CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Chichén Itzá: saiba como ir e o que visitar neste destino no México!

Chichén Itzá é, definitivamente, um dos lugares mais intrigantes do mundo. Saiba mais sobre a atração e descubra o que fazer durante o seu passeio!

Chichen Itzá é um verdadeiro tesouro da história nacional mexicana, provando que o país oferece muito mais do que hotéis, resorts luxuosos e praias paradisíacas.

Trata-se de uma antiga cidade do povo Maia, da era pré-colombiana, e foi um grande centro urbano dessa civilização.

Em Chichen Itzá, a história está por todo lugar, as ruínas surpreendem por seu tamanho, arquitetura e pela técnica empregada para construir a cidade, que hoje é considerada uma das maravilhas do mundo moderno.

Neste texto, vamos falar tudo sobre Chichen Itzá, curiosidades da cultura maia e apresentar inúmeros motivos pelos quais você deveria conhecer esse lugar tão incrível do México. Acompanhe a seguir e boa leitura!

Cote os melhores seguros de viagem com 15% de desconto neste link!

Chichén Itzá: uma das 7 maravilhas do mundo moderno!

Se você pretende conhecer a antiga capital do povo maia, procure um guia para revelar toda a história de Chichén Itzá, curiosidades e como de fato era a vida na cidade.

Chichén Itzá se tornou a quinta maravilha do mundo moderno em 2007, sendo considerada tão importante quanto o Coliseu, o Cristo Redentor, Machu Picchu e o Taj Mahal, para citar alguns exemplos.

Se você gosta deste tipo de atração, vai adorar a Pirâmide Kukulcán: magnífica em todos os sentidos, imensa e bem preservada, onde duas vezes ao ano, na primavera e no outono, acontece a “descida da serpente emplumada”.

O sol incide sobre os degraus da pirâmide formando um jogo de luz e sombras impressionantes, o que deixa os visitantes ainda mais maravilhados.

O que significa Chichén Itzá?

O que significa Chichén Itzá?
Fonte: Pexels

Chichén Itzá, na verdade, é uma junção de algumas palavras antigas, que fazem referência aos poços que existem na região, locais muitas vezes sagrados para os maias.

Chi, é o correspondente a ”bocas”, Chen seria o mesmo que “poços”, e Itzá é o nome de uma importante tribo maia da região. 

Em Chichén Itzá, história, cultura e muitas curiosidades não faltam para deixar o passeio ainda mais interessante!

Chichén Itzá: onde fica?

Você sabe onde fica a Riviera Maya no México? É um destino procurado principalmente por suas belas praias, mas os tesouros arqueológicos desta região são de valor inestimável para a humanidade.

Chichén Itzá fica ao leste do estado de Yucatán, no México, mais precisamente no município de Tinum. 

Das ruínas da cidade até Cancún, à nordeste, são aproximadamente 200 km e o motorista consegue facilmente fazer o trajeto em cerca de duas horas e 40 minutos.

Como resultado da difusão cultural da época, esse glorioso centro urbano maia tem diferentes estilos arquitetônicos, o que se justifica também pelo longo período em que foi habitado.

Como chegar em Chichén Itzá?

Como chegar em Chichén Itzá?
Fonte: Unsplash

O trajeto de carro de Cancún até Chichén Itzá, onde fica, é tranquilo, basta pegar a rodovia 180 e depois, a continuação pela 180D.

Se você é apaixonado por história e quer comodidade durante a sua visita, a dica é contratar um passeio com guia turístico, em que esteja incluso o transporte para conhecer o local. 

Tanto em Cancún quanto em Mérida é possível encontrar facilmente as agências que oferecem um tour pela atração.

E ainda, se não quiser nada disso, dá para pegar o ônibus que parte das duas cidades citadas acima e conhecer as ruínas por conta própria.

Quanto custa para entrar em Chichén Itzá?

O valor do ingresso para entrar em Chichén Itzá é de U$ 13. Na nossa cotação, isso daria em torno de R$ 71 (valores de outubro de 2021). 

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Seguro viagem em promoção para o México!

    O seguro viagem para o méxico é incrivelmente barato, e comprando pelo site do Seguros Promo, você ainda consegue o melhor preço do mercado

    Viajar é um dos maiores prazeres da vida, concorda? Mas tem que ser com segurança e tranquilidade.

    Afinal, ninguém pensa em sair de seu país ou do conforto do seu lar para resolver imprevistos em um lugar desconhecido, não é mesmo?

    Com o Seguros Promo, você não precisa passar por essa dor de cabeça e vai ter o apoio necessário para solucionar uma série de problemas. 

    Além disso, poderá contar com coberturas como assistência médica e hospitalar, auxílio em atrasos ou cancelamentos de voos, extravio de bagagem e muito mais!

    Com o Seguros Promo você compara diversos planos e escolhe o que melhor atende aos seus objetivos, orçamento e perfil de turista. Acesse o site e confira!

    Seguro Viagem:
    América do Norte
    CORIS 100 USA BASIC +COVID19 CORIS 100 USA BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 100.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 250.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19 GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19
    Assistência médica USD 145.000
    Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Quem viveu em Chichén Itzá?

    Por volta do século V da Era cristã, os Itzá, uma tribo maia, fundaram Chichen Itzá, que posteriormente se tornou um centro político, religioso e de peregrinação.

    Os moradores da cidade ficaram conhecidos como os “feiticeiros da água”, pois se organizavam ao redor dos cenotes que contém água potável.

    Os maias ocuparam não somente Yucatán no México, mas também o estado de Chiapas, Honduras, Guatemala e Belize. 

    Por onde passaram, suntuosos templos e misteriosas construções foram edificadas e, anos depois, ainda se destacam como uma das principais civilizações que habitaram o nosso planeta.

    O que você pode ver em Chichén Itzá?

    O que você pode ver em Chichén Itzá?
    Fonte: Tanaka Juuyoh / Pxhere / CC BY 2.0

    É importante ressaltar que toda a região, desde os sítios arqueológicos até os cenotes, são considerados sagrados para a cultura maia. Ao todo, são 16 prédios dentro do perímetro.

    A seguir, confira os pontos mais fascinantes dentro de Chichen Itzá.

    Pirâmide de Kukulcán

    Se você pretende visitar El Castillo, como também é conhecida a pirâmide, nas datas em que Kukulcán desce ao seu templo, em 22 de setembro e 20 de março, chegue cedo para pegar um bom lugar e apreciar o espetáculo.

    O fluxo de turistas é enorme, mas se você escolher uma época diferente, certamente vai poder aproveitar melhor o local.

    A pirâmide, construída a partir de uma enorme escadaria central, está muito bem preservada. Foi projetada para adorar o deus Kukulcán, representado por uma serpente emplumada.

    O que mais impressiona são os cortes feitos nas pedras com minúcia, o que parece bem improvável para a época, e o próprio tamanho da pirâmide. 

    Kukulcán é um dos primeiros prédios que verá quando entrar em Chichén Itzá.

    Templo dos Guerreiros

    Templo dos Guerreiros
    Fonte: Wolfgang Sauber / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    O Templo dos Guerreiros é uma construção imponente, tem 200 colunas enormes, escadarias e a estátua de um Chac Mool, um homem deitado segurando uma bandeja sobre a barriga.

    Servia como um centro militar e religioso, para a adoração ao deus Tlalchitonatiuh. 

    É provável que a área também tenha sido usada como mercado, mas existem quatro cômodos distintos que, aparentemente, serviram como salas de reuniões.

    Jogo de Pelota

    Em Chichen Itzá, curiosidades podem ser um pouco macabras, mas precisamos entender que os tempos eram outros. 

    O jogo de pelota era uma representação da batalha entre a noite e o dia e, nessa cidade, fica o maior dos campos desse esporte ritualístico.

    Possuía cerca de 170 m x 70 m, e a trama consiste em passar uma pequena bola por aros nas paredes. 

    Ao fim da partida, que podia durar dias, o capitão da equipe perdedora era sacrificado, ou até mesmo a equipe inteira.

    Esse esporte foi praticado em diversas regiões das culturas maia e asteca, e em Chichén Itzá não poderia ser diferente.

    Próximo ao campo do esporte Pok-ta-Pok, que depois foi rebatizado pelos espanhóis como “jogo de pelota”, existe uma plataforma com fileiras de crânios esculpidos em alusão aos jogadores sacrificados. Este lugar também é conhecido como Templo das Caveiras.

    Praça das Mil Colunas

    A Praça das Mil Colunas era o principal mercado da cidade de Chichén Itzá quando foi construída.

    Trata-se de uma ampla área com mil pilares cilíndricos que sustentavam uma estrutura de madeira. 

    A madeira cobria o local, sendo usada como um tipo de telhado, embora suponha-se que a cobertura fosse de palha.

    Além do comércio de produtos, a praça também era usada como um ponto de encontro para discussões políticas e negociações diversas.

    Cenote Sagrado

    Cenote Sagrado
    Fonte: Ihiroalfonso / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    O Cenote Sagrado fica um pouco mais afastado das edificações, mas é muito impressionante e tem uma história mística e misteriosa.

    Trata-se de um poço enorme e muitos núcleos maias se formaram em torno de locais como esse. 

    O que deixa a história do Cenote de Chichen Itzá mais impressionante, é que ele também era utilizado em rituais de adoração ao deus da água.

