviético durou décadas e só acabou em 1991, quando a independência do país foi reconhecida por Moscou. Desde então, a Letônia precisou reconstruir suas estruturas governamentais, longe do punho de ferro da antiga URSS.
As lembranças da época estão por toda parte: o país tem vários museus dedicados à memória do período, como o Prédio da KGB, em Riga, convertido em memorial da ocupação soviética.
4. A primeira árvore de Natal
Diz a lenda que a primeira árvore de Natal do mundo surgiu na Letônia, no distante ano de 1510. A peça teria sido instalada na capital, Riga, na praça que abrigava o mercado da cidade.
A história, porém, tem controvérsias, e os moradores de Tallinn, capital da vizinha Estônia, se recusam a acreditar nessa versão, pois defendem que o ornamento “nasceu” por lá, 70 anos antes.
Fato é que a briga pela criação da primeira árvore de Natal se arrasta há anos e ainda está longe do fim, já que não existe consenso entre historiadores sobre a verdadeira origem da peça.
5. Latvian Song and Dance
A cada cinco anos, a Letônia sedia um dos maiores festivais de música e dança do mundo, o Latvian Song and Dance.
A festa reúne grupos profissionais e amadores de dança e de música folclórica de todo o país, levando mais de 40.000 artistas à capital, Riga.
O evento é tão importante que é listado como obra-prima, como Patrimônio Oral e Intangível da Humanidade, pela Unesco.
6. Coleções de canções folclóricas


Você conhece alguma canção típica da Letônia? Pois saiba que o país tem uma das maiores coleções de canções folclóricas do mundo, com mais de 300 mil composições.
Os letões valorizam muito a sua música folclórica e têm, ainda, uma ampla tradição em música erudita.
7. Jani, o Solstício de Verão
A data mais importante do calendário letão é o Solstício de Verão, chamado de Jani. O principal feriado do país é celebrado anualmente, entre os dias 23 e 24 de junho, para comemorar o dia mais longo do ano.
Durante o festival, os letões acendem fogueiras em todas as regiões do país e se reúnem em festa, evocando tradições milenares, como canções folclóricas e muita dança!
8. Letônia, terra dos introvertidos
A Letônia é carinhosamente conhecida como país dos introvertidos, e sua população faz jus à fama.
Os letões são tão tímidos que preferem esperar o saguão do prédio esvaziar para não esbarrarem com os vizinhos na fila do elevador, além de serem bem reservados em relação à estranhos.
9. As florestas da Letônia


Na Letônia, o mapa deveria ser verde: mais da metade do território do país é coberto por florestas, que movimentam a economia local.
O pinho de Riga, principal árvore letã, é famoso mundialmente e é exportado para dezenas de países, incluindo o Brasil.
As amplas florestas da Letônia são lar, ainda, de diversas espécies animais, como raposas, alces, texugos, javalis, lebres e muitos outros.
Como contratar o melhor seguro viagem para a Letônia?









Agora que você já sabe tudo sobre a Letônia, mapa, curiosidades e principais pontos turísticos, está na hora de contratar o melhor seguro viagem Europa pelo menor preço!
Recomendamos o uso do melhor comparador do Brasil para ajudar na tarefa e garantir a economia: o Seguros Promo permite a comparação simultânea de até quatro planos de seguro viagem por vez!
Dessa forma vai ficar fácil conhecer toda a magia dos países bálticos com economia!
Visitar a Letônia com sossego e sem gastar muito? De Promo você pode!
Leia também: