CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Capital da Austrália: conheça os principais atrativos de Camberra!

Capital da Austrália: explore museus, galerias de arte e eventos culturais, mergulhando na rica atmosfera política e cultural de Camberra.

Se você acredita que a capital da Austrália é Sydney ou Melbourne, temos uma surpresa para você: nenhuma dessas cidades é a capital do país!

A verdadeira capital é Camberra, uma cidade que muitos, inclusive australianos, confundem ao responder essa simples pergunta. 

Essa escolha pode parecer inusitada, mas foi feita de forma estratégica. A cidade fica afastada da costa litorânea para reduzir o risco de bombardeios em tempos de guerra e minimiza a rivalidade entre as duas maiores metrópoles do país.

Até o nome da cidade foi escolhido minuciosamente para valorizar a união de diferentes culturas. Afinal, é a fusão de “Canberry”, de origem europeia, e “Nganbra”, uma palavra aborígene. O significado? “Local de encontro”. 

Assim como Brasília, Camberra também foi planejada, adotando o conceito de jardim-cidade, com suas amplas áreas verdes e um extenso lago artificial. 

Os visitantes encontram uma mistura irresistível de segurança, infraestrutura e uma conexão especial com a natureza. 

Quer saber mais sobre esse destino fora do óbvio, onde você poderá conhecer o Parlamento Australiano, museus incríveis e belos parques? Neste artigo, vamos te mostrar o que torna Camberra tão especial!

Seguro viagem com 20% de desconto com o cupom BLOG20, compre agora!

Capital da Austrália: conheça os melhores pontos turísticos da cidade!

Capital da Austrália: conheça os melhores pontos turísticos da cidade!
Pixabay

Desde 1911, quando o Território da Capital Australiana (ACT) foi inaugurado, Camberra desafia as expectativas.

Para começar, a capital da Austrália é o resultado de uma competição internacional de design que atraiu 136 participantes. 

O projeto vencedor, concebido pelo arquiteto americano Walter Burley Griffin, foi construído no interior do país, como uma cidade-jardim valorizada por extensas áreas verdes. 

O coração da cidade é o Burley Griffin Lake, lago artificial batizado em homenagem ao arquiteto, construído na década de 1960.

Hoje, quase 400 mil pessoas chamam Camberra de lar e desfrutam de lugares como a Biblioteca Nacional e a Galeria Nacional de Arte. 

A maior parte dos pontos turísticos e históricos está concentrada na região conhecida como Triângulo Parlamentar, situada ao redor do lago. 

Nessa área, turistas, estudantes e moradores podem desfrutar de passeios de barco, praticar esportes ou desfrutar de piqueniques, restaurantes e cafés ao redor do Burley Griffin. 

A cidade também está a menos de 150 km de praias incríveis da Austrália, como Maloneys Beach, Batehaven e Malua Bay.

Nesse lugar em que o planejamento urbano se encontra com a natureza, certamente não vão faltar atrações para rechear o seu roteiro! Veja só!

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Onde fica a capital da Austrália?

    A capital da Austrália fica no Território da Capital Australiana, parte do estado de Nova Gales do Sul, onde fica Sydney, a 290 km.

    Embora Camberra esteja no interior do país, não está longe de várias praias, como Catalina e Long Beach, a uma distância que não ultrapassa 150 km.

    Também é perfeitamente possível planejar uma visita a outras grandes cidades australianas em um mesmo roteiro a partir da capital. Melbourne está a menos de 660 km, enquanto Sydney fica a apenas 3 horas de carro. 

    Por que a capital da Austrália é Camberra?

    Melbourne é considerada a capital econômica e cultural do país, tendo ultrapassado até mesmo a famosa Sydney em quantidade de habitantes nos últimos anos. Mas por que Camberra foi escolhida para ser a capital da Austrália?

    Essa escolha remonta a uma estratégia de pacificação de rivalidades históricas entre as cidades de Sydney e Melbourne.

    A decisão foi tomada para neutralizar as disputas acirradas entre essas metrópoles, que ansiavam pelo prestígio de serem a capital do país.