    Os maias antigos lançavam objetos valiosos em seu interior para atrair bênçãos e, em determinado momento, jogavam também seres humanos como sacrifícios e símbolos de sua devoção.

    Observatório

    Para construir prédios complexos como El Castillo, alinhado com a posição do sol em datas tão específicas, os maias estudavam os astros aplicadamente.

    E para isso, construíram um enorme observatório de onde faziam seus apontamentos dos movimentos celestes, também chamado El Caracol por causa do seu formato.

    Reserve algumas horas para ver o edifício em detalhes e aproveite as informações do guia. Fica a dica!

    O que levar em um passeio a Chichén Itzá?

    Em Chichén Itzá, onde fica faz calor o ano inteiro, então, pode levar tudo para se proteger do sol forte: óculos escuros, protetor solar, tênis e roupas leves e um chapéu para os mais precavidos.

    Lembre-se de carregar o celular e, se possível, leve uma bateria externa para fazer fotos e vídeos à vontade, durante o dia inteiro. A garrafa com água também é um item essencial, não se esqueça!

    Chichén Itzá: curiosidades

    Chichén Itzá: curiosidades
    Fonte: Pexels

    Uma das curiosidades de Chichén Itzá mais recentes foi a descoberta de um cenote sob a Pirâmide Kukulcán

    Lembra que falamos sobre o significado espiritual que esses poços tinham para os maias?

    Não à toa, foram lá e construíram seu templo mais importante sobre um deles. Além disso, Chichén Itzá, curiosidades sobre o local são muitas. 

    Por exemplo, existem outras duas pirâmides menores dentro da principal, Kukulcán.

    Além do efeito da luz do sol formando o corpo da serpente nas escadas da pirâmide, também existe um curioso efeito sonoro que o turista pode ouvir no local.

    Se você bater palmas diante da escada, o som produzido é idêntico ao canto de uma ave endêmica da região, o Quetzal, que também era venerada pelos maias.

    E ainda, a arquitetura de Chichén Itzá tem muitas influências de povos como os Toltecas, com quem os Itza se relacionaram comercialmente durante muito tempo. 

    O que fazer nos arredores de Chichén Itzá?

    Depois de um dia de muito conteúdo histórico, que tal relaxar nadando nas águas de um cenote sagrado ou se hospedar em uma cidade da era colonial? 

    Em uma viagem pelo México, você terá a oportunidade de viver experiências incríveis, seja aproveitando ao máximo a natureza ou visitando cidades belíssimas.

    Confira algumas opções do que fazer nos arredores de Chichén Itzá.

    Valladolid

    Fundada em 1543, fica a apenas 45 km das ruínas e muitos visitantes de Chichén Itzá preferem se hospedar em Valladolid pela proximidade com o ponto turístico.

    O Parque Francisco Cantón Rosado é seguro, limpo e arborizado, ótimo para descansar e observar as construções charmosas da cidade.

    Vale lembrar que Valladolid, embora pouco explorada turisticamente, foi considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

    Cenote Ik-Kil

    Fica a 3 km do sítio arqueológico de Chichén Itzá e muitos passeios que saem de Cancún ou Mérida fazem o trajeto com uma parada estratégica na atração.

    Existem milhares desses poços espalhados pelo México, sobretudo na península de Yucatán, mas Ik-Kil é especial porque também é considerado um ambiente sagrado para a cultura maia.

    As águas são mornas, estão a 26 metros abaixo da terra e o acesso é feito por escadas. 

    O poço tem mais de 40 metros de profundidade e é muito difícil nadar por conta da grande densidade da água. Por isso, é necessário usar um colete para flutuar.

    Conheça Chichén Itzá com segurança

    Para qualquer viagem, seja nacional ou internacional, o mais adequado para que você consiga aproveitar de fato o passeio, é contratar um seguro viagem. 

    Esse item é muito mais barato do que as pessoas imaginam e evita uma série de problemas.

    O site do Seguros Promo compara os preços de até 4 planos das seguradoras mais tradicionais do mercado.

    Você precisa inserir os seguintes dados para obter o resultado da busca: os locais de embarque e desembarque no Brasil, a cidade destino, nome, celular e e-mail.

    O site do Seguros Promo tem os melhores preços e você consegue resolver tudo sobre seu seguro viagem sem sair de casa.

    Caso aconteça algum imprevisto, você ainda poderá contar com apoio da nossa equipe 24 horas, todos os dias, com atendimento em português

    Acesse o Seguros Promo e confira as condições! 

    Quer viajar com segurança para aproveitar ao máximo seu momento de descanso? De Promo você pode!

    Seguro Viagem:
    América do Norte
    CORIS 100 USA BASIC +COVID19 CORIS 100 USA BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 100.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 250.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19 GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19
    Assistência médica USD 145.000
    Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    aaaa