Planejamento de viagem: 5 erros para não cometer

planejamento de viagem

Planejar uma viagem é uma delícia: decidir o local que será visitado, comprar passagens, ver as roupas que levará na mala… Apesar de pegar o carro ou avião e partir rumo a um lugar diferente seja algo que agrade a maioria das pessoas, é essencial tomar alguns cuidados para que imprevistos não comprometam o descanso e a diversão.

Entre os deslizes mais cometidos no planejamento de viagem estão: não montar um roteiro, não fazer o planejamento com antecedência e não contratar seguro de viagem. Veja os 5 erros mais comuns na hora de planejar uma viagem e entenda a importância de não cometê-los:

#1 Não montar um roteiro para a viagem

planejamento de viagem

Quando o assunto é planejamento de viagem, um dos principais erros cometidos pelos viajantes é não montar um roteiro para a aventura. É claro que se deixar levar pelo lugar e descobrir deliciosas surpresas pelo caminho faz parte da experiência, mas ter um roteiro ajuda a não perder valiosas horas da viagem procurando o que fazer ou, pior, descobrir na volta que deixou de conhecer uma atração imperdível.

Para não cometer esse erro, monte um roteiro básico, com os lugares que você não quer deixar de conhecer. Neste guia, não esqueça de incluir possíveis deslocamentos de uma cidade para outra, hotéis que devem ser reservados, passagens que precisam ser compradas, etc. 

#2 Não fazer o planejamento com antecedência

Além de montar um roteiro básico de viagem, é muito importante começar esse planejamento com certa antecedência. Apesar desse cuidado ser essencial, muitos viajantes – especialmente os brasileiros – são conhecidos pelo costume de deixar tudo para cima da hora. Resultado: acabam pagando mais caro pelas passagens aéreas e, em muitos casos, não conseguem reservar o hotel que queriam inicialmente e têm que mudar os planos.

Evite esse desgaste ao fazer o planejamento de viagem o quanto antes. Com o roteiro em mãos, comece verificando os documentos que você precisará levar e, ainda, se estão dentro da validade. Caso seja necessário, providencie passaporte, visto, vacinas e demais obrigações que possam atrapalhar sua viagem. 

É importante pesquisar os preços das passagens com antecedência. Além de colocar alertas de preço para saber quando o valor aumentou ou baixou, outra boa ideia é ficar de olho nas promoções de companhias aéreas. Após isso, não esqueça de reservar os hotéis em que se hospedará e verificar se será preciso comprar ingressos para alguma atração que não abre mão de visitar. 

#3 Não contratar seguro de viagem

planejamento de viagem

O seguro de viagem, geralmente, não tem um valor significativo a ponto de impactar o orçamento reservado para viajar. Apesar de ser uma despesa pequena, é algo que pode evitar muita dor de cabeça caso você tenha um problema de saúde durante nesse período.

Há locais, como grande parte dos países da Europa, em que o seguro de viagem é obrigatório. Já nos Estados Unidos, o viajante pode escolher se faz ou não a contratação. Apesar de não ser obrigado a ter o seguro ao viajar para terras americanas, é altamente recomendável: o custo com despesas médicas nos EUA é considerável, podendo ultrapassar US$ 20 mil.

Não deixe o barato sair caro! Evite perder dinheiro e contrate um seguro de viagem em uma empresa confiável, com boa reputação e que realmente vá prestar uma assistência de qualidade caso você tenha qualquer contratempo de saúde.

#4 Não fazer um planejamento de custos

planejamento de viagem

Além de planejar roteiro e passo a passo da sua viagem, para não ter problemas no futuro é fundamental fazer também um planejamento de custos. Coloque no papel todas as possíveis despesas, tais como: passagens aéreas, hospedagem, alimentação e ingressos para atrações locais. Faça um orçamento do quanto pretende gastar em cada área e pesquise preços para se ater ao seu limite de despesas. 

Fique atento a possíveis descontos e, caso vá para o exterior, não deixe de analisar se vale mais a pena comprar a moeda local ainda no Brasil ou trocar dinheiro já no país estrangeiro. Na hora de fazer seu orçamento, não deixe de separar uma pequena quantia para lembrancinhas e outros gastos menores.

Dentro do âmbito financeiro, outro cuidado importante é levar uma reserva para ser usada apenas em caso de imprevistos. Você pode lançar mão dessa quantia caso perca um voo e tenha que trocar a passagem, ou mesmo se desejar estender um pouco mais a estadia. Levar a reserva de emergência evita que você tenha que recorrer a alternativas como o rotativo do cartão de crédito ou cheque especial – e seus juros altíssimos – caso tenha gastos inesperados. É uma segurança que vale a pena. 

#5 Não fazer uma mala adequada para a viagem

planejamento de viagem

O planejamento de viagem passa também por fazer uma pesquisa para entender a cultura e o costume do lugar que vai visitar. Nesse sentido, é importante checar a estação do ano em que vai viajar, se é uma cidade que chove muito ou não, a natureza das atividades durante os dias em que vai ficar fora, etc. Esse cuidado é essencial para arrumar uma mala adequada e não ter dor de cabeça ao chegar no hotel e concluir que não levou tudo aquilo que precisa.

Dentre os itens que não podem faltar na bagagem estão sapatos confortáveis e um kit de primeiros socorros para emergências. Outra dica é sempre levar uma muda de roupa e itens de higiene na mala de mão. Assim, você não fica desamparado em caso de extravio de bagagem

O planejamento de viagem é algo que exige tempo, pesquisa e atenção. Apesar de muitas pessoas não terem paciência para essa etapa, cumpri-la com cuidado reduz consideravelmente as chances de ter dores de cabeça durante os dias de descanso.

O ideal é começar o planejamento pelo menos seis meses antes para, assim, garantir que não deixou nenhum item de fora. Não deixe de montar um roteiro completo, fazer um planejamento de custos, uma mala adequada e, ainda, contratar um seguro de viagem para garantir sua segurança e da sua família.

Gostou deste post? Não deixe de seguir a gente no Twitter, Instagram, Facebook e Google + para ter acesso a outros conteúdos como este!

compartilhar no facebook compartilhar no twitter
Compre aqui seu seguro viagem

Segue a gente

mautic is open source marketing automation