    Desde o início do século XX, quando Camberra virou capital, é a cidade do interior que tem desempenhado esse papel fundamental.

    Além de seu propósito unificador, a construção de Camberra também considerou sua proximidade com a costa litorânea.

    A capital está não apenas no interior, mas também próximo à costa. Isso poderia reduzir as chances de bombardeios durante períodos de guerra.

    Capital da austrália: mapa

    O território da capital australiana é relativamente plano, o que facilita a circulação dos visitantes. Melhor ainda: a cidade tem um design planejado e foi concebida para ser simultaneamente amigável aos pedestres e aos veículos.

    A cidade está dividida em núcleos bem organizados. Civic é o centro da cidade, Kingston e Manuka ficam nos arredores do lago Burley Griffin, Belconnen é uma área comercial, e por aí vai.

    Embora as distâncias entre esses e outros núcleos sejam grandes e exijam o uso de veículos, esses bairros funcionam como mini cidades, com grande autonomia. O visitante encontra comércio, hotéis, atrações e restaurantes em todos eles.

    Confira no mapa da capital da Austrália!

    Como chegar a Camberra?

    A maneira mais eficiente de alcançar a capital da Austrália é, indiscutivelmente, por via aérea. As principais companhias aéreas do país, como Qantas e Virgin, oferecem voos diretos para Camberra. 

    O aeroporto fica a menos de 10 km da região de Civic, onde fica a maior concentração de hotéis e atrativos turísticos da cidade. A viagem de carro geralmente leva de 15 a 20 minutos. 

    Se você deseja fazer uma roadtrip pelo país dos cangurus, encontrará estradas bem conservadas, que tornam a viagem terrestre uma experiência prazerosa. 

    A empresa Greyhound oferece opções de ônibus a partir das principais cidades australianas, como Sydney e Melbourne. A partir de Melbourne, são quase 9 horas de viagem, enquanto Sydney fica mais próxima, às 3h30.

    Outra opção viável são os trens, partindo tanto de Sydney quanto de Melbourne em direção a Camberra diariamente. Essa alternativa, porém, pode ser mais demorada.

    Quando visitar a cidade de Camberra?

    Diferentemente de outras regiões do país, a temperatura na capital da Austrália não é marcada por extremos de calor. Mesmo no verão, os termômetros não passam de 29ºC.

    Assim como o Brasil, a Austrália está no Hemisfério Sul e as estações coincidem. Ou seja, o verão ocorre entre dezembro e março, inverno vai de junho a setembro, e por aí vai.

    As quatro estações são claramente definidas, o que oferece experiências distintas para o viajante ao longo do ano. 

    O verão é uma data de pouco movimento na cidade, já que a maioria dos australianos vai às praias nesse período. O inverno, por sua vez, é bem frio, chegando a registrar -3ºC em dias mais gelados. 

    A boa notícia é que as chuvas não são muito frequentes ao longo do ano inteiro, e o sol brilha praticamente 300 dias no ano. 

    Uma boa dica é evitar as férias escolares e os feriados prolongados, que variam entre dezembro e janeiro, abril, julho e setembro. Assim, você pode escapar das multidões e garantir uma experiência mais tranquila de viagem. 

    Onde se hospedar na capital da Austrália?

    Onde se hospedar na capital da Austrália?
    Brassey Hotel

    O melhor lugar para ficar na capital da Austrália é o centro da cidade, conhecido como Civic ou CBD (Central Business District). É uma região repleta de restaurantes, bares, cafés, lojas e shoppings. 

    Os grandes hotéis presentes nessa área garantem uma estadia de qualidade, embora muitas vezes com preços mais elevados. Esse é o custo de se hospedar perto de parques, museus e comodidades urbanas.

    Bairros alternativos que podem ser interessantes para o turista incluem Kingston e Manuka, que ficam próximos a Civic e também oferecem infraestrutura completa.

    Kingston é muito charmoso, sobretudo por estar às margens do lago Burley Griffin e do Triângulo Parlamentar. Manuka, por sua vez, não fica tão perto do centro e do lago, mas tem fácil acesso e hotéis mais econômicos.

    O ideal é ficar em uma dessas regiões para gastar menos tempo com trânsito. Os outros bairros ficam mais distantes das atrações mais famosas, o que pode exigir o uso de meios de transporte para locomoção.

    Proteja-se contra imprevistos! Contrate um seguro viagem!

    Por mais que você se planeje, ainda podem ocorrer certos imprevistos em sua visita à capital da Austrália. Eis a importância do seguro viagem!

    Esse tipo de seguro é personalizado para atender às necessidades de quem viaja. Assim, protege em caso de doenças, acidentes, cancelamento de voos e perda de bagagem, entre outros. 

    No Seguros Promo, você encontra planos de seguro viagem das melhores empresas do mercado pelo melhor custo-benefício. Em meio a inúmeras possibilidades, você pode escolher o plano que melhor atenda ao que você precisa!

    Um dos principais diferenciais do Seguros Promo é a ferramenta comparadora exclusiva, que possibilita a análise e seleção de diferentes planos de maneira fácil e eficiente. 

    Com opções de pagamento em até 12 vezes, a nossa plataforma facilita a adesão ao seguro viagem, garantindo proteção sem comprometer o orçamento da viagem.

    Seguro Viagem:
    Oceania
    AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 100 MUNDO (exceto EUA) COVID-19 UA 100 MUNDO (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 100.000
    Bagagem extraviada USD 750
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA)
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Pontos turísticos da capital da Austrália

    A capital da Austrália é o endereço de prédios históricos e museus incríveis, além de parques, jardins e o encantador lago Burley Griffin. Que tal curtir um tranquilo passeio de barco enquanto desvenda as belas paisagens da cidade de Camberra?

    Vem descobrir o que fazer na cidade!

    National Museum

    A história da capital da Austrália e do próprio país está contada em detalhes no riquíssimo National Museum, o Museu Nacional australiano.

    O museu fica localizado às margens do lago Burley Griffin e abriga uma coleção abrangente, com mais de 50 mil anos de riquezas indígenas. O local também testemunhou eventos cruciais, como parte das Olimpíadas de Sydney, em 2000. 

    Um dos grandes destaques da instituição é o acervo de pinturas de casca de aborígene e ferramentas de pedra: é o maior do mundo! 

    Com foco em temas como povos e culturas aborígenes, o museu conta a história australiana desde o século XVIII. 

    A própria arquitetura do museu é encantadora, revelando traços e influências da colonização australiana e do século XX na cidade. 

    Uma das maneiras mais agradáveis de conhecer o museu é por meio de visitas guiadas. Também é possível explorar as galerias por conta própria ou participar de palestras sobre o edifício. 

    O National Museum of Australia fica aberto todos os dias do ano (à exceção de 25 de dezembro), das 9h às 17h. Você pode chegar até lá de ônibus, pela linha 53.

    National Gallery
    Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    Outro museu que você não pode perder na sua visita a Camberra é a National Gallery of Australia, a Galeria Nacional.

    Também localizada às margens do lago Burley Griffin na capital da Austrália, a galeria reúne um acervo vasto. São mais de 120 mil obras de artistas da Oceania e da Ásia, além de povos originários. 

    O museu foi criado na década de 1960 e é considerado um dos principais museus do país, oferecendo não apenas obras permanentes, mas também exposições itinerantes. 

    Entre as obras mais famosas estão os retratos de ícones australianos e figuras de interesse público na seção National Portrait Gallery. Você também poderá conferir os famosos Blue Poles, de Jackson Pollock, e a série Ned Kelly, de Sidney Nolan. 

    A National Gallery foi recentemente revitalizada, ganhando uma expansão com novas galerias de arte australianas e internacionais para explorar. 

    As linhas 2 e 6 de ônibus levam até a National Gallery, que funciona todos os dias (exceto no Natal), das 10h às 17h. A entrada é gratuita, mas é necessário retirar ingresso pelo site oficial do museu.

    National Library

    A maior biblioteca do país fica na capital da Austrália: a National Library of Australia, com mais de 6 milhões de itens e 15 mil manuscritos. 

    Além de seu impressionante acervo, a biblioteca possui uma galeria de arte e diversas salas de estudo, e ganha iluminação especial à noite. 

    Como lar da história da Austrália, a biblioteca é um centro dinâmico de atividades, onde os visitantes podem desfrutar de visitas guiadas gratuitas. Também é oferecida programação especial durante os períodos de férias escolares. 

    Entre os lugares mais imperdíveis está a Sala de Leitura Principal, que reúne algumas obras de arte e uma seleção de livros em exposição. Você também poderá conhecer as coleções da Galeria de Tesouros e da Galeria de Exposições. 

    O jeito mais agradável de conhecer a National Gallery é por meio de visitas guiadas gratuitas, conduzidas por guias voluntários apaixonados. Aproveite para passar na lojinha do museu para adquirir lembranças de viagem. 

    Além disso, pode ser interessante conhecer o Bookplate Café, uma cafeteria temática, onde você poderá saborear uma bebida e algo para comer.

    A National Library abre de segunda a quinta, das 8h às 20h, às sextas, das 8h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h. A biblioteca só fecha as portas na Sexta-Feira Santa e no dia de Natal.

    National Zoo & Aquarium

    Quem deseja montar um roteiro para toda a família pela capital da Austrália não pode perder a chance de visitar o National Zoo & Aquarium.

    Muito mais do que um simples zoológico, o local combina diversão e educação para todas as idades por meio da interação com a vida selvagem. 

    Ali, você poderá conhecer uma impressionante variedade de animais nativos e exóticos, como leões, tigres, ursos, girafas, pinguins e macacos, entre muitos outros.

    É no National Zoo & Aquarium, aliás, que fica o maior tanque de água salgada da Austrália, com centenas de espécies que não existem em nenhum outro lugar.

    Também é possível desfrutar de experiências interativas, como visitas noturnas, fazer carinho em uma chita, alimentar ursos ou conhecer de perto suricatos. 

    O National Zoo & Aquarium abre todos os dias (exceto 25 de dezembro), das 9h30 às 17h. Os ingressos custam a partir de 55 AUD (em novembro/2023).

    Questacon

    Sua visita à capital da Austrália não pode deixar a Questacon de fora. Trata-se do Centro Nacional de Ciência e Tecnologia de Camberra, simplesmente imperdível para entusiastas da ciência e curiosos em geral. 

    O lugar reúne mais de 200 exposições interativas, incluindo programas dedicados a inspirar as crianças a se aproximarem do mundo da ciência. 

    Ali, o visitante aprende enquanto se diverte por meio de simuladores de queda livre, terremoto e outros fenômenos. 

    Os ingressos devem ser pré-reservados online para garantir acesso, e recomenda-se a reserva antecipada devido à limitação de ingressos para cada sessão. A entrada custa a partir de 25 AUD (em novembro/2023).

    House Parliament

    House Parliament
    Pxhere / CC0

    Como capital da Austrália, Camberra abriga as sedes do governo do país, o complexo conhecido como House Parliament, ou Casas do Parlamento.

    O moderno conjunto arquitetônico simboliza a democracia na capital australiana e é o palco onde o Parlamento Australiano discute leis e políticas.

    O local também se destaca por sua bela arquitetura, sendo frequentemente utilizado como cenário para exposições públicas. 

    Ali, os cidadãos podem participar de debates sobre projetos de lei e se envolver em consultas de comitês.

    Os visitantes, por sua vez, têm a chance de explorar o edifício e encontrar tesouros históricos, que destacam a rica tapeçaria cultural da Austrália.

    O Parlamento está aberto diariamente e a visita é gratuita!

    Australian War Memorial

    Outra atração imperdível na capital da Austrália é o Australian War Memorial, um centro nacional de celebração do país. O lugar foi projetado para homenagear os australianos que lutaram na Primeira e Segunda Guerra Mundial.

    Considerado símbolo do sacrifício australiano, o memorial é uma das principais atrações da cidade e abriga um museu, um santuário e um arquivo extenso. 

    Os visitantes podem conferir de perto exposições, obras de arte, grandes objetos tecnológicos e registros pessoais relacionados à guerra.

    É comum também a realização de palestras de homens e mulheres que serviram e continuam a servir a nação em guerras, conflitos e operações.

    Entre as áreas imperdíveis do complexo estão o Salão de Aeronaves, o Salão do Valor e as Galerias da Primeira e Segunda Guerra Mundial.

    Os ingressos são gratuitos, mas devem ser emitidos antecipadamente pelo site para garantir a entrada.

    Australian National University

    A capital da Austrália é também o endereço da A Australian National University (ANU), uma instituição pública de pesquisa com renome mundial.

    Eleita a melhor universidade da Austrália e uma das 30 melhores do mundo, a ANU é celebrada por sua pesquisa de alto nível. 

    O campus fica em um território de povos originários australianos, Ngunnawal e Ngambri, em meio a 145 hectares. Com mais de 10 mil árvores, a ANU é reconhecida como um dos lugares mais verdes da Austrália.

    A instituição foi fundada quase simultaneamente com a capital, e, por isso, tem muitos edifícios históricos reconhecidos como patrimônio histórico pela Commonwealth Heritage List

    O corpo docente também impressiona, com vencedores do Prêmio Nobel em meio aos professores. Ali estudam mais de 20 mil estudantes de graduação e pós-graduação. 

    Além dos prédios acadêmicos, o campus abriga sociedades científicas, residências estudantis, bibliotecas e órgãos nacionais, como o Arquivo Nacional de Cinema e Som. 

    Royal Australian Mint

    Você não pode voltar para casa antes de visitar a Royal Australian Mint, na capital da Austrália. É o equivalente à Casa da Moeda australiana, ainda em pleno funcionamento. 

    Tombada como patrimônio da Commonwealth, o local mostra o processo de fabricação das moedas australianas e conta a história do país. 

    Os visitantes têm a oportunidade de explorar a fábrica em operação por meio de plataformas de visualização e displays multimídia interativos.

    Uma das principais atrações é Titan, um robô encarregado de despejar moedas em um depósito. 

    Vale a pena fazer uma visita guiada gratuita para conhecer uma perspectiva aprofundada desse fascinante mundo das moedas. É possível até mesmo cunhar sua própria moeda como uma lembrança da visita ou adquirir uma na Loja de Moedas!

    O Royal Australian Mint também abriga uma cafeteria, o Mint’s Café, que serve bebidas e lanches deliciosos.

    Australian Institute of Sport

    Australian Institute of Sport
    Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

    Outra joia da capital da Austrália é o Australian Institute of Sport (AIS), um centro de elite para o desenvolvimento esportivo

    A atração é muito popular e oferece visitas guiadas conduzidas por atletas locais. É uma oportunidade ímpar para conhecer os bastidores do treinamento de alguns dos melhores atletas do país. 

    Você poderá assistir a treinos de atletas de elite e explorar as instalações esportivas de ponta. É possível até utilizar algumas dessas instalações, como quadras, piscina e academia. 

    Não deixe de visitar a Sportex, uma exposição esportiva interativa que oferece atividades como basquete em cadeira de rodas, esqui alpino virtual e escalada. 

    As visitas guiadas partem diariamente do Centro de Visitantes do AIS.

    Encontre o seu seguro viagem para a Austrália no Seguros Promo!

    Conte com o Seguros Promo para garantir uma visita ainda mais tranquila e inesquecível à capital da Austrália!

    Em nosso site, você encontra os melhores planos de seguro viagem para lidar com eventuais imprevistos durante a sua estadia. 

    Dessa forma, você tem acesso a cobertura médica, seguro bagagem, auxílio por cancelamento de viagem e outros serviços importantes. Tudo para que você garanta a volta para casa sem prejuízo, não importa o que aconteça!

    Você ainda conta com a comodidade de pagamento em até 12 vezes no cartão e pode utilizar nosso comparador de seguros para encontrar as melhores coberturas. De Promo você pode!

    Seguro Viagem:
    Oceania
    AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 100 MUNDO (exceto EUA) COVID-19 UA 100 MUNDO (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 100.000
    Bagagem extraviada USD 750
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA)
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Continue sua leitura!

    aaaa